Reverendo presbiteriano lista motivos para não participar da Marcha para Jesus e critica: “É organizada por um homem que se autodenomina apóstolo”; Leia na íntegra

68

Embora atraia milhões de participantes, a Marcha para Jesus não é uma unanimidade no meio evangélico, e constantemente é alvo de críticas e protestos por parte de lideranças que discordam do propósito do evento.

A mais recente crítica à Marcha foi feita pelo reverendo Ageu Cirilo, pastor da Igreja Presbiteriana de Vila Guarani, em São Paulo. Num artigo publicado na edição de maio do jornal Brasil Presbiteriano, o reverendo lista dez motivos que segundo ele, justificam a não participação no evento.

O primeiro motivo seria a participação do líder da Igreja Renascer, apóstolo Estevam Hernandes. De acordo com Cirilo, o título usado por Hernandes é uma autodenominação: “A igreja que organiza a maior parte da marcha é conduzida por um homem que se autodenomina apóstolo. Este é um erro cada vez mais frequente em algumas denominações. É sabido que o título “apóstolo” foi reservado àquele primeiro grupo de homens escolhidos por Cristo”, enfatiza.

Entre os motivos listados pelo reverendo há desde críticas ao modelo de “show gospel” existente no evento, até variações de teologias presentes na liturgia das denominações que aderem à Marcha para Jesus.


“A marcha tem caráter isolacionista, próprio de gueto, e não o que Cristo nos ensinou, a saber, envolvimento amplo na sociedade, como sal e luz (Mt 5.13-16), com irrepreensível testemunho cristão: “…mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação” (1 Pe 2.12)”, argumenta o reverendo presbiteriano, antes de dizer que o evento é contraditório: “Ademais, é importante observar que toda a organização da marcha está centrada nas mãos de uma igreja apenas, excluindo-se o alegado caráter de união entre os evangélicos”.

Confira a íntegra do artigo “Dez Motivos para não Participar da ‘Marcha para Jesus’”, do reverendo Ageu Cirilo:

No dia, 03/09/2009, o então Presidente da República, Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei que instituiu o Dia Nacional da Marcha para Jesus.

Estavam ali, naquele ato, alguns líderes do governo, juntamente com o bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, Marcelo Crivella, e os bispos da Igreja Renascer em Cristo, Estevam e Sônia Hernandes. A sanção do presidente veio apenas tornar oficial uma prática que se repete a cada ano. Considerando o tamanho do evento e a quantidade de irmãos que mobiliza, alisto abaixo dez motivos que cada cristão deveria considerar para não participar desta marcha. As informações que dão base à análise podem ser encontradas em sites de promoção da marcha:

1. A igreja que organiza a maior parte da marcha é conduzida por um homem que se autodenomina apóstolo. Este é um erro cada vez mais frequente em algumas denominações. É sabido que o título “apóstolo” foi reservado àquele primeiro grupo de homens escolhidos por Cristo. Após a traição e suicídio de Judas, os apóstolos escolheram outro para ocupar seu lugar (At 1.15-20), mas, como foi feita esta escolha? Que critérios foram usados? 1º) Ter sido discípulo de Jesus durante o seu ministério terreno; 2º) Ter sido testemunha ocular do Cristo ressurreto. Portanto, ninguém que não tenha sido contemporâneo de Cristo ou dos apóstolos (como Paulo o foi) pode sustentar para si o título de apóstolo;

2. A igreja que organiza a marcha ensina a Teologia da prosperidade (crença de que o cristão deve ser próspero financeiramente), Confissão positiva (crença no poder profético das palavras — assim como Deus falou e tudo foi criado, eu também falo e tudo acontece), Quebra de maldições (convicção de que podem existir maldições, mesmo na vida dos já salvos por Cristo) e Espíritos territoriais (crença em espíritos malignos que governam sob determinadas áreas de uma cidade);

3. A filosofia da marcha está fundamentada em uma Teologia Triunfalista (tudo sempre vai dar certo, não existem problemas na vida do crente), tendo como base textos como Êxodo 14 (passagem de Israel no mar Vermelho) e Josué 6 (destruição de Jericó);

4. De acordo com os sites que organizam a marcha, uma das finalidades dela é promover curas e libertações;

5. A marcha não celebra culto, mas “show gospel”;

6. Os líderes do movimento propagam que a marcha tem o poder de “mudar o destino de uma nação”;

7. Na visão do grupo, com base em Josué 1.3: “Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado”, a marcha é uma reivindicação do lugar por onde passam na cidade;

8. Na visão do grupo, a marcha serve para tapar as “brechas deixadas pelos atos ímpios de nossa nação”;

9. Na visão do grupo, a marcha destrói “fortalezas erguidas pelo inimigo em certas áreas em nossas cidades e regiões”;

10. A marcha tem caráter isolacionista, próprio de gueto, e não o que Cristo nos ensinou, a saber, envolvimento amplo na sociedade, como sal e luz (Mt 5.13-16), com irrepreensível testemunho cristão: “…mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação” (1 Pe 2.12).

Ademais, é importante observar que toda a organização da marcha está centrada nas mãos de uma igreja apenas, excluindo-se o alegado caráter de união entre os evangélicos.

Tanta força e entusiasmo deveriam ser canalizados para a pregação do evangelho. As pesquisas indicam que os evangélicos já somam 25% da população brasileira, no entanto, a imoralidade, a corrupção e a violência estão cada vez maiores em nosso país. Os canais de TV, os programas de rádio, bem como as marchas não têm gerado transformação de vida em nosso povo.

A marcha que Cristo ensinou à sua igreja foi outra, silenciosa e efetiva, tal qual o sal penetrando no alimento (Mt 5.13); pessoal e de relacionamento, como na igreja primitiva (At 8.4); cotidiana e sem cessar, como entre os primeiros convertidos (At 2.42-47).

Que Deus nos restaure essa visão.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

68 COMENTÁRIOS

  1. COBERTO DE RAZÃO O PASTOR PRESBITERIANO. ESSA MARCHA MAIS PARECE UM BLOCO DE CARNAVAL. DE JESUS, ALI NÃO TEM NADA. SÓ SERVE PARA GLORIFICAR, ENDEUSAR E GLAMOURIZAR O CA$AL HERRANDES( aqueles que escondem dinheiro em Bíblias).

    • Só quero saber, quando eles irão fazer uma marcha contra a corrupção, contra a pedofilia, contra leis frageis….
      Não sei se querem fazer algo com cunho religioso, então marcha contra tudo o que há de errado na nação…Levem a bandeira “Evagélica” se querem, mas mudem também o tema

      • só quero saber quando q marcha vai mudar alguma coisa
        o q muda não é fazer macha, pq aquilo é só um momento carnavalesco gospel
        quero ver vc viver sendo sal da terra e luz do mundo, pq foi pra isso q Jesus chamou as pessoas, e é isso q é diferente e bom no mundo, é isso q contagia as pessoas, e não uma festinha com um monte gospelidades.

  2. Acho que o Reverendo está certo em parte, por outro lado se as de mais Igrejas não se manifesta e tem uma que quer se manifestar mais que o faça, isso não quer dizer que seja a vontade de todos, pois a diferente denominações fazem com que o Cristianismo de JESUS tamberm seja diferente.

  3. Meu Deus, quanta falta de união no meio desse povo. Participo da MARCHA PARA JESUS há anos, nunca vi nada de carnal, de imoral, de falta de respeito.

    Aff, tá na hora do povo por a mão na consciencia e se tocar que enquanto ficarmos vivendo de falso moralismo, dando uma de cristão da igreja primitiva FALSAMENTE, HIPOCRITAMENTE, levanto em conta a RELIGIOSIDADE nada vai mudar. Deus se agrada sim dos que cantam a Ele com alegria. Somos felizes, crtistãos alegres e sem vergonha nem medo de mostrar para todos que A ALEGRIA DO SENHOR É A NOSSA FORÇA!!!!!

    Existem muito pastor hoje em dia fazendo o povo viver numa “caverna espiritual” enquanto vivem uma sujeira… vimos isso recentemente acontecer. “NAO PODE ISSO, NAO PODE AQUILO, ISSO É PECADO… ISSO TAMBÉM”

    Ahhhh pastor, vai se converter!

  4. Meu Deus, quanta falta de união no meio desse povo. Participo da MARCHA PARA JESUS há anos, nunca vi nada de carnal, de imoral, de falta de respeito.

    Aff, tá na hora do povo por a mão na consciência e se tocar que enquanto ficarmos vivendo de falso moralismo, dando uma de cristão da igreja primitiva FALSAMENTE, HIPOCRITAMENTE, levando em conta a RELIGIOSIDADE nada vai mudar. Deus se agrada sim dos que cantam a Ele com alegria. Somos felizes, crtistãos alegres e sem vergonha nem medo de mostrar para todos que A ALEGRIA DO SENHOR É A NOSSA FORÇA!!!!!

    Existem muitos pastores hoje em dia fazendo o povo viver numa “caverna espiritual” enquanto vivem uma sujeira… vimos isso recentemente acontecer. “NAO PODE ISSO, NAO PODE AQUILO, ISSO É PECADO… ISSO TAMBÉM”

    Ahhhh pastor, vai se converter!

  5. Temos cuidar com os falsos profetas e as falsas doutrinas. Criticar uma marcha pra Jesus e e não indicar para os da sua igreja…Segundo esse senhor então Paulo não poderia ser apóstolo.

  6. Concordo plenamente! O mundo influenciou no evangelho, hoje temos templos enormes , marcha pra Jesus, shows gospel , cruzadas …entretanto não podemos dizer ao paralitico levanta e anda! Voltemos ao evangelho simples o que Jesus ensinou e pregou.

  7. O líder tem muito a desejar, é uma pedra no sapato.Porém, não importa como o Evangelho seja pregado. Não somos perfeitos.A Bíblia nos dá liberdade no seu entendimento, sem fugir o foco principal da nossa Salvação em Cristo Jesus.Sou presbiteriano não calvinista de coração.Não vejo razão para nos omitirmos nos isolando dos irmãos de outras denominações.Também não sou arminianista.A minha origem é em Adão depois do pecado.A Soberania é de Deus, ele deixou claro: Que o seu caminho e seu pensamento, o homem não alcança.Não posso comparar o meu caminho e o meu pensamento ao de Deus.

    • totonho…como você pretende que as pessoas apreciem seu pensamento,discordando ou concordando,ao escrever algo desse nível:”O líder tem muito a desejar, é uma pedra no sapato.Porém, não importa como o Evangelho seja pregado. Não somos perfeitos.A Bíblia nos dá liberdade no seu entendimento…Desculpe mas tenho notado que a grande maioria dos cristãos não sabe(mos) se quer escrever de modo legível!!!não há como,portanto,emitir um ponto de vista respeitável sobre qualquer assunto caso não seja possível comunicar uma idéia básica.não quero discitir sua espiritualidade pois não tenho nenhuma moral para fazê-lo.gosataria,porém,que o sr. tivesse mais zelo ao publicar um texto em âmbito nacional sob pena de ser ridiculirizado por,por ventura,um não-cristão que entenda de bíblia e de gramática.

  8. Eu cresci no Evangelho e me envergonho dessa falta de união entre todas as denominações . Com raras exceções é claro. Deviam se unir com um único propósito pregar o evangelho da salvação!

  9. Meus amados a única resposta que cabe neste contexto é Filipenses 1.15 a 18 leiam a seguir: Alguns, efetivamente, proclamam a Cristo por inveja e porfia, outros, por[em o fazem de boa vontade, estes por amor, sabendo que estou (Paulo) incumbido da defesa do evangelho… o que importa? Uma vez que

  10. Meus amados a única resposta que cabe neste contexto é Filipenses 1.15 a 18 leiam a seguir: Alguns, efetivamente, proclamam a Cristo por inveja e porfia, outros, por[em o fazem de boa vontade, estes por amor, sabendo que estou (Paulo) incumbido da defesa do evangelho… o que importa? Uma vez que

  11. Só existe uma resposta para este pastor e algumas pessoas mal informadas, a resposta está em FILIPENSES 1.18 Todavia, que importa? Uma vez que Cristo, de qualquer modo, está sendo pregado, quer por pretexto, quer por verdade, também com isto me regozijo, sim sempre me regozijarei.”
    Cuidado irmãos, o trigo por enquanto está junto com o joio, é isso mesmo. Vamos continuar falando de JESUS, EM TODO TEMPO E FORA DE TEMPO.

  12. Concordo com o Pastor quando afirma a falsidade dos apóstolos modernos. Todos eles são da marca “MATIAS” (Atos 1:15-26) e, principalmente, este que comanda esta festa show. Quando foi preso nos EUA, com dólares escondidos numa bíblia, ele mentiu descaradamente e foi preso pelo crime que cometeu. Na prisão andou dando entrevistas sem qualquer nexo, afirmando que tudo era perseguição e que Jesus Cristo também sofreu prisão e morte injustamente. ele só se esqueceu de uma coisa: Jesus não sofreu e morreu por entrar nos EUA com dólares ilegais. Era o plano de Deus para a salvação da humanidade, inclusive, desse falso apóstolo. Quanto ao mais, as doutrinas e teses anti-bíblicas pregadas pela seita Henriquecer em Cristo, e outras da mesma laia, só me dão a certeza da proximidade da vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo para levar com Ele sua verdadeira Igreja, que não terá nenhum dos rótulos denominacionais desta terra.

  13. Tenho 63 anos, sou de berço evangélico nunca me desviei do evangelho, e sempre participo da marcha para Jesus, nunca ví nada que esse pastor disse, ele disse coisas que não é verdade,ele está precisando de estudar a Biblia.

