Padre Marcelo Rossi foi investigado pelo Vaticano durante mais de uma década, diz jornalista

29

O padre Marcelo Rossi, um dos principais representantes do movimento de renovação carismática da Igreja Católica no Brasil foi investigado pelo Vaticano por mais de uma década por conta de sua presença maciça na mídia.

Os livros, CDs, DVDs e apresentações em programas de TV foram vistos por um dos colegas de Rossi como “culto ao personalismo e exibicionismo”, o que motivou uma denúncia à Congregação para a Doutrina da Fé no final dos anos 1990.

À época, a Congregação era liderada pelo cardeal Joseph Ratzinger, que posteriormente se tornou o papa Bento XVI, atualmente aposentado. Os integrantes da comissão analisavam detalhadamente cada livro, música e entrevista concedida pelo padre, na intenção de observar e encontrar possíveis desvios da liturgia católica.

O acusador de Marcelo Rossi afirmava que o padre havia transformado a missa em “circo”, segundo informações do jornalista Ricardo Feltrin.


De acordo com a matéria publicada pelo Uol, o padre Marcelo esteve perto de ser suspenso pela Igreja Católica no final dos ano de 2004 e começo de 2005, por pressão de seu acusador, que tem a identidade mantida sob sigilo.

“Curiosamente, o que acabou por livrar padre Marcelo da punição foi a morte do papa João Paulo II, em abril de 2005, quando praticamente toda a atividade da Congregação para a Doutrina da Fé foi interrompida com a eleição de Ratzinger para o posto de novo papa”, escreveu Feltrin.

Em 2009, o padre Marcelo teria sido absolvido de todas as “acusações” e em 2010, recebeu pessoalmente do papa Bento 16, no Vaticano, um prêmio de Evangelizador Moderno, concedido pela Fundação São Mateus.

O bispo dom Fernando, da Mitra de Santo Amaro, superior direto de Marcelo Rossi, disse desconhecer a investigação sobre o pupilo. Já a assessoria do padre comentou que “se isso [a investigação] realmente ocorreu, trata-se de um fato do passado”.

A Embaixada do Vaticano no Brasil se recusou a comentar a notícia, e a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) seguiu a mesma postura, não emitindo nenhuma nota sobre a suposta investigação.


29 COMENTÁRIOS

  1. É uma praxe da Igreja, todo material que é de uma certa forma comercializado precisa ser analisado. É assim com os demais religiosos que atuam neste segmento.

  2. Parabéns ao religioso que ô denunciou,se a rede globo tirar ele do ar vai ter um infarto,ele é vaidoso e sem mídia iria entrar em depressão.agora aquelas missa aos domingos é muita estranha mesmo,parece mesmo um circo armado.

  3. Reinaldo,

    Tá vendo?

    Engraçado disso tudo é o bispo “carcereiro” dele dizer que não soube disso, que não é verdade;

    É o único inferior hierárquico no mundo que é seguido/acompanhado/vigiado, 24 horas pelo seu superior.

    Reinaldo, diga qual o padre que tem um bispo no pé?

    É, se tivessem feito isso com Lutero, mas não fizeram, deu no que deu.

    Mas diga uma coisa, e quanto aos cânticos de autoria dos evangélicos, a igreja aceita que ele cante coisa dos desviados da igreja de cristo? Pergunto em face de que essa igreja senta a pua nos evangélicos, mas de ponta a ponta do Brasil faz uso das canções nascidas no berço de quem ela demoniza, a igreja evangélica.Só perguntando, sem ofender, sem precisar que alguém se sinta ofendido.

    • Levi, polêmicas à parte, segue um esclarecimento sobre as funções dos bispos católicos.

      Os bispos recebem através da ordenação episcopal a missão de santificar, ensinar e governar, a eles confiada no âmbito de uma circunscrição definida (diocese, arquidiocese ou prelazia).

      O episcopado é o último e supremo grau do sacramento da Ordem. O bispo é também a autoridade máxima da Igreja particular local em jurisdição e magistério.

      Aos bispos compete ministrar o sacramento da ordem de modo exclusivo e também, na Igreja Latina, o sacramento da crisma. Ordenar presbíteros e diáconos, bem como conferir ministérios são funções exclusivas do bispo.

