A comemoração do Dia dos Pais em 2020 virou polêmica nas redes sociais por conta de uma iniciativa da marca de cosméticos Natura, que escolheu a transexual Thammy Miranda como personagem de sua campanha publicitária temática.
Thammy Miranda nasceu mulher, filha da cantora Gretchen, e se assumiu homossexual há muitos anos. Ao longo do tempo, passou por uma transição e assumiu identidade masculina, passando por cirurgias de remoção dos seios, entre outras, além do uso de hormônios.
Vivendo com Andressa Ferreira, Thammy acompanhou a gravidez da companheira, resultado de uma inseminação artificial, e agora se tornou figura central na campanha da Natura. Em resposta, nas redes sociais, muitos internautas usaram a hashtag #NaturaNão em repúdio à decisão da empresa, vista como uma depreciação da paternidade.
O pastor Silas Malafaia, sempre ativo em questões que envolvem valores e costumes, usou suas redes sociais para pedir a seus seguidores que demonstrem sua reprovação à empresa: “Vamos boicotar a Natura. Coloca uma mulher para fazer papel de homem no dia dos pais. Uma afronta aos valores cristãos. Somos a maioria”, escreveu o pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC).
O jornalista Lauro Jardim comentou a iniciativa do pastor em sua coluna no site do jornal O Globo: “Não é a primeira campanha deste tipo liderada pelo pastor. Em 2015, Malafaia tentou liderar um boicote a um concorrente da Natura, o Boticário, que, no Dia dos Namorados daquele ano, apresentava casais homossexuais em sua campanha para a data”, relembrou.
“Em 2017, o insistente Malafaia tentou novamente, mas pensando grande: propôs um boicote à Disney por causa de um beijo gay numa de suas animações (‘A safadeza da Disney em querer erotizar e ensinar homossexualismo a crianças, chegou em seus desenhos. Vamos dizer não para esses devassos’)”, acrescentou,
Jardim, então, sugeriu que as campanhas de boicote de Malafaia terminam por impulsionar as empresas a que ele se opõe: “O balanço de 2019 do Boticário revelou que o grupo faturou R$ 15,3 bilhões bilhões e cresceu 11,5% em relação ao ano anterior. Também em 2019, a Disney quebrou recordes de arrecadação em bilheteria em seus produtos audiovisuais. Um total de US$ 11,12 bilhões, um valor nunca alcançado por qualquer outro estúdio. A conclusão é que a a Natura deve estar muito preocupada, mas muito preocupada mesmo com o boicote anunciado pelo pastor”, ironizou o jornalista.
Vamos boicotar a Natura! pic.twitter.com/cRsy7PaoGh
— Silas Malafaia (@PastorMalafaia) July 28, 2020