Se educar os filhos décadas atrás já era difícil, atualmente essa responsabilidade tem sido cada vez maior, considerando o avanço do liberalismo moral na cultura moderna. Apesar disso, os pais devem saber como “definir o ritmo” de vida das crianças, segundo orientações do pastor Keenan Clark.
O líder religioso lembrou que independentemente dos desafios atuais, o dever de governar a própria casa não mudou aos olhos de Deus. Os pais cristãos, portanto, precisam aceitar esse ofício como uma tarefa incumbida pelo próprio Senhor.
“Vocês, mãe e pai, são chamados para governar sua casa em nome de Deus. Seus filhos foram confiados a você, eles não são seus”, disse o pastor numa pregação feita no Texas, Estados Unidos, no começo desse ano.
Governar a casa significa, também, estabelecer regras e limites sobre a rotina das crianças, sempre visando o que é melhor para eles. Atualmente, porém, alguns pais têm adotado a visão moderna, distorcida, de não impor obrigações aos menores, deixando-os fazer as suas próprias vontades.
Clark discorda: “Vocês foram chamados para definir o ritmo da vida de seus filhos”. O pastor também rebateu a visão errônea de que a Igreja deve ter a responsabilidade de educar os filhos conforme a fé cristã, como se os pais pudessem terceirizar essa responsabilidade.
“Se vocês acham que é responsabilidade da Igreja garantir que seus filhos cresçam e se tornem bons e devotos seguidores de Jesus, vocês estão enganados”, disse o pastor.
Isto, por uma razão óbvia: a convivência com os pais é diária, sendo eles os maiores exemplos para os filhos, diferentemente da igreja que, apesar de poder auxiliar no ensino, não tem a criança sob a sua guarda.
Exemplo em casa
Com isso, Clark conclui dizendo que para governar bem a casa e consequentemente a vida dos filhos, os pais não podem viver em falsidade. É necessário, em vez disso, agir de forma coerente dentro e fora da Igreja, segundo a Palavra de Deus.
“Os pais não podem viver uma vida dupla. Você não pode ir para a igreja xingando seus filhos, e depois entrar na igreja e exigir que eles levantem as mãos em adoração”, diz o pastor.
E conclui: “Eles precisam ver você queimar pelas coisas de Deus, ver você orar, e não apenas dizer: ‘Ore antes de dormir’, ‘Vá para o culto infantil adorar’. Você adora? Você estabelece uma atmosfera de adoração em sua casa? Isso não é para gerar condenação, isso é para gerar visão em seu coração.” Assista: