Pastor Silas Malafaia afirma que cristãos podem ser oprimidos, mas não possuídos: “Onde o Espírito de Deus habita o inimigo não pode entrar”

26

O ambiente sobrenatural é um assunto ligado à espiritualidade muito comentado nas igrejas pentecostais. Como o assunto é vasto e não há unanimidade entre teólogos, muitas dúvidas a respeito da ação de demônios surgem entre os fiéis.

O pastor Silas Malafaia publicou artigo falando sobre as questões envolvendo opressão e possessão demoníaca, ambas narradas no Novo Testamento.

Malafaia observa em seu texto que para “roubar, matar e destruir”, satanás “utiliza, entre outras estratégias, a opressão e possessão”. O pastor explica a diferença entre as duas situações dizendo que “opressão é a influência direta de demônios sobre as pessoas” e possessão “é a presença de um ou mais demônios no corpo de uma pessoa”.

De acordo com o líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC), a opressão é uma ação demoníaca que se desenvolve nos mais variados ambientes, tentando conduzir o oprimido ao erro.


“As forças malignas invadem um lugar e começam a exercer pressão sobre as pessoas, enfraquecendo a resistência moral e espiritual. O ambiente parece ‘pesado’. Se as pessoas não estiverem armadas nos caminhos do Senhor e atentas às investidas do inimigo, poderão ser levadas à preguiça, ao desânimo, às incertezas, à desobediência, à exaustão física e até à depressão. Para isso, os demônios procuram os pontos mais vulneráveis e investem o máximo até encontrarem uma brecha para destruir a pessoa ou seu lar. Qualquer um está suscetível à opressão maligna, inclusive os cristãos. Outro meio de oprimir as pessoas é tentar levá-las à mentira, a práticas ilícitas, à obsessão por dinheiro, à idolatria, e causar enfermidades”, escreveu Malafaia.

Quanto à opressão, o pastor cita passagens bíblicas para ilustrar a questão: “Embora não tenhamos certeza da razão pela qual acontece a possessão demoníaca, sabemos que os espíritos malignos podem prejudicar a pessoa e fazer com que ela se afaste de Deus. Um exemplo bíblico conhecido é o gadareno endemoninhado, que dia e noite andava clamando pelos montes e pelos sepulcros e ferindo-se com pedras (Marcos 5.5). Então, quando os demônios não só oprimem a pessoa, mas passam a controlá-la, existe um caso de possessão [veja outros casos em Mateus 9.32,33; 12.22; Marcos 9.17-27]”.

Em sua conclusão, Malafaia alerta que cristãos também estão suscetíveis à opressão, apesar de a possessão ser um risco apenas aos não convertidos: “Resumidamente, qualquer pessoa pode ser oprimida pelo diabo, mas só os que não são templo do Espírito Santo podem ser possuídos. Afinal, onde o Espírito de Deus habita o inimigo não pode entrar. Por isso, aquele que está firme nos caminhos do Senhor não corre o risco de ser possuído”, finaliza o pastor.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

26 COMENTÁRIOS

  1. se o proprio pedro mesmo sendo apostolo foi usado pr satanas e jesus disse;

    Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens. Mateus 16:23

    porem o silas quer saber mais do que jesus kkkkkkkkk pega outro mano

    • Apesar de que nessa ocasião Pedro ainda não era cheio do Espírito Santo, que só foi derramado sobre os discípulos no dia de Pentecostes, de acordo com Atos.

      Mas o Silas ganha a vida falando o óbvio e perseguindo grupos minoritários historicamente rechaçados pela sociedade que não precisam de mais pedras e rejeição, especialmente vindo de alguém que se diz representante de Cristo. Silas e’ um impostor.. ou melhor, im-pastor.

    • tertu, em momento algum pedro foi possuído por demônios, uma vez que pedro foi usado pelo diabo em palavras, ou mesmo o diabo usou a boca de pedro e não o seu corpo, possessão na bíblia, deixa a pessoa completamente mudada de semblante e de comportamento, alem de ter vários demônios(legiões) naquele corpo, ha uma diferença nisso.

    • Em relação a Pedro, nem foi possessão e nem foi opressão.
      O diabo apenas investiu na mente de Pedro em proveito de sua imaturidade como também pode ter ocorrido que Jesus percebeu o ardil do diabo em se aproveitar das palavras de Pedro.
      Da mesma forma o Espírito Santo não havia sido derramado.

