O deputado federal Abílio Santana (PSC-BA), que também é pastor evangélico, passou por momentos difíceis após ser vítima de uma tentativa de extorsão. O crime foi praticado por seu ex-assessor, Dejardes Cézar da Silva Filho, que terminou sendo preso em flagrante pelas Polícias Civil e Militar.
Além de Dejardes, também participou da tentativa de extorsão outra ex-assessora do deputado, chamada Damares Silva. Ambos pediram ao parlamentar a quantia de R$ 300 mil, alegando que se o valor não fosse pago, divulgariam um vídeo de Damares acusando Abílio de abuso sexual.
O caso foi denunciado pelo deputado e uma investigação entrou em andamento no setor de inteligência da Polícia Civil, em conjunto com a atuação jurídica da HLS Advogados & Associados. A prisão dos suspeitos ocorreu na estrada do Coco na última quarta-feira (20), região metropolitana de Salvador, BA.
Pelas redes sociais, o pastor comemorou o desfecho da ação. “Não me renderei a ameaças, calúnias e jogo baixo de quem quer que seja. Sou um homem de bem e repudio veementemente essas atitudes criminosas do ex-assessor Dejardes, que de maneira covarde tentou me extorquir com a ameaça de vídeos mentirosos”, disse ele.
O parlamentar disse não ter se preocupado com as acusações, mas que ficou emocionalmente afetado em decorrência da gravidade do ocorrido, bem como da atitude imprevisível dos acusados pelo crime de extorsão.
“Passei por dias de terror, não por medo, mas por não saber até que ponto uma pessoa sem caráter pode chegar. Felizmente, a justiça começou a ser feita. Canalhas, mentirosos e corruptos devem estar atrás das grades”, disparou Abílio Santana.
O deputado, por fim, elogiou os agentes de segurança que atuaram no caso e lembrou que a justiça divina é ainda mais rigorosa que a dos homens.
“Não me curvarei a nenhum indivíduo que queira se utilizar da minha imagem para levar vantagens, de forma ilícita. A justiça dos homens foi eficaz, mas a de Deus é ainda mais, rigorosa, eficiente e concreta”, disse ele.