Pastor Marco Davi, ativista no combate à discriminação racial, afirma: “Racismo é pecado”

16

A existência de racismo no Brasil é uma das mazelas sociais mais disfarçadas e danosas, e segundo muitos especialistas no assunto, a possibilidade de reverter esse quadro está na educação.

O pastor Marco Davi, dirigente da Igreja Batista em Parque Dorotéia, São Paulo, é mestre em Ciências da Religião e coordenador-fundador da ANNEB (Aliança de Negras e Negros Evangélicos do Brasil), concedeu uma entrevista à revista Ultimato falando sobre o assunto, e para ele, há racismo no meio evangélico.

“Creio que, no Brasil, precisamos elaborar mais o assunto. Precisamos lutar pela reconciliação. Mas para que isto aconteça duas coisas são necessárias e importantes. Primeiro, os negros devem gostar de serem negros. Há uma autoestima baixa entre os negros do Brasil em geral. Muitos têm dificuldades até de discutir o assunto sobre raça. Outros procuram se juntar mais e mais com brancos, não porque acham natural, mas porque têm dificuldades com a sua cor da pele, sua raça […] Sabemos de alguns que nutrem esse sentimentos pecaminosos, o fazem talvez porque não se aceitam como são: imagem e semelhança de Deus”, afirmou Davi.

Segundo o pastor, é preciso que governo brasileiro adote políticas públicas de reparação dos danos causados à população negra durante os séculos de escravidão no país: “Não estou legitimando a postura de ‘coitados’ para os negros, mas sim mostrando que se os brancos não reconhecerem isso, que o Estado brasileiro deve à população negra, não conseguiremos muitas avanços. A reconciliação sem direitos é imposição da injustiça”, pontuou.


Marco Davi diz ainda que a imigração europeia, iniciada no fim do século 19 e impulsionada no século 20 devido às guerras mundiais, prejudicou os negros brasileiros: “Quando os negros estavam prontos e preparados para o trabalho e próprio ganho pessoal e não para seus senhores, o Estado do Brasil criou outras formas de prejudicar os negros, como a lei do ventre livre, o branqueamento que posteriormente se tornou uma política a partir da qual muitos brancos de outros países vieram para cá subsidiados pelo governo. Foi muita covardia. Se o Brasil não reparar isto continuará sob o juízo de Deus”, lamentou o pastor.

A violência é outro fator que atinge mais os negros que os brancos, segundo dados apontados pelo pastor durante a entrevista: “Em todo o país, sete jovens são mortos a cada duas horas. São 82 jovens mortos por dia, 30 mil por ano, todos com idades de 15 a 29 anos. E, entre os jovens assassinados, 77% são negros (somando aqui os pretos e pardos, pelos critérios do IBGE). Isso é muito grave, porque basta ser negro. Ninguém está preocupado se ele é evangélico, do candomblé, ou católico. É negro e ponto […] Isso é uma realidade, e a violência pode atingir também aos cristãos, como já tem acontecido”, frisou.

A preocupação do pastor o atinge também no âmbito pessoal: “Confesso que tenho medo, pois tenho um filho de 18 anos e uma filha de 16. Negros lindos por sinal, estudiosos, dedicados. Quando eles saem, eu fico com muito medo do que pode acontecer. Como cristão e pastor, coloco, é claro, nas mãos do Senhor. Mas digo a Ele que o medo existe, porque moro no Brasil onde os negros – como em outros lugares – são preteridos em muitas coisas. O negro é objeto de violência em primeiro lugar”.

Em sua conclusão, o pastor Marco Davi destaca que o sentimento racista, mesmo que não venha acompanhado de atos discriminatórios, é pecado, e essa verdade deve ser bradada fortemente.

“A igreja brasileira denominou alguns problemas no Brasil como coisas do diabo, tais como: homossexualismo, casamento gay, aborto, etc. Mas tantos jovens negros são assassinados no Brasil e isso nunca foi motivo para levante midiático, campanhas no Youtube, Facebook, televisão , etc. Ou seja, o genocídio aos negros pode continuar, desde que não atinja os dogmas religiosos das igrejas. Mas o que será o que o Senhor Jesus dirá à nossa igreja do Brasil? Racismo é pecado. E quando você que é racista e acha que os negros devem morrer mesmo, não devem nem falar sobre direitos, e devem continuar no seu lugar, estiver lendo este texto, peça perdão ao Senhor e peça a ele que tenha misericórdia de sua vida. Porque talvez você, no juízo final diante do Senhor, o encontre negro. E isso acontecendo, ele dirá “apartai de mim maldito para o fogo eterno”, pois racistas não entram no reino dos céus”, concluiu.

