Papa Francisco volta a denunciar corrutos do Vaticano e diz que continuará a reforma da Igreja

25

Em um discurso firme, o papa Francisco reiterou que continuará levando à frente a reforma da Igreja Católica e cobrou dos membros da Cúria romana uma “moral impecável”.

A fala do pontífice, por ocasião da reunião de Natal da cúria, destacou que a Igreja deve seguir um modelo que tenha como padrão “evitar os escândalos que ferem as almas e ameaçam a credibilidade do testemunho”.

“A reforma continuará com determinação, lucidez e resolução porque a Igreja deve sempre ser reformada. Precisamos apostar na necessidade de advogar pela honestidade, a maturidade, a humildade, a sobriedade, a caridade e a verdade. A pessoa honesta não atua de forma correta somente diante do olhar do vigilante ou do superior. Não tem medo de ser surpreendido porque nunca engana”, observou o papa.

Fazendo referência às recentes revelações de novos escândalos, voltou a criticar o apego a bens materiais existente entre muitos dos sacerdotes católicos que ocupam altas posições no Vaticano.


O caso, revelado pela imprensa, mostrou que muitos cardeais do Vaticano vivem em apartamentos luxuosos, de mais de 200 m², no centro de Roma, sem pagar aluguel, o que levantou a suspeita de corrupção dentro da Santa Sé.

“A sobriedade é a capacidade de renunciar ao supérfluo e resistir à lógica consumista dominante. É prudência, simplicidade, essencialidade, equilíbrio e moderação. É de se lamentar que a Igreja siga adoecendo do mal do Alzheimer espiritual, a esquizofrenia intelectual ou o terrorismo das fofocas. Estes males voltaram a se manifestar neste ano, causando dor a todo o corpo e ferindo muitas almas. É preciso ser exemplar para evitar estes escândalos”, exortou, de acordo com informações de O Globo.

Esse novo alerta de Francisco também foi associado às denúncias de desvio de dinheiro que era destinado a projetos sociais dedicados a crianças, sob cuidados do cardeal Tarcísio Bertone, que foi secretário de Estado do papa Bento XVI.

Ao final, o papa lembrou dos que levam uma vida correta, e frisou: “Não poderia esquecer as palavras de reconhecimento pelos que trabalham por uma Igreja misericordiosa”, pois isso seria uma atitude parcial: “Seria uma grande injustiça não manifestar um profundo agradecimento e um necessário alento a todas as pessoas íntegras e honestas que trabalham com dedicação, devoção, fidelidade e profissionalismo, oferecendo à Igreja e ao sucessor de Pedro o consolo de sua solidariedade e obediência, assim também como sua generosa oração”, concluiu.

25 COMENTÁRIOS

  1. Se ele quiser continuar a reforma da ICR, para que obtenha êxito desejado, necessário seria combater não só os corruptos da sua igreja, mas a corrupção religiosa, ou seja, ele mesmo obedecer e pregar aos fieis, dizendo: Só o Senhor teu Deus adorarás…

      • Emanuelle
        Cuidado! Só com Jesus, pudemos entrar pela porta que Ele mesmo abriu. Com os bonecos de pau, barro etc… “santos” criados pelo homem, é pecado gravíssimo diante de Deus. Desde que o homem foi criado por Deus, o diabo pai da mentira, João 8:44, humanos tem se desviado da verdade e criando seus próprios deuses.
        Quando alguém inventa ou prega aquilo que contraria a palavra de Deus, tem nome: Falso profeta!
        Veja: “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre” Apocalipse 20:10.
        E estão inclusos, não só os falsos profetas, mas também os seus seguidores.
        Para ser salvo se faz necessário. “E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” Atos 16:31, mas não disse: Crê nela ou neles.

  2. Que reforma da igreja esse papa vai fazer?

    Essa é a pergunta, a única reforma que ela pode fazer, é pregar o verdadeiro evangelho de JESUS.

