Papa Francisco afirma que “não queria ser papa”, e fala de sua renúncia aos luxos do Vaticano

47

O papa Francisco deu uma declaração nessa sexta-feira afirmando que não queria se tornar pontífice e que havia decidido não mudar para os apartamentos papais de luxo para preservar a sua saúde mental.

A afirmação foi feita durante uma reunião com milhares de crianças de escolas jesuítas em toda a Itália e Albânia. O papa realizou uma sessão de perguntas e respostas na qual uma menina, Teresa, lhe perguntou se ele queria se tornar o líder de 1,2 bilhão de católicos do mundo.

– Uma pessoa que quer ser papa não gosta realmente de si mesma. Eu não queria ser papa – disse o líder católico, segundo o Charisma News.

Outra menina, Caterina, perguntou por que ele havia se recusado a morar nos apartamentos papais suntuosos, escolhendo, em vez disso, escolher um hotel simples como sua residência no Vaticano.


– Não é apenas uma questão de riquezas, mas também uma questão de personalidade. Eu preciso viver rodeado de pessoas, e se eu morasse sozinho, isolado, não me faria bem – disse ele, acrescentando ainda que tinha tomado tal decisão por “razões psiquiátricas”.

O ex-cardeal argentino Jorge Bergoglio, que estabeleceu um tom humilde para o papado desde a sua elevação ao cargo em março, também disse que é importante levar uma vida mais simples, dada a extensão da pobreza e do sofrimento no mundo.

– Todos nós temos que pensar em como podemos nos tornar um pouco mais pobres – afirmou o papa, dizendo ainda: – O mundo inteiro está em crise, principalmente uma crise de valores. Hoje em dia a pessoa em si não conta, o que conta é o dinheiro.

– É preciso se libertar das estruturas econômicas e sociais que nos transformam em escravos – completou Francisco, que falou também sobre a participação dos cristãos na vida política da sociedade.

– É uma obrigação, porque não podemos fazer como Pilatos e lavar as mãos, mas sei que não é fácil porque o mundo da política é muito sujo – concluiu.

Por Dan Martins, para o Gospel+


47 COMENTÁRIOS

    • O primeiro a aprender deve ser você.

      Passou dez meses na igreja Universal e de lá saiu conhecedor exímio dela e das outras.

      Viu que você não sabe nada?

      O papa, coitado, reclamando de algo que você nunca reclamou na igreja mais rica do mundo, a que mais possui patrimônio não apenas quando comparado com as instituições religiosas, mas também as empresariais, financeiras…

      Tá vendo? O que antes denegavam, agora é explícito, a riqueza, a pompa, mas pregam a entrega, a pobreza.

      Os adeptos doam fazendas, constroem igrejas para ela, mas quem não são seitas? As evangélicas, pois lá os pastores somente falam em dízimos, coisa que ela está agora ensinando, mas cobram taxas pra tudo. Aliás, na Europa, turistas devem pagar pra entrar na igreja. Mas os bandidos são os pastores.

      Tua igreja agora se abrindo por completo, parabéns. Vamos orar para que o papa não seja igual ao verdadeiro Pedro, o de Jerusalém, como seja: de duas palavras, tanto que Paulo o admoestou publicamente.

      É a mudança dos tempos, se bem que tem certos indivíduos que não querem mudar, embora o seu líder, sim.

      Mude, faz bem, pois o Brasil precisa de pessoas sinceras, tamanha a quantidade de perversões, basta ligar a tv.

        • JGMX,

          Se frequentasse, eu a defenderia mais afinco ainda, pois já o faço, seja à Mundial, Silas, até a Católica, mas quando é para criticar, diferente de você que fica com essa historinha de que nunca foi de lá, aí não faz crítica alguma, até mesmo as construtivas.

  1. “É preciso se libertar das estruturas econômicas e sociais que nos transformam em escravos”. Penso que ele devia acrescentar “e estruturas religiosas”. – Se ele não queria ser papa, porque aceitou a indicação ?

  2. Engraçado,

    Quer dizer que os aposentos oficial do papa são pomposos?

    Mas não é essa igreja que prega a pobreza?

    Então a igreja prega a pobreza para os seus adeptos e para os do clérigo a vida é fausta?

    Por isso que nunca vi uma freira dirigindo carro velho, padre também não.

    As igrejas são suntuosas a ponto de se tornarem destaques turísticos.

    As casas residenciais deles são das melhores.

    Não se vê padre reclamando da vida financeira como pastores que passam fome, em sua maioria.

    Não se vê padre magrinho de fome.

    São tantas emissoras de rádio e tv, além de imóveis da propriedade de igreja que menino bobo não conta, é o maior patrimônio do mundo, juntando a isso as escolas, as universidades.

    É meu bom José, você inventou de ser papa? Foi casar com Maria?

    Mas tem tempo, doe tudo ou então mude para o discurso da prosperidade financeira de todos, não apenas da tua igreja católica.

    • sem falar no vinho que bebem, ……tai uma vidinha miseravel, são teologos e ods bons conhecem melhor que muito evang. mas não praticam a verdade, ao contrarios transformam a verdade em mentira induzem o povo a adoração de imagens de homens, negam a eficacia de Cristo e sua cruz em favore de maria, pregam a teologia da absolvição atravéz de indulgencias ….vida rica aqui mas pobre para a vida além.

      • Ah Clamando, nenhum padre ou bispo ensina que Maria é nossa salvadora OU algum outro santo servo de Cristo. A centralidade da mensagem esta em cristo.
        Veja o Credo em rezado em todas as missas e até um simples folheto de missa mostra que do começo ao fim as graças e suplicas dirigem-se a SS Trindade.
        quanto a dar ouvidos ao Levi não sei onde ele vê freiras e padres dirigindo carros do ano. De modo geral, a maioria dos padres vive de modo tão ou mais modesto que a maioria dos pastores. Se acreditar em tudo que ele fala daqui a pouco vc vai estar procurando os filhos que Cristo teria feito com Maria Madalena.

