Rachel Scheherazade é criticada por apoiar “justiceiros” que prenderam adolescente a poste; “Pecado estrutural” é causa das mazelas sociais, diz jornalista; Assista

32

O caso do adolescente que foi algemado a um poste no Rio de Janeiro por jovens que decidiram, por conta própria, perseguir assaltantes na zona sul da cidade tornou-se pano de fundo para severas críticas à jornalista Rachel Scheherazade, do SBT.

O rapaz que supostamente estava assaltando na noite do episódio foi preso a um poste e deixado nu no local, enquanto os “justiceiros” do bairro foram atrás de seus comparsas. A polícia confirmou que o adolescente já possuía três passagens por roubo.

Entidades de defesa dos Direitos Humanos criticaram a ação dos jovens que algemaram o adolescente ao poste. Porém, Rachel Scheherazade criticou a postura dos ativistas dos Direitos Humanos e sugeriu que estes fizessem “um favor ao Brasil” e adotassem “um bandido”.

“Num país que sofre de violência endêmica, a atitude dos vingadores é até compreensível […] O Estado é omisso, a polícia desmoralizada, a Justiça é falha… O que resta ao cidadão de bem, que ainda por cima foi desarmado? Se defender, é claro […] O contra-ataque aos bandidos é o que chamo de legítima defesa coletiva de uma sociedade sem Estado contra um estado de violência sem limite”, disse Scheherazade.


O comentário da jornalista, de teor contundente, foi criticado alguns de seus colegas de profissão, que demonstraram acreditar que a questão da violência urbana e dos Direitos Humanos não seja tão simples.

“Até entendo, embora não concorde, que setores da população, indignados com a violência, apoiem gestos como o dos jovens que detiveram um suposto assaltante, o agrediram e o deixaram nu e preso com uma trava de bicicleta a um poste, no Flamengo, no Rio. Mas acho estranho que uma emissora de televisão divulgue uma mensagem tão agressiva de apoio a este gesto, como o comentário da jornalista Rachel Sheherazade no ‘SBT Brasil’ desta terça-feira (04) sobre ‘o marginalzinho amarrado ao poste’”, analisou Maurício Stycer, colunista do Uol sobre assuntos ligados à televisão.

Já Ricardo Alexandre, colunista do portal MSN, criticou veementemente a postura da jornalista, ilustrando sua opinião a partir de princípios adotados por segmentos cristãos, como os da teologia da libertação, na Igreja Católica, ou a teologia de missão integral, entre as igrejas protestantes, que apontam o “pecado estrutural” como causa das mazelas sociais.

“O conceito de pecado estrutural defende que, além dos pecados pessoais (roubar, matar, praticar a imoralidade, mentir etc.) há certo tipo de desvio da vontade de Deus que diz respeito à estrutura das coisas. Ao jeito que a sociedade se organiza, à forma com que o egoísmo, a violência e a maldade está entranhada na estrutura das nossas relações”, explicou Ricardo Alexandre.

Para o colunista, a jornalista demonstrou não levar em consideração que o adolescente que ficou preso ao poste é uma vítima da forma como a sociedade se organiza.

“Provavelmente, Rachel Sherazade, que se diz cristã, nunca ouviu falar em pecado estrutural. Não deve ter lhe ocorrido que ‘o marginalzinho’ nu em um poste é tão vítima da estrutura corrompida quanto aquele de quem roubou. O justiceiro, cuja atitude a jornalista chama de ‘compreensível’, também é vítima do pecado estrutural, assim como o infeliz que foi deixado amarrado com uma trava de bicicleta no Flamengo. Por isso, entre outros motivos, não devemos tomar a vingança em nossas mãos. Por isso não devemos estimular o ódio como paga pelo ódio. Por isso, a única saída é romper o ciclo de maldade, e não estimulá-lo”, concluiu.