    Vamos a Reforma da igreja meretriz e prostituta católica..

    1º- deixar a idolatria dos santos fajuto feito pelas mãos de homem.

    2º- Fazer o que JESUS mandou fazer, primeiro crer e depois se batizar, deixar de batizar criança.

    3º – deixar o pecado da carne, a prostituição, a mentira, o adultério, a patifaria que católico vive.

    4º- não beber do sangue e comer do corpo de JESUS indignamente como eles fazem, tomam a hóstia que simbolizam o corpo de Cristo, depois continuam no pecado da carne, na imundice .

    5º- seguir o exemplo do Apóstolo PEDRO, que disse, ( Os crente são a casa Espiritual edificada em Cristo 1 Pedro capitulo segundo )

    É isso que esse papa deve fazer, pregar o que esta na Bíblia, porque do contrário vai pro inferno de cabeça pra baixo, junto com seus seguidores.

    • A DOUTRINA CATÓLICA NÃO MUDA , MAS A PROTESTANTE MODIFICAM A TODO INSTANTE E É MUITO DIVIDIDA:
      A doutrina da Igreja Católica é imutável, NÃO É À TOA QUE O MUNDO NOS ODEIA nos Chamando e ATRASADOS E RETRÓGRADOS, alguem diria isto se tivéssemos mudado alguma coias ?
      Provem-nos com fatos e dados o que mudamos e se o que pregamos que não esteja na bíblia ?

      Agora os desafio a provar se isto tá na bíblia:
      1)- Ódio e desrespeito a Maria ?

      2)- Teologia da Prosperidade ?

      3)- Fogueira santa De Israel para ganhar casa e carros ?

      4)- Pagamento em dinheiro de votos e capanhas ?

      5)- LIVRE INTERPRETAÇÃO ?

      6)- Salvação somente pela fé e ficando de braços cruzados ?

      7)- Cristo e apóstolos obrigando seus seguidores a pagar o dízimo e ameaçando-os com o inferno e expulsão da Igreja a quem não pagar ???.

      “Pregando a Verdade e confirmando os irmãos na verdadeira fé, com a graça de Deus construo Catedrais nas almas para que nelas possam habitar o Espírito Santo de Deus” ( Pierry de Craon).

      O Jesus dos Evangelhos, realmente não é o Jesus dos “evangélicos”

      • Emanuelle. Você conhece bem pouco da verdadeira igreja evangélica hein moça.

        1) Quem te enganou que evangélico odeia ou desrespeita Maria? Eu sou evangélica de igrejas sóbrias e de muitos anos de fundação. Nunca odiei ou desrespeitei Maria. Só nunca a tive como intercessora ou perdoadora de meus pecados pois é Bíblia, inclusive a Bíblia católica também é bem clara que o ÚNICO que pode interceder pelos homens perante Deus e o ÚNICO com poder de perdoar pecados é JESUS, O ÚNICO CAMINHO, O FILHO DE DEUS.

        2) Quem te disse que a verdadeira Igreja Evangélica prega Teologia da prosperidade. Pelo contrário, vivemos pelo ensinamento do livro de Jó. Em tudo dai graças. COmo disse Paulo: Sei ter e não ter, passar momentos de bonança e provação, solidão e companhia, tristeza e alegria: POSSO TODAS AS COISAS NAQUELE QUE ME FORTALECE. Deus abençoa seu povo sim, mas tb temos provas pois a Bíblia diz que importa que por muitas provações herdemos o reino.

        3) Quem te enganou que os verdadeiros evangélicos concordam que “fogueira santa” é veículo de comunhão com Deus ou que servimos a Deus por casa e carros? Vc não pode julgar toda comunidade evangélica por algumas falsas igrejas que não pregam a verdade do evangelho. Servimos a Deus, aceitamos Jesus, e nos membramos a uma igreja para nossa salvação e não pelas coisas desta terra. As bençãos são consequencias que são acrescentadas de acordo com a vontade de Deus àqueles que primeiro buscam seu reino

        4) Votos e sacrifícios paga quem quer, muitos servos de Deus na bíblia o fizeram inclusive sua igreja também pratica desde a idade media e de forma bizarra. Lembra das indulgencies?