        • leandro

          queria saber pq o levi tem essa implicancia com a católica… eu não sou católico, jamais serei, não concordo com mtas coisas da católica, mas tem uma coisa que vemos na católica que não vemos nas igrejas evangélicas.

          assistencia social, doações aos necessitados.

          A maioria das ig. evangélicas pede dinheiro das pessoas, mas na hora de separar parte ao menos para a parte social… não se vê isso.

          ainda mais na iurd… lá a desculpa é um ditado popular:

          ” aqui não damos o peixe… ensinamos a pescar “…

          Só queria saber onde eles viram isso na bíblia, pois eles seguem a biblia ou ditados populares?

          • JGMX,

            Você foi dez meses da Universal, segundo você, aí se acha um deles?

            Antes você era o que? Católico?

            Quer dizer que quando eu critico uma prostituta, ladrão, homicida sem nunca ter sido, eu perco a minha legitimidade pra falar?

            Quanto a assistência social, aprenda.

            Cristo autorizou a não comentar pra não aparecer, ou seja, não se tornar soberbo.

            Cristo não via isso como principal, sim a evangelização. Caridade é da obrigação do Cristão, mas mais importante é o mudar de postura do carente, e isso o evangelho o faz, pois deixa envergonhado quem recebe, afinal dádivas só de Deus.

            Cristo somente uma vez deu algo material aos que o seguia, pão e peixe, palavra de salvação nas demais.

            Meu caro, não vamos inverter as coisas.

            Cuidado, agora com esse seu elogio rasgado e em canto e prosa às ações solidárias católicas, acabou de se entregar, és católico, portanto exalte sua igreja, não a esconda, a defenda, ou você é dos que acha que a igreja é santa?

            Cristo falou que o homem procurasse ser santo, não a igreja que já existia, o judaísmo, e nem a que Ele criou, o cristianismo, tanto que veio morrer por PESSOAS HUMANAS E NÃO POR PESSOAS JURÍDICAS, PAREDES, INSTITUIÇÕES.

          • Não sei, ele diz ser filho de pastor assembleiano( mas pra quem afirma ser Cristo apenas um Humano mais poderoso e com prole, DUVIDO, pois nunca me disseram que alguém na Assembleia diga isto de Cristo).
            O PASTOR por sua vez é, ou seria. descendente de um padre que, por assim falar, distribuiu seu leitinho entre algumas beatas.
            Ou seja, ô Deus Poderoso, nunca permita que um padre fornicador tenha prole. Em uma geração até pode sair um pastor descente. Mas na OUTRA É IURDIANO NA CERTA. QUE PECADO!

        • Leandro,

          Vocês falam tão pouco, agora imagine se Cristo não fosse o centro?

          Todo e qualquer padre fala 90% da entrega de Maria em ser mãe de Cristo, como se ser mãe, o que é natural a uma mulher, fosse coisa doutro mundo, esquecendo que a entrega real, principal, maior, foi a de Cristo. Maria não morreu na cruz, não foi caluniada, desprezada, torturada, Cristo sim em face de SUA ENTREGA POR GENTINHA IGUAL A MIM E A VOCÊ.

          Foi Cristo quem trouxe mensagem de amor, de paciência, de tolerância, coisa que ninguém no céu quis fazer ao ser indagado por Deus, Ele foi o voluntário.

          Leandro, levante-se e mostre um padre mais carente que os 99,99 dos pastores, vivem em fausto, piscinas em colégios para ricos, não pagam aluguel pois a igreja lhes oferece casa paroquial melhor que 99,99 das casas dos próprios católicos. Quanto a carro, brincadeira, não é mesmo?

          Vamos começar pelo carro que o papa se negou a usar, o oficial, foi num mas simples, coisa de BMW pra cima. Mostre onde um padre não tem carro e novo?

          Ora, tanto é que já virou jargão na boca dos vendedores de carros: Carro de freira, ou seja, novo, pouco uso e zelado. Como seja, o carro não entrou em favela alguma pra levar comida, não passou em estradas de barro ou com buracos.

          Em verdade, tirando a da Índia e a de Salvador, se conta nos dedos as que trabalham com afinco num trabalho social junto aos pobres, o resto é tudo enclausurada dentro de conventos se santificando a vida toda enquanto o povo à fome.

          Quanto a Cristo e filhos, vocês querem compará-lo aos padres que não se casam e nem filhos, ou seja, de novo desprezando Cristo como se Ele não pudesse ter mulher e filhos, querendo fazer ele como se aberração da natureza o fosse.

          Era um homem como qualquer outro, por isso Nele havia a vontade pelo sexo oposto, se não fosse assim, teria Ele qualidades superiores aos seres humanos normais, daí Deus uma farsa ao dizer que seria igual a gente.

          Casou-se e teve filhos, tanto era que os discípulos não respeitava muito à Madalena, seja por inveja dela seja por ter sido ela uma prostituta antes.

          • Ele não é apenas um Ser Humano com qualidades maiores que nos. É Deus, a Segunda Pessoa da SS Trindade. E se tivesse filhos teríamos sabido disto pelos evangelhos ou outra fonte. Cadê agora o slOgan SOLA BIBLIA que um homem que diz ser filho de pastor assembleiano deveria seguir….

            Falar que os padres e feiras são mais ricos que a maior parte dos pastores HA HA HA HA . valeu Levi vc tem muito futuro como PIADISTA.

            É rapaz procure um bom exorcista que nem psiquiatra da jeito em vc.
            CLAMANDO EXORCIZA O RAPAZ, TENHA PIEDDADE DAS HERESIAS DELE.

          • Este site publica comentários, e logo em seguida exclui os mesmos sem informação da causa, portanto a partir desta data, estaremos pesquisando melhor estas atitudes em parceria com os os orgãos fiscalizadores em relação a idoneidade deste site.

            Aguardem novidades.!

          • Levi, sinta-se convidado a visitar os padres residentes em mosteiros franciscanos e beneditinos, são muitos ! No Rio no mosteiro de São Bento, no centro do RJ, e a OFM na Tijuca.