  14. BEM EU ACHO Q O REV ESTA TOTALMENTE ERRADO PQ SI ELE N GOSTA E UM DIREITO DELE MAS COLOCAR ISSO P O POVO ELE ESTA FAZENDO CM Q PESSOAS FALAM MAL DOS PASTORES ENFIM DOS EVANGELICOS ISSO PROVA Q ELE N E CONVERTIDO JA Q ELE N SAI AS RUA P LOUVAR O NOME DO SENHOR ENTÃO N CRITICA QM O FAZ ATE POQ ELE TBM VAI ACERTAR AS CONTAS CM DEUS POR ESTAR DEFAMANDO DO SERVOS DE DEUS EU PENSO Q OS O POVO INCLUSIVE OS JOVENS VÃO LA P ADORAR A DEUS GLORIFICAR O SEU NOME E TBM P TER A OPORTUNIDADE DE PODER VER CANTORES GOSPEL CANTANDO AS MUSICAS Q LOUVAM O SENHOR NOSSO DEUSSOBRE O NOME APOSTOLO EU CONCORDO CM ELE MAS PQ ESSE SENHOR N PODE CHAMA LO TBM DE PASTOR EU PENSO Q SI COMIGO N AJUNTA SI ESPALHA INCLUSIVE EU ACHO MT LINDO O PASTOR SILAS FALOU DURANTE O EVENTO MINHA GENTE PROCURE UMA IGREJA EVANGELICA EM SUA CIDADE N PRECISA SER ASSEMBLEIA DE DEUS, QUALQUER OUTRA Q VC SINTA BEM. AO CONTRARIO DE MTS CRENTES Q INSISTEM P IR P IGREJA DELES ESSE IRMÃO TINHA Q PEDIR PERDÃO P DEUS E PARA TDS E ALEM DISSO MTS PESSOAS Q ESTAVAM DESVIADAS VOLTARAM P JESUS E MTS ACEITARAM JESUS ESSE IRMÃO DEVERIA FAZER TBM ESSES EVENTOS P TBM GANHAR ALMAS AO INVES DE CRITICAR QM FAZ AMEM

    • “EM SEUS PAÇOS, O QUE FARIA JESUS? CREIO QUE ESTA PERGUNTA SEJA A RESPOSTA PARA TODOS NÓS. NÃO ACHAM? O APOSTOLO PAULO DIZ QUE O EVANGÉLHO TAM QUE SER PREGADO A TEMPO E FORA DE TEMPO; DEVE SER PREGADO ATÉ POR VAIDADE, MAS IMPORTA QUE SEJA ANUNCIADO A BOA NOVA. QUANDO OS DISCÍPULOS INDAGARAM A JESUS QUANTO AO FATO DOS FARISEUS CURAREM E EXPULSAREM DEMÔNIOS EM NOME DELE, JESUS RESPONDEU QUE ERA PARA DEIXA-LOS, POIS SE EM SEU NOME CURAM E EXPULSAVAM DEMONIOS, NÃO FALARIAM MAL DELE, JESUS. AMADOS, EMBORA NÃO CONCORDE COM A OPINIÃO DO PASTOR, NÃO DEVEMOS DESRESPEITÁ-LO, POIS ISSO NÃO AGRADA A DEUS. LEMBRAM DA POSTURA DE DAVI, QUANDO SAUL QUERIA MATÁ-LO? POIS É, PASTOR ESTÁ NA QUALIDADE DE UNGIDO DO SENHOR, E SE SOMOS SERVOS, DEVEMOS OBEDIENCIA A DEUS, E PASTOR É PROBLEMA DE DEUS, E NÃO DE SERVO, DE OVELHAS. SÓ NOS RESTA ORARMOS, POIS ISTO SIM, SURTIRÁ EFEITO, POIS A PALAVRA DE DEUS DIZ QUE A ORAÇÃO DO JUSTO PODE MUITO EM SEUS EFEITOS, E SE FOMOS JUSTIFICADOS POR CRISTO, DEVEMOS ORAR POR ESTE MOVIMENTO, E NÃO CRITICARMOS NEM O EVENTO E NEM AQUELE QUE CRITICA O EVENTO. QUE DEUS NOS ABENÇOE. GRAÇA E PAZ EM CRISTO.

  15. Efésios 4;11

    ¨E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,Efésios 4;11 não impõe período em lugar algum!!

    Muito boa essa observação acima postado por uma pessoa aqui mesmo mais só conferir na bíblia.

    Pena que essa igreja Presbiteriana com certeza não acho que todas mais esta está entre as 150 que escreveram repúdios contra os únicos servos de Deus que tem coragem para defender a família.

    E AGORA MAIS ESSA PROSA

    O problema que o Prime divulga uma observação ridícula dessas.

    Como sempre eu leio e tenho analisado, acabo não sabendo de que lado os escritores do Prime estão ou se usam esse site para lucrarem em publicidade somente.

    Porque de marcha eu entendo e sei que milhares de vidas são salvas porque a dezessete anos da minha vida eu vou com minha família e amigos, e conheço gente que estava ali presa no Carandiru e dão sempre seus testemunhos, sem cansar que foram libertas pra valer por que a Fé vem por ouvir. E espero que vocês tenho um trabalho na penitenciaria do qual eu ja fui como levita tocar muitas vezes em culto e não show como vocês críticos da obra de Deus pensam.

    mesmo por um tempo presas porque a marcha passou na porta deles. e Vidas salvas e curadas.

    Religiosos Presbiterianos que se juntam e encabeçam listas e participam de Ecumenismo com outras religiões para suas igrejas não terem nem um escândalo nem ter probleminhas na mídia nem afrontam nada ficam assim igual um homem assim que com certeza pago para falar,poque são financiados quando estão no meio dessas reuniões fazendo parte da grande armação para os crentes ecumênica, que esta chegando por ai esperem e verão, e vem falar em teologia de prosperidade. Querido Jesus Cristo tinha tesoureiro com seus apóstolos a palavra enviar se não significa nada pra quem sabe é a tradução de quem envia. Se os apóstolos enviam seus servos para fazer a obra para o mundo todo apos ministra-los para de ser religioso e sem sabedoria do que significa a palavra apostolo por favor.

    ta bom assim pra você. Ou você lê outra bíblia. Nao deveriam opinar se realmente esse site fosse genuíno, autentico de servos de Deus. Um Pastor desses deveria comentar aqui como nós mais ter destaque para ficar falando sobre o que é certo ou errado e participando do ecumenismo com o o papado que ta pra chegar. Presbiterianos cuidado porque o morno sera vomitado.Eu sou um Presbítero na Renascer com muita honra e minha família toda batizada e salva nessa igreja, que porque passa o que passa com as perseguições que na sua bíblia e na nossa tem escrito que teríamos que passar porque, faz a obra e se o Senhor quiser assumir a Liderança da marcha vai ter que ralar para conciliar tantas caravanas e pessoas de diferentes ramificações e tudo funcionar sem um incidente se quer. Nao a Marcha não esta na mão do tao competente Apóstolo Estevam nem da Bispa Sonia somente ate porque se não fossem capazes, eles ja teriam sido tirados da direção. Porque tem um encontro e conselho de pastores de milhares de denominações ate internacional para que tudo seja organizado como é. Talvez ninguém te chame para participar porque seja morno assim.

