Medida do governo angolano promove “monopólio” da Igreja Universal no país

22

Uma medida decretada pelo governo de Angola baniu o funcionamento da maioria das igrejas evangélicas brasileiras do país. Como justificativa para a medida, o governo angolano afirmou que tais igrejas praticam “propaganda enganosa” e “se aproveitam das fragilidades do povo angolano”, além de não terem reconhecimento do Estado.

Cerca de 15% da população angolana é evangélica, número que tem crescido, principalmente entre as igrejas neopentecostais, segundo o governo. Porém, a decisão do governo pode fazer com que a Igreja Universal detenha o “monopólio” entre igrejas dessa vertente no país, visto que, mesmo funcionando sob intervenção do Estado, ela continua tendo permissão para atuar no país.

De acordo com a Folha de S.Paulo, Rui Falcão, secretário do birô político do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) e porta-voz do partido, disse que as “dissidências” não obterão reconhecimento do Estado.

– O que mais existe aqui em Angola são igrejas de origem brasileira, e isso é um problema, elas brincam com as fragilidades do povo angolano e fazem propaganda enganosa – afirmou Rui Falcão, que está no poder desde a independência de Angola, em 1975.


Essa manobra é vista por especialistas como uma forma de restringir a concorrência de outras igrejas brasileiras no país, uma vez que governo do país é visto como muito próximo da Universal, cuja TV Record tem grande força no país.

– Angola é terreno fértil para a Universal, que tem lá TV, jornal, templos e conexões políticas, e por isso deve ter conseguido essa ‘reserva de mercado’ – afirma Ricardo Mariano, sociólogo da PUC-RS.

Por Dan Martins, para o Gospel+

22 COMENTÁRIOS

  1. puxa gente porque tanto interesse por aquilo que não da vida mais se juntos juntar-mos as mãos venceremos porque muita gente sofre por falta do evangelho vamos levar o evangelho para as pessoas perdida Jesus sua missão foi morrer pelos pecadores, e ele nos deixou essa missão Marcos 16:15 porque muitos precisão da nossa ajuda para salvação das suas almas.

  2. O sonho da iurd em deter o monopólio do mercado da fé parece que está se tornando real pelo menos em angola.

    não é a toa que a iurd sempre se aproxima dos reis deste mundo e se mantem em diversos paises pela força do deus dela, o dinheiro.

    agora um alerta:

    ATENÇÃO! ALERTA IMPORTANTE:

    um audio de um “bispo” da iurd orientando os pastores da iurd a como tirar o máximo de dinheiro das pessoas vazou. A iurd através de seus advogados tirou esse audio do youtube, mas o audio foi recolocado lá por um usado por Deus. Ouça atentamente as táticas desse “bispo” da iurd , ensinando um “esquema” (no minuto 1:36 do video abaixo) ensinando a plantar envelopes ( no minuto 2:00 do video abaixo), a ” pegar ” todas as pessoas e usar de apelo emocional! ele mesmo fala que tem que pegar as pessoas ( no minuto 1:55 ) e usar apelo emocional ( no minuto 2:20 ) e chamar todo mundo pra vir na frente chorar ( no minuto 2:31 )! ouça atentamente o audio e veja se a iurd se preocupa com as pessoas ou com o dinheiro das pessoas:

    http://youtu.be/qAPju1-POlY

      • Esse é o esquema, se vê claramente que tudo é combinado, tudo é esquematizado. O pessoal da IURD ao ouvir não aceitam esse fato pois não querem dar o braço a torcer e são extremante ligados emocionalmente a IURD. Só Deus

