Pastor afirma que cristãos não devem fazer tatuagem por ser “uma prática pagã”

15

Há muito tempo o tema tatuagem gera discussões no meio evangélico, com argumentos favoráveis e contra de todas as partes. Por muito tempo, foi consenso no meio pentecostal que “marcar a pele” era pecado, enquanto que algumas denominações neopentecostais definiam a questão como de “foro íntimo” de cada fiel.

Ainda sem um consenso entre as diferentes linhas de interpretação da Bíblia sobre o assunto, o pastor Pat Robertson definiu que o adorno é “inadequado para cristãos por ser uma prática pagã”. A afirmação foi feita durante seu programa The 700 Club na unidade norte-americana da emissora de TV Christian Broadcasting Network (CBN).

Um telespectador entrou em contato para dizer que “estava pensando em fazer uma tatuagem de Jesus” nas costas e pediu a opinião do veterano e polêmico pastor. Robertson não titubeou ao dizer que não aprovava a ideia.

“Você olha para a Bíblia, e está escrito para o povo não marcar o corpo e se cortar como pagãos fizeram. Tatuagem é uma prática pagã, e não cristã”, cravou Pat Robertson, citando Levítico 19:28: “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor”.


Controvérsia

Muitas denominações já aceitam que os fiéis se tatuem, e há inclusive os que se posicionam dizendo que o papel das denominações é abrigar os cristãos, respeitando as experiências de fé de cada um. “A Igreja somos nós”, diz o pastor Steve Bentley, que montou um estúdio de tatuagens na sede da igreja que lidera.

Já o pastor Chris Seay, da Ecclesia Church, em Houston, Texas, rebate o argumento de Robertson dizendo que a passagem de Levítico tem como objetivo disciplinar o povo contra a idolatria, e não contra os adornos em forma de tatuagem: “O problema não era com as tatuagens, mas com o fato de que fazer uma tatuagem ou cortar o cabelo ou barba era um símbolo que na época era identificado como adoração a deuses pagãos”, argumentou, de acordo com informações do Christian Post.

15 COMENTÁRIOS

  1. Crente que faz tatuagem é crente Raimundo. Todos eles são crentes de meia tigela. ainda não abriram os olhos para ver questões espirituais quando são levados a fazerem práticas típicas dos pagãos. Isso não tem nada a ver com a lei mosaica amigo. Não! Isso tem a ver com o nível de mundanismo dentro de nós, quando nos assemelhamos aos roqueiros, bandidos, usuários de drogas, prostitutos, etc. Pretem atenção, os indivíduos desses grupos são 99% tatuados… Como posso eu santo do Senhor deixar uma sombra de indícios de um coração ainda impio pousar na cabeça de meus irmãos em cristo e da sociedade, pra não falar na do próprio Jesus.
    Arrependeivos e credes no evangelho. Um abraço.

    • “E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes” – Joel 2:13
      “Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado” – Salmo 51:17
      “Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.” – Oséias 6:6

      Não é aparência de santo que Deus busca. Desses, há aos borbotões dentro das igrejas. Ele quer aqueles que O amem com um coração quebrantado e O sirvam com espírito submisso.
      Fugir da aparência do mal (1Ts 5:22) não é ter cara de santinho, mas sim evitar aquilo que você sabe que pode te levar a sair do caminho de Deus, não dando campo para a ação do diabo.
      Mais uma coisa: não julgue por associação à imagem. Não porque muitos que andam fora do caminho de Deus têm tatuagem que eu não posso ter. Dentro dessa mesma lógica, é pecado ir à igreja, pois todas as atrocidades da inquisição foram cometidas por quem estava na igreja e afirmava fazer em nome de Deus. Outra coisa: a maioria dos políticos corruptos não tem tatuagem; quer dizer, então que não ter tatuagem é “uma sombra de indícios de um coração ainda ímpio” voltado à corrupção? Pense nisso…

      • Amigo, boa tarde pra vc. O assunto aqui é sobre tatuagem. Vc colocou várias coisas que não é o caso. Até trouxe a inquisição, feita pelos católicos impios igualmente, que não tem nada a ver com o assunto tatuagem. Mas pra não ficar sem resposta, fica iomplícito que minha fala sobre o pecado da tatuagem, preconizava que o cristão antes de quanquer coisa, até da abstinência de tatoo, precisa ter seu coração temente ao Senhor. santo não na aparência, mas no seu coração. É tão básico que não falei, né? Mas tá falado agora.

  2. Do latim Paganismus, Sistema religioso que desconhece a supremacia de Deus, aceitando como verdade a existência de outros deuses, o paganismo é a incredulidade sistematizada, portanto, afirmar que pagãos somos todos nós, é uma tentativa frustada de obstaculizar nossa inteligencia!!!!!!!!!

  3. A Bíblia é um livro tão contraditório que cada uma faz a interpretação que quiser conforme sua própria conveniência. De fato o cristão pode mandar as favas qualquer lei secular e gritar “tudo posso naquele que me fortalece”. Pode tudo mesmo. Pode matar, pode escravizar, pode roubar, pode sonegar, pode castigar mulher e criança, pode se tatuar, pode tudo.

    • Queria te chamar de filho do diabo, mas estaria fazendo aquilo que vc quer: chamar atenção pra vc. Vc é apenas um crítico. Mais nada além disso. Se não se arrepender de seus pecados terá o destino certo de todo impio, longe de Deus. Enquanto ainda respira, procure a Deus enquanto se pode achar.