Assista ao comentário de Rachel Scheherazade sobre o adolescente que foi preso a um poste no Rio de Janeiro:

Assine o Canal

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

32 COMENTÁRIOS

  1. CAMPANHA: “Faça um favor ao Brasil: Adote um bandido!” Esta realmente deveria ser uma das frases de campanha da reeleição da dilma, já que em seu governo (e partido, o PT) é permitida em nossa sociedade a coexistência pacífica de pessoas que, salvo melhor juízo, sugerem a possibilidade de que “…onde tem fumaça, tem fogo…”
    http://montedo.blogspot.com.br/2011/11/fraudes-na-caserna-relatorio-do-tcu.html
    http://g1.globo.com/politica/noticia/2010/12/entenda-o-caso-cesare-battisti.html
    http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2013/08/28/deputado-donadon.htm
    P.S. Devido ao caso do link a seguir, a diplomacia brasileira já tem sua credibilidade abalada!
    E viva o “Lulinha Paz e Amor”! http://noticias.r7.com/brasil/apos-casos-de-battisti-e-cacciola-postura-da-italia-na-extradicao-de-pizzolato-e-incerta-06022014

  2. Estou com a Rachel em um bilhão de porcento, tem mais e que pegar estes bandidos juntamente com seus defensores os tais dos direitos humanos e coloca-los no paredão de fuzilamento, se asim fora não teria nem um nem outro e o miliante pensava duas veses antes de meter a mão no alheio, e os defensores de bandidos passaia a ter outra postura

  3. Ô gloria! Obrigado senhor pela rachel ter nascida no brasil.Rachel não tenha medo de carregar a sua cruz, porquer con certeza muitos querem crucificar você para calar a sua boca, fizeram com Jesus para calar a sua boca e com certeza da qui pra frente muitos vão querer calar os cristãos,Porquer cristão que é cristão prega contra as injustiças independente de quem quer que seja, e para pregar contra injustiças tem que ter coragem E coragem você tem de sobra.atenção cristãos tímidos aprendam com a Rachel,para entrar no céu não basta ficar na igreja de dia e de noite, tem que pregar contra as injustiças assim como o senhor jesus fez no seu tempo também.

  4. Os dias desta jornalista estão contados no SBT.Sílvio Santos sempre respeitou os mais pobres.Não era bandido.Mas um suposto bandido.Ela não tem provas.Ficou ao lado dos
    justiceiros porqueo coitado do falso bandido é pobre.Duvido se fosse filho de gente rica ela
    teria feito o que fez.

    • Mais do que candidata dos crentes, como voce especificou, ela eh uma cidada, inteligente e que ve os que a querem processa-la com interesses em candidaturas, para deixarem tudo como estao e pegar mais uma graninha facil, porque lutar contra os verdadeiros valores e justica, eles nao procuram, mas ficam se escondendo por tras de uma capa de direitos humanos que estao mais para serem a favor da impunidade e da safadeza. Mas o povo ta abrindo os olhos e se esta mesmo dificil pegar os badidoes da politicagem, se poderem pegar os que estao por ai matando no real sentido da palavra, ja eh de boa monta, ninguem eh obrigado a perder sua vida e deixar tudo com esta, se todos bandidos recebessem alguma licao desse tipo, acho que pelo menos a justica seria praticada e se nao diminuisse, pelo menos ficaria elas por elas.

  5. santa mulher de DEUS disse o que todos tem vontade de dizer..chega de sustentar vagabundos na cadeia com seis refeições por dia, chega de trabalhar para vagabundo roubar..qualquer cidadão honesto e trabalhador bateu palmas para ela, e o partido dos gays jean, perderam..podem até tentar vingança contra ela….mas o povo não vota em quem defende vagabundo assassino

  6. JOSENNY,ela quer fazer comentários para se mostrar que é inteligente.Não é não.Tudo é
    ensaiado assim que a notícia chega ao conhecimento dela. Querendo se passar por sábia,
    tornou-se insensata,tola,incompetente e fanáica fundamentaliosta movida pelo ódio e toda
    sorte de preconceitos contra os menos favorecidos.Só falolu mal do suposto bandido amarrado
    por ele ser um pobre coitado sem ter o que comer e onde morar.Os outros que amarraram o
    coitado nu e cortaram a orelha dele são filhos de gente rica.Um grupo de filhinhos de papai
    que não prestam,mas tem dinheiro.Então,a que se diz crente de JESUS defende.A história foi mal contada e tudo sobrou para o coitadinho pobre.Essa jornalista de fundo de quintal está
    com os seus dias contados no SBT.E nada por ela ser Nordestina.Ela não é coitada.Ganha
    mais de 200 mil por mês.Fol que o sucesso subiu para a cabeça em tão pouco tempo.Não
    vai demorar para Sílvio fazer justiça e demití-la.

