O pastor Jonathan Stockstill lançou recentemente seu primeiro livro e afirmou que o propósito é combater o que definiu como “cristianismo cultural”, uma versão da fé cristã sem compromisso com a Palavra de Deus que a cada dia se torna mais comum.
O livro The Real Jesus, Challenging What You Know About the Greatest Person Who Ever Lived (“O Jesus Real – Desafiando o que você sabe sobre a maior pessoa que já viveu”, em tradução do inglês) é uma ferramenta que o autor pensou para combater o cristianismo cultural.
Jonathan, filho de pastor e agora ele próprio pastor líder de uma megaigreja, a Bethany Church em Baton Rouge, Louisiana (EUA), é um líder ministerial desde os 17 anos.
Desde 2011, ele abriu cinco novas filiais da igreja em todo o estado, criou uma faculdade mantida pelo ministério, chamada Bethany College, e fez parceria com o Surge Project para plantar 3.400 novas igrejas em todo o mundo.
À medida que expande a igreja pelo mundo, ele escreveu seu primeiro livro para “colocar a pessoa de Jesus Cristo de volta no centro do que significa ser um cristão”: “As pessoas comumente confundem sua frequência à igreja, hábitos espirituais e boas ações como substitutos suficientes para sua própria fé e relacionamento com Jesus”, explicou ele, observando como, em seu livro, ele recusa os rituais religiosos.
Em entrevista ao The Christian Post, Jonathan Stockstill disse que sua esperança é que o livro inspire as pessoas a verem Jesus como Ele realmente é, ao mesmo tempo que entendem o que significa ser Seu discípulo.
Além de pastor e pai de quatro filhos, Jonathan também é um artista reconhecido internacionalmente, que gravou mais de 10 álbuns na temática louvor e adoração.
Confira abaixo a entrevista concedida pelo pastor, cantor e escritor falando sobre as diferenças entre o cristianismo cultural e o mandato bíblico de seguir a Cristo.
O que o inspirou a escrever O Jesus Real?
Três coisas: 1) Eu vi que vivemos em um cristianismo cultural – seja visto em nossos feriados de Natal e Páscoa, ou no coro gospel no Grammy. Somos um produto do Cristianismo. Eu queria colocar a pessoa de Jesus Cristo de volta no centro do que significa ser um cristão. 2) Tive um encontro com Deus em outubro de 2007 que mudou para sempre minha vida. Eu falo sobre isso no livro. 3) Jesus disse: “Se você me ama, você obedecerá aos meus mandamentos”. Esse versículo perfurou meu âmago e me enviou em uma jornada para descobrir exatamente o que Ele ensinou. Este livro é sobre o homem, o modelo e a mensagem de Jesus Cristo.
A sociedade ocidental tem versões diferentes de quem é Jesus?
Com certeza. As pessoas comumente confundem sua frequência à igreja, hábitos espirituais e boas ações como um substituto suficiente para sua própria fé e relacionamento com Jesus. Sim, todas essas coisas são ótimas, mas a menos que essas ações sejam o resultado de um relacionamento íntimo com nosso Salvador, então é tudo em vão.
Nossa fé em Cristo deve ser tão florescente e frutífera que não podemos deixar de fazer essas coisas regularmente. Infelizmente, a ideia do cristianismo se tornou uma lista de tarefas para muitos, enquanto Jesus apenas deseja conhecer cada um de nós mais intimamente.
Como você mantém seu ministério focado no Jesus real, apesar das muitas versões diferentes de Jesus que existem hoje em dia?
Aqui na Igreja Bethany, nossa declaração de missão é: “Trazer todas as pessoas para a vida, família e propósito de Deus”. Se o nosso ministério não está trazendo alguém para um relacionamento pessoal com Jesus, conectando-o com outros crentes para viver, ou capacitando-o para viver o propósito dado por Deus em sua vida, então sabemos que o que estamos fazendo não é do verdadeiro Jesus sobre o qual lemos nas Escrituras.
O que alguém pode fazer para identificar como pode estar seguindo o evangelho errado?
Ser cristão significa ser um pequeno Cristo. A única maneira de você ser um pequeno Cristo é estudá-Lo, segui-Lo, obedecê-Lo e permitir que Seu Espírito o transforme à Sua imagem. Simplificando, se você tem uma tradição religiosa, mas não as coisas que mencionei, você pode estar no caminho errado!
Além de pastor, você também é um líder de louvor. Ser um adorador ajuda na sua conexão com Deus?
Com certeza! Quer eu esteja liderando ou não, não há dúvida de que entrar na presença de Deus por meio da adoração é algo poderoso. Existem muitos casos na Bíblia em que o louvor precedeu um avanço. Não importa o que possa soar, declarar de quem somos e quem Ele é sempre criará um ambiente onde Deus pode trabalhar em nossas vidas e se revelar a nós.
Uma mentalidade centrada em Jesus mudou a forma como conduzo a adoração. Quando lidero a adoração, concentro toda a minha atenção em Jesus. Sua presença segue.
O que você diria para aqueles que podem não acreditar em encontros na vida real com o filho de Deus?
É da natureza humana duvidar e jogar o jogo do “e se”. No entanto, o próprio Jesus disse: “Bem-aventurados os que crêem sem me ver”. Quando você busca Jesus, e não apenas o que Ele oferece, você não pode deixar de encontrar quem Ele é.
Para aqueles que têm suas próprias perguntas, encorajo você a buscar Jesus de todo o coração para obter suas respostas, porque em breve você experimentará por si mesmo tudo o que Ele é e deseja que você se torne n’Ele.
Por que você acha que as pessoas não têm uma relação real, crua e relevante com Deus? Quais são os obstáculos? Como podemos cultivar isso?
A vida acontece, e é tão fácil se envolver nas coisas de hoje. É difícil criar intencionalmente tempo e espaço para qualquer relacionamento. Com um mundo cheio de distrações, não é de se admirar que as pessoas não tenham relacionamentos autênticos com os outros e com Deus. Você pode estar fazendo um monte de coisas boas, mas isso não significa que está fazendo o que é melhor. E é difícil saber o que é melhor, a menos que você esteja em constante comunicação com quem nos deu o Seu melhor. Ficar quieto e saber que Ele é Deus é definitivamente mais fácil de falar do que fazer.
Não podemos ouvir Sua voz a menos que estejamos perto d’Ele e nos afastemos das coisas desta vida. Até que sejamos disciplinados o suficiente para criar espaço para Deus, é uma loucura pensar que O conheceremos plenamente. Jesus foi intencional sobre Seu relacionamento com outras pessoas e até buscou refúgio em um jardim para obter clareza de Seu pai, então não deveríamos aprender a fazer o mesmo?
Quais são os benefícios de ser um verdadeiro discípulo de Jesus e não apenas um fã?
Ser discípulo de Cristo significa que temos tudo por meio d’Ele que a Palavra de Deus promete. Como Seus filhos, nunca ficaremos sem, porque somos um com Ele. Um fã de Jesus pode experimentar temporariamente essas coisas, mas ser d’Ele significa que é nosso por toda a eternidade.