Pastor afirma usar apenas a “palavra de Deus” para tratar dependentes químicos

2

Uma igreja evangélica de Campo Grande (MS) afirma oferecer tratamento para dependentes químicos sem o uso de remédios e sem a presença de profissionais de saúde. O local, chamado Clínica da Alma é liderado pastor Milton Marques, que também é ex-viciado em drogas, e é mantido com doações.

Segundo informações da Folha Press, a clínica fica localizada em uma chácara a 20 km do centro de Campo Grande, e atualmente abriga cerca de cem “pacientes” vindos de cidades de Mato Grosso do Sul e até mesmo de outros estados. Os homens, de diversas idades, chegam ao local através da indicação de parentes ou após serem encontrados nas ruas por fiéis da Igreja Tabernáculo da Glória.

– São pais que não veem os filhos há anos. Perderam emprego, casa e estavam morando na rua – afirma Marques.

O pastor afirma que o tratamento dado no local é baseado nos “dizeres da Bíblia”. Ele ressalta ainda que o uso de medicamentos para o tratamento da dependência química é totalmente proibido no local.


– Não tem lógica dar remédios para um dependente e esperar que ele cuide de tomar na hora certa. Se alguém chegar com remédios controlados aqui, iremos jogá-los fora – explica o pastor.

Marques explica que começou o trabalho abrigando os dependentes na sede da igreja, no centro da cidade, mas que “muitos saíam escondido e continuavam com as drogas”. Após a transferência do trabalho para a chácara, o Ministério Público Estadual instaurou um inquérito para apurar violações dos direitos dos dependentes. Entre as denúncias recebidas contra a clínica está a de cárcere privado e a de que o pastor ficaria com metade do salário de ex-viciados que conseguem emprego.

Sobre as denúncias de cárcere, o pastor afirma que todos os dependentes são livres para sair da chácara, mas que quando alguém tenta ir embora, os outros internos os impedem. Mark Diego da Silva, de 23 anos, é um dos internos da clínica e afirma que tentou fugir três vezes nos primeiros dias, mas que foi impedido por pacientes que estão no local há mais tempo.

– A vontade é de sair correndo. Nessa hora, as pessoas que estão há mais tempo aqui ajudam bastante – relata.

Tratamento

Sem o uso de medicamentos ou a presença de profissionais de saúde, a rotina dos pacientes da clínica é dividida entre orações e o trabalho na chácara. O dia a dia dos dependentes químicos que chegam ao local começa às seis da manhã, quando são acordados para o café. Após a refeição eles trabalham no local até pararem por volta das 11h para o almoço. À tarde, a rotina é novamente dividida entre o trabalho e as refeições e, no fim do dia, os internos são reunidos para orações e estudo bíblico.

Além do inquérito do Ministério Público, o local já foi denunciado também pelo CRP (Conselho Regional de Psicologia), que questiona o fato de o tratamento oferecido na clínica não seguir os padrões pré-definidos pelos órgãos reguladores.

– O tratamento não segue o que é preconizado pelo SUS e não há informação sobre pessoas que tenham se recuperado – afirmou Carlos Afonso Marcondes Medeiros, que era presidente do CRP na época das denúncias.

O pastor Milton Marques responde à denúncia do CRP afirmando reconhecer que o local não tem as condições ideais pra o tratamento, mas questiona o que é melhor para os pacientes, ficar na chácara ou voltar para as ruas e continuarem com o uso de drogas.


2 COMENTÁRIOS

  1. Um coisa certa é o fato de existir usuários ajudando usuários! Isso por si só é uma prova que há libertação!

    Num local onde há 100 pessoas entre dependentes e ex-dependentes haveria um verdadeiro inferno se eles de fato não estivessem sido libertos! Eis mais a prova de que de fato as pessoas estão sendo libertas!

    Outro: Quanto ao Conselho de Psicologia e Psiquiatra sabemos muito bem o jogo de interesse financeiro dessas entidades no caso.

    E a segunda questão do Conselho de Psicologia e Psiquiatria é o doloroso fato de que eles tem horror que se tornem público: Estatísticas mostram que relativamente há mais SUICÍDIO entre psicólogos e Psiquiatras do que entre os pacientes que são tratados por eles. A relevância de mencionar isso aqui é para mostrar os lites da psicologia e da psiquiatria.

    A ajuda prestada pelo cristianismo é um fato milenar que antecede a psicologia e a psiquiatria, portanto nós que acreditamos no Poder da Palavra de Deus devemos ser irredutíveis com interferência destes Conselho. Considere o fato de que a psicologianem reconhecida como é como ciência ou medicina.

  2. É uma pena que o mundo não conhece. É uma pena que as pessoas de apega tanto a ciência, que para nada serve, senão para substituir uma pena por outra. Falam do que não tem conhecimento. Como este jovem John John Machado John John

  3. Sou da Igreja Peniel aqui em Campo Grande (MS) e também temos o mesmo trabalho de recuperação chamado Desafio Peniel, mantemos a obra pela fé, são realizadas doações e também a boa ação dos irmãos da congregação em manterem a casa de recuperação, o ministério começou na praça Sete em BH quando o Pastor Reuel pregava aos hippies, no Brasil são os seguintes centro de recuperação: CENTRO-OESTE – Campo Grande, Três Lagoas(MS) e Várzea Grande (MT). NORTE – Acre e Rondônia. NORDESTE – Dias D’Avila(BA) e Recife(PE). SUDESTE – Belo Horizonte, Betim (MG) e São Paulo (SP). SUL – Cruz Alta (RS). Um propósito de salvar vidas e dar a chance de serem verdadeiramente livres.

