O pastor Mark Driscoll, da Igreja Mars Hill em Seattle (EUA), criticou em um sermão em sua igreja o fato de que algumas estariam escondendo crimes cometidos por seus fiéis para tentar resolver o problema internamente, situação classificada por ele como “triste dentro do cristianismo”.
– Há uma diferença entre um pecado e um crime. Um pecado é algo que os cristãos devem lidar com a presença de Deus. Um crime é algo que temos de denunciar às autoridades – afirmou o pastor, que afirma ainda que o correto é sempre denunciar essas situações.
– Uma das coisas mais tristes que aconteceram nos últimos anos é, em relação ao cristianismo, algumas igrejas ou segmentos tradicionais do cristianismo têm decidido que, quando um crime é cometido, o que escolhem em fazer é esconder para tentar muita das vezes resolver ao invés de denunciá-lo.
Como exemplo, Driscoll mencionou o caso de um pastor que contou ter ouvido de um fiel durante uma confissão que estava com tanta raiva de algumas pessoas que estava pensando em matá-las. Para ele essa é uma das situações em que o caso deve ser relatado às autoridades policiais.
– Chame a polícia. Não basta tentar lidar com isso como uma questão da igreja, porque isso é uma questão jurídica – enfatiza o pastor, que aconselha a mesma atitude para casos envolvendo crises familiares, como em famílias em que o homem abusa de seus filhos e suas mulheres acabam não os denunciando por achar que as autoridades não devem intervir nessas situações.
– Nós não devemos esconder crimes. Romanos 13 diz para obedecer às autoridades de governo. Então, se alguém abusa sexualmente você, ligue para a polícia. Se você como um crente está trabalhando para uma empresa, e alguém que diz ser também um crente, e você sabe que ele esta roubando, eu quero dizer, é uma situação muito desconfortável, mas você precisa notificar as autoridades competentes na sua empresa e todos venham ver a sua posição com relação à politica da empresa – aconselha o pastor.
Segundo o The Christian Post, Discroll falou também que os cristãos devem se atentar para situações que aparentemente são normais, mas que podem estar ocultando um pecado, como a fofoca, que pode em algum momento ser facilmente mascarada como pedidos de oração.
Redação Gospel+