    • Pelo menos, ela deve ter estudo e ser uma pessoa instruida e entender da real situacao do Brasil como um todo, se nao, nao seria uma jornalista contratada pela segunda rede de TV do Brasil. Burra ela nao eh mesmo! Se ela ganha mais de $200.000,00, tem que a de, nao se deve culpar pelo que a pessoa ganha, ate porque tem gente fazendo sacanagem que nao aumenta nada ao Brasil e ganhando exorbitantemente, se o pagamento la no Brasil eh injusto, nao vou culpa-la de tudo por ganhar este dinheinho e nunca a achei uma coitada. Na verdade ela nasceu no mesmo Estado que eu e eu a dmiro, talvez seja ate por barrismo mesmo, mas eu nem a conheci quando ela comencou a ser conhecida na Paraiba, eu ja estava fora do pais, o primeiro comentario que a ouvi falar e gostei foi sobre o carnaval no Brasil, dai em diante, os poucos comentarios que vejo por acaso em videos divulgados no face, e agora pelo Gospel, gostei de todos.

  7. JOSENNY,ela quer fazer comentários para se mostrar que é inteligente.Não é não.Tudo é
    ensaiado assim que a notícia chega ao conhecimento dela. Querendo se passar por sábia,
    tornou-se insensata,tola,incompetente e fanáica fundamentaliosta movida pelo ódio e toda
    sorte de preconceitos contra os menos favorecidos.Só falolu mal do suposto bandido amarrado
    por ele ser um pobre coitado sem ter o que comer e onde morar.Os outros que amarraram o
    coitado nu e cortaram a orelha dele são filhos de gente rica.Um grupo de filhinhos de papai
    que não prestam,mas tem dinheiro.Então,a que se diz crente de JESUS defende.A história foi mal contada e tudo sobrou para o coitadinho pobre.Essa jornalista de fundo de quintal está
    com os seus dias contados no SBT.E nada por ela ser Nordestina.Ela não é coitada.Ganha
    mais de 200 mil por mês.Fol que o sucesso subiu para a cabeça em tão pouco tempo.Não
    vai demorar para Sílvio fazer justiça e demití-la.

    • Bom, nem vi direito esta noticia para ser franca, nao moro no Brasil, nem sabia que tinham cortado orelha, mas acho que pelo pouco que eu ja a vi, ela fala coisas verdadeiras, ensaiadas ou nao. tambem nao sei se o assaltante eh tao pobre coitado assim, que nao tem onde morar, mas bandido as vezes nem gosta de morar na sua casa, pois la as vezes recebe orientacoes e reclamacoes dos pais, e muitas vezes vao para roubar os proprios, nessa vida tem de tudo, uns que querem ter, mais nao tem, outros que tem, mas abandonam porque nao querem ser “livres”, depois que se encontram com comparsas e aprendem maiores licoes de bandidagem, preferem mesmo morar na rua ou ficarem as escondidas e a toa ou nao, com a intencao de dar o proximo bote nas vitimas, todo erro precisa ser penalizado de alguma forma, e esse foi o jeito que encontraram, nao acho correto, mas o que esta mesmo correto nesse pais? Vamos as listas, acho que talvez as encontremos. Em todo caso, me admira saber que uma pessoa que acho que tem um ibope ao meu ver bom, pelos comentarios que vejo da populacao, esteja com os dias contados, afinal o SBT foi em busca dela la no jornal da Paraiba e acho que sabia o jeito dela ser, o seu modo de falar e de criar polemica, assim, acho que se ela tiver com os dias contados, nao faltara quem a queira, e acho que ela ja deve ate ter um publico que aprecia os seus comentarios e devem acompanha-la. So acho!

      • ….porque querem ser “livres”…. Agora por favor, chamar o cara entendido do que seja fazer o bem ou o mal de coitadinho eh o cumulo, coitadinos sao os que por acaso ou por intencao do bandido, tem o azar de se deparar com tais, e se nao perdem pertences irreparaveis muitas vezes, perdem a vida, sem essa de coitadinhos, como ele ha milhares nessa injusta politica e leis beneficiando os mesmos, mas que nao roubam, dao o seu suor para sobrviverem muitas vezes sem um minimo de dignidade.