          • leandro deixa comigo
            hei levi varela scravuska heheheheeh…bom só Deus mas esta de dizer que JESUS era um homem melhorado…é de moer…não acredito que tenha falado tamanha abóbrinha

        • paz leandro como vai?
          sinto discordar do amigo, mas não posso deixar a verdade ser sobreposta pela mentira, e não é tua mas sim dos dogmas do catolicismo de auxilio de santos e orações aos mortos, veja bem se o próprio CRISTO diz eu sou a verdade o caminho e a vida e ninguém vai ao pai a não ser por mim, sendo ele agora nosso advogado e representante da nova e eterna aliança no seu sangue, logo todos que morreram no senhor ou dormiram, esperam juntamente assim como abraão isaque jacó noé davi e tantos outros, incluindo maria e os apostolos , e a bíblia palavra de DEUS, DEIXA CLARO QUE PARA VÃO OS QUE DORMEM NÃO TEM CIENCIA E NEM OBRAS ALGUIMA E QUE NADA SABEM OS QUE ESTÃO LA, ENTÃO NÃO SENDO DEUS HOMEM PARA QUE MINTA , SABEMOS O UNICO A INTERCEDER CHAMA-SE JESUS CRISTO OM SENHOR, OS OUTROS TODOS ESTÃO NA ESPERANÇA DAQUELE DIA PRIMEIRO ELES E DEPOIS NÓS QUE ESTIVERMOS VIVOS, FIQUE COM DEUS E UMA BOA SEMANA

          • Sim mas me referi a venda de perdão em troca de dinheiro, coisa que de fato alguns clerigos corruptos( foram a previa do Macedo) venderam nos fins da ID Media e principois da moderna.
            Sobre penitencias isto sempre foi comum na IG Primitiva e publico alguns depoimentos de antes de Constantino I. Quando tantos afimam que a IG Catolica foi criada.
            Este sacramento está enraizado na missão que Deus deu a Cristo como o Filho do Homem na terra para ir e perdoar pecados (cf. Mt 9:6). Assim, a multidão que testemunhou esse novo poder “glorificou a Deus por ter dado tal poder aos homens.” (Mt 9:8; observe o plural “homens”). Depois da Sua ressurreição, Jesus transmitiu Sua missão de perdoar pecados aos seus ministros, dizendo-lhes “Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós… Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos.” (Jo 20:21–23).

            Visto que não é possível confessar todas as nossas muitas faltas diárias, sabemos que a reconciliação sacramental é necessária apenas para pecados graves ou mortais – mas é necessária, senão Cristo não teria ordenado isso.

            Ao longo do tempo, mudaram as formas que o sacramento foi administrado. Na Igreja primitiva, pecados publicamente conhecidos (como apostasia) foram muitas vezes confessados abertamente na igreja, embora a confissão privada com um sacerdote fosse sempre uma opção para os pecados cometidos particularmente. Ainda assim, a confissão não era apenas algo feito em silêncio a Deus por si só, mas algo feito “na igreja”, como o Didaqué (70 d.C.) indica.

            As penitências também tendiam a ser executadas antes e não após a absolvição, e elas eram muito mais rigorosas que as de hoje (penitência de dez anos para o aborto, por exemplo, era comum na Igreja primitiva).

            Mas o básico do sacramento sempre esteve lá, conforme revelam as citações seguintes. De especial significado é seu reconhecimento de que a confissão e a absolvição devam ser recebidas por um pecador antes de receber a Sagrada Comunhão, porque “todo aquele que… come o pão ou bebe o cálice do Senhor de forma indigna será culpado por profanar o corpo e o sangue do Senhor. “(1Cor 11:27).

            A Didaqué

            “Confessa teus pecados na igreja e não eleves tua oração com uma consciência má. Este é o modo de vida… No Dia do Senhor reuni-vos juntos, parti o pão e dai graças, depois de confessares tuas transgressões para que teu sacrifício possa ser puro.” (Didaqué 4:14, 14:1 [70 d.C.]).

            A Carta de Barnabé

            “Vós deveis julgar retamente. Vós não deveis fazer um cisma, mas deveis pacificar aqueles que lutam por trazer-vos reunidos. Vós deveis confessar vossos pecados. Vós não deveis ir à oração com uma consciência má. Este é o caminho da luz.” (Carta de Barnabé 19 [74 d.C]).

            Inácio de Antioquia

            “Para que todos quantos são de Deus e de Jesus Cristo estejam também com o bispo. E tantos quantos devam, no exercício de penitência, retornar para a unidade da Igreja, estes, também, devam pertencer a Deus, que eles possam viver de acordo com Jesus Cristo.” (Carta aos Filadelfienses 3 [110 d.C.]).

            “Porque onde há divisão e ira, Deus não habita. A todos eles que se arrependem, o Senhor concede perdão, se eles apresentam penitência para a unidade de Deus e a comunhão com o bispo.” (idem, 8).

            Ireneu

            “[Os discípulos gnósticos de Marcos] têm iludido muitas mulheres… Suas consciências têm sido marcadas como acontece com um ferro quente. Algumas dessas mulheres fazem uma confissão pública, mas outras ficam envergonhadas de fazer isso, e, em silêncio, como se retirando de si mesmas a esperança de vida de Deus, elas apostatam inteiramente ou hesitam entre os dois cursos.” (Contra as Heresias 1:22 [189 d.C.]).

            Tertuliano

            “[Com relação à confissão, alguns] fogem deste trabalho como sendo uma exposição de si mesmos, ou eles adiam de dia para dia.

            Hipólito

            “[O bispo conduzindo a ordenação do novo bispo deve orar:] Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo… Derrame agora o poder que vem de Vós, do Vosso Espírito real, que destes ao Vosso amado Filho, Jesus Cristo, e que Ele deu aos seus santos apóstolos… e concedei a este Vosso servo, que Vós escolhestes para o episcopado, [o poder] para alimentar Vosso rebanho sagrado e para servir sem culpa como Vosso sumo sacerdote, ministrando dia e noite para propiciar incessantemente diante de Vosso rosto e para oferecer-Vos os dons da Vossa santa Igreja, e pelo Espírito de sumo sacerdócio ter a autoridade para perdoar pecados de acordo com Vosso mandamento.” (Tradição Apostólica 3 [215 d.C.]).

