A ONG Makanudos de Javeh atua como uma instituição que promove debates e diálogos a jovens e adolescentes, com projetos como “Urbano” e “Impacto sou Makanudo”. O nome “Makanudo” tem origem na palavra “makhaná”, que significa solidário.
O projeto “Impacto sou Makanudo” é “um programa de palestras desenvolvido entre alunos e professores de escolas públicas com o objetivo de formar cidadãos e estimular o pensamento crítico”, de acordo com descrição do site da ONG.
Já o projeto “Urbano” visa através de encontros mensais, oferecer “entretenimento e cultura de maneira sadia e divertida para adolescentes”. Há ainda oficinas de esportes e artes, capacitação profissional, acompanhamento psicológico e campanhas contra o abuso sexual.
Segundo a direção da ONG, a abordagem de suas palestras aos estudantes, leva-os a um engajamento “que começa em suas casas, na escola onde estudam, para, a partir daí, transbordar a outras esferas sociais. Essa rede de colaboração se estende ainda mais com a colaboração de parceiros da sociedade civil, poder público e iniciativa privada”.
O foco em adolescentes existe pela necessidade de atenção e orientação a todas as pessoas nessa fase: “Ao entrar na adolescência, garotos e garotas estão diante de transformações fundamentais que refletem diretamente em sua visão de mundo – tanto na maneira como o jovem se enxerga, como naquilo que ele vê para o futuro da sociedade”, explica a nota da ONG em seu site.
Segundo Thiago Torres, presidente da ONG, a intenção é fazer com que existam mudanças a curto, médio e longo prazos: “Queremos a transformação da sociedade. Mas não um movimento que comece daqui a 20, 30 anos, queremos impacto no presente, que continue relevante no futuro. Acreditamos na energia do jovem para revolucionar, reivindicar e promover essas mudanças”, explica.
Torres ressalta porém, que a preparação e organização são fundamentais para que o impacto seja positivo: “Entendemos que, antes, é preciso resgatar em nossa juventude esse potencial de fazer a diferença, apresentando-lhes valores e princípios fundamentais para tomar decisões de forma acertada e com resultados benéficos em longo prazo”, pontua o presidente da Makanudos de Javeh. “Na prática, significa trabalhar na maneira como cada adolescente se enxerga e, então, atingir a forma como eles veem o mundo”, contextualiza.
A luta contra os males tradicionais da sociedade, como drogas e a educação inadequadas, também são abordadas: “Defendemos a educação como a ferramenta ideal na formação dos futuros líderes do nosso país, de forma a nos colocarmos como parceiros da escola em ações que contribuam com a revalorização do aprendizado, combatendo também os vilões do desenvolvimento infanto-juvenil – como bullying, drogas e abusos sexuais”.
Para conhecer mais sobre a ONG “Makanudos de Javeh”, acesse o site makanudos.org. Se tiver interesse em ser voluntário no trabalho da ONG, acesse o campo “Envolva-se” no site, e inscreva-se.
Fonte: Gospel+
Ciente de seu papel junto à sociedade, o Gospel+ disponibilizou um espaço voltado para divulgação de projetos sociais focados em ajudar ao próximo.
Acreditamos que a transformação da sociedade acontece não só através da palavra, mas também de ações efetivas e eficazes, com demonstração de amor ao próximo.
Se você conhece ou desenvolve um projeto social que precise de divulgação, entre em contato conosco através do endereço redegmais.com.br/contato e nos conte! Informe as áreas de atuação, formas de colaboração, meios de contato e visitas, para que possamos colaborar e servir ao Pai, servindo a seus filhos.