A luta contra a Covid-19, como também é chamado o novo coronavírus, mobiliza profissionais de saúde em todo o mundo, e muitos deles não utilizam apenas às ferramentas da medicina para prevenir o avanço da pandemia.
Um grupo de médicos em Uganda, por exemplo, também recorre ao poder da oração e louvores a Deus para combater a Covid-19 levando fé e esperança aos seus pacientes.
Eles se reuniram do lado de fora do hospital de Grau B de Entebbe. A finalidade foi orar em agradecimento a Deus pela alta de vários pacientes, rendendo louvores pela cura do coronavírus.
O momento teve a participação do ministro de Estado da Atenção Primária à Saúde, Dr. Moriku Joyce, e o gesto também foi reconhecido como de grande importância pela ministra da Saúde, Dra. Jane Ruth Aceng.
“Se todos nós no Uganda pudermos ajoelhar-se e pedir perdão, tenho certeza de que Deus ouvirá do céu, nos perdoará e curará nossa terra. E estaremos protegidos do Covid-19”, disse a Dra. Jane Ruth Aceng durante uma conferência de imprensa em 2 de abril de 2020.
Para os médicos de Uganda, incentivados por sua ministra da Saúde, não há motivo para enxergar os cuidados médicos como algo separado dos cuidados espirituais, mas pelo contrário. Eles enxergam nas duas perspectivas uma forma de harmonia que impacta positivamente o estado de saúde dos pacientes.
“Para nós, no Ministério da Saúde, estamos combinando os dois. Oramos e também temos cientistas para nos guiar na resposta. De qualquer forma, a sabedoria que os cientistas estão usando é dada a eles por Deus”, destacou a ministra, segundo informações do UG Christian News.
“Você não pode desvincular Deus da Covid-19, nem pode desvincular Deus da resposta. Ele é a autoridade suprema nesta resposta. Peço aos ugandenses que continuem orando”, concluiu a doutora Jane Ruth Aceng.