Nenhuma alma está tão distante que não possa ser alcançada pela mensagem do Evangelho. Essa é a lição que o pastor Francis Chan compartilhou em um artigo publicado no site do ministério Desiring God.
Em seu relato, Chan revelou que após 30 anos se dedicando à oração para que seu melhor amigo fosse alcançado pela graça, ele se entregou a Jesus Cristo. O próprio pastor foi o responsável por batizá-lo nas águas.
Segundo Francis Chan, a oração é a estratégia restante quando as tentativas de convencer as pessoas com palavras se tornam “ridículas” em relação aos efeitos. “Todos nós andamos em completa escuridão espiritual a menos que Deus decida iluminar-nos. De alguma maneira misteriosa, Deus brilha luz no coração de uma pessoa para que ele veja instantaneamente a beleza do Evangelho. Nenhum esforço humano pode produzir isso. A salvação é um milagre de Deus”, escreveu Chan na última semana.
“Muitos de nós diríamos que acreditamos nesta verdade teológica, mas nossas ações nos traem, revelando o quanto confiamos em pessoas, discursos e eventos. Em mais de uma ocasião, pessoas me imploraram para falar com seus amigos perdidos, acreditando que minhas palavras fariam a diferença”, contextualizou. “Muitas vezes, eu concordei com o desejo deles (ao invés de corrigir a teologia deles), e tentei desesperadamente pensar nas palavras perfeitas para convencer seus amigos a se apaixonarem por Jesus. Você ainda vê como isso é ridículo?”, acrescentou.
O pastor citou as palavras de Jesus em Lucas 18:1 dizendo como as pessoas “devem sempre orar e não desanimar”, e então compartilhou sua própria jornada de 30 anos de oração pela salvação de uma única pessoa: “Meu melhor amigo na faculdade decidiu que ele não queria seguir a Jesus. Ele partiu meu coração. Ken e eu seguimos caminhos separados, e nossas vidas seguiram em direções opostas. Eu nunca parei de orar por ele – eu não conseguia. Sempre que o nome de Ken surgia em minha mente, a oração era o meu reflexo natural”, relembrou.
“Dois anos atrás, eu estava falando em Seattle onde Ken morava. Eu o convidei para o evento para que pudéssemos nos reencontrar. Nós nos formamos no Ensino Médio em 1985. Depois de 30 anos de oração, Deus decidiu acender sua luz em seu coração. Jesus parecia lindo para ele e ele não podia acreditar que ele não tinha visto isso todo esse tempo”, relatou Francis Chan.
“Algumas semanas depois, Ken e sua esposa viajaram para San Francisco, e eu os batizei. Não posso expressar que presente foi esse. Ele é uma das poucas pessoas pelas quais orei consistentemente por 30 anos – um pequeno preço a pagar para estar com ele para os próximos 30 milhões”, celebrou o pastor, numa tentativa de ilustrar a eternidade.
“Nenhuma alma está longe demais para Deus”, enfatizou. “Nenhum coração é muito duro para Deus amolecer. Nenhum filho ou filha está perdido demais para que Deus resgate. Continue orando para que Deus faça o que só Ele pode”.