    E para acompanhar o desenvolvimento de algo tao grandioso para engrandecer o nome de Jesus. A marcha esta sim nas mãos do nosso querido Deus todo poderoso. A direção é do Espírito Santo.

    Cuidado para não pecar contra ele o Espirito de Deus porque não haverá perdão com palavras vans, critico da obra que também é pecado na bíblia e de inveja.Se você começar hoje fazer o movimento de outra marcha Pra Jesus daqui alguns anos você e e seus amigos ecumenicos conseguiram organizar outra, mais essa que ja funciona direitinho e sem interferência e que tem dia próprio instituído porque homens políticos como Bispo Geraldo Tenuta e Deputado, Senador Magno Malta e o Senhor Bispo Marcelo Crivela hoje ministro da Pesca são todos Políticos instituídos pelos servos de Deus que votaram neles justamente pra isso, Tiveram sim força politica para apresentarem uma data para a grande marcha pra Jesus que todo o povo de Deus genuinamente pode louvar esse dia. Se quer ser um presbítero estude bem a bíblia porque na minha pouca formação sei o a sequencia que esta no começo e esta na bíblia se não é da sua informação. abraços a todos e União para os Neo e Pentecostais gente morna por favor não considero com o parte dessa discussão.amém

  16. “Agora, vos digo: dai de mão a estes homens, deixai-os; porque, se este conselho ou esta obra vem de homens, perecerá; mas, se é de Deus, não podereis destruí-los, para que não sejais, porventura, achados lutando contra Deus.” (ATOS 5:38-39)

    “A fé que tens, tem-na para ti mesmo perante Deus. Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova.” (ROMANOS 14:22)

    * Diante de situações onde há dúvida sobre o fato ser pecado ou não, a Bíblia Sagrada nos orienta, a seguir nossa própria convicção e escolher não fazer aquilo que não aprovamos. Muitas vezes nossa fé é provada, e o que Deus espera de nós, é que possamos andar segundo Sua vontade e segundo nossa consciência, para que desta forma sejamos pessoas bem-aventuradas.

    “…Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova.”

  17. Juão, é muito importante a sua colocação. Na verdade a questão ortográfica e de concordância torna-se difícil, pois os comentários são populares mas de fácil compreensão para o leitor.A questão maior é que falamos de assuntos espirituais, e não são faceis de entender racionalmente.Acredito até, que você se surpreende por eu ser Presbiteriano não calvinista,aí seria assunto mais prolongado. O importante é que, todos participem.Ninguém tá pagando nada.Escrever bem é uma arte, falar é mais fácil.Ir para o CÉU só com JESUS.Ninguém nasce salvo.

    • meu irmão…(sou Batista) me humilho diante de palavras eatitudes tão elogiáveis!de fato sua atitude falou mais que suas palavras pois,em lugar de me instruir poderia ter me criticado ou ofendido.deste-me a outra face.foste-me afável quando eu fui “ufano”.terno qundo eu fui agressivo.agora vejo que não sou capaz de corrigir ninguem,se não a mim mesmo,por meio de Cristo.fica em paz!!!!

  18. Por João Rodrigo Weronka
    É curioso observar como algumas igrejas evangélicas tem facilidade em aceitar novidades. E é triste verificar a falta de empenho dos cristãos em observar as Escrituras e analisá-las com sensatez e cuidado. Triste também é saber que poucas são as igrejas que motivam seus membros ao estudo sistemático da Bíblia, ao aprofundamento teológico, a formação de grupos de estudo e discussão sobre as doutrinas cristãs e que verifiquem na Bíblia se as coisas realmente são como é pregado. Aliás, não é pecado analisar se os ensinos e a pregação estão em conformidade com as Sagradas Escrituras (Atos 17.10-11).
    Dentro desta miscelânea de revelações e novidades que temos observado, é importante expressar-se sobre o caráter das revelações: 1) as revelações nunca deverão ser colocadas acima da Bíblia. A Bíblia é a palavra final e autoridade máxima, já que se trata da inerrante Palavra de Deus; 2) Se a revelação está em desconformidade com a Bíblia, descarte imediatamente tal revelação. Deus não é Deus de confusão (1 Coríntios 14.33) As experiências pessoais não podem ser colocadas acima das Escrituras Sagradas, pois estas já contêm a revelação do propósito de Deus ao homem.

    Nestes tempos de tantas novidades, algo chama atenção de maneira muito preocupante na história recente da igreja: trata-se do Apostolado Contemporâneo, ou Restauração Apostólica. Muitos têm se levantado como apóstolos nestes dias. Apóstolos ungindo apóstolos e criando uma hierarquia apostólica. Alguns pastores que, talvez por se sentirem menores que seus colegas de ministério que foram ungidos como apóstolos, ungem-se a si mesmos e se auto-proclamam apóstolos. Não há fundamento para o chamado ministério apostólico contemporâneo pelo simples fato do mesmo não possuir respaldo bíblico.

    O termo

    Segundo o Dicionário Bíblico Universal, o termo apóstolo “significa mais do que um ‘mensageiro’: a sua significação literal é a de ‘enviado’, dando a idéia de ser representada a pessoa que manda. O apóstolo é um enviado, um delegado, um embaixador” (Buckland & Willians, p. 35) . A Bíblia de Estudo de Genebra também aplica esta descrição, dizendo que apóstolo “significa ‘emissário’, ‘representante’, alguém enviado com a autoridade daquele que o enviou” (Bíblia de Estudo de Genebra, p. 1272).

    A frágil sustentação

    Aqueles que defendem esta frágil posição, têm se sustentado principalmente na má interpretação do texto de Efésios 4.11 para o uso do ministério apostólico para nossos dias. O texto de Efésios 4.11 diz: “E Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres”.

    A refutação

    As regras mais simples de hermenêutica nos ensinam que os textos sagrados nunca devem ser tirados de seu contexto. E no contexto da epístola de Paulo aos Efésios, temos no capitulo 2 o texto que prova que este ministério não mais existe. Antes de citar o texto, é importante refletir: quando um prédio é construído, o que é feito primeiro? As paredes ou a fundação da obra? É obvio que todo alicerce, toda fundação é feita em primeiro lugar. Não é possível construir as paredes e no meio das paredes fazer a fundação. Efésios 2.19-20 diz: “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular”.

