Papa diz que homossexuais devem ser recebidos pela Igreja: “Se uma pessoa é gay e busca a Deus, quem sou eu para julgá-lo?”

60

O papa Francisco concedeu uma entrevista coletiva aos jornalistas que o acompanhava durante o voo de volta a Roma e falou sobre diversos temas ligados à sua participação na Jornada Mundial da Juventude, mas também sobre assuntos do Vaticano, e orientações da Igreja Católica a respeito da homossexualidade.

Com uma declaração simples e direta, porém bastante contundente, Francisco afirmou que os homossexuais “não devem ser marginalizados, mas integrados à sociedade” e que o papel da Igreja não é o de julgá-los.

“Se uma pessoa é gay, busca Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-lo?”. O catecismo da Igreja Católica explica isso muito bem. Diz que eles não devem ser discriminados por causa disso, mas integrados à sociedade”, enfatizou.

A respeito do escândalo envolvendo um suposto “lobby gay” no Vaticano, e à denúncia de que um dos assessores próximos a ele seria homossexual, Francisco foi bastante abrangente: “Vocês vêm muita coisa escrita sobre o ‘lobby gay’. Eu ainda não vi ninguém no Vaticano com um cartão de identidade dizendo que é gay. Dizem que há alguns. Acho que, quando alguém se encontra com uma pessoa assim, devemos distinguir entre o fato de que uma pessoa é gay de formar um ‘lobby gay’, porque nem todos os lobbies são bons. Isso é o que é ruim”, afirmou.


Na mesma fala, o papa esclareceu o que deve, em seu ponto de vista, ser combatido na questão do “lobby gay”: “O problema não é ter essa tendência [gay]. Devemos ser como irmãos. O problema é o lobby dessa tendência, da tendência de pessoas gananciosas: lobby político, de maçons, tantos lobbies. Esse é o pior problema”, contextualizou o papa, segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


60 COMENTÁRIOS

  1. Ele não mentiu,independente do que a pessoa faz ou é,se ela quer buscar a Deus,quem somos nós para impedi -las ou juga-las,temos que incentiva -las a ler a biblia deixar com que elas tirem as próprias conclusões e Deus que as julgue.

  2. Outro dia na minha Igreja,veio um pastor de uma Igreja Batista que disse exatamente isso que o papa disse.Devemos acolher essas pessoas.Eles precisam da palavra!Eh isso q ira liberta-los.

  3. não temos o poder de julgar sobre o ato homossexual, pois DEUS já julgou tal ato. ficar falando que isso é errado é perca de tempo o próprio criador já estabeleceu a regra sobre isso. (macho e fêmea assim foi claro o CRISTO)

  4. Mas me falem ai qual igreja evangélica que não esta com as portas abertas para qualquer ser humano, ora todas todas igreja evangélicas estão de portas abertas para qualquer ser humano, não importa quem seja, mas isto e a pessoa quem tem de tomar tal decisão, não podemoa obriga-las eles e elas e quem, tem que vir ate nos, pregar o evangelho esta sendo pregado a quatro ventos quem quiser ir em um templo evangélico e so ir que serão bem vindos pelo menos em minha igreja com certeza serão bem vindo agora cabe a eles tomar a decizao

  5. O papa não disse nada diferente do que os evangélicos falam ( ou deveriam falar) Amamos o pecador, abominamos o pecado, simples assim. Parem prá ouvir as pessoas que estão sendo perseguidas pelo lobby gay deste país e verão que é o mesmo discurso… Agora , quem tem coragem de ir prá cima do papa??? Ja do pastor…. Este é o nosso país LAICO….

  6. Amigos, a maioria dos que condenam os homosexuais são religiosos. Esses religiosos condenam a prática homossexual porque está na Bíblia, mas olha a base para tal princípio, tão repetida pelos evangélicos: Levítico 18:32, onde se diz que se deitar com outro homem como se fosse mulher é abominação.

    Então sou obrigado a tecer os questionamentos, baseado no mesmo Levítico:

    1. Em Lev 15:19-24 diz que não posso encostar em mulheres quando elas estiverem em seu período menstrual. Mas como vou saber disso? Raramente as mulheres não dizem quando estão nesse período.

