A preocupação com a pandemia do coronavírus e o descrédito da grande mídia com a maioria da população está sendo evidenciada através dos números de uma publicação nas redes sociais que se tornou a mais popular do Brasil: um vídeo do pastor Antônio Júnior, da Igreja Batista da Lagoinha, superou a casa de 6,2 milhões de visualizações no Facebook.
O vídeo traz uma palavra do pastor pontuando que o coronavírus é um “mal que muitos acreditam estar ligado às doenças e pestes mencionadas no livro de Apocalipse”, e que por isso algumas pessoas têm nutrido sentimentos de medo.
Como se trata de um aconselhamento religioso – que não tem a intenção de substituir as orientações médicas de prevenção contra a pandemia – o pastor foca em incentivar a fé nesse momento de incerteza: “Confie em Deus, mesmo se estiver com medo”; “Incentive as outras pessoas a confiarem em Deus”; “Creia nas promessas de Deus”; “Lembre-se de que Deus é quem salva” e “Louve e adore Deus antes mesmo da vitória”, elenca o pastor.
O sucesso do vídeo gerou repercussão na grande mídia, com nota publicada na coluna de Ancelmo Góis no jornal O Globo. O texto, do jornalista Tiago Rogero, coloca em xeque o aconselhamento do pastor como se suas palavras tivessem sido apresentadas como “cinco medidas para se proteger”.
Confira o vídeo abaixo:
“Medo é pecado”
Um dos pregadores entusiastas da teologia da prosperidade mais famosos dos Estados Unidos, Kenneth Copeland, dedicou parte de seu programa de TV na última semana para criticar a histeria que se formou em torno da atual situação, dizendo que o medo leva ao pecado.
“O medo é um espírito. É um espírito maligno, é o espírito da morte. Mas II Timóteo 1:7 diz claramente que Deus não nos deu o espírito de medo, mas de poder, de amor e de mente sã. Esqueça o coronavírus. É uma gripe. O medo é uma força espiritual. A fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus. Bem, o medo vem também pelo ouvir e ouvir a palavra do diabo. O medo tolerado é contaminado pela fé. O coronavírus é uma maldição da lei”, declarou o pregador neopentecostal.
“O medo não é bom. É pecado. É um ímã para doenças e enfermidades. No momento em que você começa a temer por qualquer coisa, o diabo começa a trabalhar em você. Você está dando ao diabo um caminho para o seu corpo”, garantiu o pregador, que também citou a passagem de Jó 3:25: “Pois o que eu temia grandemente aconteceu comigo, e aquilo que eu temia me ocorreu. Não estou em paz, não tenho paz, não tenho calma, não posso descansar, a turbulência tem acontecido”.
Famoso por suas excentricidades – como por exemplo, dizer que a oração curou a ferrugem de seu jato particular – Copeland declarou que o diabo está trabalhando hora extra contra o povo de Deus para causar um estado de pânico, e que tristemente as pessoas estão sucumbindo ao espírito do medo ao invés de viverem na fé.
As medidas de cancelamento de cultos que muitos pastores tomaram ao redor do mundo foi criticada pelo pregador, que se valeu da carta do apóstolo Paulo aos Romanos para reforçar seu ponto de vista: “A fé que você tem, tem como sua própria convicção diante de Deus. Feliz é aquele que não se condena no que aprova. Mas quem duvida é condenado se comer, porque não é da fé, pois tudo o que não é da fé é pecado”.
“Viver com medo é simplesmente uma decisão. O medo não é de Deus. O medo é a fé em tudo o que você tem medo. Se você tem medo de cobras, você tem fé naquela cobra que ela vai te machucar ou matar. Quem é o atormentador? É o diabo. As pessoas são tão atormentadas por esse coronavírus que estão saindo e comprando tudo à vista. As pessoas fazem coisas loucas quando vivem com medo. Mas eu lhe digo, você está apenas perguntando para o vírus e a doença quando você escolhe viver com medo, seja o coronavírus ou perdendo seu emprego ou qualquer outra coisa. Você pode ter medo de qualquer coisa e trazer para si mesmo”, afirmou, segundo informações do portal Charisma News.
“Nós mudamos do pensamento espiritual para o pensamento carnal. Se você ouvir as pessoas por tempo suficiente, elas chegarão a você e controlarão sua vida. Se você tem medo de algo, isso entra em seu espírito e controla sua vida. Isso foi o que aconteceu com esse coronavírus”, finalizou o televangelista.