A evangelização é um dever de todo cristão, algo que pode ser feito de inúmeras maneiras, inclusive pelo esporte. Pensando nisso, uma organização evangélica resolveu fundar um time de futebol para alcançar a vida dos jovens no Rio de Janeiro, e a iniciativa deu tão certo que a equipe já está disputando o campeonato da Série C no estado.
Se trata do time CAAC Brasil, nome que leva a sigla da organização Centro Administrativo Apologético Cristão, uma entidade que atua em defesa do Evangelho de Jesus Cristo, fornecendo suporte à várias igrejas evangélicas da região.
Tudo começou em 2009, durante um campeonato de futebol entre igrejas. O CAAC Brasil se mostrou forte o bastante para ir além e terminou se profissionalizando em 2017, até conseguir entrar no campeonato da Série C em 2018, terminando em décimo lugar.
O pastor Ricardo Coelho, que também é o presidente do clube, explicou ao Estadão que os jogadores não são obrigados a serem evangélicos, mas que todos os valores do CAAC Brasil são pautados na Bíblia Sagrada, sendo exigido da equipe uma postura compatível com esses princípios.
“Não impomos nada a ninguém, mas tem coisas que não permitimos. Criamos uma disciplina, e essa disciplina tem sido correspondida pelos atletas, apesar de alguns não confessarem a fé”, disse Coelho.
Para o técnico Ilmar de Almeida, que também é pastor, o CAAC Brasil não é só um palco para o futebol, mas também para a transformação dos jovens que chegam ao clube, visto que muitos aprendem os valores cristãos e assumem um novo comportamento.
Almeida disse que os jogadores são ensinados a se portar “com muito preparo físico, para chegar primeiro na bola nas divididas, não ser desleal, não destratar ninguém e sempre respeitar o adversário, fazendo um jogo limpo”.
“Às vezes, durante o jogo, com o sangue quente, acaba acontecendo alguma coisa, seja a gente falar um palavrão ou dar uma entrada mais forte. Depois do jogo, o professor Ilmar sempre para e corrige para tentar evitar essas coisas. Também pedimos desculpas aos adversários se fazemos algo”, disse o goleiro do time, Jeferson Moreira Costa.
A carreira no futebol não é o maior objetivo, muito embora a oportunidade exista e possibilite isso no CAAC Brasil. Transformar vidas e criar meios para que os jovens conheçam a Cristo através do esporte é a grande preocupação dos pastores.
“Nosso objetivo é ter o esporte como parte da saída de muitas coisas ruins que no mundo junto aos jovens, como as drogas e o tráfico”, destacou o pastor Coelho.
“Com o esporte, acredito que vamos poder dar uma atividade a cada um desses jovens e adolescentes para que eles possam mostrar o talento deles, seja na música, na dança, na cultura ou no esporte mesmo. E com isso, ensinar disciplina, respeito e obediência, essa é a nossa bandeira”, conclui.