        5) QUEM DISSE QUE TEMOS LIVRE INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA? O único que tem poder para interpreter a palavra de Deus é o Espírito Santo de Deus que nos guia em toda sabedoria.

        6) QUEM TE ENGANOU QUE SALVAÇÃO VEM PELAS OBRAS? Ou que a igreja evan’gélica acredita que ficar de braços cruzados é o correto? Se boas obras salvassem alguém, Jesus não precisaria ter morrido na cruz, antes deles muitos praticaram caridade, mas é Bíblia é bem clara. Deus olhando do céu não viu nenhum justo na Terra. Em nenhum momentos pregamos que devemos ficar de braços cruzados. Já ou viu falar dos missionaries evangélico e suas obras? Pregamos que primeiro vc tem fé e aceita a Jesus como Salvados e o seu Espírito então te capacita para toda boa obra. Obra e fé devem caminhar juntas. O ladrão da cruz teve como praticar obras para ser salvo? não né? Mas a fé dele o salvou. Palavra do próprio Jesus. O que pregamos é que por mais obras que a pessoa realize, sem fé em Cristo não há salvação

        8) QUEM TE DISSE QUE SOMOS OBRIGADOS A ENTREGAR O DÍZIMO. PREGAMOS COMO DOUTRINA. ENTREGA QUEM QUER. NENUM EVANGÉLICO É OBRIGADA A FAZER. TEM MUITOS QUE NÃO FAZEM, CONTINUAM MEMBRO DA IGREJA E NÃO SÃO DISCRIMINADOS POR ISSO.

        PRIMEIRO CONHEÇA A HISTÓRIA DE ALGUÉM PARA AFIRMAR COISAS QUE VC NÃO SABE COM TANTA VEEMENCIA

      • Emanuelle,

        Doutrina católica não muda?

        Você tem que idade, minha cara, pra fazer afirmação tão infantil nesses termos?

        A doutrina católica, e diz muito bem você, pois é católica, porquanto nada de cristã, desde que Constantino enganou vocês, sempre ocorreu modificações.

        Inseriram tanta coisa, minha cara, que descaradamente começaram a dizer que seguem não apenas a bíblia, mas também a tradição.

        Desde quando na bíblia há purgatório? Desde quando na bíblia há cultos em prol de mortos? Desde quando na bíblia há mortos operando milagres? Desde quando na bíblia ha menção da infalibilidade de seres humanos, em especial quando a frente de instituições de caráter religioso ou não?

        Minha filha, você pergunte a sua mãe se acaso não bateram com sua cabeça na hora do parto.

        Assim não dá, tome o remédio todo.

      • Emanuelle; Ódio a Maria, nós os evangélicos não odiamos Maria apenas a respeitamos como a mãe de Jesus. Se é medianeira junto a Jesus e o papa é o ”representante” de Deus aqui na terra como dizem os católicos, porque a mãe do papa não intercede por vocês junto a ele. Afinal qual o nome da mãe do papa?