    • Impressionante como a verdade é distorcida e ninguem para pra pensar, ESQUECERAM DE NOTICIAR OU DE INFORMAR QUE A IGREJA UNIVERSAL É A ÚNICA QUE ENTROU NO PAIS POR MEIOS LEGAIS E ESTÁ LÁ 100% LEGALIZADA DE ACORDO COM AS LEIS VIGENTES NAQUELE PAÍS, ENQUANTO UMA BOA PARTE DAS OUTRAS DENOMINAÇÕES ESTÃO LÁ DE FORMA ILEGAL E OUTRAS ATÉ MESMO FAZEM SEUS CULTOS DE FORMA ESCONDIDA. Pessoal falam mal porque realmente não querem correr atrás da verdade e tem maus olhos com a Universal, não sei porque, a Universal tem ajudado na restauração de muitas vidas não através da religião e sim ensinando as pessoas a pensarem baseado numa fé inteligente, só não enxerga quem não quer.

      • se após assistir a esse video vc ainda insiste que o propósito da iurd é vidas então vc não usa a fé inteligente. Além de não enxergar vc não consegue ouvir a vdd.

          • sobre a iurd , mateus 7:22-23 explica o que acontecerá com esses bispos gananciosos que abusam da fé dos incautos. E cuidado que se vc continuar compactuando vc vai junto com eles. Pare de seguir homens pervertidos da vdd e siga a Jesus.

          • O vai arrebentar,esse igmix é um endemoniado. Jesus disse que existe legiões de demônios, casta,que só sai com jejum e oração. Vamos jejuar e orar por esse cidadão que como vç disse é doente. Pra mim ele tem encostos!

  3. Angola sempre foi um consumidor do marketing brasileiro, e a universal é puro marketing, e rendeu-se ao poder deste pulha, tal qual as seis ultimas eleições brasileiras todas apoiadas por este despotazinho pernicioso e oportunista, "onde hay universal soy contra".

  4. "O CENTRÃO", NADA MELHOR QUE FAZER POLITICA COM PROMESSAS E DISTRIBUIÇÃO DE BENÇÃO> [SUBORNO] COM PRESENTES EMPREGOS, CARGOS, INVESTIMENTOS PARTICULARES, MONOPOLIZANDO O POVO PARA AS ELEIÇÕES .E EM EMPRESAS COM FIEIS HONESTOS E SUBMISSOS, GERANDO LUCROS, E SACRIFICANDO 90% PARA 10% DESFRUTAR.

  5. Cairo ali o messias estva tendo um dialago com seu povo que vivia sobre a lei como o propio messias tambe viveu sobre a lei aonde estar a tribo de levi hoje eles tinha o direito de toma o dizimo do povo porque eles nao tinha erança da terra comia e cuidava da obra de Deus as 11 tribo dava 10 por cento de tudo que produzia mais hoje Jesus e nosso fiador nos devemos ajuda a igreja para o cressimento do corpo de CRISTO mais por amor

  6. Cairo ali o messias estva tendo um dialago com seu povo que vivia sobre a lei como o propio messias tambe viveu sobre a lei aonde estar a tribo de levi hoje eles tinha o direito de toma o dizimo do povo porque eles nao tinha erança da terra comia e cuidava da obra de Deus as 11 tribo dava 10 por cento de tudo que produzia mais hoje Jesus e nosso fiador nos devemos ajuda a igreja para o cressimento do corpo de CRISTO mais por amor

  7. Cairo ali o messias estva tendo um dialago com seu povo que vivia sobre a lei como o propio messias tambe viveu sobre a lei aonde estar a tribo de levi hoje eles tinha o direito de toma o dizimo do povo porque eles nao tinha erança da terra comia e cuidava da obra de Deus as 11 tribo dava 10 por cento de tudo que produzia mais hoje Jesus e nosso fiador nos devemos ajuda a igreja para o cressimento do corpo de CRISTO mais por amor

  8. ALÉM DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DEUS, EXISTE A IGREJA MUNDIAL DO "APÓSTOLO" VADEMIRO QUE, ESTÁ FAZENDO UM TRABALHO MENTAL NOS ANGOLANOS. ISTO PODE, DEUS QUEIRA QUE NÃO, TERMINAR EM BATALHAS ENTRE FIÉIS FANÁTICOS DAS IGREJAS, LEVANDO INEVITAVELMENTE O PAÍS, A UMA GUERRA RELIGIOSA.