      Conforme o Código de Direito Canônico (Cân. 375 §1)

      Bispo Coadjutor

      é um Bispo-titular da Igreja Católica nomeado para ajudar e substituir um bispo ou um prelado no exercício das suas funções com direito a sucessão. Ele deve ser nomeado vigário-geral pelo bispo diocesano. Vagando a Sé episcopal, o bispo-coadjutor torna-se imediatamente o bispo diocesano.

      Bispo Auxiliar

      é um Bispo-titular da Igreja Católica, que tem a função de auxiliar o bispo diocesano.

      O Bispo Auxiliar, diferentemente do Bispo-coadjutor, não tem direito à sucessão. O Bispo diocesano deve nomear o Bispo Auxiliar para Vigário-geral, ou pelo menos Vigário-episcopal.

    • estou vendo sim LevI.

      estou vendo uma noticia sem pé nem cabeça…

      sem fontes e sem confirmação alguma.

      ademais…

      seria até interessante saber que a Igreja se preocupa com a pregação dos padres e possíveis desvios…

      imagina deixar outro louco sair por ai dizendo que Cristo era pecador e fornicador… incentivando as pessoas a cometerem pecados…

      ESTOU VENDO SIM LEVI…

      • Reinaldo,

        Não era de estranhar, pois sempre foi o que tua igreja fez.

        Qualquer que divergisse era carimbado de herético, depois julgado como Cristo o foi pelo sócio de vocês, Roma, como seja, em dez horas, e morto sem defesa.

        Acho até estranho que tenham dado tanta oportunidade ao padre marcelo, pois tudo quanto era padre dizia isso dele, não foi apenas uma pessoa que o concebia desse modo.

        O próprio padre marcelo ficou depressivo quando não deixaram ele se aproximar do papa bento aqui no Brasil e teve que se identificar para se chegar ao palco, em são paulo, onde ele iria se apresentar. Francisco teve aqui, chamou vários padres populares, mas padre Marcelo não foi convidado.

        Quanto a Cristo fornicador, então que não prenderam e mataram Lutero, foi o padre de vocês que disse isso, não? Meu caro, é calúnia com Lutero, é comigo. Quer que isso? Meu caro, mantenha a postura, pois faço menção de um possível casamento de Cristo, nada de fornicar, isso é vocês padre que se fazem de santo e cometem, e Cristo não era padre, sim pastor, pois padre é Deus.

        • Levi.. como debater com vc uma matéria sem fontes e que vc na ansia por criticar, passa a viajar na maionese??

          bem.. informações sem fontes e sem confirmações fazem parte das falácias protestantes..

          fofocas e falácias devem ser sionimo oculto do protestantismo kkk

          mas Levi..

          Levi, quado Lutero disse o que disse sobre Cristo, já não era mais católico, para dizer esses absurdos é preciso antes estar possuido pelo poder demoniaco do diabo..

          então, quando tais fatos ocorreram, Lutero já era pastor protestante…

          não é calunia Levi… SÃO FATOS REAIS registrados nos “anais” da história.. COM FONTES KKKK

          abçs. Levi.

          • Reinaldo,

            Bento 16 pediu deixou bem claro do erro cometido contra Lutero, aí vem vc desfazer a voz do seu pastor?

            Uma igreja que expulsou da europa os parentes de Cristo, em 1492, ou seja, bem antes do coitado do padrezinho, aí fica dizendo que ele perseguia por livre vontade os judeus. Como uma criança pode mandar na igreja católica? Afinal a idade de Lutero quando a igreja começou a maquinar a obrigação da conversão aos judeus, o coitado talvez estivesse nascendo ou talvez não fosse vivo.

            Fontes, Reinaldo, fontes. Veja a fonte que você bebe, os escritos de tua igreja que sequer para para medir a distância do escreve para a realidade.

          • Reinaldo,

            Bento 16 pediu perdão e deixou bem claro do erro cometido contra Lutero, aí vem vc desfazer a voz do seu pastor?

            Uma igreja que expulsou da Europa os parentes de Cristo, em 1492?

