Um novo caso de suicídio de um pastor traz um alerta sobre como a sobrecarga afeta a saúde mental dos líderes evangélicos. O caso em questão estava sendo investigado como desaparecimento, mas foi esclarecido pela Polícia como suicídio após ele ser encontrado morto.
Gene Jacobs, que liderava a igreja Real Life Ministries Silver Valley, no estado de Idaho (EUA), foi encontrado morto em uma área montanhosa de uma cidade no mesmo estado. Os policiais identificaram um “ferimento autoinfligido por arma de fogo”, o que praticamente esclareceu o fato.
A Polícia da cidade emitiu comunicado informando de forma clara que os investigadores “não tinham motivos para suspeitar de crime” no caso: “A indicação inicial é que o pastor Gene Jacobs morreu devido a um ferimento autoinfligido por arma de fogo”.
O chefe de Polícia de Pinehurst, John Richter, foi procurado por membros da igreja por volta de 08h05 na última quinta-feira, informando que não conseguiam localizar o pastor. Eles tinham uma reunião marcada às 06h com Jacobs, mas ele não apareceu e não atendeu as ligações.
Quando os presbíteros tentaram ligar para a casa do pastor após a reunião, sua esposa lhes disse que ele havia saído de casa a pé por volta de 05h30, o que foi confirmado por gravações da câmera de segurança de um vizinho:
“Ele estava a pé, o que era normal. Uma tela de câmeras de campainhas residenciais e empresas com câmeras foi conduzida ao longo de sua rota normal para a igreja e além. Não houve nenhum outro vídeo do pastor Gene depois que ele saiu de casa, e o vídeo não indicava outra direção de caminhada além do norte de sua residência”, disseram os investigadores.
Inicialmente, os investigadores pediram ajuda à companhia telefônica para tentar rastrear o celular do pastor, mas a empresa indicou que ele poderia ter desligado o aparelho. Em buscas realizadas inicialmente na direção de sua caminhada, sua garrafa d’água foi encontrada, o que os levou a iniciar a procura na região montanhosa.
Cerca de 40 pessoas iniciaram as buscas à pé, de bicicleta e de avião: “Foi aproximadamente às 18h que a Two Bear Air localizou o pastor Gene em um local fora da trilha e não revistado pelas equipes a pé devido ao local remoto, íngreme e arborizado. Todas as equipes de infantaria foram chamadas para descer da montanha naquele momento”, disseram os investigadores.
“Uma equipe de recuperação foi ao local e encontrou o pastor Gene morto. Seu corpo foi removido com segurança do local e entregue ao legista do condado de Shoshone e à casa funerária de Shoshone”, finalizou o comunicado da Polícia.
O luto
A igreja usou o Facebook para compartilhar uma nota de pesar e pedir aos fiéis que permitam à família um momento de luto: “Esta é uma grande perda para nossa congregação. Estamos fazendo o nosso melhor para ser a igreja que Jesus nos chamou para ser. Isso significa ministrar às necessidades da nossa congregação e da comunidade. Este também é um momento muito difícil para a família Jacobs. Sua graça em dar-lhes tempo e espaço para curar é apreciada”.
O pastor Jacobs servia na Real Life Ministries Silver Valley desde que a igreja foi plantada em 2007, de acordo com o site da igreja. Ex-militar da Marinha dos EUA, ele se formou no seminário Boise Bible College, e deixou a esposa e dois filhos adultos, segundo informações do The Christian Post.