    Pastor Milton é benção o conheço e sei do trabalho sincero que ele faz, lutando para salvar vidas que já não acreditam na vida. Lembrando que toda mudança de vida só acontece se a criatura reconhecer a soberania, bondade e misericórdia do Criador.

    Vi a Deus face a face e a minha vida, foi salva.
    Gênesis 32:30b

  4. Conheço vários doentes mentais e dependentes químicos que seguiram o conselho do "pastô": largaram os medicamentos "do capeta". Resultado: surtaram, fizeram besteira e levaram uma facada nas costas dos "ermãos" após terem "se deixado levar por Satanás". Alguns cometem suicídio… imaginem os comentários "santos". Imagino que seja o mesmo com esses dependentes, que logo caem de novo no seu vício e acham que "foi o demônio". O pior é a pessoa se recusar a permitir que eles se mediquem. Aposto que esse "pastô" toma remédio para hipertensão ou diabetes. Mas com o mito de que doenças mentais (e vícios são doenças mentais) são "coisa do demonho", dá nisso: cristãos com depressão que não podem se tratar sofrem "esperando a cura", cristãos com TOC acham que estão "possuídos", pessoas com esquizofrenia são discriminadas e não conseguem sequer emprego, acabam sendo expulsas de casa pela própria família, virando moradores de rua. Conheço muitos casos. Esse tipo de coisa devia ser proibida, da mesma forma que é proibido vender esterco de vaca como "cura". Só prejudica – e imensamente – o doente.

  5. Trocar métodos EFICAZES por uma coisa totalmente ineficaz só prejudica o doente. Porque você não deixa a "ciência" e para de tomar aspirina? Que tal tratar pneumonia só com oração? Nem pensar. Essa história de que só porque a doença é invisível "é imaginária", "pode ser controlada pela fé" é ridícula. Pessoas MORREM por causa disso.

  6. Eu creio e confio no poder regenerador de Jesus Cristo e realmente só Ele é capaz de libertar qualquer dependente químico sem o uso de medicamentos. Concordo com o método usado por esse pastor, mas deve ser um homem de muita fé e oração para alcançar seus objetivos. A ciência trata os drogados com outros tipos de drogas, por isso dificilmente algum se reabilita, mas o poder de Deus liberta, cura, salva e leva para o céu.

  7. o governo não faz nada por ninguém, a fila dos sus esta lotada, as rua estão lotada de dependente químico de 9 ano a cima , roubado as pessoas para fuma droga, a sociedade não tem mais paz, vivem com medo de ser assaltados,e o ministério e vez de nos ajudar a tirar as pessoas da rua, quer que quem esta fazendo alguma coisa pare, e os dependente volta para rua fuma rouba e matar e ser morto por pessoas que não ama a vida mais sim a morte, só jesus cura salva e liberta que crê na palavra de DEUS sabe que jesus veio para os doente, não para os são, por isso que morreu na crus por nossos pecados, remédio só vicia de novo sai de um vicio e entra no outro, eu sei e posso afirma porque fui dependente química e não precisei de remédio só do doutor jesus,e trabalha tem que trabalha mesmo la na rua eles não faz isso só se droga o dia inteiro, e mente vazia é oficina do diabo, obs. agora vcs da saudê rubrica ta se preocupando com isso, e o governo que nunca faz nada só por ninguém, só lembra de nos só nas politica , se não que fazer deixa que que em paz ou vão se ver com DEUS, porque ninguém toca nos seu ungido, a paz do senhor pasto, sou missionaria aqui no Paraguay trabalho com dependente químico aqui na fronteira meu nome é jurema continua não temas porque o senhor jesus esta com vcs amem.

  8. é mesmo Mariana?estou a 6 anos limpo,pq Jesus me curou,e não é só por hj,é para sempre!Agora se fosse o seu poder superior,como vcs preferem,não sei se eu estaria assim hj,é uma pena vc pensar assim,pq foi o AMOR de um "PASTÔ",e a ajuda dos irmãos,que me ajudou a ser curado.Vc trabalha com dependentes?Pq se trabalha,precisa se tratar também,pq esse ódio pelos cristãos,tambem é doença viu?Vou orar por vc!

  9. conheço dois Presbítero,tres obreiros do do ministerio que foço parte,que eram dependente químicos que ficaram curados pelo poder da oração,sou testemunha ocular deste processo de libertação destes irmãos que ainda congregam conosco. igreja evangélica palavra viva, que fica no endereço, Estrada da posse 3027 Parque são Pedro campo Grande

  10. Sou pastor e fundador do Centro de Libertação Efatá e usamos a mesma metodologia, no tratamento de dependentes químicos, pois, sabemos que é impossível uma doença crônica ter cura para a ciência e Jesus nos leva além da ciência.
    Fui internado duas vezes em uma clinica psiquiátrica aonde pensei que os barbitúricos poderiam resolver meus problemas com as drogas, e a solução encontrei em Jesus. Um homem que era mendigo hoje fundador de um lugar que vem tendo frutos mais que a ciência? …… Jesus resolve qualquer problema.

DEIXE UMA RESPOSTA