  8. JOSENNY,você é estudada e parece que não conhece quando uma pessoa fica deslumbrada e
    deixa o sucesso subir à cabeça.No mais,o SBT tem dono,que é o Senhor Sílvio Santos,mas
    trata-se de uma concessão pública,que o Presidente pode tomar assim que achar necessário.Não é justo o SBT responder processos e ficar sujo perante as entidades de direitos
    humanos mundiais.Não é a primeira vez que ela se envolve em polêmicas.Está perturbada mesmo.Deve ser o fanatismo religioso da lavagem cerebral.

    • Poxa, fanatismo religioso da lavagem celebral? voce fala que ela faz acepcao de pessoa depois de como voce terminou? pelo visto voce nao fica muito atras nao> Olha, sou evangelica, protestante, como quiserem chamar e sou estudada sim e amo ver programas que me acrescente e com cunho cultural e porque nao dizer, cristao, mas nao sao todos que paro para ouvir nao, gosto de estudar a Biblia e me ligo a mensagens inteligentes e que usem muito a Biblia como tema, mostrando seus versiculos e sobretudo sem apelacao por sentimentalismo barato, mas mostrando o pecado como ele eh de fato e como devemos o deixar e nao ficar atras de conveniencias. Como nao vejo muito a jornalista nao posso afirmar o que voce esta dizendo a respeito dela, mas o pouco que a vi, achei-a longe do que voce esta falando, em todo caso, todos os da midia tem uma quedinha por sucesso, ne? em vista de tantos que fazem sucesso dizendo so PORCARIAS, fico ainda com a Rachel, que pelo menos parece que mostra a sujeira e se o Presidente tomar como voce falou, nao sera novidade, afinal, nao gostam que realidades venham a tona, como muita coisa imunda vem, espero mesmo que isso nao venha a acontecer e que essa jornalista sinta a protecao divna sobre a sua vida, pois a coisa nao eh facil.

  9. quero externar meu apoio a joel cardoso, a ronaldo, a tour natrak, a luciano, e especialmente a josenny por seus comentários de apoio a Rachel, e quero dar meu voto de repúdio a janio manoel de santana, o defensor de bandidos, e dizer a ele que o SBT contratou a Rachel por sua competencia profissional e coragem jornalistica de usar o direito de expressão, depois quero salientar que o sr Silvio Santos não irá se posicionar a favor de bandidos, nem penalizar a Rachel, pois se o SBT tem ibope, grande parcela é gerada pelo noticiario de Rachel Sheherazade, mulher corajosa, nordestina, e muito admirada Brasil inteiro, parabenizar o pastor Marcos Feliciano por se dispor a defender a Rachel da sanha de bandidos anonimos que a querem condenar por dizer a verdade somente a verdade, o que doi em muita gente ruim.

    • Pois eh Ruialmeida, nao conheco a jornalista, apesar de ser minha conterranea e muito simpatica, quando sai do Brasil, ela nao era conhecida ainda e como nao assino a rede Glogo por aqui e nao vejo SBT, estou por fora de muita coisa por ai, mas agora me bateu a curiosidade de saber se ela apresenta todo o jornalismo ou se apenas comenta alguns noticiarios, ou mesmo, se ela faz comentarios sobre assuntos diversos todos os dias, os quais perco. Podes matar esta minha curiosidade? Obrigada!

      • Josenny, saúdo-lhe com a Paz do Senhor, fico feliz em saber que há pessoas decentes e com mente sadia para entender o certo e o errado, sou paraibano de João Pessoa a cidade mais linda do Brasil, e ainda pacata,só que não podemos morar em casas sem muros, sem cercas elétricas, e sem um cão feroz no quintal,para inibir as investidas dos “coitadinhos” e “probrezinhos” que são “crianças” de 16 e 17 anos, que são defendidos por leis do Brasil, onde o povo não aguenta mais e as vezes fazem justiça imediata,(com as proprias mãos) eu confesso que fiquei invejoso de vc,por morar num país como o que vc citou, mas vamos ao que lhe interessa, Rachel Sheherazade é ancora principal do noticiario SBT BRASIL, que vc poderá acompanhar pelo site: http://www.sbtbrasil/noticias.com ou simplesmente http://www.sbt.com.br e ir para o link de noticias da 2ª maior emissora de tv no Brasil, que pertence ao melhor e mais humano apresentador Silvio Santos, josenny! fica na paz, deixo para tua meditação; Jó; 34 v 4 acesse meu face,ruialmeida.942