            Orígenes

            “[Um método final de perdão], embora difícil e trabalhoso, [é] a remissão dos pecados por meio da penitência, quando o pecador… não se retrai de declarar seu pecado a um sacerdote do Senhor e de buscar remédio, após a forma dele que diz: ‘Eu disse, “Ao Senhor acusar-me-ei de minha iniquidade”‘” (Homilias sobre Levítico 2:4 [248 d.C.]).

            Cipriano de Cartago

            “O apóstolo [Paulo] da mesma forma dá testemunho e diz: ‘… Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpável do corpo e do sangue do Senhor.” (1Cor 11:27]. Mas [o impenitente] repele desdenhosamente e despreza todos esses avisos; antes de que seus pecados sejam expiados, antes de que eles tenham feito uma confissão de seus crimes, antes de que sua consciência tenha sido purgada na cerimônia e às mãos do sacerdote… eles fazem violência ao corpo e sangue [do Senhor], e com suas mãos e boca pecam contra o Senhor mais do que quando O negavam” (Os Decaídos 15:1–3 (251 d.C.]).

            “De fé bem maior e temor salutar são aqueles que… confessam seus pecados aos sacerdotes de Deus de uma maneira franca e na tristeza, fazendo uma declaração aberta de consciência… Eu vos suplico, irmãos, que todos que pecaram confessem seus pecados enquanto ainda estão neste mundo, enquanto sua confissão ainda é admissível, enquanto a satisfação e a remissão feita através dos sacerdotes ainda são agradáveis diante do Senhor.” (idem., 28).

            “[Os] pecadores podem fazer penitência para um tempo determinado, e de acordo com as regras de disciplina vêm à confissão pública, e por imposição da mão do bispo e clero recebe o direito de comunhão. [Mas agora alguns] com seu tempo [de penitência] ainda não cumprido… eles são admitidos à comunhão, e seu nome é apresentado; e enquanto a penitência ainda não é realizada, a confissão ainda não é feita, as mãos do bispo e clero ainda não são postas sobre eles, a Eucaristia é dada a eles; contudo está escrito, ‘Por isso, todo aquele que comer do pão ou beber do cálice do Senhor indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor.’ [1Cor 11:27]” (Cartas 9:2 [253 d.C.]).

          • leandro o que citas sobre frases de impacto sobre o espiritual, estão todos sobre o dogma dos apócrifos e livres pensadores, retenho sómente oque esta na bíblia e seu compendio. ok.

      • E sobre as indulgencias há séculos que deixaram de ser usadas como moeda de troca na salvação. Mas tem muita igreja por ai que não são católicas que vendem o céu por grana e nem assim julgo que todos os evangélicos fazem isto ou creditam nisto.

        • NÃO EXISTEM INDULGENCIAS, ENTÃO PORQUE O PADRE MANDA REZAR TANTAS AVES MARIAS E PAI NOSSO E SALVE RAINHA, SE ISTO NÃO É UM PAGAMENTO EM TYROCA DAS OFENSAS , VEJA OS CRENTES ORAM PEDEM PERDÃO E PRONTO,, E OS CATÓLICOS TEM DE PAGAR COM PENITENCIAS OU INDULGENCIAS, POIS SE NÃO O FIZEREM SEUS PECADOS NÃO SÃO PERDOADOS

    • Olá! Sou filósofo e agnóstico, porém um lúcido. Quero dizer-lhe que seu argumento é fraco, intolerante e idiota. 1. A igreja prega a pobreza e não a miséria. 2. Não conheço pastor pobre que vive a pobreza, obediência e castidade ou celibato. A maioria é bem de vida e alguns milionários. Posso prova isso pra você. 3.Você querem se arrogar detentores da fé cristã, querem ser os maiorais. Vocês não são e nunca serão. A fé é dos crentes, de todos os cristãos (católicos de Rito Romano, católicos ortodoxos, protestantes, evangélicos, pentecostais, etc.). 5. Sua igreja deve ser em uma garagem. Um templo de Deus não pode ser qualquer lugar. 6. Muitos evangélicos querem enriquecer ou tomarem o Vaticano ou os bens da igreja, porque não se contentam em ser menores, hereges, fundamentalista, órfãos de “Mãe”. 7. Os católicos têm erros, a Igreja (Una) tem erros e assumimos. 8. Muitos cristãos evangélicos são “gerentes da fé”, tratam a fé como meio de vida. 9. Os cristãos poderiam ser unidos, mas com gente e com a sua laia de apóstatas, assim não dar. 10. Vai estudar a Bíblia em Grego e em Hebraico, os primeiros escritos cristãos, leia a Bíblia TEB, leia o Catecismo da Igreja Católica sem paranoia e preconceito. Você é um preconceito, iletrado em assuntos teológicos. Aposto que queria ser poderoso, ser um Alto chefe de igreja e manda e usufruir dos luxos. Você duvida? Deus o abençoe! Axê de Jesus Cristo!

  3. Esses caras que falam de relacionamentos íntimos de jesus com mulheres, estão mais para um insulto ao nosso Salvador, do que algo que se posso pensar. As duas naturezas de Jesus, 100% Divina, 100% humana e uma só personalidade Santa… Maria por exemplo, uma mulher agraciada por Deus, para ser mãe de Jesus, ainda virgem, digo isto, com base bíblia, porque ela era casada com José e quem se casa é porque não é eunuco, a bíblia chama ele de homem Justo e que preservou a virgindade de sua mulher até o dia em que deu a luz o primogênito, Mateus 1:25, para ser bem claro, primogênito significa: o primeiro filho de uma prole. Esse negócio da reza que diz: “santa maria mãe de Deus” não é verdade, Maria é mãe de Jesus 100% homem e não mãe 100% de Jesus divino, mesmo porque, Jesus é: ONTEM, HOJE E ETERNAMENTE, Hebreus 13;8, Maria, como todo ser humano, somos apenas hoje e eternamente, quando escuto alguém dizer esta frase,”mãe do céu”, não devemos dar crédito, porque em toda bíblia, existe um PAI celestial de AMOR o todo PODEROSO e não mãe. A igreja romana (IR), é bem verdade que teve seu papel em alguns aspectos, ao longo da história, mas quando se fala de filantropia, embora sendo elogiada por muitos, não vejo grandes coisas, se você quer saber, antes de matricular seu filho(a) numa escola católica, faça uma pesquisa de preços e verás que são as mais caras do país. No caso da Pastoral da criança, quem não seria bonzinho, são as ongs e o governo que promovem com doações? Outrossim, na parte de evangelização são muito fracos, distorcem em muito os ensinamentos bíblicos, honrando mais a criatura do que o CRIADOR, Romanos 1:25. Criaram até uma padroeira do Brasil, menos dos crentes em Jesus, ensinam que Maria é medianeira, menos dos crentes em Jesus, porque na realidade o mediador é só e unicamente Jesus, 1 Timóteo 2:5. Enquanto estivermos aqui neste mundo, é dever de cada um, lutar para o bem estar da vida, mas para quem quer ser salvo (pós morte) e viver no gozo eterno, receba Jesus como seu único e suficiente Salvador ,João 1:12, e depois, basta perseverar na fé, Mateus 24:13