    2. Em Lev 25:44 está escrito que posso ter escravos, tanto homens quanto mulheres, desde que eu os tenha comprado em países vizinhos. Ora, eu gostaria de ter um escravo com quem eu pudesse exercitar a língua alemã. Só poderei ter escravos paraguaios, bolivianos e argentinos? Que saco!

    3. De acordo com Lev 1:9, o cheiro de carne queimada é suave ao Senhor, por isso devo dedicar-lhe churrasco em oferenda. Só que no estatuto do meu condomínio está escrito que nao podemos fazer churrasco na varanda. Devo matar o síndico?

    4. De acordo com Lev 11:10 e Lev 11:16-8 não devemos comer mariscos e nem tocar em carne de porco. O Pão de Açúcar está repleto de mariscos e o restaurante do seu João é especialista nisso. Devo incendiar esses estabelecimentos?

    5. E, Lev 21:20 está escrito que nao posso chegar perto do altar se meus olhos estiverem acometidos de uma doenca. Infelizmente tenho problemas de catarata no olho esquerdo. Devo primeiro fazer a cirurgia para poder chegar ao altar?

    6. A maioria dos meus colegas de servico cortam o cabelo e fazem a barba, cortando até mesmo as costeletas. Em Lev 19:27 isso è proibido. Posso esfaqueá-los ou devo matá-los a chibatadas?

    7. O meu tio Raimundo tem um pequeno sítio, onde planta alternadamente milho e feijão, de acordo com as indicacoes da EMATER. Já no Lev 19:19 esta técnica é proibida, pois é proibido plantar dois grãos diferentes no mesmo terreno. A esposa dele tem mania de usar roupas de tecidos misturados – algodão e poliéster. Eles vivem fazendo piadinhas e falando palavrões. Devo chamar todos habitantes do lugarejo para apedrejá-los, conforme Lev. 24:10-16 ou posso fazer uma pequena cerimônia particular para queimá-los, conforme Lev. 20:14?

    Portanto, antes de eu também começar a achar os homossexuais “abomináveis”, eu gostaria de ter as respostas pelo menos a essas primeiras perguntinhas. Depois questionarei outras passagens do mesmo livro.

    Agradeço a contribuição.

  7. A pergunta agora é: e você, os julga ou não? Consegue aceita-los como são para que a verdade em sua autoridade através da Palavra(bíblia) tenha sua liberdade em convence-los ou não? Até quando vc vai apontar o erro no qual eles já estão cansados de saber que estão????

  8. AGORA É TUDO OU NADA. COM UM BOM PAPO, UM SORRISO E UM MARKETING IMPECÁVEL, O BISPO DE ROMA QUER A QUALQUER CUSTO ENCHER A IGREJA OU PREENCHER OS ESPAÇOS VAZIOS QUE A CADA DIA AUMENTA.

  9. É claro que o PAPA CHICO não vai repelir o homossexualismo, uma vez que o mesmo também sempre foi uma bichona, assim como todos os sacerdotes católicos vem sendo a milênios.
    Portanto, ostentar a este velhaco sutil e apócrifo “cristão” como homem de DEUS, é no mínimo insano e desastroso no âmbito de vida que agrada a DEUS.
    Tenho dito.