  10. JOSENNY,eu já fui atacado por bandidos 3 vezes.A minha irmã,eles entgraram na casa dela
    e quase mataram-na com coronhadas de revólver.Mas nem por isso eu vou ficar do lado dos
    ricos contra os mais pobres,mesmo os ricos não tendo razão.Mas nunca.Sou pecador.Quanto
    menos pecar,melhor,mas tenho senso de justiça e não me corrompo.A Raquel fez acepção de
    pessoas,sim,e por preconceitos de classes.T\anto que um dos justiceiros já está preso e os
    outros procurados.Como são filhinhos de papai,só dormem na delegacia e no dia seguinte
    estão na rua.Mas crente fanática não sabe ser justa por causa da soberba e da arrogância…

    • Pelo que eu tinha entendido, foi toda a populacao que participou desse ato com o bandido, voce me diz que foi apenas alguns filhinhos de papai? acho que preciso ver esta reportagem, vou ver se encontro aqui na nete. Em todo caso, isso eh fazer acepcao de pessoas? o bandido teria que ser mais um a sair impune de seu ato? sei nao….acho que ele deve ter pelo menos tomado um baita de um susto. Mas essa de cortarem a orelha dele, como foi isso? essa parte nao entendi direito, e isso eu desaprovo!

  11. JOSENNY,eu já fui atacado por bandidos 3 vezes.A minha irmã,eles entgraram na casa dela
    e quase mataram-na com coronhadas de revólver.Mas nem por isso eu vou ficar do lado dos
    ricos contra os mais pobres,mesmo os ricos não tendo razão.Mas nunca.Sou pecador.Quanto
    menos pecar,melhor,mas tenho senso de justiça e não me corrompo.A Raquel fez acepção de
    pessoas,sim,e por preconceitos de classes.T\anto que um dos justiceiros já está preso e os
    outros procurados.Como são filhinhos de papai,só dormem na delegacia e no dia seguinte
    estão na rua.Mas crente fanática não sabe ser justa por causa da soberba e da arrogância…

    • Para ser sincera nao estou a par desta noticia, o que aconteceu de fato, se foi filhinho de papai que fez isso, agora, o bandido teve culpa de alguma coisa, teve? ele foi punido pelas autoridades e foi preso? porque alguma coisa ele merecia nao? sinto muito por tudo o que voce passou, mas sendo a Rachel certa ou errada nos seus argumentos, eu particularmente gostaria que houvessem bem mais jornalista como ela ao dar as reportagens no Brasil, que colocassem mesmo a boca no trombone, nao precisava nem ser crente, assim talvez as pessoas mais acatassem e nao ficassem jogando pro lado dela ser evangelica como voce ai definiu. Olha, nao morro de amores pelo Brasil, morro de amores pelos meus familiares que estao la e me preocupo por eles, mas eu sou dividia em tres paises, pois tenho um filho de 9 anos que nasceus em NY e outro de 4 anos que nasceu em Toronto, onde moro agora, e gosto muito daqui, ate do frio que esta demais por aqui este ano, chegando a se sentir quase -40c e a muita neve, que dificulta por aqui, mas eh linda demais, mas me conforta saber que prefiro o frio dela do que o calor dai, falei tudo isso pra voce so pra te dizer que realmente nao ando sabendo noticias dai, por isso venho ate esse site e fico sabendo algumas coisas, principalmente da politica, se nao eu nem saberia sobre o Feliciano, sobre o Jean, nem o conheci no BBB, mas sei que as coisas ai estao mesmo muito violentas e corruptas, muito mais do que nesses dois paises em que conheco, onde as vezes aqui ja esqueci minha chave a noite toda na fechadura de casa, carro aberto com pertences, ate a carteira dentro, ja aconteceu da porta da garagem ficar aberta por algum problema eletrico e quando meu marido chegou me avisou e eu logo perguntei se sumiu alguma coisa de la, ferramentas, ele diz nao, moro aqui sem grades na casa e sem muros de separacao com os vizinhos, enfim, coisas que ai seria o cumulo, aqui tambem tem pobres, drogados e ladroes, mas realmente nao chega aos pes dai, o policiamento daqui eh bem mais respeitado e as leis mais cumpridas, apesar de ter problemas tambem dos mais variados, sabe, meus filhos nao conhecem essa violencia que se passa no Brasil, o noticiario daqui nao passa tanta miseria que passa ai, tanta impunidade, e te digo, sinceramente, quando vejo uma reporter dai falando no tom que ela fala e mostrando realidades gritantes dai, eu a aplaudo, afinal, nao vemos muito disso ai, ou se ve? Entao, nao tenho nada de mal a falar contra ela, ate porque ela eh da minha querida Paraiba e acho que ela esta deixando marcas que de alguma maneira esta repercutindo pelo Brasil a fora.

