A vereadora evangélica Sonaira Fernandes (Republicanos) foi nomeada como secretária Estadual de Políticas para a Mulher no governo Tarcísio de Freitas.
O anúncio foi feito pelo governador ao final dos trabalhos de transição de governo, encerrados na última quarta-feira, 21 de dezembro. Além de Sonaira Fernandes, o secretariado de Tarcísio contará com outros 22 nomes, sendo cinco mulheres no total.
De acordo com informações da Folha, a pasta comandada por Sonaira Fernandes irá tratar de temas voltados à saúde da mulher, combate à violência e empreendedorismo.
“Com muita gratidão e alegria recebo esta nova missão de assumir a Secretaria de Políticas para a Mulher. Agradeço ao governador Tarcísio Freitas pela confiança. É uma honra servir ao povo de São Paulo. Que Deus continue nos guiando e fortalecendo! Quero agradecer também ao presidente Jair Bolsonaro e ao deputado federal Eduardo Bolsonaro pelo constante apoio na minha caminhada política. Vamos continuar lutando pela família!”, comentou a futura secretária estadual nas redes sociais.
A ascensão política da atual vereadora é meteórica: em 2014 era estagiária na Polícia Federal e foi selecionada por Eduardo Bolsonaro para ajuda-lo na campanha a deputado federal. Após a eleição, foi sua assessora e em 2018 colaborou com a campanha vitoriosa de Jair Bolsonaro para a presidência. Em 2020 foi eleita vereadora na capital paulista em sua primeira tentativa, e agora chega ao governo estadual como secretária.
Conservadora, Sonaira é opositora ferrenha do aborto e combate o feminismo e a ideologia de gênero. Em seu mandato na Câmara Municipal, apresentou projetos de lei que têm tramitação avançada para combater a doutrinação infantil nas escolas, proibir a exibição de materiais eróticos ou pornográficos a alunos, banir a linguagem neutra, entre outros.
O posicionamento combativo lhe rendeu o rótulo de “vereadora da família em São Paulo”, o que tem motivado irritação nos políticos de esquerda na cidade. Nas redes sociais, ativistas estão se referindo a ela como “Damares 2.0”, em referência à ex-ministra evangélica do governo Bolsonaro, que foi eleita senadora.
Com muita gratidão e alegria recebo esta nova missão de assumir a Secretaria de Políticas para a Mulher. Agradeço ao governador Tarcísio Freitas (@tarcisiogdf) pela confiança. É uma honra servir ao povo de São Paulo. Que Deus continue nos guiando e fortalecendo! pic.twitter.com/D2XOIS2ePv
— Sonaira Fernandes (@Sonaira_sp) December 22, 2022