A guerra declarada por Israel em retaliação ao ataque do Hamas a civis no território israelense, com centenas de mortes de inocentes, é um sinal do fim dos tempos, de acordo com o pastor Yago Martins.
Em seu canal no YouTube, Dois Dedos de Teologia, o pastor e escritor Yago Martins respondeu à pergunta mais recorrente que surgem quando um conflito ou guerra mais abrangente surge ao redor do mundo, e declarou que essa é uma característica do fim dos tempos profetizada por Jesus:
“Sim. Eu sei que a interpretação majoritária do sermão profético de Jesus – que é quando a gente ouvir falar de guerras, então virá o fim – significa que haverá um acirramento nos conflitos, um acirramento nas guerras e então isso marcará o fim de alguma forma. Essa é uma interpretação provável. Mas eu gosto de pensar que Jesus está deixando claro como é o mundo do fim”, disse, apontando para uma característica da realidade que caminha para o cenário da Segunda Vinda do Filho de Deus.
“Esse mundo que nós vivemos, já faz 2.000 anos – desde quando Jesus veio, viveu, encarnou, e então, depois de morto, ressuscitado, foi assunto aos céus – é o mundo que está no fim. E neste mundo que está no fim, guerras e rumores de guerras representam a vida do fim, de modo que todas essas guerras e esses rumores de guerras representam justamente o que é um mundo que está se esvaindo”, acrescentou.
Para Yago, as guerras não significam a iminência da Segunda Vinda, mas um traço inerente ao mundo em sua fase final: “Não é no sentido que ‘eita, guerra, acho que agora acaba’, mas é no sentido de ‘eita, guerra, esse mundo está acabando mesmo’, porque o fato de o mundo estar acabando, de nós estarmos nos esfarelando como realidade, que marca esse período escatológico que nós vivemos. Não acredito que Jesus está mostrando a relação de causa e consequência, ou uma relação cronológica de guerra e fim, de modo que eu fico procurando, atento às guerras, para elas marcarem que agora o fim está vindo”.
“Acho que Ele está mostrando uma característica de toda uma realidade: as guerras marcam o fato de que esta é uma realidade que está se esvaindo até chegar o seu fim definitivo. Quando eu vejo uma guerra como essa eu penso ‘eita, é o fim do mundo’, não porque eu acho que essa guerra representa o fim do mundo de forma mais forte do que as guerras anteriores representavam, mas porque acredito que todas as guerras representam que esse mundo está se esvaindo”, reiterou o pastor.
Yago conclui seu raciocínio afirmando que “o que está acontecendo em Israel são sinais escatológicos, apocalípticos, mas não são diferentes dos sinais apocalípticos que existiram ao longo das eras”.
Assista: