A luta contra a exploração sexual infantil em Fortaleza (CE) por parte de um grupo missionário alcançou um feito inédito e simbólico, com a realização de um culto dentro de uma boate, a convite dos proprietários do espaço.
A capital cearense, infelizmente, vem se tornando conhecida como um destino de turismo sexual, com exploração de crianças e adolescentes. Para mudar essa realidade, os missionários do Iris Fortaleza vêm desenvolvendo ações com as meninas que se prostituem, levando a palavra do Evangelho.
O culto aconteceu em uma boate na Praia de Iracema, foco da exploração sexual na cidade, depois de quatro anos de trabalho evangelístico e celebrações ao ar livre.
“Ficamos surpresos com o agir de Deus e empolgados com a possibilidade. Deus agiu de uma maneira sobrenatural, e conseguimos alcançar o coração de Deus para aquele lugar, tanto que hoje já realizamos o segundo culto no local”, comentou um dos missionários, em entrevista ao site Tribuna do Ceará.
Parte das ações dos missionários é voltada à conscientização sobre o tráfico humano, dando assistência a meninos e meninas que vivem nas ruas, oferecendo a chance de mudar de vida, estudar e conseguir um emprego, no caso dos que já têm idade para isso.
Durante a última Copa do Mundo, Fortaleza recebeu jogos e um grande fluxo de turistas, e a atenção dos missionários foi dobrada para evitar que mais pessoas fossem vítimas do tráfico humano.
Em um caso específico, uma menina disse que havia recebido oportunidade de trabalho no México e estava pensando em se mudar. Os missionários precisaram intervir na situação: “Oramos para ver uma maneira de Deus agir naquela situação, sabendo dos riscos que ela e nosso time estaria correndo. Dois de nossos missionários resolveram conversar com o homem para ver as suas intenções. Nesse tempo, oramos sobre a vida dele e pedimos que Deus se revelasse a ele de alguma maneira. Depois de uns dias fomos surpreendidos com um testemunho impactante. O rapaz revelou suas intenções sobre o tráfico e disse que não podia fazer aquilo com a jovem por ter recebido uma revelação de Deus”, relataram.
O grupo missionário Iris Fortaleza faz parte da Iris Global, fundada por Heidi e Rolland Baker, sediada em Moçambique, e com projetos semelhantes ao de Fortaleza em diversos países.