  2. Observamos um analfabetismo bíblico aliado ao misticismo e à supersticiosidade do povo, além de púlpitos fraquíssimos,com líderes sem o menor preparo (teológico ou em outras áreas do conhecimento), que contribui para produzir este temor tosco, tolo. A Bíblia, única regra de fé e prática para o crente, diz que aquele que crê em Cristo, é filho de Deus por adoção (Ef. 1:5); Como pode um filho de Deus ser possesso de demônios? O Senhor Jesus disse “… se alguém me ama, guardará a minha palavra… e viremos para ele, e faremos nele morada.” (Jo.14:23). Como pode o demônio tomar posse da morado do Senhor? Este senhor seria muito fraco, o que não é o caso de Jesus Cristo. Paulo falando aos Efésios, disse que eles eram selados com o Espírito Santo, que era o “penhor”, a garantia que eles pertenciam a Deus (Ef. 1:3-14), e que o Senhor viria buscá-los. Falando aos Romanos, ele disse que “nada pode nos separar do amor de Deus… nenhuma criatura” ( Rm. 8:31-35). Nós somos criaturas, então, nem nós mesmos podemos nos tirar, caso contrário, a bíblia estaria mentindo. O diabo pode oprimir armar ciladas, mas nunca possuir o corpo de um salvo pela graça. Tiago diz “Sujeitai-vos, pois a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” Tg. 4:7. Tem muitos frequentadores de igreja que não são salvos, e ai, não tem o selo do Senhor, não pertencem a Cristo, ainda estão sob a ira (Ef. 2:1-3). Neste caso…

  3. Discordo! A Bíblia diz que Satanás entrou em Judas Scariotes antes de trair o mestre, e conheço um crente que é possesso, pois o diabo é como rato qualquer frestinha basta pra entrar.

  4. Uma coisa é certa, o demônio só atazana gente fraca da cabeça, idiotas, ignorantes e semi-analfabetos. Bem que ele podia possuir um líder poderoso como Wladimir Putin ou Barack Obama e começar a terceira guerra mundial. Demônio mequetrefe.

    • Exato.. Ou então aparecer diante de todos os chefes-de-Estado durante a conferencia anual da ONU e fazer um pronunciamento chocante. Ou mesmo dar uma entrevista no programa do Jo. Mas nao, ao inves disso o diabo prefere ficar possuindo miseraveis analfabetos e caindo nos templos da IURD pra falar mal do Valdemiro hahahaha

  5. Como é que o Malafaia sabe quem está sendo influenciado pelo “maligno”? Ou como é que a gente pode saber que é ele quem está sendo influenciado pelo demônio? Induzindo os fiéis ao erro, a entregarem seus bens, a obedecerem cegamente?

  6. VEJAM BEM COMO A MENTIRA TEM PERNA CURTA, O QUE DIZER DO COMENTÁRIO DE MALAFAIA, E ONDE ELE NOS LEVA PARA MEDITAR, O MALAFAIA ANTES ERA UM CARA QUE NÃO PINTAVA O CABELO NÃO SE MAQUILAVA NÃO FAZIA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE, ERA UNANIMIDADE, HOJE PEDE QUE É UMA VERGONHA PINTA E FAZ IMPLANTE DE CABELOS, MUDOU, SE O ESPIRITO IMUNDO NÃO ENTROU NELE, PELO MENOS O INFLUENCIOU A MUDAR, E NÃO ADIANTA DIZER QUE ESTÁ MAIS DE TRINTA ANOS AI E QUE NÃO CAIU DE PARAQUEDAS….TUDO PAPO FURADO

  7. O padrão claramente desenvolvido do livro de Jo, prologo discursos e epílogo além dos ciclos dentro dos próprios discursos mostra que se trata de uma interpretação teológica sobre certos assuntos e acontecimentos da vida de um homem o qual se chama pelo nome de Jo do inicio ao fim o autor tem a intenção de responder a uma pergunta básica,[ QUAL O SIGNIFICADO DA FE ], muitos seres humanos na terra que tem pouco ou ate mesmo nenhum conhecimento de Deus e a verdadeira fe o verdadeiro crer, e ate mesmo seres humanos que um dia dobraram seus joelhos e recebera a Jesus Cristo como o Salvador Eterno da humanidade, e muitos se extraviaram por caminhos como o de Balaao, mas mesmo muitos que continuam firmes em Jesus, mas como diz o Espirito do Deus vivo através da boca do profeta Oseias 4. 6, o meu povo esta sendo destruído porque lhes falta o conhecimento, e conhecimento este da Santa Palavra, e por que levam para outros rumos de interpretações, e outros por corrupção ou por falta de vontade de realmente estudar com afinco e procurar através da Santa Palavra o que realmente Deus Fala e quer de Nos se não vejamos, Jo 1. 9 Entao respondeu Satanás ao Senhor porventura, Jo debalde teme a Deus? 10, Acaso não o cercaste com sebe, a ele a sua casa e a tudo quanto tem? a obra de suas mãos abençoaste e os seus bens se multiplicaram na terra, AI vamos para o 2. 1 num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor veio também satanás entre eles apresentar-se perante o Senhor [ os filhos de Deus, tem referencia a todos os seres celestiais, Satanás no hebreu Satan o adversário o acusador, e Foi o próprio Deus quem definiu a Jo como um homem reto e integro, no verso 9 cap, 1 Satanás diz que o homem serve a Deus somente para receber tudo quanto lhe e possível, e que Jo como objeto da provisão de Deus, não sofre como os outros e esta protegido contra todos os males no verso 10 do c 1 e faltando esta proteção de Deus Jo blasfemaria contra DEUS no verso 11 Entao Deus entregou a Satanás a autoridade de testar a Jo, no verso 12 [ NOTA-SE NITIDAMENTE QUE SATANAS NAO PODE INTERFERIR NA VIDA DO CRENTE VERDADEIRO SEM A PERMISSAO DE DEUSSSSSSSSSSSSS, ENTENDEU AGORA, O VERDADEIRO CRENTE ESTA SIM PROTEGIDO SE O MESMO ESTA CONSAGRADO SE O MESMO ESTA NA UNÇAO SE O MESMO ESTA CORRETO DIANTE DE DEUSSSSSSSSSSSS, E O RESTO E RESTO E PRONTO