    Cristo é a pedra angular e os fundamentos foram postos pelos apóstolos e profetas. Os evangelistas, pastores e mestres são os responsáveis pela construção das paredes desta obra. Como bem explica Norman Geisler “De acordo com Efésios 2.20, os membros que formam a igreja estão ‘edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas’. Uma vez que o alicerce está pronto, ele não é jamais construído novamente. Constrói-se sobre ele. As Escrituras descrevem o trabalho dos apóstolos e dos profetas, quanto à sua natureza, como um trabalho de base” (Geisler, p. 375).

    A Bíblia registra o uso do termo apóstolo a outros personagens. Russel N. Champlin explica que “há também um sentido não técnico, secundário, da palavra ´apóstolo´. Trata-se de uma significação mais lata, em que o termo foi aplicado à muitas outras pessoas, nas páginas do NT. Esse sentido secundário dá a entender essencialmente ´missionários´, enviados dotados de poder e autoridade especiais” (Champlin, p. 288, v. 3). Nesse sentido o Ap. Paulo chamou a alguns irmãos por apóstolos seguindo este termo não técnico:

    Personagem Texto
    Tiago, irmão do Senhor Gálatas 1.19
    Epafrodito Filipenses 2.25
    Apolo 1 Coríntios 4.9
    Andrônico e Junias Romanos 16.7
    No contexto de Efésios 4.1, Paulo não estava se referindo a estes homens, mas sim aos 12, Matias (que substituiu Judas Iscariotes), e a si mesmo. Estes compunham, juntamente com os profetas, o fundamento da igreja (Efésios 2.19-20).

    Existiam duas exigências fundamentais para que um apóstolo fosse reconhecido para tal função:

    1) Ser testemunha ocular da ressurreição de Jesus Cristo (Atos 1:21-22; Atos 1.2-3 cf. 4.33; 1 Coríntios 9.1; 15.7-8);

    2) Ser comissionado por Cristo a pregar o Evangelho e estabelecer a igreja (Mateus 10.1-2; Atos 1.26).

    Assim como Matias, que passou a integrar o corpo apostólico por ser uma testemunha, Paulo, que se considerava o menor, por ser o último dos apóstolos, contemplou a Cristo no caminho de Damasco (Atos 9.1-9; 26.15-18), onde ocorreu o início de sua conversão. Ou seja, ambos preenchem os pré-requisitos para tal função. No entanto, os que se intitulam apóstolos em nossos dias não se encaixam nos padrões bíblicos que validam o apostolado.

    É interessante que, enquanto o Ap. Paulo refere-se a si mesmo como “o menor dos apóstolos” (1 Coríntios 15.9), os atuais apóstolos tem por característica a fama e a ostentação do título. Tudo é apostólico! A unção é apostólica! Os eventos são apostólicos! As músicas são apostólicas! Nem de longe se assemelham com a humildade dos apóstolos bíblicos. Eventos, cultos e seminários se tornam mais interessantes quando a presença do Apóstolo Fulano é confirmada. É um chamariz: “venha e receba a unção apostólica diretamente do Apóstolo Beltrano”. Tais apóstolos têm se colocado como super-crentes, uma nova e especial classe da igreja, a elite cristã dos tempos modernos. Hoje existe de tudo um pouco neste balcão mercantil da fé: Apóstolo do Brasil, Apóstolo da Santidade, Apóstolo do Avivamento e até mesmo o mais popular apóstolo brasileiro, chamado por muitos por “Paipóstolo”.

    Existem hoje ministérios com características apostólicas, no sentido das missões (envio) e no estabelecimento de igrejas. No entanto, isso não faz de ninguém um apóstolo nos padrões bíblicos. A forma como Wayne Grudem explica esse fato é muito esclarecedora: “Embora alguns hoje usem a palavra apóstolo para referir-se a fundadores de igrejas e evangelistas, isso não parece apropriado e proveitoso, porque simplesmente confunde que lê o Novo Testamento e vê a grande autoridade ali atribuída ao ofício de ‘apóstolo’. É digno de nota que nenhum dos grandes nomes na história da igreja – Atanásio, Agostinho, Lutero, Calvino, Wesley e Whitefield – assumiu o título de ‘apóstolo’ ou permitiu que o chamassem apóstolo. Se alguns, nos tempos modernos, querem atribuir a si o título ‘apóstolo’, logo levantam a suspeita de que são motivados por um orgulho impróprio e por desejos de auto-exaltação, além de excessiva ambição e desejo de ter na igreja mais autoridade do que qualquer outra pessoa deve corretamente ter”. (Grudem, p. 764).

    É equivocado aplicar o termo “apóstolo” para ministros contemporâneos. A Bíblia de Estudo de Genebra concluí que “Não há apóstolos hoje, ainda que alguns cristãos realizem ministérios que, de modo particular, são apostólicos em estilo. Nenhuma nova revelação canônica está sendo dada; a autoridade do ensino apostólico reside nas escrituras canônicas” (Bíblia de Estudo de Genebra, p. 1272).

    Tamanho o fascínio que os crentes possuem por essa Restauração Apostólica, gera preocupação nas lideranças mais sóbrias. Vale citar as sábias palavras de Augusto Nicodemus Lopes: “Há um gosto na alma brasileira por bispos, catedrais, pompas, rituais. Só assim consigo entender a aceitação generalizada por parte dos próprios evangélicos de bispos e apóstolos auto-nomeados, mesmo após Lutero ter rasgado a bula papal que o excomungava e queimá-la na fogueira.” (Lopes, cf. blog do autor).

    Conclusão

    Os ofícios que o Novo Testamento expõem para a igreja, para aqueles que compõem sua liderança, são: Apóstolos, Pastores (ou Presbíteros, ou Bispos – já que todos os termos representam a mesma função/ofício – Tito 1.5-7; Atos 20.17,28) e Diáconos. Esta Restauração Apostólica não encontra subsídio bíblico ou histórico, portanto, levando em conta este contexto, e considerando principalmente que Paulo foi o último apóstolo, conclui-se que não existem apóstolos em nossos dias. Cabe a igreja de nossos dias, exercer suas funções sem invencionices e modismos, seguindo o puro e verdadeiro Evangelho.

  19. SENHOR JUIZ QUEM TE ENVIOU PARA JULGAR OS CRENTES: POR ACASO ESTÃO OS CRENTES PECANDO POR ESTAREM LOUVANDO A DEUS MOSTRANDO AO POVO QUE NAO SE ENVERGONHAM DO EVANGELHO CUIDADO. COM O MESMO JUIZO QUE JULGARDES CERTAMENTE SERÁS JULGADO POR DEUS.