    • Não fica triste não Zezé, filha da serpente. A sua “igreja” tem fundamento bíblico:
      CUMPRE-SE A PROFECIA : 1Jo 2,19 – “Eles Saíram do nosso meio, mas não eram dos nossos; pois, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco. Mas, [saíram] para que se mostrasse que nem todos são dos nossos, nem do número dos eleitos.
      “Recomendo-vos, irmãos, que tomeis cuidado com os que produzem divisões contra a doutrina que aprendestes. Afastai-vos deles” (Rm 16, 17)Lucas 21,8 “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virao em MEU NOME” (JESUS)
      Mateus 24,4-5 “Respondeu-lhes Jesus: Cuidai que ninguém vos seduza. Muitos virão em MEU NOME.”
      Mateus 24, 11-12 “Levantar-se-ão muitos falsos profetas e seduzirão a muitos. E, ante o progresso crescente da iniqüidade, a caridade de muitos esfriará“
      Col 2,23 “Elas podem, sem dúvida, dar a impressão de sabedoria, enquanto exibem culto voluntário, de humildade e austeridade corporal. Mas não têm nenhum valor real, e só servem para satisfazer a carne.”
      II Tim 3,5 “Ostentarão a aparência de piedade, mas desdenharão a realidade. Dessa gente, afasta-te!“
      II Cor 11,13-15 “Esses tais são falsos apóstolos, operários desonestos, que se disfarçam em apóstolos de Cristo, o que não é de espantar. Pois, se o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz, parece bem normal que seus ministros se disfarcem em ministros de justiça, cujo fim, no entanto, será segundo as suas obras”.
      Mateus 7,15-16 “Guardai-vos dos falsos profetas. Eles vêm disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos arrebatadores, pelos seus frutos os conhecereis”
      “Caríssimos, não deis fé a qualquer espírito, mas examinai se os espíritos são de Deus, porque muitos falsos profetas se levantaram no mundo” (1 João 4,1).
      “Assim como houve entre o povo falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos doutores que introduzirão disfarçadamente seitas perniciosas. Eles, renegando assim o Senhor que os resgatou, atrairão sobre si uma ruína repentina. Muitos os seguirão nas suas desordens e serão deste modo a causa de o caminho da verdade ser caluniado. Movidos por cobiça, eles vos hão de explorar por palavras cheias de astúcia. Há muito tempo a condenação os ameaça, e a sua ruína não dorme”
      (2Pe 2,1-3).
      “Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Tendo nos ouvidos o desejo de ouvir novidades, escolherão para si, ao capricho de suas paixões, uma multidão de mestres. Afastarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas.”
      (2 Tim 4,2-4).

      • Emanuelle.

        Disse bem. Os evangélicos não saíram da tua igreja, pois ela não a noiva, sim a prostituta.

        Outrossim, vocês saíram do cristianismo, justo por não fazerem parte dele, tanto é que suas teses teológicas são em muito conflitantes com as de Cristo.

        Deus te ilumine, pois muito sábia nas ilações, restando apenas cumprir o pedido de Cristo, sai dela povo meu pra não serdes confundidos com os seus muitos pecados, pecados que ora o mundo de novo está assistindo, está tomando consciência, pois não mais temem o ranger de dentes dela.

      • Emanuelle todo dia existem alteracoes doutrinarias no catolicismo,basta ver os concilios, inclusive nos dez mandamentos.Responda-me porque retiram o 2 mandamento no catecismo,diferenciando-o de exodo 20.o que a Biblia Catolica Ave-Maria diz a veneracao de imagens.Exodo20/4,mt4/10,Deuteronomio5/8e9,Sabedoria13/10-18,14/1-31,15/4-17,Judite8/17,Baruque1/21-22,6/35-72.O que a imagem ensina ao fiel Habacuque2/18,descricao sobre os que seguem procissoes Isaias45/20,Isaias46/7,quem responde pela imagem Oseias4/12,o que a Biblia Catolica,compara as imagens,Jeremias 10/3-5,o que ocorre segundo a Biblia Catolica a quem venera imagem Salmos 113 e 115/4-8.

    • Zezé, menina filha da serpente com essas mentiras que você destilou com o seu veneno, faço uma pergunta e dou-te a resposta:
      O que é protestantismo?

      O protestantismo é filho do Pai da mentira, e tem como sua maior arma não a verdade, mas a mentira.

