Namoro integral: pastor comenta nova tendência de relacionamento de jovens cristãos regado a sexo

36

Que a tradição evangélica desaconselha o sexo fora do casamento, todos sabem. E que existem movimentos que se esforçam para realçar as vantagens de esperar pelo casamento para conhecer o sexo, também. O que é novidade é o movimento que vem ficando conhecido como “namoro integral”, em que jovens evangélicos já combinam, antes de o relacionamento começar, que o sexo não será evitado. Muito pelo contrário.

O pastor Renato Vargens, da Igreja Cristã da Aliança, publicou um artigo narrando uma experiência recente relacionada ao “namoro integral” e lamentou as relativizações que vêm acontecendo entre os evangélicos.

“Outro dia soube de uma moça que disse que prefere ficar sem namorado a namorar alguém da igreja, visto que todos os jovens de sua igreja que a procuram para um relacionamento afetivo desejam um namoro integral. Curioso com a fala da menina perguntei o que significava namoro integral, o que me foi respondido, namoro regado a sexo”, contou o pastor.

Vargens destaca que essa prática, na sociedade em geral, “é natural”, mas se espanta com o surgimento de uma cultura como essa na igreja: “Definitivamente o pecado tem sido relativizado entre os crentes. Confesso que assusta-me a forma, por exemplo, com que os jovens têm desenvolvido seus namoros. Em nome de uma espiritualidade libertina, inúmeros adeptos do sexo livre não veem nada demais em que os jovens antes do casamento se relacionem sexualmente uns com os outros”, escreveu.


O pastor destaca que “as Escrituras condenam o sexo antes do matrimônio” e que “como cristãos não devemos tomar a forma desse mundo, trazendo para igrejas comportamentos que ferem a santidade de Deus”.

Em sua conclusão, Renato Vargens observa que “não devemos nos curvar diante da imoralidade que tem destruído parte da sociedade brasileira” e “como discípulos de Senhor, temos por missão anunciar a esta geração os valores e pressupostos bíblicos”.

36 COMENTÁRIOS

    • Para muitos a virgindade é requerida só da mulher, Hildo. O maior medo de muitos pais é saber que sua filha transa, mas se enche de orgulho se seu filho for um pegador, mesmo que seja para pegar a filha do vizinho. Na sociedade patriarcal e machista, um rapaz de uns 20 anos e virgem é tido como veado, mas a moça, se não for virgem, é tratada como uma ordinária. Essa norma a juventude de hoje esta mudando, pois os jovens são mais instruídos e “cabeças”.

      • Em tempo: antes que alguém se irrite com a expressão “veado”, que usei apenas como um recurso de linguagem, quero deixar bem claro que eu também sou um “veado”. kkkk

        • RAPAZ ISSO VARIA MUITO, O CERTO DA HISTORIA E O SEXO SO DEPOIS DE CASAR, MAS NO FOGO DA HORA O INCENDIO PEGA E SO APAGA QUANDO SO TA AS CINZAS!

          (COISA BOOOOOOAAAAAAAAAAAA)
          (YAAAHHHOOOOOO)

          MAS CONCORDO CONTIGO SOBRE O RESPEITO E ACRECENTO:
          A RESPONSABILIDADE MUTUA.

          SE TRANSOU PQ GARANTIU UMA VIDA UNIDA ENTAO ASSUMA O RESTO DO ACORDO PRO RESTO DA VIDA ATE QUE A MORTE OS SEPARE!

          AMEM!

          |

          JA QUEM E VADIO(A) DE VIDA LOUCA TA NEM AI PRA ELE(A)!

      • É verdade, são mais instruídos e cabeças…de vento. Na sociedade podre de hoje esse quadro citado por você já “evoluiu” bastante agora as meninas falam abertamente que “pegaram” tantos meninos e outros disparates.

  1. O ensinameno bíblico sobre evitar o sexo antes do casamento é claro nas escrituras. Porém, Deus não obriga. Ele exorta, recomenda e as igrejas que querem seguir a palavra de Deus também aconselham os membros da mesma forma.

    Se alguém quer contrariar esse ensino, que faça. Mas faça sabendo que está errado; que não agrada a Deus. É o mesmo caso da homossexualidade, por exemplo.