    • Oh Manoel, vc se contradiz em um pequeno texto desses meu caro..

      primeiro diz que Jesus é 100% divino e 100% humano em uma personalidade Santa… depois quer separar essas duas personalidades de Cristo para dizer que Maria é mãe apenas de Jesus humano???

      Meu caro, as personalidades de Jesus, divina e humana não se separam, … AS NATUREZAS DE JESUS NÃO SE DIVIDEM, portanto Maria é mae de Jesus Homem e Santo, com suas duas naturezas…

      e quanto ao sua interpretação do texto biblico, tome cuidado meu caro, a linguagem biblica não é tão simples de ser compreendida na simples leitura.. ela tem que ser estudada para ser compreendida, caso contrário ocorrem essas aberrações que alguns evangélicos fazem interpretando a biblia a seu bel prazer.

      sitação sua: ” a bíblia chama ele de homem Justo e que preservou a virgindade de sua mulher ATÉ o dia em que deu a luz o primogênito, Mateus 1:25″

      vamos analisar então: na sua interpretação do texto biblico de Mt 1:25 que diz que José não conheceu Maria ATÉ que Jesus nasceu, devemos então crer que após o nascimento de Jesus ele a “conheceu” (teve relação sexual)…

      seguindo essa sua interpretação, então em II Reis VI, 23, onde vemos “Micol, filha de Saul, não teve filhos ATÉ o dia de sua morte” – devo acreditar que Micol, somente veio a ter filhos depois que morreu???

      Em Isaias XII, 14, Isaías diz: “Não se vos perdoará por certo esta iniqüidade ATÉ que morrais, diz o Senhor Deus dos exércitos”, – devemos acreditar então que com certeza, depois que morrermo seremos perdoados, independente dos pecados????

      Ainda em Isaias, no Cap XLII, v 4, vemos ainda: “Não será triste nem turbulento, até que estabeleça na terra a justiça” – devo acreditar que se o libertador de Israel não foi triste nem turbulento antes do estabelecimento da justiça, O será depois de estabelecê-la???

      Este é o estilo da Bíblia. O “até que”, e o “enquanto” não não têm na Escritura Sagrada o mesmo sentido que têm na nossa linguagem comum, não exprimem absolutamente uma restrição. Não há, portanto, restrição à virgindade de Maria naquela frase de São Mateus.

      Então… quanto ao restante do seu texto, nem da pra comentar, visto que sua interpretação biblia é “ao pé da letra” sem estudos verdadeiros, sem considerar que a biblia não foi escrita em nossa lingua e sim em hebraico e Aramaico, cujas diferenças culturais, linguísticas e tradicionais com o Brasil são colossais…

      Abrços…fica com Deus… respeito sua maneira de ver a biblia e sua região, mas peço que respeite a nossa (Católicos), não tente desqualificar o Catolicismo sem antes aprender a respeito.

      • É reinaldo mas ele ainda ta menos comprometido que o Leviano, agora ja fala que ao pé da cruz não era a apa João adotando Maria como sua mãe a pedido de Cristo. Fazer o que se ninguem quer exorcizar este espirito mau que atenta o Levi

        Em reforço ao que vc diz acrescento:
        Isabel falou inspirada pelo Esp santo e o titulo de Senhor pertence a Deus Todo Poderoso. Mas desminta tambem este aqui
        E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,

        A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.

        E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.

        E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta.

        Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus.

        E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus.

        Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;

        E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.

        E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?

        E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.
        Lucas 1:26-35

        Ou seja um anjo que assiste na presença de Deus veio a terra e disse o que?
        Que MARIA DARIA LUZ AO FILHO DE DEUS,O FILHO DO ALTISSIMO. Vc acha que pode separar as duas naturezas de Cristo: Verdadeiro Homem e DEUS VERDADEIRO? Isto é heresia ariana e heresia nestoriana.Ou por acaso o anjo Gabrie é falso e disse mentiras? Se é isto então o filho de Maria é um ser maligno por ser filho do Pai da Mentira.

        VEJAM:
        Maria é Mãe de Deus, porque é Mãe de Jesus que é Deus.

        Se perguntarmos a alguém se ele e filho de sua mãe, se esta verdadeiramente for a mãe dele, de certo nos lancará um olhar de espanto. E teria razão. O homem como sabemos é composto de corpo, alma e espírito. A minha mãe me deu meu corpo, a parte material deste conjunto trinitário que eu sou; sendo minha alma e espírito dados por Deus. E minha mãe que me deu a luz não é verdadeiramente minha mãe?

        Apliquemos, agora, estas noções de bom senso ao caso da Maternidade divina de Nossa Senhora. Há em Nosso Senhor Jesus Cristo duas naturezas: a humana e a divina, constituindo uma só pessoa, a pessoa de Jesus. Nossa Santa Mãe é mãe desta pessoa, dando a ela somente a parte material, como nosso mãe também o faz. O Espírito e Alma de Cristo também vieram de Deus. Nossa mãe não é mãe do nosso corpo, mas mãe de nossa pessoa. Assim também Maria é Mãe de Cristo. Ela não é a Mae da Divindade ou da Trindade, mas é mãe de Cristo a segunda pessoa da Santíssima Trindade, que também é Deus. Sendo Jesus Deus, Maria é Mãe de Deus.