      E sempre fez vasto uso dela,para denegrir a Igreja Católica vejam o que dizia Lutero o fundador do protestantismo:

      Em carta a Jerônimo Weller, Lutero escreveu:

      “Se o demônio te tentar com bebedeira, bebe, e bebe em nome de Cristo”.

      Lutero defendia a tese da santidade do pecado: quanto mais pecado se cometesse mais santo se seria. Ele insultava Cristo dizendo que Jesus era adúltero e bêbado.

      Que Lutero disse que Cristo era adúltero, está no livro de Lutero, Tischeredden: Conversas à Mesa, n* 1472, edição de Weimar, volume II, p. 107, apud Franz Funck Brentano, Martim Lutero, editora Vecchi, Rio de Janeiro, 1956, p.151.

      Quando discuto com algum protestante, recomendo que leiam os livros e discursos de Lutero, especialmente suas conversas à mesa que são escandalosíssimas.

      De fato, Roma, no tempo do Renascimento, era bem corrupta. Por isso Lutero gostou muito de lá.Lutero jamais quis reformar os vícios do clero corrupto, do qual ele era um exemplar bem típico.

      O que Lutero queria reformar era a lei de Deus, para permitir os pecados, como ele o permitiu com a sua doutrina da santidade do pecado, com o seu axioma:

      “Crê firmemente e peca muitas vezes,pois o perdão e eleição de Deus é irrevogável, portanto, crer firmemente no Senhor Jesus e podes pecar a vontade, pois uma vez salvo, salvo para sempre…”

      E PARA DEFENDER O USO DA MENTIRA DIZIA:

      “Que mal pode causar se um homem diz uma boa e grossa mentira por uma causa meritória e para o bem da Igreja (luterana) ?…” (Grisar, Hartmann, S.J., Martin Luther, His life & work, The Newman Press, 1960- pág 522).

      Sábio conselho é o de Jesus, aos difusores dessa mentira diabólica:

      “Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira”. (Jo 8,44).

      Lutero resumiu bem o pensamento protestante:

      “Quem não crê como eu está destinado ao inferno. O meu juízo e o juízo de DEUS são a mesma coisa.”

      Os protestantes, não raro, seguem o conselho de Voltaire: “Menti, menti, porque sempre fica alguma coisa!”

      “Existem pouquíssimas pessoas neste mundo que realmente odeiam CEGAMENTE a Igreja Católica, mas infelizmente há milhões que odeiam o que eles PENSAM ser a Igreja Católica… (Fulton J. Sheen)”
      “Para fundar Igrejas duas coisas são necessárias. A primeira é morrer na cruz e isto eu não quero. E a segunda é retornar do mundo dos mortos. E isto eu não posso.” (Napoleão Bonaparte)

      • Emanuelle filhote de Jezabel.

        Idolatra não herdará o reino dos céus.

        Não sou eu quem digo, esta escrito na Bíblia.

        Jezabel, era uma idolatra pertubada quer servia aos santos feito por mãos humanas, vivia uma vida ao contrário da palavra de DEUS. foi comida pelos cachorros , é isso que acontece com idolatras perbubados, que negam o verdadeiro evangelho de JESUS, que é o teu caso e de muitos católicos , pertubados, idolatras, prostitutos e , mentirosos que vivem no pecado da carne.

        católico trabalha pro diabo.

        ou vcs deixam essa idolatria e serve a JESUS que esta vivo a direita do DEUS pai todo poderoso, ou vão pro inferno de cabeça pra baixo.
        Provavelmente , quando um idolatra chega no inferno, ele deve gritar, Maria, João, santa conceição cade vcs, me tire daqui, eu servi vcs toda a minha vida agora vcs me abandonaram .

        Nem Maria, nem Aparecida, nem João nem Conceição, pode fazer algo por alguém, porque morreram e não ressuscitaram, o único que pode salvar e é intermediador entre DEUS e o homem chama-se Senhor JESUS, pai da eternidade e príncipe da paz.