    • Segue cópia texto de Renan Veloso, adorei
      Gosto muito do Livro de Levítico e concordo que os cristãos devem sim viver debaixo da lei. Afinal, ESTA LEI FOI ENDOSSADA E HOMOLOGADA POR JESUS CRISTO, NO FAMOSO SERMÃO DA MONTANHA, CONFORME SE PODE LER NO EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS, CAP. 5: VERS. 18-20, SENDO POR CONSEGUINTE, DE CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO POR TODOS OS CRISTÃOS. Mas tenho alguns problemas em cumprimento da Lei. Será que você poderia me ajudar?
      • Eu sei que quando eu queimo um bezerro no altar, como um sacrifício, o odor que se desprende é cheiro suave e agradável ao Senhor. (Levítico 1, 5-9). O problema são meus vizinhos. Eles dizem que o odor não é nada agradável e ameaçam chamar a Saúde Pública, que também não gosta do odor. Que devo fazer?
      • Levítico 11, 7-8 – diz que ao tocar o cadáver de um porco me torna impuro. Poderei praticar algum esporte com bola feita de pele de porco, caso use luvas?
      • Levítico 11, 12 – diz que comer marisco é abominação. É uma abominação maior ou menor do que a homossexualidade?
      • Eu sei que não devo ter contato com uma mulher durante o seu período menstrual (Levítico 18,19). O problema é; como saber? Sempre que pergunto, a maioria das mulheres se sentem ofendidas.
      • Levítico 19,19 – diz-me que não posso plantar tipos diferentes de sementes no mesmo campo, e nem usar roupas feitas de dois tipos diferentes de material. Devo concluir que serei condenado se tiver uma hortazinha no fundo do quintal com alguns vegetais e temperos, ou se usar uma camisetinha básica, de algodão e poliéster.
      • A maioria das pessoas que conheço corta o cabelo de vez em quando, apesar de que isso é expressamente proibido (Levítico 19, 27). Estaremos todos condenados?
      • Levítico 21,16-20 – declara que eu não posso me aproximar do altar de Deus se eu tiver um defeito físico. Eu uso óculos. Será que Deus faz “vista grossa” para este pequeno detalhe?
      • Levítico 25, 44 – declara que eu posso possuir escravos ou escravas, desde que tenham sido comprados em um dos países vizinhos. Um amigo meu insiste que essa regra se aplica a argentinos e paraguaios, mas não a uruguaios. Poderia me orientar? Por que não me é permitido possuir escravos uruguaios?

      • Caro Pitágoras, não é adequado para você viver forçando um argumento sobre o gênero da fé, dado ao fato da sua posição cética sobre os temas deste site.
        Portanto viva feliz com a sua lógica.

  10. voces viram que colocaram uma luz, em volta da cabeca dele. prestem bem atencao! esta escrito…que o diabo se transfigura em anjo de luz para enganar. cuidado! leiam, APOCALIPSE,18. sai dela povo meu. A NOSSA UNICA LUZ, E O NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO…

    • Nossa, esse povo vê pecado e demônios em tudo. Só podem ser os próprios demônios para justificar tanta intimidade com o capeta.
      Um dia desses, vi uma campanha evanjeque para não assistir ao desenho “Bob Esponja”. Que maldade há naquele desenho que eu, na minha ignorância religiosa, não consigo identificar?
      Se uma pessoa evengélica prospera – foi uma bênção; se não é evangélica e prospera – fez pacto com o Diabo. Pelo jeito, estou sendo protegido pelo Diabo, porque prospero a cada dia sem pagar um centavo sequer de dízimo.

  11. O mais notável em Levítico, que enumero uma dezenas de abominações (a tradução correta seria de não uso, ou não usual).
    Mas a igreja, prática abertamente, hoje a maioria delas, se hoje a igreja obedece a Levítico em todas as sumas abominações todos, hoje seriam abomináveis.
    Mas como a história da humanidade sempre a maioria ditou as regras, e o machismo sempre foi santificado pela igreja.
    Somente a abominação contra os homoafetivos permanece, são uma minoria mesmo e podem ser esmagados.
    Até o sexo anal, amplamente praticado Silas liberou, mas??? o sexo anal gera filhos?? tem algo errado neste discurso.
    A verdade é que a hipocresia reina, em nosso país.

    • Esse povo é louco. Veja trechos que um amigo enviou para mim:

      Amigos, a maoiria que condena os homosexuais é religiosa, dzem eles que está na bíblia, mas olha a base para tal afirmacao – tao repetida pelos cristaos conservadores e ortodoxos – está em Levítico 18:32, onde se diz que se deitar com outro homem como se fosse mulher è “abominacao”.