        Basta um pequeno raciocínio para reconhecer como necessária a maternidade Divina da Santíssima Virgem. Nosso Senhor morreu como homem na Cruz (pois Deus não morre), mas nos redimiu como Deus, pelos seus méritos infinitos. Ora, a natureza humana de Nosso Senhor e a natureza divina não podem ser separadas, pois a Redenção não existiria se Nosso Senhor tivesse morrido apenas como homem. Logo, Nossa Santa Mãe, Mãe de Nosso Senhor, mesmo não sendo mãe da divindade é Mãe de Deus, pois Nosso Senhor é Deus. Se negarmos a maternidade de Nossa Senhora, negaremos a redenção do gênero humano.

        A negação da Maternidade divina de Nossa Senhora é uma negação à Verdade, uma negação ao ensino dos Apóstolos de Cristo.

        • Protestantes são assim. algumas partes da biblia eles interpretam ao pé da letra e como se ela tivesse sido escrita no Brasil, pra justificar suas heresias… em outras eles fazem um longo estudo, misturam a linguistica com uma estória tirada da “Carocinha” pra justificar outras heresias e ainda misturam essas duas maneiras de interpretação de texto pra desqualificar outras religiões e afirmar que somente eles sabem quem vai pro céu e quem vai pro inferno..”

  4. jorge melo disse: 9 de junho de 2013 ás 9:57 pm

    Levi, explica pela Hermeutica Biblica, qual o cap. e o vers. onde CRISTO se casou e teve filhos.

    Meu caro,

    Primeiro, não é proibido o casamento. Segundo, Cristo foi homem igual a nós todos, portanto com desejo pelo sexo oposto. Terceiro, em nenhuma parte da bíblia fala que Cristo não se casou e nem teve filhos. Quarto, em não tendo nada na bíblia que diga que Êle não casou, bem como tinha as mesmas vontades que nós temos, ao certo agiu segundo Paulo: se se abrasar, então que se case.

    Diga de quem foi aquele casamento onde transformou água em vinho, pois a bíblia costuma dar nome aos personagens, então como explicar não ter nomes dos noivos de dos pais justo no primeiro milagre?

    O casamento era de Cristo, a ponto da mãe exigir que resolvesse um problema da festa Dele, a ausência de vinho, pois deva ter vindo muita gente em face de ser respeitado e amado por todos.

    Maria exigir do Filho que resolvesse problema de casamento dos outros? Ora isso é coisa para os anfitriões, no caso, Jesus e sua família.

    Cristo ensinou que não desprezássemos as pessoas, então o maior exemplo saiu dele em se casar com uma prostituta que se converteu, uma que todos desprezavam.

    Cristo, quando digo que ele se casou, estou afirmando contra ele algum tipo de pecado?

    A igreja católica, a pedido de Roma, não identifica de quem era o casamento para não haver dos cristãos a exigência junto a Constantino e outros imperadores, de se buscar um parente de Cristo para assumir o reinado.

    Pedro era casado. Pedro e outros tinha ciúmes de Madalena, justo por Ele estar sempre com ela talvez, tanto que desprezaram-na quando veio correndo contar de sua ressurreição.

    E na cruz?

    Aquele diálogo, ao certo era com Madalena, pedindo a João que a tomasse como esposa, bem assi cuidasse dos seus filhos, pois era dos mais jovens entre os discípulos, não político, muito pacífico, portanto a quem o homem no leito da morte gostaria de deixar sua prole e viúva.

    • Tá explicado Levi entendi assim = De Hermeneutica Biblica e exegese vc não entendi de = Naaaada.

      S/ réplicas para não haver perdas de tempo = Hasta la vista.!

    • kkkkkkkk, definitivamente tem louco pra tudo. Meu caro Levi a cada dia leio coisas mais absurdas que a anterior que segundo quem escreve, encontrou na bíblia, mas sinceramente, você esta sendo original. Deus o ilumine e o abençoe.

  5. Vejam bem; é o próprio papa que afirma que não queria submeter-se aos luxos do VATICANO! Precisa-se dizer mais alguma coisa? Só não vê quem não pode! O Vaticano e o catolicismo andam de mãos dadas ha muitos séculos e concordar com isso é pecar contra Deus que ama a verdade, a simplicidade e a modéstia… Esse tal de Francisco não devia nem mesmo ser padre; Ele é diferente… Já começou a colocar os podres do Vaticano para fora! Só mesmo os cegos espirituais e que não vêem.

  6. Levi Varela, a bíblia por ser a palavra de Deus, não deixa passar nada em branco. É um direito que tenho, com base bíblica, de discordar de você, não querendo dizer com isso, que o Sr. Jesus não tenha tido os mesmos desejos que nós, mas com uma diferença muito grande entre os nascidos de mulheres, todos os seres humanos, menos Adão e Eva, que foram os primeiros humanos criados por Deus, todos nós, fomos gerados por uma relação amorosa entre homens e mulheres, é claro. Jesus foi gerado no ventre de Maria por obra do Espírito Santo, livros de Mateus e Lucas, capítulos 1. A péssima interpretação sua da festa das bodas, “E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.” João 2:2, observe que Jesus e seus discípulos estavam lá na festa, na condição de convidados, saiba, que com conhecimento bíblico, podemos fazer uma conjectura teológica, desde que não cometamos heresias, precisamos ter muito cuidado. No meu caso também posso errar, sou humano, aprendi um pouco tarde, mas valeu apena, que diz assim: “quem fala o que quer, ouve o que não quer” Que o Sr. Deus me perdoe em nome de Jesus, vou dizer, da mesma maneira que Jesus foi gerado no ventre de Maria, sem a participação masculina de seu esposo José, creio piamente que Jesus, nunca teve caso íntimo com mulher. O casamento e sexo não é pecado para os casados, mas a missão de Jesus aqui na terra não foi essa, e sim, pagar o preço na rude cruz para que todo aquele que nele crê, não pereça mas tenha a vida eterna, João 3:16, ok

    • Manoel,

      Errado a missão de Cristo não foi só a de pregar o evangelho, não.

