O novo recorde de bilheteria de filmes produzido no Brasil foi estabelecido, mas ainda não solidificado: Nada a Perder – Contra Tudo, Por Todos superou o longa-metragem Os Dez Mandamentos e se tornou o filme com maior arrecadação.
Até o último final de semana, Nada a Perder vendeu 11.446.075 ingressos, superando o antigo recordista – também produzido pela Record -, que tinha 11.183.219. O terceiro colocado continua sendo Tropa de Elite 2, com 11,1 milhões de espectadores.
Nada a Perder é inspirado na trilogia de livros homônimos, escrita pelo jornalista Douglas Tavolaro, a partir dos relatos do bispo Edir Macedo sobre sua jornada de vida como homem, líder religioso e empresário.
Os dados sobre o recorde de venda de ingressos são da consultoria ComScore, que faz o monitoramento do mercado de cinema no Brasil. Segundo o jornalista Tiago Dias, do Uol, “a dobradinha no topo da lista era a grande meta da Record, que não se privou de usar uma verdadeira estratégia de guerra para alcançar” o objetivo.
“A campanha envolveu não apenas o braço jornalístico da Record, como toda a programação da emissora, que dispensou seu elenco para falar sobre o filme. O resultado foi uma produção que já somava 4 milhões de ingressos vendidos antes mesmo da estreia”, acrescentou Dias.
Há, no entanto, a suspeita que as vendas de ingressos estejam sendo manipuladas pela Igreja Universal do Reino de Deus. O portal Uol apurou que há fiéis da denominação oferecendo ingressos com transporte gratuito nas redes sociais, o que desperta a dúvida se os ingressos estariam sendo comprados pela igreja para distribuição entre frequentadores.
Muito antes do recorde ser batido, a Universal divulgou uma nota acusando a mídia de se valer de uma postura perseguição para prejudicar o lançamento: “A mídia, os produtores e promotores destas fake news tentarão, de todas as formas, espalhar que o êxito do filme foi manipulado, que os ingressos teriam sido comprados pela Universal e distribuídos aos fiéis. É mentira! O que existe é a mobilização espontânea de grupos e de membros da Universal, que se organizaram para que o maior número de pessoas tenha chance de assistir ao filme”.