16 COMENTÁRIOS

  1. Racismo e qualquer preconceito!

    “E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação,” (I Pedro 1 : 17)

    “Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores.” (Tiago 2 : 9)

      • o marcelo gay NÃO É RAÇA,
        É comportamento.

        Racismo vem da discriminação de raças , e não da rejeição a comportamentos.
        homossexualismo é algo errado como pedofilia, zoofilia etc.

          • Concordo contigo amanda.
            Porém no caso de homossexualismo, NÃO É PRÉ conceito .
            É CONCEITO , relação sexual entre homem com outro homem É PECADO.

            Isso É UM CONCEITO BÍBLICO E HUMANO,
            É pecado e é contra a natureza.

            Vá primeiro aprender o que é PRÉ conceito, e o que É CONCEITO.

            Pré conceito é FAZER UM JULGAMENTO SEM CONHECIMENTO DE CAUSA.

            Conceito é opinião formada de algo É TER UM CONCEITO FORMADO E COM BASE EM ALGO PROVADO E COMPROVADO.

            E é um conceito formado pela bíblia que ESSA RELAÇÃO É PECADO.
            E provado pela ciência que é errado, pois o Ans não foi feito para receber UM pnis e SIM PARA EXPELIR o que não presta do corpo do ser humano.
            O que chamamos de mrda.
            Não é uma RAÇA pois se fosse teriam condições de se auto reproduzirem.
            ENTÃO É UM CONCEITO QUE NÃO É RAÇA. E NEM É NORMAL OU NATURAL.

    • Não sei o que é pior nesses comentários…..

      O primeiro, diz de forma leviana, que racismo e homofobia não existem no Brasil. Ledo engano, pois ambos existem sim. E homofobia então, está se tornando cada vez mais evidente, por conta da ideologia neo nazista normativa que se alastra no meio evangélico e que já foi denunciada por outros, inclusive cristãos como Frei Beto e Pastor Caio Fábio.

      Depois, vem o cessarr7 defender a prática criminosa da homofobia. Que tristeza! Pessoas como ele, envergonham a sociedade brasileira.

      Homossexualidade é comportamento? Que interessante….RELIGIÃO TB É.

  2. O racismo é algo abominável e no Brasil infelizmente o racismo reina na sociadeda e isso é fato.
    nas propagandas,nas novelas,na politica,na musica,no trabalho,na tua comunidade há racismo.
    e na igreja cristã há racismo?com certeza tem,não vamos ser hipócritas.

    • LUCIANO
      Não é verdade quanto as novelas, ai na globo nós negros nos damos bem, é só ver lazaro ramos e suas muitas carnes brancas que passam por suas mãos, não tem novela em que ele não destrua corações, agora se for falar das negras ai sim, estás são sempre as empregadas. rede esgoto de televisão, apologia aos homens negros, dizem que os branquelos não são de nada, mas as coitadinhas das irmãs tão mal na foto.

  3. Sou negro, e tenho orgulho disto, não preciso e não precisei de qualquer ajuda de governo, para arrumar meu lugar a o sol, nosso pais é mais negro que branco, as repartições publicas, em todas as áreas, temos negros proeminentes, concordo sim racismo é pecado, agora querer receber esmola, da licença, va trabalhar, negros e brancos sofrem sim, por causa de um governo, que rouba seus cidadãos por igual.

  4. Não sou cristofóbico, mas praticar o cristianismo é errado e nós, da família tradicional indígena, não podemos aceitar que cristãos casem.

    Não podemos aceitar que uma minoria tome conta do Congresso e queira aprovar leis que dão privilégios a cristãos. è preciso que o povo se levante e acabe logo com a lei que criminaliza o preconceito religioso.

    Deixo bem claro que amo os cristãos, mas como Tupã mandou, abomino o pecado do cristianismo.

  5. Aliás não vejo na mídia padres cantores negro,nem na rede vida e tv aparecida apresentadores negro,existe racismo por lá?tem coisas que merece fazer reflexões,e neste aspecto estou bem atento.

  6. Aliás não vejo na mídia padres cantores negro,nem na rede vida e tv aparecida apresentadores negro,existe racismo por lá?tem coisas que merece fazer uma simples reflexão,e neste aspecto estou bem atento.

  7. O BRASIL ESTA SOB -JUIZO SIM OLHA A ROUBALHEIRA NA PETROBRÁS A VIOLÊNCIA MUITO DERRAMAMENTO DE SANGUE, E O PREÇO DE TANTA MALDADE CONTRA OS NEGROS E POR DERRAMAREM TANTO SANGUE INOCENTE , ………

DEIXE UMA RESPOSTA