“Não deixe ninguém desprezar você porque você é jovem, mas dê um exemplo para os crentes na fala, na conduta, no amor, na fé e na pureza”, diz a Bíblia em 1 Timóteo 4:12. É com base nesse versículo que a organização Focus on The Family organiza anualmente o evento “Bring your Bible to School Day” (“Dia de Trazer sua Bíblia para a Escola”, em tradução livre).
A iniciativa teve a sua primeira edição em 2014, quando participaram 8.000 alunos. Apenas seis anos depois, na edição desse ano (2019), o número de alunos inscritos no evento chegou a 500.000 mil.
“Os estudantes cristãos têm uma poderosa voz de esperança em sua escola! Na Bíblia, geralmente são os jovens que lideram o caminho para o seguimento da sua cultura, fornecendo um exemplo de ousadia espiritual e adotando uma posição corajosa por sua crença em Deus”, diz o site oficial da organização.
“Vemos isso nos livros de Daniel e Ester, que contam as histórias de um jovem homem e mulher que, apesar de jovens, tiveram a coragem de compartilhar a verdade e o amor de Deus com uma cultura incrédula”, acrescentam os organizadores.
O jornal Fox News noticiou sobre o evento, realizado anualmente no dia 3 de outubro em todo os Estados Unidos, apontando a omissão da mídia sobre o ato. Em contrapartida, um protesto de alunos sobre a “crise climática” ganhou repercussão nacional, com o apoio das escolas e imprensa.
“Os esforços desses estudantes para expressar livremente sua fé receberão níveis iguais de apoio das escolas e cobertura brilhante da mídia?”, questionou Jim Daly em sua coluna de opinião.
Celebração da liberdade religiosa
Um dos objetivos propostos pelo Focus on The Family é a celebração da liberdade religiosa nos Estados Unidos, algo de extrema importância no atual contexto, onde o aumento de casos de hostilidade aos cristãos têm aumentado no país.
“À medida que aumentam os níveis de censura e punição pelos valores cristãos, os alunos devem se sentir habilitados a expressar sua fé por causa das liberdades que recebemos”, diz a organização.
Os alunos que participaram do evento se inscreveram no site da organização. Eles receberam um guia de informações sobre direitos legais, orientações sobre como proceder, além de cartazes e outras mídias impressas sobre a iniciativa.
“Este dia é um movimento nacional para incentivar os estudantes de todos os EUA a expressarem sua crença na verdade da Palavra de Deus e a demonstrar o amor de Cristo”, conclui a entidade.