            Ou seja, bem antes do coitado do padrezinho Lutero, mas aí fica você atribuindo a ele que ele perseguia por livre vontade os judeus.

            Ora, como uma criança pode mandar na igreja católica?

            A idade de Lutero quando a igreja começou a maquinar a obrigação da conversão aos judeus era de poucos anos, talvez estivesse nascendo ou mesmo não fosse vivo.

            Fontes, Reinaldo, fontes.

            Veja que a fonte que você bebe, qual seja, dos escritos de tua igreja sequer param para medir a distância do que escrevem para evitar distância fenomenal da realidade.

            A igreja católica sempre perseguiu judeus.

          • eita heim Levi… já vi que vc mais uma vez interpretou mal o que le..
            kkk

            Bento reconheceu o erro contra Lutero? kkk

            essa é boa …

            mas tudo bem.. vejo que vc está mais uma vez fugindo do assunto principal…

            mas creio que vc sabe que comigo essa não cola né Levi? kkk

          • Reinaldo,

            Sim, direito que eu tenho, dado por Deus de interpretar as coisas.

            Pena que tua igreja não peemite isso, saia dela.

            Piolho da cabeça de padre, que coisa, heim meu caro?

            Cristo interpretou a lei de moisés pitando-a com muito amor, já vocês sequer estimulavam a leitura da bíblia, aliás é o povo mais desconhecedor do livro que dizem seguir.

            Muçulmano sabe o carão todinho, Judeus também o velho testamento, os evangélicos a bíblia, os espírtas kardecistas o novo testamento, já vocês, mas sabem um salmo.

            É brincadeira, coisa de doido como diz Faustão.

            Nunca vão interpretar nem certo e nem errado, é como cego.

          • Reinaldo,

            Sim, direito que eu tenho, dado por Deus de interpretar as coisas.

            Pena que tua igreja não permite isso, saia dela.

            Piolho da cabeça de padre, que coisa, heim meu caro?

            Cristo interpretou a lei de moisés pitando-a com muito amor, já vocês sequer estimulam a leitura da bíblia, aliás é o povo mais desconhecedor do livro que dizem seguir.

            Muçulmano sabe o corão todinho, Judeus também o velho testamento, os evangélicos a bíblia, os espíritas kardecistas o novo testamento, já vocês, mal sabem um salmo.

            É brincadeira, coisa de doido como diz Faustão.

            Nunca vão interpretar nem certo e nem errado, é como cego.

          • Levi, vc tem direito de interpretar as coisas se o fizer conforme a lógica

            porém, além de interpretar as coisas sem lógica, fora do contexto e a seu bel prazer para satisfazer seu próprio ego.

            ainda interpreta a biblia.

            kkk

            Levi, a biblia felizmente, não deu direito a ninguém de interpretá-la livremente…

            pelo contrário, diz que ela não foi feita para isso..

            mas tudo bem..

            já estou até esperando uma nova interpretação estapafúrdia deste pequeno texto kkkkk

          • Levi sempre interpreta tudo pelas avessas caro Nosferatu.

            os meus textos.

            os seus textos.

            os textos dos comentáristas do site.

            os textos das noticias do site.

            os textos da biblia.

            interpretar mal qualquer texto aqui postado, e com o intuito de suprir seu próprio ego é algo intrínseco no Levi.

            e quando não vem com interpretações “estapafúrdias’ como diz vc, ele sai com textos gigantescos com fatos que só ele conhece.

            e quando cobrado das fontes…

            ai o bicho pega..

            ele sai atirando para todo lado.

            kkkk

          • Reinaldo e nostafera,

            Almas gêmeas, Cristo mostrou-se indignado com os judeus que não liam a bíblia, com os líderes que não a ensinava(os que não entram e não deixam os outros entrarem), mas nunca vi falando que era errado interpretar.

            Como Cristo ia ser contra se Ele interpretou a Lei de Moisés de outra forma? Nunca vi Cristo criticando as diversas ramificações do judaísmo, pois estas eram formadas de pessoas com diferentes maneiras de vê e conceber as coisas de Deus. Mostre Cristo dizendo que não era pra lê a bíblia e que ninguém poderia possuir interpretação dela.