      Cristo veio em carne e osso, portanto com as mesmas vontades e carências, visto que Deus queria mostrar ao ser humano que é possível não pecar, daí servir de exemplo.

      Ele veio como a maioria das pessoas deste mundo, como seja: pobre, feio, num país pobre, num país cheio de fundamentalista, num país sob o domínio de outro, numa época em que se vivia a escravidão, num país com leis esdrúxulas, sem familiares importantes, sem estudos acadêmicos, sem projeção social, morando numa cidade sem eira e nem beira, fugindo de cidade em cidade pra não ser morto, ou seja, o sacrifício não foi apenas o de morte de cruz, não.

      Então meu caro, Cristo não foi apenas palavras. Essas todos nós sabemos pronunciar, o que vale é o exemplo de vida, de postura, evidente com sua palavra saudável de não condenar o próximo, julgar o que não conhece no todo.

  7. Reinaldo, hoje sou um crente em Jesus, se vc diz que a bíblia não é de fácil entendimentos problemas seu, que fique nos seus rudimentos arcaicos. Quando na minha infância na igreja católica, agora, não me pergunte mais nada, já esqueci, foi na década de 50, estudei todo o catecismo para fazer a primeira comunhão, aprendi que: Pai, Filho e E. Santo são 3 pessoas distinta, mas um único Deus, nada contra, acho certo, porque o que é Santo não se divide, por isso mesmo, disse: uma só personalidade Santa… Paz de Jesus.

  8. Joel belon, tomara Deus que esse Papa, faça uma varredura na igreja romana (IR) mesmo, tá precisando, retire todos os ídolos da IR e pregue o único que pode salvar o homem, Jesus Cristo, esta bíblia que temos em mãos, diz: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao PAI, senão por MIM” João 14:6, bíblia que não é de protestantes e nem de católicos, mas de todos. O autor da bíblia é Deus todo poderoso e escrita pelos judeus, dou graças a Deus por ter Jesus como o meu único Salvador, exaltado seja Deus, porque dEle São: Honras Glórias e Poder, para todo sempre, amém…

  9. Reinaldo, nos tempos bíblicos, um homem conhecer uma mulher ou uma mulher conhecer um homem, significava vida sexual, veja – “E CONHECEU Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim” Gênesis 4:1 e “E CONHECEU Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque” Gênesis 4:17, veja também a resposta de Maria ao Anjo, “E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não CONHEÇO homem algum?” Lucas 1:34. Será que Maria não conhecia por fisionomias e nomes os rapazes da sua vizinhança? Claro que sim, ela era uma jovem virgem, mas não inocente, sabia que para uma mulher conceber precisava da participação masculina. Quando Deus disse, façamos o homem a nossa imagem e semelhança, façamos está no plural, imagine quem estava lá? Jesus é ontem, hoje e sempre. Maria devia nesta época ter menos de 20 anos de idade, ela foi instrumento usada por Deus para ser mãe de Jesus, que cumpriu seu papel de mãe do nosso Salvador e esposa de um homem de bem, José. “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” João 5:39. Glórias a Deus.

    • Vc novamente com essa estorinha de “conhcer”??? poxa… NÃO A CONHECEU ATÉ QUE JESUS NASCEU… quer dizer então que a “conheceu” após o nascimento não é??? então devo crer também que MICOL teve filhos depois de morta… “e não teve filhos ATÉ que morreu”…

      amigo… não analise uma palavra solta do texto.. analise o texto todo da biblia… fazendo a análise levando em consideração as tradições regionais, a linguística e o sentido que o escritor queria dar as palavras… do contrário faz-se acreditar nessas aberrações…

      Só mais uma observação amigo… Maria foi mais que um instrumento usado por Deus, do contrário, o AT não faria referencias elogiosas a virgem, MARIA estava nos planos de Deus desde o principio, ela foi feita com este propósito, vcs protestantes tem maia de ve-la como se Deus tivesse olhado para ela e pensado “vai ser vc”… não foi assim… ele a idealizou desde o inicio, não a escolheu ao acaso meu amigo…

  10. Ainda quero dizer que, primar pelos ensinamentos bíblicos, não é falta de respeito com as pessoas nem da fé professada por alguém.Tem gente que confunde em discordar da fé ou conduta, com ofensa moral ou física. da mesma forma, acham que, celibato é a mesma coisa que eunuco, celibato é uma imposição da igreja romana que priva os Padres de se casarem.

    “Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o.” Mateus 19:12, eunuco do ventre da mãe, por alguma anomalia; eunuco que foram castrados pelos homens, crianças eram castradas, quando adultas vigiarem o harém (mulheres do Rei) e eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus, mas nenhuma prática sexual, Não adianta dizer: sou celibatário, mas, uma mulherzinha aqui outra lá, isso é fornicação ou mesmo prostituição, porque adultério é usado para casais infiéis, ou até gostar de pessoas do mesmo sexo (sodomia), portanto, celibato já mais poderá ser comparado com eunuco.
    Paulo diz: “Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se” 1 Coríntios 7:9,
    “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema” Gálatas 1:8
    João diz, “Mas, quanto aos covardes, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte” Apocalipse 21:8. Tem solução, receba Jesus como seu único Salvados, persevere na fé, que você nunca errará a Porta, Jesus não é uma das portas, mas a única Porta de entrada ao Céu. Paz de Jesus.

    • Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que receberemos?

      E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.

      E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.

      Porém, muitos primeiros serão os derradeiros, e muitos derradeiros serão os primeiros.
      Mateus 19:27-30

      De fato a IG Catolica reconhece que a imposição do celibato é regra de disciplina eclesiastica, mas se baseia neste conselho de Cristo e de Paulo que antes de escrever tais versiculos que vc cita, recomenda que todos mantenham a castidade( se bem que teve um outro evangelico, que me disse aqui no site que o apostolo violava a castidade de vez em quando e fazia o 5 contra 1 tambem).

