Peça de teatro com “travesti” representando virgem Maria causa indignação em católicos

4

A Espanha é um país de maioria católica com fiéis que abraçam ferrenhamente as tradições da igreja romana. Avessos a mudanças, os católicos espanhóis são contrários a licenças poéticas e renovações carismáticas, e principalmente, não aceitam a Reforma Protestante como um movimento cristão.

Dentro desse contexto, a iniciativa de uma pastoral de jovens está no centro de uma polêmica gigantesca com os fiéis conservadores católicos.

Os líderes da pastoral organizaram na cidade de Coruña um encontro de jovens no dia conhecido pela celebração da Vigília da Imaculada, uma referência à virgem Maria.

O encontro contou com dinâmicas entre os jovens, músicas católicas e a representação de uma peça de teatro de teor cômico ambientada nos tempos atuais, onde a Imaculada era interpretada por um homem vestido de mulher.


Embora a página da pastoral não dê detalhes sobre o teor da peça, e os blogs católicos que criticaram severamente a representação da virgem por um homem também não falem sobre o significado da mensagem, as críticas não se resumiram ao evento.

O papa Francisco, conhecido por seu discurso de humildade e de combate à corrupção no Vaticano, também se tornou alvo das críticas dos fiéis espanhóis: “Um dos principais males que afetam a Igreja é a ‘peste branca’, e agora está instalado confortavelmente e oficialmente pela Cátedra de Pedro. Basta lembrar alguns nomes, mas é melhor deixar pra lá”, escreveu o autor do blog Pagina Catolica.

As reformas profundas pretendidas por Francisco deverão encontrar muita resistência entre clérigos e fiéis conservadores europeus, que entendem ser apostasia a mudança de tradições e dogmas acumulados ao longo dos séculos.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


4 COMENTÁRIOS

  1. A manchete me parece mais sensacionalista que exata. De fato temos um homem travestido de Mulher, no entanto, não se despreende do texto que seja um travesti costumaz ou homossexual querendo chocar o público externo.

    Sobre o conservadorismo dos espanhois me parece outro ponto extremamente discutivel do texto. Assim como muitos protestantes, seja no Brasil e no mundo, não consideram os católicos cristãos sinceros. Temos catolicos lá na Espanha e demais partes do mundo que acham que os evangélicos é que não são seguidores de Cristo.

    Muitos cardeiais espanhois votaram em Francisco e boa parte do clero e dos leigos da Esapnha apoiam o novo papa. Não creio que a maioria dos suditos do rei Juan Carlos se oponha ou rejeite Francisco.

    Sobre as tão propaladas reformas “profundas” que muitos alegam que ele fará nas Verdades de Fé Católica o que temos de concreto?
    Fim do celibato clerical obrigatorio?
    Se vier não altera nenhuma doutrina profunda, afinal a ICAR sempre reconheceu que é regra de disciplina eclesiastica e não um ordenamento inapelavel ditado por Cristo Jesus ou algum de seus apostolos.

  2. POR MIM PODE ATÉ COLOCA UM JUMENTO NO LUGAR PRA MIM NÃO SIGNIFICA NADA ,EM QUESTÃO DE SR QUEM MOREU POR MIM FOI JESUS CRISTO NÃO DONA MARIA,RESPEITO MARIA MÃE DE JESUS COMO MULHER E NÃO COMO DEUSA,MOREU JA ERA CABO NÃO PODE FAZER NADA POR NINGUÉM E CABO…

    • Caro Divaldo!
      Se vc não respeita sua mãe, como respeitará a mãe do Sr. Jesus! Vc pode colocar um Jumento ou um traveco para representar sua mãe, mais nós católicos respeitamos e acreditamos na santidade de Maria a mãe do Sr. Jesus certo!

DEIXE UMA RESPOSTA