Ao comentar sobre as recentes dificuldades do sistema elétrico brasileiro, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, deu a entender que o Governo Federal está à espera de uma providência divina, apesar de ter prometido um reforço no fornecimento de energia para as regiões mais afetadas pelo apagão. Braga afirmou que “Deus é brasileiro e vai fazer chover”.
Para explicar parte das dificuldades do sistema elétrico, o ministro citou a falta de chuva dos últimos dois anos, e mostrou ter fé de que Deus iria resolver a situação que vem se agravando no país.
– Deus é brasileiro e vai fazer chover e aliviar a situação dos reservatórios de água no Sudeste – afirmou o ministro em coletiva sobre a crise energética que assombra o Brasil.
– Deus é brasileiro, nós também temos que contar de que Ele vai trazer um pouco de umidade e um pouco de chuva para que a gente possa ter mais tranquilidade ainda – completou Eduardo Braga, segundo o G1.
Apesar de esperar por uma intervenção divina, o ministro reconheceu que, se não houvesse atrasos em obras de grandes hidrelétricas na Região Norte, como Belo Monte e Jirau, a situação da geração de energia estaria diferente.