      Entao àqueles que insistem nisso iriam as seguintes perguntas:

      1. Em Lev 15 :19-24 diz que nao posso encostar em mulheres quando elas estiverem em seu período menstrual. Mas como vou saber disso? As mulheres em geral nao nos dizem quando estao nesse período !
      2. Em Lev 25 :44 está escrito que posso ter escravos, tanto homens quanto mulheres, desde que eu os tenha comprado em países vizinhos. Mas eu gostaria de ter um escravo que falasse alemao ! Só podem ser mesmo paraguaios, bolivianos e etc ? Eu nao posso ter um escravo alemao ou austríaco?
      3. De acordo com Lev 1:9 o cheiro de carne queimada è suave ao Senhor, porisso devo dedicar-lhe churrasco em oferenda. Só que no estatuto do meu condomínio está escrito que nao podemos fazer churrasco na varanda. Qual é o melhor modo de matar o síndico?
      4. De acordo com Lev 11:10 e Lev 11:16-8 nao devemos comer mariscos e nem tocar em carne de porco. Como devo incendiar o restaurante da esquina, especializado em ambos?
      5. E, Lev 21:20 está escrito que nao posso chegar perto do altar se meus olhos estiverem acometidos de uma doenca. Infelizmente sou míope. Devo fazer operacao de correcao da miopia para poder chegar ao altar?
      6. A maioria dos meus colegas de servico cortam o cabelo e fazem a barba, cortando at é mesmo as costeletas. Em Lev 19:27 isso è proibido. Posso esfaqueá-los ou devo matá-los a chibatadas?
      7. O meu tio tem um sitiozinho onde ele planta alternadamente milho e feijao, de acordo com as indicacoes da EMATER. De acordo com Lev 19:19, è proibido plantar dois graos diferentes no mesmo terreno. Minha tia, sua esposa tem a mania de usar roupas de tecidos misturados – algodao com poliéster por exemplo. E além disso eles vivem fazendo piadinhas e falando palavroes. Será que eu tenho que chamar toda a cidade para apedrejá-los como dito em Lev 24 :10-16 ou posso fazer uma pequena cerim ônia particular para queimá-los, como dito em Lev 20:14?

      Antes de eu também comecar a achar os homossexuais “abomináveis” eu gostaria de ter as respostas pelo menos a essas primeiras perguntinhas. Mas no mesmo livro ainda tem muito mais!

    • Roque, ateus, agnósticos, e não crentes leem e sabem muito mais da bíblia, do que os que se dizem crentes. Estes só sabem uns versículos “apropriados” que o pastor manda decorar. e ainda ficam repetindo a velha e chata frase: “vá ler a bíblia”.

      • Muitos nem sabem ler, por isso só repetem o que o pastor prega. Assim fica fácil para o pastor. Manda um pastor me “evangelizar”. Até hoje nenhum conseguiu. Quando ele fala de um trecho bíblico, eu aponto outro que contradiz o que ele pregou. Aí ele se confunde e desiste. O maior pesadelo de um pastor é encontrar um ateu inteligente. Não tive culpa de Deus ter me feito assim.

      • Pitágoras, entre lêr a Biblia e = Examinar, meditar tendo fé e segui-la na prática, eis a grande diferença!e isto não é para todos, entre ateus, agnósticos, religiosos, etc, etc, e até entre grande maioria evangélica…!

        Fazer o que ?

  12. voces sabem a terceira profecia da santa aquela que não querem contar, voces sabem que o papa esta falando de ajudar gays, primeira a profecia diz que surgiria um terceiro sexo que dominaria o mundo….logo homossexual e o papa ajudando, por causa da ala gay da igreja é lógico