      Tal regra poderá um dia ser dispensada se um concilio assim o decidir. E quem faz o voto de castidade o faz por livre vontade, se um homem catolico que servir e casar no sacramento da ordem então que peça pra ser diacono já depois de casado.

      Se um clerigo viola a castidade está em pecado, mas vc mesmo transcreveu a palavra de Cristo aprovando tal conduta de dedicação voluntaria ao serviço da palavra. Sabemos que paulo e joão o seguiram como exemplo. Então não é pecado ser celibatario consagrado. E até parece que o casamento evita que um sujeito cometa adulterio, fornicação ou pedofilia(a grande maioria dos pedofilos atacam seus proprios filhos, enteados ou vizinhos).

      Sobre a insinuação de que falamos que Jesus é apenas UMA DAS PORTAS, OU TENHO QUE CONCLUIR QUE NUNCA FOI CATOLICO OU ESQUEÇEU MESMO O QUE DEVERIA TER APRENDIDO:
      CUIDADO COM LEITURAS ISOLADAS. Mas deixe-me mostrar um trecho bem mais amplo.
      60. “Um só é nosso Mediador segundo as palavras do Apóstolo: ‘Há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem; ele também se entregou para resgatar a todos’ (1Timóteo 2,5-6). Porém a missão maternal de Maria diante dos homens de nenhuma forma obscurece nem diminui esta mediação única de Cristo; pelo contrário, melhor demonstra seu poder. Porque todo o influxo salvífico da bem-aventurada Virgem em favor dos homens não nasce de nenhuma lei mas sim do divino beneplácito, PROVEM da superabundância dos MERITOS de CRISTO, se apóia em sua mediação, dela DEPENDE TOTALMENTE e da mesma retira todo o seu poder e, longe de impedi-la, fomenta a união imediata dos crentes em Cristo”.
      62. “…Porque NENHUMA CRIATURA PODE se COMPARAR JAMIAS com o Verbo Encarnado, nosso Redentor; porém, assim como o sacerdócio de Cristo é participado de diversas maneiras, tanto pelos ministros como pelo povo fiel, e assim como a bondade única de Deus se difunde realmente de formas distintas nas criaturas, assim também a mediação do Redentor não exclui, mas suscita em suas criaturas uma múltipla cooperação que participa da única fonte. A Igreja não duvida em professar esta missão subordinada de Maria, a experimenta continuamente e a recomenda ao coração dos fiéis para que, apoiados nesta proteção maternal, se unam mais intimamente ao Mediador e Salvador”.
      67. “…Assim mesmo, exorta encarecidamente aos teólogos e aos pregadores da Palavra divina, que se abstenham com cuidado, tanto de todo falso exagero, como também de uma excessiva estreiteza de espírito, ao considerar a singular digninade da Mãe de Deus(3). Cultivando o estudo das Sagradas Escrituras, dos Santos Padres e doutores e das liturgias da Igreja, sob a direção do Magistério, ilustrem retamente os dons e privilégios da Santíssima Virgem, que sempre se referem a Cristo, origem de toda verdade, santidade e piedade”.
      Como se pode ler(pra quem lê sem má intenção e preconceito),Onde esta dito que Maria ou Paulo ou Pedro são nossos salvadores ai no texto.Onde se insinua que Eles é que levam ao PAI SEM PASSAR POR SEU SANTISSIMO FILHO e SENHOR.Onde se declara que eles tenhaM poderes de atender algum pedido de fiel sem autorização de Seu Filho e ou poder próprio .Vejo muita gente reclamar do que acham que nos fazemos e não naquilo que de fato acreditamos .

  11. Levi Varela, é verdade que Jesus vei em carne e pregou as boas novas, até o Apóstolo disse, “Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém” João 21:25

  12. AO meu querido irmão em CRISTO JESUS —Manoel não e atoa que tens o nome de Manoel sua resposta ao levi varela –foi um dom de DEUS parabéns continua firme na fe porque DEUS –e contigo —-Agora este sujeito que chama levi varela –camarada você simplesmente es o maior otario que vi aqui nestes comentários você superou a barreira da falta de conhecimento –LEVI VARELA o burro do século os seus comentários sobre JESUS CRISTO –cheira enxofre JESUS SEJS LOUVADO—-DEUS ME LEVRE DE VOCE—suas interpretações sobre JESUS AQUI NA TERRA COMO HOMEM –e de estarrecer são comentários satânicos –que DEUS tenha misericórdia de sua tao pobre alma— ho meu querido irmão Manoel me perdoa mas não podia de deixar de defender JESUS—–HO LEVI VARELA –dobre seus joelhos e peça perdao a DEUS porque o que você falou de JESUS e abominável–anda logo não te demoras porque o dia do julgamento vira e não tardara

    • Ricarte,

      O Manoel concordou com o que eu disse ao citar um versículo que fala que nem tudo sobre Cristo restou escrito, afinal quem poderia escrever as bondades Dele?

      Mais a mais, quando João escreveu seu livro, ou seja, minimamente trinta anos depois da morte de Cristo, por consequência muitos milagres ele tinha testemunhado, mesmo com as perseguições romanas contra o cristianismo, muitas conversões em face dos inúmeros milagres.

      Vê-se que você estudou na escola do seu escudeiro JGMX, por isso analfabeto funcional, sabendo lê, não interpretar o escrito. Faça um curso, que vai aprender, inclusive investigue as minhas falas, pois nunca fui contra Cristo, meu caro JGMX, desculpe, Ricarte.

  13. minha santidade Papa francisco Homemde fé(minha música está no yotube 1100 visualizações, queria ir para jornada mindia da juventude, não tenho dinheiro para isso minha música é linda queria cantar em sua vinda ela se chama papa francisco homem de fé, está no yotube brasileiro, é linda… se eu for para jornada minha música fica famosa e eu famoso pago meu mestrado, que preciso mais se eu não for fico feliz por o senhor te escutado pois minha música é pra vc meu santo e pecador papa

  14. kkkkkkkkk, o assunto é muito sério, mas não tem como não rir, o cara é ilário. Sinceramente eu acho que é curtição dele só pra causar polêmica. De onde ele tira tantas asneiras?

DEIXE UMA RESPOSTA