  20. Infelizmente muitos acham uma alienação defender o evangelho por pessoas que na maioria das vezes são manipuladas e nem sequer sabem o propósito nojento e político que vai por trás desse tal acontecimento. Tirem pelos seus líderes, que usaram a bíblia para esconder dinheiro l á nos Estados Unidos e viram o sol nascer quadrado por um bom tempo. Usaram a bíblia ? Sim usaram a bíblia ! Infelizmente o nível de alienação e manipulação é grande, pois o evangelho que eles é inventado e não tem base teólogica nenhuma. deveriam tomar vergonha na cara e se converterem e aprender a ver o evangelho simples sem enganar esse monte de alíenado que são mais, muito mais adeptos de um movimento sujo e sem nexo do que discípulos de CRISTO. Isso tudo não passa de uma sujeira manchando a imagem daqueles que ainda levam o nome de JESUS CRISTO a sério.
    .

  21. Bom dia a todos!

    Em relação aos comentários do reverendo presbiteriano gostara de colocar as seguintes coisas:
    Existe algum motivo / razão para se participar de marcha? Se existem por que não foram listados? Como representante de Jesus, o pastor não deveria mostrar os dois lados; os dois caminhos; para facilitar a opção e decisão das pessoas?

    Penso que o reverendo deveria pensar e responder – esvaziado de suas convicções teológicas exclusivistas – se Jesus participaria ou não desta marcha. Aliás, se Ele quebrou os protocolos e as exigências da teologia judaica (divina) demonstrando que o amor é inclusivo. Se Ele sentou-se, comeu e bebeu com pecadores. Se tocou em leprosos. Se trabalhou no sábado. Se participou e celebrou as festas / ritos, mesmo quando corria risco de morte. Acho que é muito cômodo sentar-se diante de um computador e querer influenciar, com coisas tão efêmeras, a opinião de filhos de Deus que precisam seguir o exemplo dEle, e não de um líder que está tão preocupado com a antagonia teológica. Que além de não comungar quer impedir que outros o façam. Será que Jesus não participaria mesmo desta marcha?

    Observem bem esse pastor. Vejam se ele não vai querer impedir que seus membros vão a marcha. Ou se não vai agir com retalhação contra aqueles que forem. Espero que não. Espero que suas opiniões / convicções de um sadio orientador cristão.

    Que motivos / razões Jesus teria para ir a esta marcha? Se alguém tem a resposta, favor publicar. Precisamos conhecer os dois lados da moeda para poder decidir.

    Um abraço!

  22. Bom dia a todos!

    Em relação aos comentários do reverendo presbiteriano gostara de colocar as seguintes coisas:
    Existe algum motivo / razão para se participar da marcha? Se existem por que não foram listados? Como representante de Jesus, o pastor não deveria mostrar os dois lados; os dois caminhos; para facilitar a opção e decisão das pessoas?

    Penso que o reverendo deveria pensar e responder – esvaziado de suas convicções teológicas exclusivistas – se Jesus participaria ou não desta marcha. Aliás, se Ele quebrou os protocolos e as exigências da teologia judaica (divina) demonstrando que o amor é inclusivo. Se Ele sentou-se, comeu e bebeu com pecadores. Se tocou em leprosos. Se trabalhou no sábado. Se participou e celebrou as festas / ritos, mesmo quando corria risco de morte. Acho que é muito cômodo sentar-se diante de um computador e querer influenciar, com coisas tão efêmeras, a opinião de filhos de Deus que precisam seguir o exemplo dEle, e não de um líder que está tão preocupado com a antagonia teológica. Que além de não comungar quer impedir que outros o façam. Será que Jesus não participaria mesmo desta marcha?

    Observem bem esse pastor. Vejam se ele não vai querer impedir que seus membros vão a marcha. Ou se não vai agir com retaliação contra aqueles que forem. Espero que não. Espero que suas opiniões / convicções de um sadio orientador cristão.

    Que motivos / razões Jesus teria para ir a esta marcha? Se alguém tem a resposta, favor publicar. Precisamos conhecer os dois lados da moeda para poder decidir.

    Um abraço!

  23. Bom dia a todos!

    Em relação aos comentários do reverendo presbiteriano gostaria de colocar as seguintes coisas:
    Existe algum motivo / razão para se participar da marcha? Se existem por que não foram listados? Como representante de Jesus, o pastor não deveria mostrar os dois lados; os dois caminhos; para facilitar a opção e decisão das pessoas?

    Penso que o reverendo deveria pensar e responder – esvaziado de suas convicções teológicas exclusivistas – se Jesus participaria ou não desta marcha. Aliás, se Ele quebrou os protocolos e as exigências da teologia judaica (divina) demonstrando que o amor é inclusivo. Se Ele sentou-se, comeu e bebeu com pecadores. Se tocou em leprosos. Se trabalhou no sábado. Se participou e celebrou as festas / ritos, mesmo quando corria risco de morte. Acho que é muito cômodo sentar-se diante de um computador e querer influenciar, com coisas tão efêmeras, a opinião de filhos de Deus que precisam seguir o exemplo dEle, e não de um líder que está tão preocupado com a antagonia teológica. Que além de não comungar quer impedir que outros o façam. Será que Jesus não participaria mesmo desta marcha?

    Observem bem esse pastor. Vejam se ele não vai querer impedir seus membros de irem à marcha. Ou se não vai agir com retaliação contra aqueles que forem. Espero que não. Espero que suas opiniões / convicções sejam de um sadio orientador cristão.

    Que motivos / razões Jesus teria para ir a esta marcha? Se alguém tem a resposta, favor publicar. Precisamos conhecer os dois lados da moeda para poder decidir.

    Um abraço!

  24. Como se não bastasse satanás e seus aliados desejarem ardentemente calarem a Igreja, surgem esses que se dizem “cristãos”, mas que suas falas e atitudes contradizem, querendo paralizar a Igreja também. Em que esse senhor é melhor do que o ap. Estevam Hernandes e a Bispa Sonia? Quem o constituiu Juiz do povo de Deus? Por acaso ele é mais santo do que os apóstolos modernos. Ele se esquece de que é um mero pecador e assim como os demais filhos de Deus vai ter que prestar contas diante do Tribunal de Cristo por todos os seus pecados, inclusive o de julgar pensamentos e intenções do coração de seus irmãos. JESUS DISSE QUE QUEM NÃO É CONTRA ELE E A FAVOR DELE. QUEM COM ELE NÃO AJUNTA, ESPALHA. E MAIS: NINGUEM PODE DECLARAR QUE JESUS É O FILHO DE DEUS SE NÃO FOR PELO ESPÍRITO DE DEUS.

    Se o pastor em questão fosse mesmo espiritual, deveria procurar os organizadores da marcha, sentar com eles e ponderar sobre falhas e o que poderia ser aperfeiçoado na marcha e não incentivar os cristãos a rejeitar a exaltação pública do nome e do senhorio de Jesus sobre as cidades e sobre a toda a nação brasileira.