      • DIOGO AFONSO ROQUE E LUIZ O TERCEIRO SEXO, NÃO SÃO NATUREZA POIS NÃO TEM CARATER DE RAÇA HUMANA…APENAS MAIS UM MILAGRE DA SANTA A TERCEIRA REVELAÇÃO HEHEHEHEH CLARO NÃO TEM CARATER DE HOMEM HETERO ATÉ PARECEM SE ASSEMELHAM SÃO FACSÍMELE ….MAS NÃO SÃO …NÃO TEM CARATER FEMININO…SERIA ATÉ OFENSA AS MULHERES…NÃO TEM CARATER COM APARELHO GESTOR…NEM DE ALIMENTAÇÃO DA ESPÉCIE …ENTÃO NÃO SÃO FEMEAS…QUE SERÃO QUAL SEU CARATER…TAI É UM MILAGRE DA SANTA CATÓLICA…E SUA PROFECIAS…SIM POIS OS PRIMEIROS TEM NATUREZA DIVINA MAS OS ULTIMOS TEM NATUREZA OU CARATER DEMONIACO A SABER POMBA GIRA DOS DIABOS….AGORA SÃO CRIATURAS DE DEUS;;;;;;MAS COMO AMARAM MAIS A CRIATURA DO QUE O CRIADOR DEUS OS ABANDONOU AS SUAS PAIXÕES INFAMES

        • Não sei se existe terceiro sexo, mas vocês são obrigados a concordar num ponto: apenas a falta de um pequeno apêndice, que formaria o segundo cromossomo X, impede os homens de nascerem mulheres. Ora, por que os homens nascem com mamilos, se eles não amamentam? Pena que este assuntos desta natureza só possam ser discutidos no meio acadêmico.
          Clamando, aconselho-o a estudar mais sobre caráter no sentido de índole e firmeza de personalidade, o que indepeden de a pessoa é homem, mulher ou gay. O mingau que vocês expôs refere-se aos caracteres sexuais. Nossa! como é difícil discutir com pessoas semianalfabetas. Como dizia meu professor de História da Arte: “a burrice me irrita”.

  13. Sim! Ele disse que a Igreja está aberta para receber homossexuais, mas estes que queiram se livrar desse pecado mortal. O que me incomoda é que o Papa não tenha explanado melhor essa aceitação e como o homossexual se sentiria dentro da Casa do Senhor. É óbvio que jamais o pecado deverá persistir nessa pessoa que busca o Senhor. Ao homossexual a importância de sua escolha: ou a Deus ou a sua condição de revolta ao seu gênero.

    • A resposta dada pelo papa não tem a ver com coerência e sim com o politicamente correto já que hoje em dia, estão confundindo divergência com homofobia(que a maioria das pessoas nem sabe o significado)e o Feliciano tem o mesmo pensamento do papa acerca do homossexualismo. e um outro detalhe interessante é que na entrevista o papa falou de acolhimento das pessoas não de concordância com o comportamento ou orientação sexual.

  14. Roque, Diogo, Afonso, sei que como gays vocês se irritam com o fundamentalismo religioso, que é realmente odioso, mas não se deixem contaminar por esse ódio, não se tornem como eles.

    Pitágoras, não adianta tentar se esconder de Deus, você já é filho de Deus, e seus comentários trazem muito mais Luz do que muitos que se dizem crentes.

    • Edy Mancebo, obrigado pelo conselho. Vou deixar de frequentar estes espaços. A energia que emana desses fanáticos realmente não é boa e contamina. Valeu a dica.

  15. Primeiro Ponto: O gay é ou não filho de Deus?

    Ele falou do Gay em si e não da pratica homossexual (que é validamente pecado).

    E seu discurso foi mais ou menos assim “não podemos separar os gay por que senão como vamos mostrar o amor de Deus para ele ?”

    O que muda de fato uma pessoa (gay ou não Gay) é o amor de Deus e não apontando o dedo da cara dele e falar o seu pecado.

    • Marcos, gostaria de saber se as piriguetes seminuas que frequentam os bailes funks, com bundas e peitos de fora, fazendo coreografias sensuais que mais parecem sexo explícito dentro do salão. Sem contar as drogas que sempre estão presentes nesses espaços e as orgias que acontecem publicamente. Se você se sente incomodado com esta situação, então tem meu total apoio.

