Em meio a uma polêmica infindável relacionada à pandemia de coronavírus, o pastor Silas Malafaia reiterou que os cultos da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) no estado do Rio de Janeiro e anunciou a realização de uma celebração na sede da denominação com presença da cantora Midian Lima.
O culto, agendado para às 19h00 dessa sexta-feira, foi anunciado pelo pastor em sua conta no Twitter. A capacidade do templo é de 6.580 pessoas, e costuma lotar em dias de culto.
Ao longo da última quinta-feira, 19 de março, o Ministério Público chegou a pedir à Justiça para que os cultos da ADVEC fossem proibidos. O pastor reagiu: “Quer dizer que a igreja é o problema? A lata de sardinha dos transportes não propaga? Se parar tudo, como vamos comer? Padaria, farmácia e supermercados também podem propagar o coronavírus. A igreja é o hospital social. O ânimo é o agente ativador do ser humano. A coisa mais importante para o ânimo é a fé. Não sou médico do corpo. Sou médico do psique”, argumentou, segundo informações da revista Veja.
Em seguida, disparou contra o organismo público: “O Ministério Público, agora, vai governar o estado? Porque nem o governador [Wilson Witzel] fez isso. E outra: é só com a minha igreja? Se for, é perseguição. Conheço inúmeras igrejas, milhares, que têm culto. Quero saber! Estão de brincadeira! Por que o Ministério Público não ingressa [com ação na Justiça] para reduzir o número de ônibus [circulando]. Estou vendo todos os ônibus lotados. É só a igreja? Evidente que ordem judicial eu cumpro. Mas é só a igreja?”, questionou.
O pastor também afirmou que, no estado do Rio de Janeiro, as 70 filiais da ADVEC continuarão realizando cultos até que o governador Wilson Witzel (PSC) tome alguma medida que resulte em “redução drástica” no funcionamento do transporte público. Caso isso se concretize, Malafaia informou que celebrará cultos através da internet.
“No culto de hoje, eu espero pelo menos dois mil fiéis”, disse, apresentando uma estimativa contida, dada o tamanho do templo. Apesar de não suspender os cultos completamente, algumas atividades da ADVEC não estão sendo realizadas, como por exemplo, as reuniões de segundas, quartas e sábados.
Questionado sobre a arrecadação da igreja, o pastor declarou não estar preocupado: “Eu não preciso abrir uma igreja para receber a oferta”, afirmou, referindo-se ao fato de disponibilizar canais digitais, como transferências para a conta da ADVEC.
Em sua conta no Twitter, Malafaia divulgou um vídeo pedindo aos seguidores para “não repassarem nada” relacionado ao coronavírus nas redes sociais. “Passem coisas boas […] O medo é um veneno. Terrível para destruir as defesas imunológicas. Minha gente, nesta hora, o pânico vai fazer você ficar sensível. Não existe remédio contra coronavírus. Então, as defesas do seu organismo têm que estar bem fortalecidas. Não passe pânico. Não tenha medo. Vamos declarar, em nome de Jesus, que todas as previsões das autoridades caiam por terra”, finalizou.
Hoje tem Culto da Vitória, às 19h, na @advecoficial, igreja que sou pastor. Eu vou pregar a Palavra de Deus, e a cantora Midian Lima vai ministrar o louvor.
Rua Montevidéu, 900, Penha (RJ). pic.twitter.com/BiZd3WV2cr— Silas Malafaia (@PastorMalafaia) March 19, 2020
Posts deletados
De acordo com o jornalista Athos Moura, do jornal O Globo, a equipe que assessora Malafaia nas redes sociais estaria deletando publicações relacionadas ao coronavírus: “A propósito, a equipe de Malafaia vem apagando das redes sociais mensagens críticas à sua postura de desdenhar a quarentena e manter seus templos abertos”, escreveu Moura.
ATENÇÃO, POVO DA ADVEC! pic.twitter.com/A6sIVNoK37
— Silas Malafaia (@PastorMalafaia) March 19, 2020