  2. “Em nome de uma espiritualidade libertina, inúmeros adeptos do sexo livre não veem nada demais em que os jovens antes do casamento se relacionem sexualmente uns com os outros”, escreveu.”

    É impressionante como evangélicos estão sempre confundindo sexo fora do casamento, bem como homoafetividade, com libertinagem. Não tem nada disso, pois sexo, feito com um parceiro só, com amor, cuidados, carinho e fidelidade de forma alguma constitui “libertinagem”, mas uma prática de amor saudável e que, inclusive, ajuda os jovens a se conhecerem melhor, pois experiência muito ruim é se casar virgem e descobrir que não há compatibilidade sexual entre o casal. Sexo é prazer, é saúde, é vida, e todos, desejando, podem praticar, não esquecendo fatores como: amor, carinho, cuidados, fidelidade, etc.

    • Sandro
      Vc “burla” a palavra de Deus, quer dizer que Deus o Criador, que é Santo, Santo, Santo… fez o lacre (hímen), da virgindade na mulher por uma brincadeira? Não queira se justificar a si mesmo em concordar com o sexo ilícito. Lamentável! Hoje em dia, na maioria dos casamentos ocorrem fora do padrão de Deus, ou seja, quase por unanimidade uma moça quando vai se casar já conhece uma porção de homens e da mesma forma os homens, uma porção de mulheres.
      Não estou com isso querendo tirar a liberdade das mulheres e nem posso, é claro, mas essa prática é uma afronta a Deus.
      “Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos” Mateus 22:14

    • Se existe amor porque não esperar o casamento? sexo antes do casamento é libertinagem, sim, Outro absurdo é essa história de transar antes do matrimônio para verificar se existe “compatibilidade sexual” o casal virgem tem o privilégio de descobrirem juntos o sexo e com amplas possibilidades de se ajustarem ao longo da vida a dois e o melhor: com a benção de Deus! já o mundo é essa bandalheira que se vê, meninas que já transaram com dezenas de “namorados” mas sem casar com nenhum deles, casamentos onde o sexo já não tem a mínima graça pois já fizeram tudo no namoro, lua de mel atualmente só tem sentido para conhecer um lugar diferente porque o resto já se sabe de cor e salteado,,,, Lembrando que não são os evangélicos que definem imoralidade e fornicação como pecado e sim o próprio Deus.

  3. Deixem a juventude ser feliz, viver plenamente a vida. Deus é o autor do sexo e do desejo sexual, e tudo o que é feito com amor e afeto é válido. Como disse Paulo, “tudo é puro para os que são puros.”

    • Sandro
      Ninguém pode impedir esse tal de “namora integral” Acontece que pela bíblia, jamais um Pastor, puderá estorvar o dito namoro, e muito menos excluir alguém da igreja por práticas sexuais ilícitas, desde que não traga escândalos a comunidade de fé cristã, ou seja, a contaminação pecaminosa, pela prática, fique apenas entre os praticantes, mas é um dever do Pastor, em deixar bem claro que qualquer relação sexual fora do casamento, mesmo sendo entre um homem e uma mulher, é pecado e para perda da alma, se caso morra sem arrependimentos. Não há contrição para os mortos, somente em vida, Palavra de Deus.
      “Mas, se avisares ao ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniquidade, mas tu livraste a tua alma” Ezequiel 3:19

      • “… e muito menos excluir alguém da igreja por práticas sexuais ilícitas …”

        Pena que nem todos vejam assim. Na minha ex-igreja, sexo considerado ilícito é motivo de exclusão, sendo que eu mesmo, como disse aqui diversas vezes, fui excluído por ser gay.

        Sobre pecado, arrependimento, morte e o perdão de Deus, tenha em vista, Manoel, que o maior pecado é aquele praticado contra o Espírito Santo e não se trata de pecado sexual, mas de persistente ato consciente de rejeitar a Deus. Mas mesmo este pecado pode ser perdoado se a alma deixar de rejeitar a Deus e ansiar por Ele novamente em amor e sinceridade. E sobre o perdão aos mortos, Paulo fala que ao homem esta ordenado morrer uma vez vindo em seguida o juízo. Pelo juízo fica estabelecido, através da reencarnação, na outra vida, a reparação dos erros praticados. Assim, ao final de cada vida ocorre o juízo, e em cada nova vida a reparação. Cristo diz ser o mesmo ontem, hoje e para sempre e ele diz que todo aquele – e isso inclui os mortos – que for até ele não é de maneira nenhuma rejeitado.

