A Universidade Metodista de São Paulo acolherá, no próximo dia 1 de novembro, o I Encontro de Confessantes da Tradição Wesleyana. O evento terá como tema central “Consolidar, Avançar e Agir pela Identidade Metodista” e dele devem participar 130 pastores, teólogos, estudantes de Teologia e leigos.
O encontro de São Paulo tem como objetivo fomentar o diálogo para a afirmação de uma identidade metodista voltada para os desafios atuais da sociedade brasileira.
“Na medida em que metodistas não percebem mais a sua ‘identidade’, fica evidente que há entre nós o domínio da religiosidade mercadológica, desprovida de qualquer compromisso com o Jesus Histórico ou com o Cristo da Fé”, ressaltam os coordenadores do encontro.
Segundo um dos organizadores do encontro, Jaider Batista da Silva, é preciso superar a prática de rotulações, evitando reeditar antigas terminologias que ainda hoje procuram enquadrar pessoas e grupos. “Definições como ‘carismáticos’, ‘ progressistas’ e ‘conservadores’, são de outra época”, enfatizou.
O I Encontro de Confessantes da Tradição Wesleyana ocorrerá um dia após o encerramento da Semana de Estudos Teológicos, promovido pela Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) sob o tema “Vida, Esperança e Justiça”, e terá a presença do teólogo alemão Jürgen Moltmann.
Organizada virtualmente, a Rede Metodista Confessante é composta por um grupo de pessoas interessadas com a situação do protestantismo brasileiro e, de forma particular, com os reflexos produzidos dentro da Igreja Metodista do Brasil.
Fonte: ALC