O pastor e deputado federal Henrique Vieira, do Partido Socialismo e Liberdade, o PSOL, não reagiu bem ao sucesso da manifestação realizada no último dia 25 na Avenida Paulista. Para o parlamentar, o ato em SP tratou-se de uma ação feita por “fundamentalistas religiosos” extremistas.
Conhecido por ser um ferrenho defensor das pautas liberais como a legalização do aborto, drogas e da agenda LGBT+, Henrique Vieira usou o seu perfil oficial no “X”, o antigo Twitter, para comentar a manifestação.
“Hoje, na Câmara dos Deputados, fiz um agradecimento improvável. Agradeci ao pastor Silas Malafaia por ter convocado, junto com Bolsonaro, a mobilização de extrema direita e golpista em São Paulo, no domingo passado”, iniciou o pastor do PSOL, em tom de ironia.
Na sequência, Vieira utilizou a retórica utilizada por figuras da esquerda política nacional em seus ataques aos conservadores, normalmente de forma generalizada, buscando rotular de forma pejorativa todos os cristãos que não concordam com a agenda liberal.
“E por que a gratidão? Porque, com esse ato, Malafaia demonstrou o completo desrespeito que ele e tantos outros extremistas e fundamentalistas religiosos têm pela democracia, pelo resultado eleitoral, pelo Estado Laico e pluralidade do nosso país”, continuou.
O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, foi o principal responsável pela idealização, organização e financiamento do ato na Paulista, o que terminou lhe rendendo ataques e o risco de ser investigado pela Polícia Federal.
Posteriormente, se referindo de forma curiosa à “Mãe Terra”, expressão normalmente utilizada por esotéricos e adeptos do animismo, Vieira insinuou que Malafaia e aliados estariam tentando manipular a fé alheia para fins políticos, considerando isso um desrespeito “aos irmãos e irmãs de fé” de outros segmentos.
“Não podemos nos calar quando a fé das pessoas é mobilizado por golpistas para promover o ódio, a intolerância e a discriminação”, completou o pastor do PSOL. Assista a íntegra do discurso, abaixo:
Hoje, na Câmara dos Deputados, fiz um agradecimento improvável. Agradeci ao pastor Silas Malafaia por ter convocado, junto com Bolsonaro, a mobilização de extrema direita e golpista em São Paulo, no domingo passado. E por que a gratidão? Porque, com esse ato, Malafaia demonstrou… pic.twitter.com/MsuW9Aybiw
— Pastor Henrique Vieira (@pastorhenriquev) February 27, 2024