        Apreenda isso Emanuelle filhote de Jezabel..

  3. O papa deve mais é acabar com o monarquismo, aliás, ele já falou disso.

    Com razão, pois somente via uma cúpula de vários cardeais, cada qual com uma finalidade específica e decidindo em colegiado poderá começar a resolver os problemas estruturais que se estendem a centenas de anos.

  4. O papa Francisco,esta realmente muito enganado,mas é muito enganado mesmo,pois nunca existiu o menor rumor de corrupção,na igreja católica,tanto que os católicos podem colocar as suas mãos e pés no fogo, por esta verdade.
    Para o papa Francisco reconhecer a tamanha injustiça,por esta caluniando,muito de seus ajudantes, se ele quer saber o erro que ele esta cometendo, basta que ele leia as postagens,da Emanulle a dissimulada,da Janete,do Lopes boca de vaso sanitário de rodoviária,e outros católicos mais,que postam aqui neste site,porque eles falam dos evangélicos, e dizem que lá não tem isto,acho bom o papa se aconselhar com esta equipe,porque eles sabem,infinitamente mais da igreja católica,que o papa Francisco.

  5. Tenho para mim que este papa não passa de 2016,tem muitos cardeais marajás que não ta nada contente com o ”santo padre”.
    A morte por envenenamento não é descartável.

  6. Os comentários da Emanuelle, não merece crédito, são fora de contexto e sem lógica. Nós os crentes em Jesus (protestantes), sabemos que Maria mãe de Jesus homem é mulher santa, mas não é mãe de Jesus Divino, Jesus Divino é eterno. Foi ela esposa de um homem muito macho e que concebeu na sua virgindade e assim ficou até o nascimento de Jesus, Mat. 1:25. Depois minha filha, aquele negócio funcionou. Qual um casal jovem, sob o mesmo teto, iria deixar passar em branco aquilo que é demais desejável?
    A salvação não foi dada ao homem pela virgindade de uma mulher, mas pelo sacrifício de Jesus no calvário!

    • No século 5, o patriarca Nestório, de Constantinopla, preocupado também que Maria não recebesse a honra que era só de Cristo, dizia que Maria não era a Mãe de Deus, mas apenas mãe de Cristo. Só que isso deu um bafafá enorme e rendeu implicações bem complicadas e heréticas neste posicionamento, como vemos hoje também nos evangélicos que declaram, mesmo que não tão na cara como Nestório, que Jesus teve duas naturezas divididas, que Maria foi mãe só da natureza humana e não da divina. Ou seja, se Maria é apenas mãe da natureza humana de Jesus, então Cristo está dividido (1 Cor 1.13) não era Deus encarnado quando Maria O concebeu pelo Espírito Santo, era apenas humano e o Filho de Deus ficava ao lado, ou dentro de um corpo, como um parasita fica num hospedeiro e Jesus não era Deus em sua passagem na Terra, apenas um corpo que portava Deus. Por mais que a pessoa que negue que Maria é mãe de Deus não queria dizer isso, é a consequência de se dividir as duas naturezas, mesmo sem a intenção de fazer isso. Dividir de qualquer forma e em qualquer momento as naturezas de Jesus vai contra o ensino bíblico sobre o Messias, que cremos ser Deus, o Deus conosco Emanuel, por isso o termo “Mãe de Deus” foi usado para dizer que Jesus é Deus, sempre foi Deus Eterno, nunca se dividiu e o que foi concebido pela Virgem Maria é Deus, o mesmo Filho de Deus da Eternidade, não é correto dividir as naturezas de Cristo. Foi isso que decidiu o Concílio de Éfeso, que é o concílio aonde é oficializada a expressão “Mãe de Deus”, concílio aceito também durante a Reforma pelos protestantes. São Cirilo pediu a Nestório que revisse suas posições sobre Cristo e sobre a Santa Maria ser a Mãe de Deus. Nestório se negou a rever suas posições e foi destituído do patriarcado, declarado herege e com isso nasceu mais uma divisão do cristianismo, na época, o Nestorianismo, ramo do cristianismo que hoje conta ainda com milhares de adeptos no norte da África e no Oriente Médio, mas no resto da Cristandade ela ficou praticamente extinta por muitos séculos.

