Acabou o tempo em que a sociedade tinha como fonte de informação e entretenimento apenas o conteúdo da TV, especialmente a os canais abertos. Agora, com a facilidade de acesso a diferentes mídias, gigantes da comunicação como o Grupo Globo vêm amargando um progressiva queda de audiência.
Segundo a revista eletrônica Notícias da TV, especializada em mídias de entretenimento, o último final de semana foi o pior do ano para a Globo, com a emissora fazendo apenas 9,6 pontos de audiência no sábado e 10,4 no domingo.
O comentarista empresário Leandro Ruschel comentou o atual cenário envolvendo a emissora, sugerindo que o alinhamento político-ideológico da Globo estaria corroborando para a diminuição do seu público. De acordo com a própria empresa, 24 milhões de telespectadores teriam deixado de consumir os seus produtos nos últimos anos.
“Os veículos da Rede Globo viraram órgãos de propaganda do regime, e mais gente tem percebido”, comenta Ruschel. “Não é exagero afirmar que a Globo é o maior agente de degeneração moral e política do país. É preciso denunciar de forma sistemática o mal que essa empresa promove.”
Alternativas
Além da questão moral, o aumento das alternativas de entretenimento virtual também está contribuindo para a diminuição da audiência na TV Globo e outras emissoras. São ferramentas como as plataformas de streaming, as redes sociais e sites diversos que, na prática, vêm se tornando uma concorrência de peso.
Mas, para Ruschel, a linha editorial da emissora pode ser o fator mais problemático nessa disputa pela atenção popular, com destaque para o jornalismo, acusado pelos críticos de tentar manipular a opinião pública.
“A ação nefasta mais recente foi o apoio irrestrito ao descondenado, e sua alçada à presidência, com suporte sistemático ao regime autoritário em curso, através de mentiras e manipulações”, conclui o comentarista.