    Infelizmente satanás ten tido vit[oria em semear oódio no coração dos crentes, uns contra os outras. Amenizam a prática do pecado, como o homoxessualismo e outras aberrações, dizendo que só Deus é Juiz, mas condenam os irmãos por irem as ruas celebrarem o noime de Jesus e profetizarem salvação, cura e libertação. Esquecem que Jesus disse: SE TIVERES FÉ DO TAMANHO DE UM GRÃO DE MOSTARDA DIREIS A ESSE MONTE: ERGUE-TE E LANÇA-TE AO MAR, E ASIM SERÁ.

    CREIA PASTOR E VOCÊ VERÁ A GLÓRIA DE DEUS. HOMENS E IGREJAS PERFEITAS NÃO EXISTEM. MAS PODEMOS NOS HUMILHAR DIANTE DE DEUS COMO NEEMIAS FEZ, PEDIDO PERDÃO PELOS PECADOS DO POVO COMO SE SEUS PECADOS FOSSEM, E CLAMAR PARA QUE O SENHOR VENHA CORRIGIR TUDO QUE ESTA ERRADO EM NÓS E NA SUA IGREJA.

  25. Quando os discipulos falaram a Jesus que mandaram um grupo para de falar dele porque nao estavam andando com eles, o Mestre disse: – nao façam isso, porque quem nao e contra nos e por nos. Os presbiterianos se acham o que a folhinha nao marca. E lamentável!

  26. concordo com o pastor a marcha para JESUS tem outros objetivos que não sáo evangelicos e tambem não concordo com os que se chamam apostolos mas tenho uma pergunta e o titulo reverendo esse titulo reverendo dado para alguns homens soa mui esquesito pois somente o Deus Trino e uno é Digno de toda reverencia.

  27. A pentecaiada e neopentecaiada como sempre não entendem nada saem atacando!

    Não vi ninguém refutar os textos bíblicos usados pelo reverendo Ageu para criticar a tal “Marcha para Jesus”. Teve gente que teve o disparate de dizer aqui que esse reverendo precisa se “converter”.

    Quem tem que se converter são vocês pentecas e neopentecas! Aprendem a ser mais racionais e deixem de lado a emoção! O Reverendo fez uma crítica bem feita, e vocês sem argumento algum passaram a apelar!

    Sair as ruas em marchas, showa etc e tal, não quer dizer que o Reino de Deus está se expandido não, meus queridos! É graças a vocês que o povo evangélico do Brasil está desmoralizado e desacreditado! Mas vai chegar o dia em que o povo desses projetos de igreja, essas ditas “comunidades evangélicas” vão se cansar de tanta heresia ensinada e pratica nesses lugares, que irão migrar para as igrejas protestantes tradicionais, como a Igreja Presbiteriana, por essas igrejas serem igrejas genuinamente bíblicas!

    E vai ter pentequinha e neopentequinha que vai me dizer que a Igreja ´Presbiteriana aceita casamento gay, querem ver?

    • Isto nunca vai acontecer, pois a fé dos pentecas não é firmada em Jesus Cristo, mas em algo que eles possam comprar na igreja, como um “cajado”, uma “água benta”, uma “fitinha”, um “martelinho”, um “pacote de sal”, uma “rosa”.

      Os pentecas não querem ser evangélicos tradicionais porque aí eles terão que abandonar os amuletos, a teologia da prosperidade que ensina que é necessário pagar para receber a benção de Deus, as unções bizarras em que imitam animais, rosnam e incorporam espíritos advindos da Umbanda.

  28. Jesus escolheu Judas para ser o tesoureiro,
    Uma mula falou…

    Imagino que isto não é problemas para divisão. Afinal eu sou de Paulo ou de Cristo??

  29. Houve citações de Efésios 4, 11 “A uns ele constituiu apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores,” Talvez o pastor também tenha lido até o versículo 14.” Para que não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus artifícios enganadores.” Eu acho que leu e entendeu.

  30. Esse pastorzinho Ageu tem que se informar melhor e ver porque o ministério dele não está crescendo tanto como os outros ! Vai se converter pastorzinho e deixa Deus julgar aqui na terra , não queira fazer o trabalho de Deus não porque Deus vai te cobrar seu insolente se eles erram vão ter que prestar conta com Deus e não com o homem , ao invés de vc ajudar vc fica atrapalhando o ministério crescer , não sou da Renascer em Cristo , pois vejo pessoas sendo curadas , libertas , prosperando sim e muito usadas por Deus , então fica quietinho e vai se converter !

    • Se crescimento for sinal da aprovação de Deus, como seu discurso tenta afirmar, então devo crer que o Islamismo é a religião que Deus quer que sigamos, pois é a religião que mais cresce no mundo e em breve deve ultrapassar o cristianismo.

  31. Presbiteriano e Batista calado já está errado, se falar tá mais ainda, pois
    são todos maçons, ficarão aqui para ajudar o anticristo.
    Maçom não entra no céu.

    • Seria bom você falar do que conhece.

      Sín. 1906-020. O Sínodo (SC), por amor à paz e à fraternidade evangélica,
      aconselha aos membros da Igreja Presbiteriana do Brasil que se abstenham da
      Maçonaria. (Rm.14.1-13).

      Te garanto que não sou marçom e nem apoio a marçonaria.

    • Não generalize, procure pesquisar mais para não falar algo sem conhecimento. Veja ai a posição de um grupo de igrejas batistas que é válido até hoje: (não existem membros nem pastores maçons nestas igrejas)
      “X. A Posição Das Igrejas Batistas Regulares Do Brasil Em Relação A Maçonaria. [ Proposta aprovada na sua 12ª Assembléia, em 1977].
      “ levando em conta, entre outros, os seguintes itens:
      1) – que o ingresso e a permanência na maçonaria são contrários ao ensino bíblico de separação.
      2) – que a prática de compromisso com a maçonaria é incoerente com o modo de vida cristão.
      3) – que existe na maçonaria um forte elemento de religião.
      4) – que a busca de luz na maçonaria é uma contradição com o estudante da bíblia.
      5) – que para a maçonaria a verdadeira irmandade está em sua comunidade e que todos que estão fora de suas fileiras são chamados de profanos.

      “ a comissão faz a seguinte proposta:
      1) – que seja reafirmada a posição da Associação contrária a maçonaria e outras sociedades secretas;
      2) – que sejam exigido das igrejas que vierem pedir filiação à AIBRB, documentos mostrando a sua posição contrária às sociedades secretas.
      3) – que seja solicitado das igrejas já filiadas, o referido documento, dando-se no entanto, um prazo de dois anos’ (reduzido de cindo para dois por uma emenda).
      4) – que a AIBRB faça um apelo com base no amor cristão, aos crentes filiados à maçonaria, para que, por amor a Cristo e ao trabalho de Deus que nos foi confiado, afastem-se de tal sociedade.
      5) – que fique esclarecido às igrejas e aos obreiros do nosso movimento que, depois de dois anos, referido no item 3, caso não tenham ainda aceito os princípios seguidos por nossa associação, com respeito ao assunto em pauta, se excluam a si mesmos, para evitar maiores problemas no movimento.
      6) – que as igrejas sejam aconselhadas pela associação no sentido de que na escolha dos seus pastores, tomem cuidado no sentido de sondarem a posição do obreiro acerca do assunto.”