            Meus caros, como vou entender a bíblia se não a leis e procuro vê o que ela tem a dizer, pra depois aí sim ouvir a dos demais?

            Bom, desde que não seja a católica, pois muito atiradinha, muito cheia de disse me disse: alma em purgatório, missa paga pra alma e pro céu, maria tirando o lugar de Cristo na mediação junto a Deus,

            Santos tirando o lugar de Maria e de Cristo na mediação a Deus. Não, esta é de encher os ouvidos, dá não.

          • talvez vc nunca tenha lido que as escrituras proibem de serem interpretadas livremente, PORQUE AO QUE PARECE, DE FATO NUNCA AS LEU DE VERDADE…

            ou.. como dissemos aqui.. sua interpretação não foi capaz de entender isso.. kkk

          • Reinaldo,

            Onde está escrito na bíblia que ela proíbe ser interpretada?

            Caramba, meu caro, como seria entendido se primeiro não a lesse, depois tentar entender suas palavras, ou seja, a interpretação do lido.

            Bíblia é bíblia, não livro do cão. A este você deveria temer.

          • poxa Levi, me desculpe…

            faltou um detalhe no texto..

            A BIBLIA PROIBE A SUA “LIVRE INTERPRETAÇÃO”…

            ou seja.. não basta vc ler e já sair achando que entendeu tudo que está escrito ali..

            tudo demanda de uma boa leitura.. uma boa análise.. uma boa hermaneutica.. uma boa contextualização.. e claro.. um bom amparo na história e na Igreja.. QUE É A COLUNA E SUSTENTÁCULO DA VERDADE..

            mas se vc realmente não souber onde a biblia proibe esta livre interpretação.. inclusive nos dá um bom exemplo de como deve ser esta interpretação..

            ai vc volta a me contactar.. ai te digo..

            mas Levy.. to meio sem tempo cara.. procura não viajar muito na maionese para não delongar muito nossas conversas..

            tempo de eleição é complicado para mim…

          • Reinaldo, assessor parlamentar

            Gostaria que você, do alto da sua cátedra, informasse sim onde a bíblia não permite a sua interpretação.

            Já quanto ao fato de não conhecer a bíblia, coisa que muitos judeus erravam, pois ficavam ouvindo apenas os “doutores da lei”(padres católicos hoje), Cristo foi enfático, mas não disse que deveria ouvir a igreja, e não poderia, basta vê o que a igreja judaica fazia.

            Cristo não mandou ouvir igreja, sim ler a bíblia até para contestar as senvergonhices dos lideres, no caso, os que ficam na porta sem entrar e nem deixar entrar,

          • levi, vamos ver se vc consegue entender comigo pausando um pouco mais os textos…

            vamos lá:

            olha só..

            a biblia não permite a sua LIVRE INTERPRETAÇÃO…

            a interpretação é permitida Levi, o que não pode, é interpreta-la livremente e individualmente e sair gritando heresias por ai…

            ou seja… a biblia já previa que loucos como Lutero, Calvino, Levi Varela etc. etc. etc. (tem tantos por ai não é? afinal, são centenas de centenas de seitas interpretando umas diferentes das outras)… APARECERIAM E a interpretariam individualmente, CAUSANDO MAIS DIVISÕES DO QUE SE PODE IMAGINAR…

            mas já sabendo disto, ela nos traz uma passagem exemplificativa de como essa INTERPRETAÇÃO, pode ser feita.. ou seja.. por um sacerdote…

            se realmente vc não souber, pergunte novamente sem “encher muita linguiça”, pois saberei então que vc de fato nunca leu a biblia, pois tais comentários estão explícitos na biblia…

  4. a impressão que tenho é que se for me aproximar dele devo carregar pendurado ao pescoço um cordão não de ouro ou de prata, mas sim de alho, o cara parece o vampiro brasileiro,, mas também vejamos ele foi um dos melhores agentes do capeta, trabalhou firme em favor da idolatria, ensinou e amarrou vidas, nesta seita, que levados pelas emoções achavam que deus estava ali, falsificação do evangelho, só perde para o poeirinha.

DEIXE UMA RESPOSTA