Ministério Público abre inquérito para investigar e responsabilizar ateus que queimaram Bíblia

38

O caso da queima de uma Bíblia na Universidade Federal do Acre (UFAC) não deverá passar impune. O Ministério Público (MP) abriu um inquérito civil para apurar as circunstâncias do gesto feito durante um encontro de ateus.

O promotor Marco Aurélio Ribeiro, da Promotoria Especializada de Defesa dos Direitos Humanos, assinou a portaria publicada no Diário Oficial do Estado do Acre da última segund-feira, 11 de maio.

No documento, o MP enfatiza que a investigação deve ser feita para que se obtenha “esclarecimento do fato objeto da investigação e identificação precisa dos autores, bem como para o exercício das atribuições inerentes às funções institucionais do Ministério Público, deverão ser colhidas todas as provas permitidas pelo ordenamento jurídico, tais como depoimentos, certidões, relatórios e documentos”.

A polêmica veio à tona depois da divulgação de um vídeo em que o estudante Roberto Oliveira queima um exemplar da Bíblia Sagrada no palco do encontro de ateus, no campus da UFAC. Um dos organizadores do evento, o militante petista Felipe Zanon, chegou a afirmar que queimaria outra Bíblia se houvesse retaliações ou sanções aos eventos culturais da UFAC.


De acordo com informações do G1, o promotor Ribeiro destacou que “a religião constitui um dos elementos fundamentais em sua concepção de vida e que, portanto, a liberdade de religião deve ser integralmente respeitada e garantida”.

O episódio, segundo o promotor, deve ser apurado para que as conclusões da investigação permitam “adotar todas as medidas necessárias para a rápida eliminação de intolerância em todas as suas formas e manifestações, com o intuito de prevenir e combater a discriminação por motivos de religião”.

A abertura do inquérito pelo MP responde a um clamor social de indignação com a manifestação dos jovens estudantes ateus. Dentre os que se manifestaram sobre o caso, está o pastor e deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP), que havia solicitado ao Ministério Público que investigasse o caso.

38 COMENTÁRIOS

  1. É isso aí, tem que investigar mesmo, pois se fosse um evangélico quebrando uma santa, já estaria preso há muito tempo. Se ele foi homem para fazer isso, tem que ser também para arcar com as consequências. Há e antes que alguém venha dizer que eu tenho ódio no coração, eu vou dizer, que quem ama disciplina, Deus nos disciplina, a mãe disciplina o filho pois o ama e quer o melhor pra ele. Então é isso que está faltando, disciplina, o povo anda muito sem educação, e isso é muito feio.

  2. Muito bem deve investigar., o MP também deve abrir inquérito contra a rede record.. Que anos atrás chutou a imagem da virgem maria ., e de uma herega que quebrou imagens sacras em Minas Gerais., cadeia nesses hereges safados.,

    • Lopes,

      O bispo que chutou foi condenado, todos os que agem contra as imagens respondem por seus atos.

      Parece que tá passeando em disco voador, aterrize, meu caro.

  3. Livros não foram feitos para serem destruídos, queimados, mas lidos, examinados, defendidos, refutados, guardados e protegidos em bibliotecas. Todavia, no caso em questão, e sem aprovar o gesto do rapaz, posto que no mínimo desrespeitoso para com os sentimentos dos devotos cristãos e judeus, é preciso considerar o que é, juridicamente falando, vilipêndio de objeto de culto, pois, a Bíblia é, obviamente, um livro, e livros, se são de aquisição e uso particular, não constituem, falando em tese, objeto de culto. Observe, neste sentido, a seguinte citação:

    “é indispensável que os objetos do culto estejam destinados ao culto pois, se se encontrarem expostos à venda, não tipificará o crime.” (BITENCOURT, 2009, pág. 790).

    Em tempo: leio muito a Bíblia, livro sagrado de judeus e cristãos, como leio também escrituras sagradas de outras religiões, tais como o hinduísmo, o budismo, o jainismo, entre outras, e essa semana vou comprar um exemplar do Alcorão, pois ainda não adquiri esse livro sagrado.

      • Com certeza os magistrados aplicarão o que esta na lei, Carlos, e assim deve ser. Sou super contra o vilipêndio religioso, mas é preciso caracterizar muito bem, sob risco de se cometer injustiças e violar a liberdade de expressão.

    • Sandro,nesta eu ti apoio,acho importantíssimo,você desde já saber o seu futuro,sem mesmo fazer adivinhações, consultar videntes,bola de cristal, espíritos dos mortos que vocês invocam, acreditam lhes trazer mensagens,mas que são diretamente do pai de vocês o (diabo),sabendo-se que a meta deles é a expansão na America do Sul e outras regiões,e que tem mostrado um crescimento muito acima do normal,ai então nos assistiremos vocês,pegarem o Alcorão,rasgarem, queimar,apelidar eles como fazem com os evangélicos,entrarem nas sinagogas com as suas roupas imorais,interromper as orações, dois homens ou duas mulheres,beijarem dentro das sinagogas e outras coisas baixas quem vem através do homossexualismo,porque para eles o profeta Maomé é intocável em qualquer parte do mundo,não há divisão territorial, um exemplo foi o da França,ou vocês mudam ou mudam,com eles não tem gracinha,ai então vocês conhecerão o que é fundamentalismo e ficará por isso mesmo,(tenha uma boa empreitada em sua leitura). Quanto a nos cristãos já estamos acostumados a sofrer perseguições,uma a mais uma a menos não nos fará diferença. (diga ao grupo aproveitem enquanto é tempo).