        • Sandro
          Reencarnação é para os que acreditam uma fuga da realidade, portanto, não há reencarnação, 1 Coríntios 15:15.
          A blasfêmia contra o Espírito Santo, é sem retorno. “Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, (nunca obterá perdão), mas será réu do eterno juízo” Marcos 3:29.
          Vc diz que foi excluído da igreja, acredito! Não por ser gay, mas porque deveria está trazendo escândalos, pois quem permanece na igreja, certamente é porque deseja a libertação, talvez não foi o seu caso. Outrossim: Não há ex-igreja, o que existe é ex-crente, caso se arrependa tem perdão.

        • Criatura,Abominável e Horrenda vulgo( Sandro),não se faça de vitima,coisa que você nunca foi,as tuas palavras e as tuas atitudes são o teu testemunho,se você quer saber se a igreja pode ou não excluir um membro ou não, leia, 1 Coríntios 5:1-13 – e julgue você mesmo se pode ou não pode,dando enfase nos vs 5-12,13 e o que deve ser feito.

          1Coríntios 5:1-13 – Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem possua a mulher de seu pai.
          Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação.
          Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou,
          Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo,
          Seja, este tal, entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.
          Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?
          Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.
          Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.
          Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;
          Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.
          Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.
          Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro?
          Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai pois dentre vós a esse iníquo.
          Você foi chamado a seguir o caminho do Senhor você o rejeitou,não se arrepende,e quer o que! que DEUS negue a sua palavra por sua causa e de tantos que o rejeitou! Seria justo o Senhor negar a si mesmo por sua causa! o que você tem oferecido para alegrar o coração de DEUS? você é tão soberbo que mesmo errado ainda mente procurando induzir os outros! não se mostra arrependido do seu desvario, e esta querendo o que! o Senhor não lhe mandou fazer,a escolha foi sua,porque já não era inocente, já conhecia a palavra mas não praticava,então aguente com as consequências das suas escolhas,e não culpe a ninguém por aquilo que você mesmo decidiu.

  4. Lembro-me de uma entrevista em que a cantora Rita Lee disse que havia aconselhado sua filha a só perder a virgindade se fosse com a pessoa amada, pois só assim valeria a pena. Achei muito lindo o que ela disse, pois um ato de amor tão marcante e importante como é a primeira relação sexual, não deve ser feito de qualquer jeito, a qualquer hora, com qualquer um ainda que seja após o casamento, mas deve ser feito, antes ou após o casamento, entre duas pessoas que se amem, se queiram bem, sendo que nessa e nas outras relações o amor, o carinho, os cuidados para se evitar uma gravidez indesejada e doenças sexualmente contagiosas, bem como o respeito pelos limites um do outro, devem sempre prevalecer. Sexo é, antes de tudo, amor, e contra o amor não há lei.

  5. Para muitos, casamento para ser válido diante de Deus tem de vir acompanhado daquele pedaço de papel assinado e carimbado em Cartório. Mal sabem essas pessoas que o casamento civil é de origem romana, ou seja, secular, sendo que não consta que o mítico casal Adão e Eva tenha se unido em Cartório no paradisíaco Éden, mas se uniram apenas diante de Deus.

    A propósito, Lembro-me, quando era evangélico, de um casal de idosos que estava unido há décadas, tinham filhos, netos e os bisnetos estavam chegando, mas mesmo assim não puderam ser batizados na igreja que eu era membro porque não eram casados em cartório.

    Achei aquilo um absurdo, pois o casal em questão era, na pequena cidade, exemplo de amor, fidelidade e dedicação um ao outro. Eles já estavam unidos diante de Deus, mas a igreja achava que isso não era suficiente, que era preciso um pedaço de papel assinado e carimbado no cartório.

