Papa Francisco cria comissão para tratar casos de abuso sexual dentro da Igreja Católica

13

Na última quinta feira, o papa Francisco anunciou que o Vaticano está criando uma comissão interna para lutar contra o abuso sexual de crianças na Igreja Católica. O anúncio foi feito um dia depois de a Igreja Católica se negar a passar informações à ONU a respeito de abusos cometidos por seus sacerdotes.

O anúncio foi feito pelo arcebispo de Boston Sean O’Malley, após um encontro entre o papa e seus oito cardeais conselheiros. O papa Francisco já havia comentado sobre o tema, afirmando ser vital para a credibilidade da Igreja lutar contra o abuso sexual.

O’Malley explicou que a comissão do Vaticano será formada por especialistas e irá prover códigos de conduta para os membros do clero, além de dar instruções a autoridades da Igreja e cuidar para que a seleção dos seminaristas seja mais rigorosa.

– Até agora, tem se focado muito na questão judicial. Mas a parte pastoral também é muito importante. O Santo Padre está preocupado – explicou o arcebispo.


O comunicado feito pelo Vaticano explica ainda que a comissão manterá o papa Francisco informado a respeito dos programas de proteção a criança, e também formular sugestões para novas iniciativas sobre o tema.

Nos últimos anos, a Igreja Católica se viu envolvida em inúmeros casos de abuso sexual cometidos por seus sacerdotes, e afirma ter reforçado suas normas contra abusos no começo do ano.

Ao receber um questionário recentemente do Comitê da ONU para os Direitos da Criança apresentou à Santa Sé (que é um Estado independente), que pedia detalhes de casos particulares de abuso sexual notificados ao Vaticano desde 1995, o Vaticano se recusou a responder, alegando que os casos são de responsabilidade de Justiça dos países onde os crimes foram cometidos.

Por Dan Martins, para o Gospel+

13 COMENTÁRIOS

  1. Calma aí.

    Eu vinha elogiando as novas posturas do atual papa, mas essa história de não repassar à ONU o rol dos acusados, infelizmente a igreja se rebaixa ao mesmo patamar do presidente sírio que mata crianças.

    Digo isso em face de que cabe à igreja católica dar satisfação à ONU em vista de que é filiada, esquecendo a igreja que o fato de fornecer a listagem não significa dizer que os que nela constam sejam pedófilos, sim certa suspeita, que uma vez os países de posse dos supostos envolvidos, ficará atento, pois é crime hediondo, porquanto, todos devem contribuir sim.

    Papa Francisco envie a lista, e deixe que a ONU dê o devido e sigiloso tratamento, não se pareça com os ditadores sadam, almadinejar e o da síria que ficam sonegando informações, a aplicação de justiça, em especial por se tratar de criancinhas.

  2. Existe coisas que não tem mais conserto.
    Feridas profundas olha o caso da Anny.
    Era uma devota de padre Cícero até que veio um padre e violentou ela agora ela vive atacando Deus e todo mundo.
    Virou ateia.
    Passou a odiar homens e agora se relaciona só com mulheres e animais.

    • realmente só ficaria contente se realmente sua santidade o papa e veja digo sua porque minha não é mesmo, começar pelo papa bento refugiado da justiça por causa de pedofilia, por ter escondido bandidos do clero, sim ficaria contente se ele sumo pontifice católico pagar atras das grades pelos abusos que cometeu, pois foi solidario com os bandidos de batina

  3. Pergunta: Onde a igreja caída teria a sua sede? Apocalipse 17:3,4,7,9,15
    Resposta: Transportou-me o anjo, em espírito, a um deserto e vi uma mulher(Igreja Católica Romana) montada numa besta(Roma) escarlate, besta repleta de nomes de blasfêmia, com sete cabeças e dez chifres….As sete cabeças são sete montes, nos quais a mulher está sentada…..As àguas que viste, onde a meretriz(Roma papal) está sentada, são povos, multidões, nações e línguas.”
    NOTA: As sete cabeças são as sete colinas de Roma(Comentário da Bíblia de Jerusalém, Apocalipse 17:3). A besta (Roma) leva sentada sobre si uma igreja prostituída(Roma papal), o que dá a entender claramente que teria a sua sede em Roma, a cidade dos 07 montes. Outra revelação que nos faz Deus neste capítulo de Apocalipse é que essa igreja de Roma seria católica(universal), pois estava sentada sobre muitas águas significam povos multidões, nações e línguas.(Apocalipse 17:15)

  4. O que é isso Robson, vc pegou pesado com a seita romana dessa vez rapá. Quer dizer a igreja romana esta sentada numa besta 10 cabeças e chifruda, mas essa parte de ser uma meretriz sentada sobre muitas aguas nem entendi direto não. E não é que a Sodoma e Gomorra romana é pior que eu pensava, segundo suas palavras.
    Mas acho que essa tal comissão não vai dar em nada, muito trabalho e nenhum resultado. Eu sugiro a extinção da seita romana da terra, ia ser bom pra todo mundo.

    • Boa noite José Augusto! A realidade ref. à Icar, é que ela nasceu já caída e continuará até a volta de Jesus Cristo…..Ela(Icar) representa a primeira besta do Apocalipse 13(capítulo)…Em breve ela terá poder que não provém de Deus, para impor seus dogmas e perseguir aqueles que forem contra….Leia por favor irmão o Apocalipse 13, 17,…

  5. O esforço do atual papa é admirável e ao mesmo tempo preocupante. Em seu desejo de reforçar a credibilidade ele vai realizando tarefas que, do ponto de vista religioso, social e moral ajudam bastante à igreja, desde que os demais líderes mundiais se decidam por acatar (sinceramente) as decisões tomadas. É justamente aí que está o problema. Grande parte das pessoas resistem àquilo que lhes tira possibilidades de conforto ou realização pessoal. Onde não há verdadeira transformação, promovida pelo Senhor Jesus e dinamizada pela ação do Espírito Santo de Deus, nada acontece. Leis e regimentos dão informação e normatizam, mas não promovem transformação interior. Concluo dizendo: “Aquele que está em Cristo é nova criatura; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Corintios). Quando os líderes católicos realmente se converterem, Jesus transforma.

  6. Xiii, Luiz moreno,
    Que historia triste dessa criatura Anny.
    Entao ela adorava a estatua do veinho pade Ciçoe foi violentada por um padreco tarado? agora virou sapatona e ateu atoa.
    Misericórdia. Eu recomendo pra ela 200 sessões do descarrego lá na Universal toda semana sem falta

DEIXE UMA RESPOSTA