  16. Atenção senhores que NÃO leem bíblia:
    – Nem Papa, nem Padre, nem Bispo, nem Pastor, nem Reverendo, nem Apóstolos pode julgar outrem.
    O Próprio JESUS CRISTO, não julga ninguém (Jo 12.47). É isso mesmo!
    Sabe quem é que julga? A palavra que ele pregou. Jo 12.48.
    Portanto se a palavra diz que o homossexual/sodomita (se não se arrepender e deixar essa prática),
    não se salva, é porque não se salva mesmo! VAI PRO INFERNO MESMO!
    E não adianta vocês ficarem com peninha deles não!
    É a palavra, meu velho, é a palavra que julga.
    E essa palavra já estar aí a milhares de anos para você ler e praticá-la.
    NÃO ADIANTA SÓ LÊ SE NÃO PRATICAR (Mt 7.26)

  17. Realmente, não pode julga-los pois não tem Poderes para tal. mas pode bem dizer a verdade, o Que esta Escrito nas Escrituras Sagradas. quem tem o conhecimento e não os ensina aos que Não Conhecem, terão culpa no Sangue dessas Pessoas.

  18. Quem disse que 10% da população é Gay ? – ( alguém afirmou isso nos comentários ) – Apenas 1% infelizmente dos brasileiros tem feito essa escolha que ofende a santidade de Deus – Conforme o papa disse, temos que recebe-los nas igrejas, mas não concordar com a prática pecaminosa deles – Em Romanos 1, diz que o próprio Deus os abandonou porque escolheram viver na desobediência. Criaram até uma lei para tirar o Cap. 1 de Romanos da Bíblia – Vão tentar votá-la em Brasilia. Isso é o cúmulo !!!……..

  19. Considerando que o Cristianismo surgiu a partir de Jesus Cristo e que a mensagem dele está toda nos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, eu gostaria de desafiar os críticos das diversas posições humanas, especialmente do homossexualismo ou homossexualidade, como queiram, a mostrar em qual Livro, Capítulo ou versículo Jesus estaria condenando os gays em especial… Pode ser que já tendo lido os quatro evangelhos esse assunto tenha passado despercebido…
    Continuo na tecla de que os reais orientadores deveriam ensinar as pessoas a compreender os Evangelhos, independente de rótulo religioso, pois O Cristo não fundou nenhuma religião, portando, a denominação de “evangélicos” somente para os protestantes, está errada pois todas as religiões cristãs são também evangélicas, pois seguem o mesmo Evangelho, cada um de acordo com a própria compreensão, que deve ser respeitada por todos e não criticada…

    • Lestes Marcos 10; do 5 em diante?
      E Jesus, respondendo, disse-lhes: Pela dureza dos vossos corações vos deixou ele escrito esse mandamento;

      Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea.

      Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher,

      E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne.

      Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.

      Qual sua conclusão com referência no texto, narrativo de Jesus?

      Na minha opinião pelo que aprendi lendo a Bíblia, Deus não condenou nem condena pessoas, mas alerta qual será o caminho para quem levar uma vida distante da sua vontade. Jesus veio o mostrou de forma simplificada, de forma mais compreensível. Mas hoje existe um tal, falso profeta, já predito, que criou o movimento do aceitáveis. Não somente homossexual, mas também outros estilos de vida. Em uma denominação cristã, que ama o próximo de verdade, que esse é seu interesse e latente, sempre serão aceitos, mas as verdades sempre confrontaram com suas “escolhas”… Sempre quando sou confrontado com a Bíblia, com a pregação, em uma reunião profissional, eu dou um passo para traz em repenso, acho que preciso melhorar nesse aspecto. Sabedor de que não sou dono da verdade e que sou falho. Porém hoje esses movimentos, criam conclusões embasadas em textos sem contexto. No Brasil isso sempre será muito comum e forte, se tratando do nível educacional e da estrutura familiar que hoje temos. Infelizmente.

    • Waldir Silva
      Então, se os 4 evangelhos não falam dos homossexuais, além do já citado pelo Rodrigo da Silva, a seguir: ” Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea” Marcos 10:6.
      E ainda: “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério” Mateus 5:27.
      Ora, se uma relação sexual entre um homem e uma mulher, que é natural, mas fora do casamento configura prostituição, imagine o coito promíscuo entre dois machos ou duas fêmeas.
      O problema tá em algumas pessoas em procurar subterfúgios, para expor as suas práticas abomináveis (fuga da realidade), a vontade de Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA