A exibição da novela Os Dez Mandamentos na faixa das 20h30 na Record tem funcionado em duas vias, aumentando a audiência do Jornal da Record e roubando preciosos pontos do Jornal Nacional, da TV Globo.
O sucesso alcançado pela “novela bíblica” da Record gerou crescimento superior a 100% na audiência do principal telejornal da emissora, que é levado ao ar logo após o final do capítulo de Os Dez Mandamentos.
De acordo com informações da jornalista Ligia Mesquita, que assina a coluna Outro Canal, no jornal Folha de S. Paulo, o crescimento do Jornal da Record foi confirmado pelo Ibope em cinco capitais.
“O sucesso de ‘Os Dez Mandamentos’ fez a audiência do ‘Jornal da Record’ subir mais de 100% em seis de 15 praças aferidas pela Kantar Ibope Media no PNT (Painel Nacional de Televisão): BH, Rio, Salvador, Vitória, Curitiba e Distrito Federal”, informou Mesquita.
A jornalista destacou ainda que “de agosto para setembro, a média geral de audiência do ‘Jornal da Record’ no PNT subiu de 8,6 para 10,8 pontos (cada ponto equivale a 233 mil domicílios). Já a do ‘Jornal Nacional’ (Globo) caiu de 25 para 23 pontos no mesmo período”.
A emissora do bispo Macedo, satisfeita com o resultado alcançado pela novela que custou R$ 105 milhões para ser produzida, já anunciou que dará continuidade à narrativa com a novela Josué e a Terra Prometida, contando a conquista do povo hebreu.
A Record também confirmou que pretende contar toda a história do Velho Testamento, adotando a produção de “novelas bíblicas” como sua principal estratégia de enfrentamento da TV Globo, principal concorrente e maior produtora de teledramaturgia do país.