    • Lopes,
      Se essa prática acontece nas igrejas evangélicas, imagine nas igrejas católicos onde grande parte dos padrecos são gays e pedófilos.
      Dia 7 de novembro 2015, assisti um testemunho na Igreja Batista da Restauração, aqui na minha cidade. O ex-Padre Lourival Luiz, casado com a ex-freira, hoje, um missionário crente em Jesus, convertido na Assembleia de Deus, Paraíba PA, disse: que de uma turma de 43 seminaristas, 12 eram gays.
      Ele pregou a palavra de Deus, Gálatas 1:3-8, e Isaías 44.
      Lopes, gostaria que vc desse uma olhadinha aí mesmo na sua bíblia, citados, digo: em Gálatas e Isaías – OK, e depois comente. Graça e paz de Jesus…

      • O tal do lourival Luiz é um impostor apóstata herege safado da sua espécie., que vive de calúnias e aberrações ., é tão bom que diz em suas lorotas pelos púlpitos de lutero que traiu seus votos sacerdotais pois é dado a luxuria e ao sexo ., um cara fraco na fé que seduziu uma freira com suas lascivas sexuais.,

        Indigno de qualquer exemplo., agora está no lugar certo na fossa de lutero., latindo igual a um lobo , atrás dos muros do cemitério procurando sua próxima vítima para estripar os rins., coisas de evanjegues chacais.,

  6. SATANÁS ENTROU DENTRO DA IGREJA, O MUNDO INVADIU AS PESSOAS, MAS ESTÁ ESCRITO, QUE O AMOR DE MUITOS ESFRIARIA, E SE NÃO FOR ADIANTADA A VOLTA DE JESUS, ATÉ OS ESCOLHIDOS CAIRAM

    • Realmente esta escrito, clamando, que o amor de muitos esfriaria. O seu, por exemplo (se é que um dia você já manifestou amor por alguma pessoa), não esfriou – virou gelo, congelou.

      • meu amor se resume aos arrependidos que não é seu caso, estás descrito aqui por Paulo veja e apreenda
        Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.
        Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
        Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
        Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
        Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
        E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
        Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
        Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
        Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
        E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
        E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;
        Estando cheios de toda a iniqüidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;
        Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;
        Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;
        Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.
        Romanos 1:18-32

  7. Com certeza sexo antes do casamento n agrada a Deus, hj em dias ta tao loca a coisa que pensam que e normal pra se ganhar uma pessoa p Deus ‘aceitar td .Ai se o casal n quiser ficar mais juntos vai e se relaciona com outra. Os valores estão invertidos agrada a carne e desagrasda a Deus.
    Quando Jesus vim buscar a sua igreja cuidado ao se distrair com as coisas do mundo cochiar em dois pensamentos….na minha opiniao livre arbítrio e pra quem ta no mundo pq p quem entregou sua vida p Cristo e pra deixar de fazer suas vontades e servir a Deus.

  8. Meus amigos não é criticar, mas sou pastor e tenho visto e ouvido de membros de outras denominações que jovens estão entrando nas igrejas não para aceitar a Jesus, mas para arrumar namoradas enganando-as se dizendo cristãos, quando na verdade querem somente sexo, e mais uma astuta cilada de satanás, que não está mais tirando os crentes das denominações, mas colocando seus adeptos dentro delas e derrubando-as, falta vigilância dos dirigentes que só querem encher os templos e os bolsos e ter fama, não pregam mais bíblia, mas heresias, pregadores profissionais que na verdade são palestrantes, sem os dons espirituais, cobrando para fazer a obra, agindo contra a palavra de Deus, mas ainda existem os remanecentes. Jesus está voltando.

  9. Não acredito muito nisso. Cuidado com as generalizações. Isso foi o comentário de “uma moça”, ela acha que todos os crentes são assim. Pois está muito enganada, pois eu continuo virgem aos 46 anos (e olha que adoro mulher, sexo me faz muita falta mesmo todo dia), mas por amor a Palavra de Deus me mantive até hoje virgem, e até hoje aguardo por uma companheira, ainda vai demorar, pois não quero sexo de jeito nenhum até a noite de núpcias!

  10. Bom dia meus amados.
    Felizmente é o fim fos tempos mesmos e o cumprimento da palsvra.
    Temos q examinar e procurar a conhecer verdadeiramente a palavra de Deus mesmo, para q nn viemos a cair, jugar plo erros de muitos Cristãos.
    Felizmente seja qual for a situação ou o pecado.
    Tdos nos vmos nos dar conta. Nn concordo cm isso e outras coisas q esteja acontecendo no meio evangélico.

DEIXE UMA RESPOSTA