  7. Olha, o pecado mais gravíssimo é o pecado consciente , é o que esse católicos fazem, eles conhecem a verdade, mais fazem vista grossa pra palavra de DEUS, são os verdadeiros cegos que JESUS mencionou na Bíblia, ou seja, conhecem a verdade mais não quer obedecer.

    Católico sabe que JESUS da ordem de JESUS, quem crer e for batizado será salvo quem não crer será condenado. mais ele não obedecem, continuam batizando crianças.

    Católico sabe, que DEUS não permite que façam imagem de escultura muito menos adora-las, mais eles continuam fazendo as imagens dos santos e adorando a eles.

    Católico sabe, que prostituição é pecado, idolatria é pecado, mesmo assim vivem na imundice no pecado da carne.

    Católico sabe, que tomar hóstia que é a santa ceia e depois viver no erro é pecado, mais mesmo assim, acabam de participar do corpo de Cristo na igreja, depois passam num boteco e bebe um corpo de cachaça em cima.

    E por ai vai, são infinitos pecados que comentem dentro da igreja meretriz católica.

    Ai acham ruim quando alguém diz que eles trabalham pro diabo…..

    • E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:
      Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.
      O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.
      Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
      O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
      Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.
      Lucas 18:9-14

      • Explique aí quando o cidadão é devoto de santo a ou santo b, acaso não se assemelha aos da época de Paulo: eu sou de Paulo ou eu sou de Apolo?

        Se for considerado nesses mesmos termos, então coitados dos católicos, nunca receberam a verdadeira comida, apenas leitinho. Mas se acham no direito de julgar o mundo dizendo que são seguidores de seitas os que não estão na barca de Pedro, a católica. Prefiro o navio de Cristo. A barca é de Pedro, e está dando água até no convés.

    • nunca li tanta asneira, vc ja leu sobre a passagem que diz, que o joio esta no meio do trigo, é assim em todas as religiões, na catolica na ssembleia de Deus, a igreja é formada por pecadores, infelizmente tem pessoas que não tem respeito vão a igreja comungão e depois saem pra baladas, assim como ja vi muitas crentinhas do pau oco se prostituirem ate mesmo com seus pastores, mais não posso julgar a igreja, que eu tenho cereteza que não prega isso, a respeito da idolatria, quantos protestantes, idolatram suas placas de igreja e seus pastores, quando vc começar a estudar a igreja catolica com menos ignorancia vai ver que ela é a unica igreja revelada por Cristo, tem defeitos tem, mais temos que rezar e pedir a Deus que nos dê lideres capazes de conduzi-la ao verdadeiro caminho deixado por Cristo!!!

  8. É importante esclarecer que o termo *reforma*, dentro do contexto católico, não significa o mesmo que a *Reforma histórica*, promovida pelo movimento protestante. A *Reforma Gregoriana* e a *Contrarreforma* foram exemplos de reformas internas da Igreja, no sentido de que visavam trazer um novo vigor para as suas estruturas internas, reduzir os abusos, revitalizar a disciplina e tornar mais eficaz a relação entre leigos e eclesiásticos.

    Não devemos, portanto, confundir reformas e renovações internas da Igreja com alterações em seus ensinamentos, tradições permanentes e dogmas. Isto simplesmente contradiz as doutrinas essenciais da Igreja Católica, cuja fé baseia-se num senso de continuidade histórica da Tradição recebida desde os tempos primevos do Cristianismo.

    Pax Christi!

DEIXE UMA RESPOSTA