  4. E apesar disso tudo…dessa discordia toda…o meu Deus mandou seu unico filho para morrer por mim por vocês e até por esse pobre coitado …acreditem ou não. ..eu ESCOLHI acreditar.

  5. Só para esclarecer ateísmo é ausência de crença na existência de Divindade e naquele vídeos em que mostra aquela pobre alma queimando a biblia pude perceber em minha humilde observância que outra pobre alma estava Fazendo sinal que é um simbolo de uma certa crença. ..oops…crença, crer, divindade andam juntos. ..vai saber!

  6. que estes burros e ignorantes sejam punidos legalmente na foma da lei segundo o art.208

    Art. 208 – Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso:

    Pena – detenção, de um mês a um ano, ou multa.

    Parágrafo único – Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência.

  7. No século passado década de 70, certa vez ouvindo o Pastor Rex Humbard EUA, Disse: “35 homens queimaram a bíblia, em 5 anos todos morreram e nenhum de morte natural” tomara que não aconteça o mesmo.

    • tomara nada xará, DEUS vai tratar com ele do jeito dele pode esperar, não precisamos mover uma palha, Deus não se deixa escarnecer, horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.

    • Respondendo processo também, assim como tua igreja está pagando perante o Deus altíssimo seja por queimar livros seja por queimar gente, e exigir que judeu se converta ao catolicismo.

      Ou seja, não teve tribunal terreno pra ela, face mandar em tudo, mas teve o justo juízo de Deus que já está operando, ou você acha que essa história de pedofilia não é obra divina em seu julgamento, colocando tua igreja em descredito?

  8. Ateus nada, é um bando de atôa, sem o que fazer. Poderia pelo menos procurar uma lavagem de Roupas, limpar as ruas, lavar banheiro de rodoviária, apanhar cocô é pra isso que servem, nada mais.

  9. Sandro, quando lhe disse que lhe convém ler o Alcorão,para você saber o que lhe espera sem nenhuma surpresa eu ti falei serio,não estava brincando ou lhe criticando,para você se saber, um pouco mais do seu futuro, e de outros que seguem o seu caminho,leia a reportagem que saiu na Globo ontem,12/05/15,com relação ao fotografo brasileiro Gabriel Chaim, que foi deportado que estava preso com outros presos, quando ele diz :
    Em relato ao G1, Chaim deu detalhes sobre o lugar onde ficou detido desde a última sexta-feira (8) na capital turca, em um prédio de um órgão ligado ao ministério do interior da Turquia. Ele contou que dividiu a cela com cerca de 40 membros do grupo terrorista Estado Islâmico (EI).
    “Essa prisão é para pessoas que tentam cruzar a fronteira. Tinha só uma cela feminina e outra masculina, cada uma com cerca de 100 pessoas. Lá dentro tinha iraniano, afegão, gente de toda a região”, disse.
    “O pessoal do Estado Islâmico ficava de um lado. Todo mundo tinha muito medo deles. Quando eles iam fazer oração, cinco vezes por dia, todo mundo ficava em silêncio, a TV era desligada. Foi um inferno”, completou.

    Chaim diz que foi levado à cela de madrugada, junto com o fotógrafo alemão que também foi detido com ele. “Logo que entramos os outros presos quiseram saber de onde a gente era e falaram para tomar cuidado, para não falar que tínhamos estado na Síria porque tinha gente do EI lá dentro. Naquela hora eles estavam dormindo”, diz.
    Segundo o fotógrafo, o fato de ele ser brasileiro contou a seu favor. “Os iranianos logo nos puxaram para o lado deles para nos proteger. Eu já fui ao Irã, e também tem o lance de times de futebol”, afirma. Isto relatado por um brasileiro,Será que vocês terão coragem de chegar para eles,falar mal do profeta dele?,mandar para de fazer as orações por esta incomodando vocês?chama-los de fundamentalistas,discriminadores,alineados,queimar o Alcorão e dizer que queimará outros?dizer que não esta arrependido e capaz de fazer tudo de novo?Será que vocês são capazes de chegar na sinagoga,interromper as orações deles com dois homens ou duas mulheres se beijando e dizendo que pode fazer porque a lei permite?tudo isto e muito mais que vocês fazem com os cristãos evangélicos, então,ficarei na poltrona só assistindo.Olha que ele é só um fotografo que estava cobrindo uma matéria jornalistica,e você!.

  10. ELE TEM SORTE QUE NOIS CRISTÃO NÃO SOMOS COMO OS MUÇUMANOS SE NÃO ELE TAVA MORTO ESSA HORA NÃO SÓ ELE MAIS A FAMILIA TODA, QUERO VER SE ELE TEM CORAGEM DE FAZER ISSO COM O LIVRO DOS MUÇUMANOS,

  11. A educação toda foi substituída gradualmente por uma doutrinação socialista, naturalmente você verá jovens desfilando com camisetas do assassino Che-Guevara , Fidel Castro, etc, etc. Ódio é incitado a todo momento contra as religiões, só poderia dar nisso e o pior ainda está por vir.
    Veja a carta final INWO e entenda o que os donos deste mundo tem preparado para as ovelhas e que seus ‘pastores’ mercenários escondem de você.

DEIXE UMA RESPOSTA