    • A BÍBLIA NÃO É UM LIVRO CONTRADITÓRIO. A BÍBLIA É UM LIVRO QUE SÓ PODE SER ENTENDIDO POR PESSOAS ESPIRITUAIS. OS CARNAIS NADA ENTENDEM. VCS ACHAM MESMO QUE I SM. 14:37 É CONTRADITÓRIO EM RELAÇÃO A I CR. 10:13-14 ? AS PALAVRAS DE CRISTO EM JO. 5:22 SÃO CONTRADIZENTES EM RELAÇÃO A I PD. 1:17 ? OU I COR 10:33 É CONTRADITÓRIO EM RELAÇÃO A GL. 1:10 ? ENTRE OUTRAS ? OS CÉTICOS, OS ATEUS,. OS CARNAIS E OS ADEPTOS DAS SEITAS É QUE ADORAM ATACAR A PALAVRA DE DEUS. QUANTO AOS ADEPTOS DAS SEITAS, A LITERATURA DELES É QUE É PERFEITA, DIZEM. SE A BÍBLIA ESTÁ CARREGADA DE ERROS, NÃO SERIA A LITERATURA DAS SEITAS QUE ESTARIA CERTA. MUITA PRESUNÇÃO. FOI FEITA UMA AVALIAÇÃO, QUE CHEGOU À CONCLUSÃO DE QUE A BÍBLIA É 99% CONFIÁVEL. NÃO SOFREU NENHUMA MUDANÇA QUE COMPROMETA SUA MENSAGEM ORIGINAL IMPORTANTE. SE ALGUNS COMO ROMA, POR EXEMPLO, TIVESSE MUDADO A BÍBLIA, TERIA TIRADO TODAS AS PASSAGENS QUE SE REFEREM A IDOLATRIA E OUTRAS E HEBREUS 9:27, QUE SE LE: ” APÓS A MORTE, SEGUE-SE O JUIZO. ” TERIAM MUDADO PARA ” APÓS A MORTE, SEGUE-SE O PURGATÓRIO “

  4. Vaidade tudo é vaidade, mas tem vaidade que é a de Jesabel como essa de se tatuar.
    Deus esta vivo antes de fazer algo peça a direção dele com certeza ele vai responder, não faça nada antes de ouvir sua resposta.
    Muitos acham que esta agradando a Deus enquanto na realidade ele esta chorando…uma pena.
    Pelos olhos da fé eu vejo muito engano e confução porque a porta é estreita e nós queremos de toda maneira alargar.
    Só temos que saber de uma coisa lá no céus não vai ter um jeitinho brasileiro.
    Deus não é ruim , ele é exigente.
    Jesus eu te amo. O Senhor é tudo para min.

  5. Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo.
    A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
    ¶ Primeiramente dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo, acerca de vós todos, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé.
    Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, me é testemunha de como incessantemente faço menção de vós,
    Pedindo sempre em minhas orações que nalgum tempo, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião de ir ter convosco.
    Porque desejo ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual, a fim de que sejais confortados;
    Isto é, para que juntamente convosco eu seja consolado pela fé mútua, assim vossa como minha.
    Não quero, porém, irmãos, que ignoreis que muitas vezes propus ir ter convosco (mas até agora tenho sido impedido) para também ter entre vós algum fruto, como também entre os demais gentios.
    Eu sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes.
    E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma.
    ¶ Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
    Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé.
    Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.
    ¶ Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
    Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
    Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
    Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
    E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
    Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
    Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
    Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
    E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
    E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;
    Estando cheios de toda a iniqüidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;
    Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;
    Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;
    Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as

    Romanos 1:6-32

  6. Tatuagem: prática pagã!!!

    Certo, concordo! Mas, e as outros costumes pagãs praticadas cotidianamente???

    Natal: prática pagã!
    Comemoração do ano novo: prática pagã!
    Ovo na páscoa: prática pagã!
    Brindar: prática pagã!
    Fazer cortes no corpo: prática pagã!
    Tatuar o corpo: prática pagã!
    Comemorações de dias sagrados: prática pagã!
    Halloween: prática pagã!

    Que cada um tome suas impressões sobre cada caso.

  7. NINGUÉM FAZ ISSO OU AQUILO POR SER PRÁTICA PAGÃ, MAS PORQUE, COMO NESSE CASO, DAS TATUAGENS, É UMA PROIBIÇÃO BÍBLICA. DEIXAR DE PAZER ALGUMA COISA POR SER DE ORIGEM PAGÃ É UMA QUESTÃO PESSOAL. O FATO DE SER PAGÃO OU NÃO, NÃO É NECESSARIAMENTE PREJUDICIAL À VIDA DE UMA PESSOA CRISTÃ. AFINAL, DANIEL E SEUS TRÊS AMIGOS, QUANDO LEVADOS CATIVOS PARA A BABILÔNIA, RECEBERAM NOMES PAGÃOS, E NEM POR ISSO, FORAM MLDITOS OU AMALDIÇOADOS. JERUSALÉM, CIDADE FUNDADA ORIGINARIAMENTE POR PAGÃOS ( JS. 15:63; II SM. 5: 6-9 ), FOI RECONHECIDA POR CRISTO COMO A ” CIDADE DO GRANDE REI ” ( MT. 5:35 ). PROIBIR ISSO OU AQUILO POR SER DE ORIGEM PAGÃ, É PARANOIA, POIS TERÍAMOS QUE MUDAR DESS PLANETA, QUE ESTÁ IMPREGNADO DE PAGANISMO, ESPIRITISMO, OCULTISMO ETC, E OUTROS ” ISMOS, ” UNS PREJUDICIAS OUTROS NÃO.

DEIXE UMA RESPOSTA