O ator cristão Kirk Cameron escreveu um livro infantil em parceria com o ilustrador Juan Moreno e vem enfrentando boicote de livrarias que não aceitam hospedar uma sessão de leitura do material.
Kirk Cameron se tornou internacionalmente famoso por seu papel como o piloto Cameron “Buck” Williams nos primeiros filmes Deixados Para Trás. Nascido na Califórnia, ele é um cristão atuante na comunidade, sempre se opondo ao progressismo. Recentemente, lançou um filme sobre adoção para refutar os argumentos da indústria abortista.
Agora, com o lançamento de seu livro infantil, As You Grow (“enquanto você cresce”, em tradução do inglês), ele volta a ser alvo de ataques de militantes progressistas. O livro fala sobre família, fé e a sabedoria bíblica, e o ator pretendia compartilhar a história com crianças em sessões de leitura em livrarias.
Nos Estados Unidos, é muito comum esse tipo de evento para incentivar o contato das crianças com a literatura. Nos últimos anos, essa estratégia foi sequestrada pelo movimento progressista, que passou a realizar sessões de leitura para crianças com drag queens.
Diante da recusa das livrarias – que costumam hospedar sessões de leitura com drag queens – em promover seu livro, Cameron afirmou em entrevista que não desistirá de divulgar o livro:
“Amo um bom filme dos Vingadores; amo Homem de Ferro e Capitão América, mas os verdadeiros heróis são aqueles homens e mulheres de fé e personagens da história que resistiram a todas as adversidades, em menor número, sem recursos… e com a ajuda de Deus mudaram não apenas a si mesmos, mas o destino das nações”, comentou o ator.
De acordo com informações do portal The Christian Post, mais de 50 livrarias fecharam as portas para as tentativas do ator de realizar sessões de leitura sobre seu livro infantil, que se inspira na Bíblia Sagrada.
Ele declarou que irá se manter perseverante na missão de defender Cristo e os valores familiares em meio à escuridão cultural, como fizeram várias figuras históricas nos anos e séculos passados, quando enfrentaram desafios muito maiores, citando como exemplos São Patrício, John Knox, Martinho Lutero, os puritanos e os peregrinos:
“Essas eram pessoas que enfrentaram tempos muito mais sombrios do que você e eu estamos enfrentando na América hoje. A escuridão política durante a época dos peregrinos na Inglaterra estava no ápice, você pensaria que eles teriam perdido completamente a esperança. O governo havia sequestrado a igreja e os cristãos estavam sendo perseguidos”, recapitulou.
“Eles estavam sendo expulsos do país por uma multidão desperta e o que eles fizeram? Eles não colocaram a cabeça entre os joelhos e choraram […] e esperaram pelo arrebatamento enquanto a cultura se deteriorava. Eles liam suas Bíblias. E eles embarcaram em um pequeno barco e navegaram pelo mundo para começar uma nova sociedade que mais tarde se tornaria a nação mais livre, forte, benevolente e generosa que o mundo já conheceu”, acrescentou o ator.
Kirk Cameron também destacou que se mantém firme pois “crê que o Evangelho vence, e que a fé é mais forte que a dúvida e o bem sempre vencerá o mal”, mas que para isso é preciso que os cristãos combatam na guerra cultural, e não recuem:
“Precisamos que os heróis saiam da escuridão cultural e da pressão de nosso tempo e comecem a aplicar essas mesmas verdades na América moderna e em todo o mundo para que possamos ver um grande despertar novamente”, declarou.