Anunciar o evangelho de Jesus Cristo aos quatro cantos do planeta é o foco de vida dos missionários Travis e Beth Burkhalter, da Junta de Missões Internacionais da Igreja Batista. Eles, assim como milhares de outros pelo mundo, estão cumprindo a Grande Comissão descrita no livro de Mateus 28:19-20, como está escrito:
“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”
O cumprimento dessa promessa tem sido constatado pelo trabalho dos missionários numa tribo isolada da Colômbia, a do povo indígena Embera. Os membros dessa aldeia nunca haviam tido contato com a Palavra de Deus, mas essa realidade vem mudando.
Como o idioma da tribo não possui versão escrita e não há outro semelhante, sendo ensinado apenas por transmissão oral, o trabalho dos missionários tem sido um grande desafio, mas algo que eles estão superando a cada dia.
“É uma tarefa assustadora, mas estou extremamente motivado porque sei que as almas estão na balança”, disse Travis, segundo informações da International Mission Board, uma organização missionária filiada à Convenção Batista do Sul, nos Estados Unidos.
Histórias bíblicas
Já são três anos de trabalho com o povo da tribo Embera, e só agora os frutos estão aparecendo. Parte disso se deve ao sucesso da abordagem feita pelos missionários. Eles utilizam as situações do cotidiano para transmitir as lições bíblicas.
“Fazemos histórias bíblicas cronológicas, o que significa que começamos com as histórias iniciais e percorremos a Bíblia. Eles nunca ouviram a história da criação, nunca ouviram falar de Adão e Eva”, explicou Travis.
Como resultado, uma mulher Embera se converteu a Cristo, em abril. Ela foi a primeira pessoa da tribo a entregar sua vida ao Senhor e a se batizar, para a alegria dos missionários e a festa nos céus.