  32. Meu amigo SuÍço!Não vamos determinar o amor de DEUS,a salvação é para TODO aquele que crer em JESUS verdadeiramente.DEUS não faz acepção de pessoa para salvar! A criatura depois de salva, passará por uma compreensão guiada pelo Espirito Santo, e a sua forma de viver será outra.Por enquanto é só, Que Deus te abençoe.Jesus breve vem!

  33. As marchas e outros movimentos de evangelismo em massa, tem muito haver com uma instrução de Jesus que diz:Tudo o que você ouve aos ouvidos, subí aos telhados e gritai.O ide de Jesus tem pressa no anúncio da mensagem de Salvação.É por isso que eu digo: Doutrinas erradas impedem a divulgação da Salvação. em Cristo Jesus.EX: O calvinismo.Pregam que antes do ventre já nasceram salvos.São teólogos de textos isolados.Vão buscar na Antiga aliança,ex;Jeremias argumentos para a sua soberania que não é de DEUS.Jesus está chegando!

  34. Eu estava lendo todos os comentários, e me lembrando de Paulo e Silas, quanto amor eles dois tinham pelo Evangelho. Aquela briga entre eles ,não tiraram o ânimo de continuar pregando a Salvação em Cristo Jesus.A luta é grande, Jesus disse:Aquele que pega no arado, não olhe para trás.Jesus breve vem.

  35. Ja que todos estão expressando sua opinião,vou expressar a minha: Guardem suas opiniões e entendimentos pra vocês e o ministério do qual fazem parte,e anunciem João 3:16 a uma só voz,com todos os demais cristãos da Terra. Eu sonho com um dia em que no mundo inteiro,todos os dias,todos os que têm Jesus como seu Único e Suficiente Senhor e Salvador,resrvaraão pelo menos uma hora por dia para Clamar em Alta Voz pelas almas que ainda não crêem No Salvador e Senhor,e saiam pelas ruas e demais lugares da Terra,Proclamando em Alta Voz que Jesus é O Caminho,A Verdade e A Vida, e pelos menos por esses momentos mandem para o Espaço seu Ego de eu entendo,eu axo,o dicionário diz,fulano diz,o estudo diz,a hermeneutica diz, bla bla bla bla bla,e levem almas para o Céu,em vez de gerar dúvidas entre aqueles que crêem,e gastar tempo nessas discussões deixando Satanás ceifar as vidas que precisam do Senhor,porque enquanto vocês fazem isso Satanás está rindo da Nossa cara(Igreja de Cristo) e levando com ele Milhares de Almas para o Inferno. Por favor,Jesus será conhecido como Filho de Deus quando nos tornarmos Um e não quando alguém ter o conhecimento pleno da Bíblia,e convencer os outros disso,porque séculos estão passando e isso nunca acontece,então tá na hora de agirmos de forma diferente,que realmente interessa,porque há Festa nos Céus quando um Pecador se Arrepende,e não quando alguém vence um debate Teológico(não desprezo o conhecimento porque amo estudar a Bíblia a fundo,embora não uso isso como algo mais importante do que anunciar o Salvador). e agora repito o que um dia alguém me disse: O Evangelho é Simples(Jesus quer te Slavar),Nós(a Igreja) é quem o Complicamos(impedimos ou embaraçamos com discussões a salvação de outros) Que o Senhor Abençoe a todos vocês !!!!

  36. Se a Igreja Presbiteriana, na pessoa dos seus pastores e líderes, tem a verdade absoluta da bíblia e a sua interpretação….. Tome conta da mídia e pregue o evangelho “correto”: Em Samaria, na Judéia e até os confins da terra…..
    Criticar é fácil, mostrem trabalho !!!!! Vocês tem a “qualidade” ?…. Então cadê a “quantidade”?

    • Pregamos o verdadeiro evangelho onde somos fracos e pecadores vermes e que Deus esta irado contra nos porque pecamos e que a graça Dele por meio de Crito é a nossa unica esperança, pessoas não querem ouvir isso preferem o besterol da “teologia da prosperidade” onde igrejas estão abarrotadas levando vários ao inferno ! Coríntios 15:19 “Se a nossa esperança se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.

  37. sou presbiteriana e tenho vergonha desse tipo de declaração ,amoa igreja renascer amo estar nas marchas .participo desde 98 fui curada estaurada abençoada e muito mais .querido foste infeliz em sua declaração .o jovem tem que estar nas marchas para jesus sim .se não eles irão participar de outras …….entende .não jogue seus jovens no mundo não

    • O dia que um protestante concordar com outro protestante seguramente é porque chegamos ao fim do tempo. Tudo que um protestante mais sabe fazer é criticar outro protestante. Todos brigam, todos discordam e uns chamam aos outros de hereges. O que há de comum em todos eles ? Todos devem odiar a Igreja Católica, todos devem decorar textos bíblicos e todos devem adorar aos dízimos. Todos se ofendem e nenhum deles demonstra amor cristão. Todos acusam aos outros de heresias e quando surgem as estatísticas e a pesquisa do IBGE todos se declaram “irmãos em Cristo” da “una” Igreja Evangélica Brasileira. E querem ser levados a sério !!! E ficam zangados quando contestados e ainda reclamam de perseguição religiosa para logo a seguir gritarem em alto em bom som: “Religião não serve para nada”, “Religião não salva ninguém.” Patético este “reverendo”. Mais um falso mestre ensinando doutrinas estanhas ao evangelho e blasfemando contra tudo e contra todos. Mais um que consagra a máxima de Lutero: “Quem não crê como eu está destinado ao inferno. O meu juízo e o juízo de DEUS são a mesma coisa.”

  38. A”igreja dos dólares na bíblia”,deu origem aos”MEZUZEIROS DE JÉZUS”.Ela incrementou a Mezuzah,pois faltava dar-lhe mais sentido para torná-la vivável e necessária para criar as famílias Mezuzeiras,então ela fez cultos de morte e trouxe à existência,o “anjo da morte”,que estava lá enterrado no Antigo Egito.Esse anjo da morte ressuscitou das catacumbas e está nas casas,ruas e cidades,criando cultos e tumultos de morte.A atualíssima Mezuzah da morte,já foi algo necessário para o antigo povo de Deus,que era um povo tão idólatra que resolveu voltar aos braços de faraó,pois muitos haviam se envolvido com idolatrias e sacrfícios humanos.A”igreja dos dólares na bíblia”diz que come o pão novo,mas na realidade,esse pão que eles comem em todos os cultos semanais,foi preparado pelo próprio anjo da morte direto do sarcófago do Faraó.Pense nisso.

DEIXE UMA RESPOSTA