  9. Pois é e justo a universal teve um acidente grave em um dos seus templos, e isso alertou os governantes, desde o dia do acidente que o assunto por lá é igreja clandestina.. enquanto isso a universal que não é boba foi fazendo sua parte com as vitimas e mudando o discurso daquelas campanhas milionária, daquelas campanhas doidas que faz o miserável vender o resto que tem e trazer pra igreja.. 171 todas..

  10. Angola não é um exemplo de democracia e só tomou tal medida para favorecer a IURD,porque a mesma apoia incondicionalmente os líderes do referido país.Pois não faz sentido proibir outras igrejas da teologia da prosperidade e liberar somente a IURD.

  11. Impressionante como a verdade é distorcida e ninguem para pra pensar, ESQUECERAM DE NOTICIAR OU DE INFORMAR QUE A IGREJA UNIVERSAL É A ÚNICA QUE ENTROU NO PAIS POR MEIOS LEGAIS E ESTÁ LÁ 100% LEGALIZADA DE ACORDO COM AS LEIS VIGENTES NAQUELE PAÍS, ENQUANTO UMA BOA PARTE DAS OUTRAS DENOMINAÇÕES ESTÃO LÁ DE FORMA ILEGAL E OUTRAS ATÉ MESMO FAZEM SEUS CULTOS DE FORMA ESCONDIDA. Pessoal falam mal porque realmente não querem correr atrás da verdade e tem maus olhos com a Universal, não sei porque, a Universal tem ajudado na restauração de muitas vidas não através da religião e sim ensinando as pessoas a pensarem baseado numa fé inteligente, só não enxerga quem não quer.

  12. Nossa cultura é formada em sua base histórica por cristãos novos (banidos de Portugal para que a coroa e o clero repartissem entre si os despojos), negros (em grande parte vencidos em suas guerras tribais e vendidos por seus inimigos aos mercadores de escravos europeus) e indígenas (os quais tiveram suas terras invadidas, suas mulheres estupradas e foram brutalizados pelos colonizadores).
    Dessa mistura básica temos a sociedade brasileira da forma como a conhecemos.
    Qualquer brasileiro mediano tem aptidão para entender, sem muitas explicaçoes como essa exclusividade foi comprada das autoridades angolanas. Angola é a projeção de um sonho utópico que, se houver oportunidade, se tentará implementar também no Brasil.

    • é isso aí paulo… A iurd que ama a injustiça conseguiu através do deus dela (mamon), o monopólio em angola… O que será que rolou nos bastidores entre o poder politico de angola e a iurd???

      • Jgmix, A Iurd tem ligacoes muito fortes com o poder local em Luanda e outras cidades em Angola. Muitos prefeitos e vereadores foram eleitos com ajuda dela e a Record la’ lidera a audiencia.. Ate’ o presidente da republica ( um ditador que esta’ no poder ha’ 33 anos) de vez em quando aparece num culto deles..

        Com seu dinheiro sujo a Iurd so’ nao compra a consciencia daqueles que nao colocam a venda sua honra e a dignidade..

    • ENTENDAM PQ A IURD SAIU GANHANDO EM ANGOLA…

      Esse jornalista angolano ja’ antevia porque a IURD sairia ainda mais fortalecida dessa tragedia que ela mesma patrocinou.. O dinheiro da Universal compra os principes deste mundo..

      A Igreja Universal do Reino de Deus e o Poder de Jose Eduardo dos Santos
      por MAKA ANGOLA , JANEIRO 7, 2013

      Por Alfredo Muvuma:

      A tragédia ocorrida na noite da passagem de ano no estádio da Cidadela, que resultou em 16 vítimas mortais e 120 feridos, ofereceu às autoridades todas as condições morais e jurídicas para pôr cobro ao charlatanismo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).