  8. Paulo deixa eu te dizer ponto, eu sou um crente em Cristo Jesus que estudei a bíblia do primeiro versículo de gêneses ao ultimo de apocalipse por 10 anos consecutivos ponto por ponto palavra por palavra virgula por virgula isto sempre com três bíblias sendo uma delas católicas completa uma jerusalem a qual um padre meu amigo me trouxe legitima justamente para poder saber da verdade todos os 7 livros apócrifos também os estudei sendo eles, Tobias, Judite, 1 Macabeus, 2 Macabeus, Sabedoria, Eclesiastico e baruc, e os estudei também para saber e afora vários e vários livros Evangélicos de escritores renomados no mundo e no mundo Evangélicos afora cursos seminário teológico Paulo Leiva Macalao e de conferencista na faculdade teológica da Assembleia de Deus MM, NAO informando isto para você para querer me engradecer de forma alguma, estou lhes explicando tudo isso e para te afirmar 1 ou seja primeiro eu quero te dizer que eu sou bastante ruim em escrita de português mas que ist de forma alguma me tira meu conhecimento que eu tenho da Santa e Gloriosa Palavra de DEUS, e que eu tenho as minhas convicções muito bem definidas, e verdade que as vezes eu escrevo assim tipo roceiro mas e quando eu assim como por gozação, mas quanto ao escrever de outros a qualquer momento que você escrever qualquer coisa a respeito de Deus e que estiver a luz da Palavra com certeza eu serei o primeiro a concordar com você, eu não sei se você esta entendendo, o Pastor Silas Malafaia pode ter seus defeitos e tem mesmo, mas os quais eu não tenho nada haver com eles os quais são um problema dele com Deus, mas quando ele esta escrevendo alguma coisa que esta a Luz da Palavra e evidente que vou concordar com ele, ou com você, ou com um padre, ou com qualquer um que esteja certo quanto a Palavra, deu para você entender meu querido Amigo, o que eu quero te dizer e que eu concordo com qualquer um que escrever aqui no site desde QUE, o que esta escrito esteja A LUZ DA PALAVRA DE DEUS, SEM MAIS OBRIGADO

    • Tour, nesse caso em particular eu tbm concordo com o que Malafaia disse a respeito de quem e’ de Deus nao pode ser possuido, mas minha opiniao pessoal sobre ele continua a mesma. Quanto a vc, Tour, ha’ muito eu percebi que e’ um estudioso da Biblia, e aprendo muito das escrituras lendo suas postagens . Acho vc um cara legal, e sei que vc concordou com o Malafaia pq ele apenas falou o obvio. Abracao!

  9. é uma pena Jesus esteve entre nos, nao reconheceram como filho de Deus, na sua partida ele disse eu vou para o meu pai, mas vos deixarei entre vos o ” Espirito Santo ” estes homens que pregam apalavra dao no duro para levar o envagelho e voces nao querem a ceitar…eu nao que tipo de mentes vcs tenhem quem nao acredito no envangelho ou Jeus Cristo nasceu com defeitos de Frabricaçao,mentes cruas vazias (como Jeus disse ao Pai )perdoe eles nao sabem o que fazem…..voces sao usados pelos demonios.

    voces so querem aplaudirem o Mundo,as drogas,prostituiçao,homens sexuais,etc etc..a sim o mundo vosso é bem melhor,meu irmao vai cuidar da sua salvaçao se nao acabarás no inferno e ele exciste…deixa de eguinorancia mentiras.

    o pastores ou apostolo só estao afazer aparte deles iram prestar contas ao Pai.
    e tú ja parou prá pensar qual é a conta que iras apresentar diante do Pai…

    a decisao esta na suas mao….

  10. Aproveite esta oportunidade!

    Cursos de teologia sem mensalidades e em taxa única à partir de R$ 50,00 e mais nada, com direito a diploma, histórico e carteirinha. Confira!

    http://www.comembrasil.org

    Curso Bacharel em Teologia R$ 150,00 e mais nada;

    Curso de Pastor R$ 150,00 e mais nada;

    Curso Juiz de Paz Eclesiástico R$ 150,00 e mais nada;

    Curso de Capelão (capelania) R$ 160,00 e mais nada;

    Curso de Psicanálise R$ 350,00 e mais nada;

    Curso Médio em teologia R$ 90,00 e mais nada;

    Curso Básico em teologia R$ 70,00 e mais nada;

    Cursos Introdução à teologia R$ 50,00 e mais nada.

    Essa você não pode perder!

    Acesse

    http://www.comembrasil.org

    http://www.conselhodeministros.com.br

    55 (21) 3182-9192

DEIXE UMA RESPOSTA