      Essa mesma tragédia poderia ser o ponto de viragem para o Estado libertar centenas de milhar de angolanos das tenebrosas teias desta organização pseudo-religiosa.

      Mas, lamentavelmente, tudo se encaminha para que a seita fundada pelo brasileiro Edir Macedo saia mais fortalecida do sangrento episódio por si promovida.

      A criação da Comissão de Inquérito pelo Presidente da República é um claro indício de que as autoridades angolanas não têm o menor interesse em indispor a IURD.

      Hipoteticamente, quer pela sua representação em termos eleitorais quer pelo seu poderio económico-financeiro, as autoridades angolanas acabam demonstrar publicamente o seu temor e reverência face à seita brasileira.

      No pior dos cenários, a IURD e os seus líderes serão confrontados com uma simbólica reprimenda no sentido de “reforçarem as medidas de segurança” e de “criarem condições para que tão dramáticos e dolorosos acontecimentos nunca mais voltem a repetir-se”, como se lê na nota de condolências da Presidência da República.

      A Comissão de Inquérito criada pelo Presidente da República é um artifício que persegue dois objetivos simultâneos. Por um lado, dar algum “conforto” às vitimas da tragédia e aplacar a ira e a indignação da sociedade. Por outro, procura ganhar tempo para, depois, assegurar à IURD que não irá sofrer nenhumas consequências pela tragédia por esta provocada.

      Nos termos do despacho presidencial, a Comissão de Inquérito deverá apresentar a José Eduardo dos Santos, no prazo de 15 dias, um relatório dos seus trabalhos. Além do ministro do Interior, que a coordena, e da ministra da Cultura, vice-coordenadora, a comissão integra ainda os ministros da Administração do Território, da Justiça, Saúde e da Juventude e Desportos.

      Ao total de seis ministros, junta-se ainda o governador de Luanda. Esses dignitários deverão apoiar-se num grupo técnico, que além do secretário de Estado que o coordena, ainda tem de escolher os restantes integrantes.

      Quando, finalmente, os seis ministros conseguirem compatibilizar as respectivas agendas com a do governador de Luanda para a primeira das muitas reuniões da Comissão de Inquérito, provavelmente já terá sido consumida mais de metade do prazo dado pelo PR. E quando todos os integrantes da comissão estiverem juntos para a reunião com os membros do grupo técnico, é quase seguro que isso acontecerá já depois de expirado o prazo presidencial. E nessa altura já estará a desaparecer a onda de indignação face à tragédia ocorrida no estádio da Cidadela.

      José Eduardo dos Santos criou uma estrutura para, em 15 dias, conseguir aquilo que Polícia Nacional levou menos de 24 horas a fazer para apurar as causas da tragédia.

      Em comunicado, a Polícia Nacional incluí entre as razões do desastre, a distribuição, pela IURD, de material propagandístico com promessas de cura e resolução de males como inveja, feitiçaria, dívidas e miséria. Atraídos pela enganosa publicidade, milhares de angolanos, provenientes de várias províncias do país, acorreram à Cidadela Desportiva, o que “causou excessiva lotação na parte interior” do estádio.

      O Ministério do Interior revela também que a IURD dispensou os “planos operacionais” que a Polícia e o Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros conceberam para o que se supunha ser uma cerimónia religiosa.

      No mesmo comunicado, o Ministério do Interior anunciou ter ordenado à Direcção Nacional de Investigação Criminal (DNIC) a abertura de um inquérito para apurar as responsabilidades pelo ocorrido. Os resultados desse inquérito seriam submetidos ao Ministério Público.

      Em suma, o Ministério do Interior sintetizou o que a todos parece óbvio – a responsabilidade da IURD. E era no sentido da responsabilização incondicional da IURD que se encaminhavam as expectativas da sociedade.

      A criação de uma Comissão de Inquérito veio, porém, mostrar que o Presidente da República tem outros planos.

      Ninguém duvide. José Eduardo dos Santos dará ao relatório exigido à nova Comissão de Inquérito o mesmo destino dos relatórios das centenas de comissões de inquérito que vem criando ao longo dos seus 33 anos de poder: a gaveta da sua secretária ou o balde de lixo.

      No fundo das gavetas ou nos trituradores de papel jazem os relatórios e restos dos inquéritos mandados instaurar pelo PR, na sequência de desastres aéreos e outros episódios que enlutaram o país.

      Em situações embaraçosas, o modus operandi de José Eduardo dos Santos tem sido invariável.

      A inclusão do governador de Luanda na actual Comissão de Inquérito é uma prova adicional de que José Eduardo dos Santos não está interessado em apurar responsabilidades e confrontar a IURD.

      A seita de Edir Macedo tem andado de mãos dadas com o Comité Provincial do MPLA de Luanda, dirigido pelo mesmo Bento Bento. A IURD e o CPL do MPLA gabam-se publicamente da parceria que os une. Bento Bento é um dos fiéis mais influentes da referida seita.

      Não há muitas voltas a dar. Se estivesse interessado no completo apuramento dos factos e na posterior responsabilização criminal dos promotores da tragédia, o Presidente da República só teria de fazer o óbvio. Teria encorajado o Ministério do Interior, através dos seus órgãos especializados, a prosseguir com o seu trabalho. Competiria, depois, ao Ministério Público o passo seguinte, ou seja, determinar se haveria ou não lugar a responsabilização criminal da IURD.

      Lamentavelmente, parece não ser esse o caminho escolhido por José Eduardo dos Santos. Tudo indica que as vítimas e seus familiares poderão nunca ver atribuídas responsabilidades pela tragédia do fim de ano, por iniciativa política do Presidente da República.

    • É muito triste CONSTATAR que o poder econômico prevalece e contribui para a INJUSTIÇA!
      E alem de tudo, ainda lhe é dado o monopólio sobre as demais denominações.
      Acho que alguém precisa avisar o pessoal da IURD que eles tem que mudar o script de PERSEGUIDOS e oprimidos para OPRESSORES!
      O evangelho de JESUS espera os sinceros de coração… Quem quer VAI, quem não quer fica na IURD!

  13. Na revista "Veja" desta semana há uma pequena nota sobre Valdemiro Santiago buscando apoio político com o governo federal, pedindo intercessão a favor de sua organização em Angola e Moçambique que tem restrições com grupos neopentecostais, exceto a universal que tem a força política e a TV Record como aliado da máxima diretiva daquele país, em troca de apoio político num futuro próximo ao candidato que o PT indicar para o cargo de Presidente da República, é um toma-lá-dá-cá em que edir já é o queridinho máximo, tanto cá, como lá, xô satanás!

  14. Veja o vídeo onde pessoas morreram em evento da IURD em Angola e pergunte-se porque mesmo assim a IURD está monopolizando a a fé na Angola?!!! Tem ou não tem jogada nisso? Como pode a igreja causadora de uma tragedia dessas conseguir privilégios do governo? É muta treta!!



    Assine o Canal
  15. Sou ateu, e sou racional, gostaria de questionar os críticos da Religião, o que vocês tem a oferecer com suas opiniões ofensivas e de critica? Se vocês tem algo melhor a oferecer, ofereçam, pois só o que vejo são os mesmos ineptos criticando e apontando defeitos e erros de quem está tentando alguma coisa, mesmo errando, mas está tentando, o que vocês inúteis já fizeram para tentar ajudar os então incautos religiosos? Falar mal, perseguir, mostre-lhes os defeitos, mas junto tragam a solução, se igreja ou religião x não condiz com o certo, diga-lhes: vão para igreja y ou para religião tal, mas tenham respeito com a crença, seja esta qual for, dos outros, acredito no que eu quiser, mas respeito qualquer um com crença diferente da minha, pois é assim que somos pessoas melhores.

DEIXE UMA RESPOSTA