  12. Rui Almeida,sou cristão católico e,se o bandido estiver sendo injustiçado,defendo,sim.Já
    fiz isso várias vezes e faço dentro da lei.Você deve ser um desses crentes fanáticos
    cegos espiritualmente e devotos de líderes de seitas.Seguem os mandamentos deles
    e rejeitam o de DEUS:Amar a DEUS e ao próximo como a si mesmo.A Bíblia se
    resume nesta frase.Não sei se você pertence a alguma tropa de choque de alguma seita
    fundamentalista que se dizem santos,santos,santos e ungidos do senhor.Coitados,quanta
    pretensão…Vão se tratar,dementes e doentes.JESUS CRISTO ama vocês,mesmo vocês
    odiando o próximo.Mas o que planta,se colhe.

    • janiomanoeldesantana; desde quando católico é cristão, só se é cristão qnd se aceita a JESUS como salvador, enquanto não, são simples criaturas de Deus, católicos geralmente são idólatras ou mariolatras, aceite JESUS e então afirme ser cristão, um abraço

  13. A grande maioria dos integrantes dos direitos humanos são cristãos e,como cristãos, sempre
    vão defender os mais fracos, oprimidos e injustiçados da sociedade.A parábola do bom samaritano faz parte da rotina de muitos membros dos direitos humanos.Cristão tem que
    está ligado a JESUS CRISTO,sim,mas também tem que i mitá-lo e dá bom testemunho no
    seu dia a dia.O cristão ama incondicionalmente.O falso crentefala demais de JESUS,mas]
    por não ter amor,só sabe julgar os outros.Raça de fariseu hipócrita.

  14. Mais idólatra do que você que é devoto de líderes de seitas fundamentalistas da lavagem cerebral.Você é um crente de fachada,uma casa caiada por fora.Quanto ao seu batismo,foi
    apenas um banhoi e nada mais.Você é um fariseu hipócrita convencido.Essa raça de víboras
    peçonhentas já existia desde os tempos do SENHOR JESUS CRISTO e existem até hoje.Você mesmo faz parte dessa tropa de choque de satanás. Você deve ser mais um desses crfentinhos que estudam sempre a bíblia na seita e nunca chega ao conhecimento da verdade.Não chega
    porque os líderes da seita pregam o que convém a seita e não a vontade de DEUS.Duvique você sabde quem é balaão,os falsos profetas,falsos metres,falsos ensinos,falsos crentes,falsas
    doutrinas,falsos cristos e por aí vai os hereges falsificando as interpretações das sagradas
    escrituras.Pregar as boas novas de JESUS tem que ser íntegro e ter responsabilidade.Seu
    batismo foi apenas um banho e nada mais.Converta-se.JESUS tema,fariseu de plantão.

    • observa-se sua falta de carater, e respeito ao próximo, se fosse um cristão como apregoa ser teria moderamento no que fala, e respeitaria o próximo, se é que vc sabe o que é seu próximo, comentamos a respeito de uma verdade da Rachel e vc entra pelo caminha da discordia e desrespeito, tchau,passar bem

  15. TOUR NATAK,li seu texto e fiquei triste ao saber que você ficou chateado.Foi uma brincadeira
    de mal gosto.Você é um cristão sério,nada a ver com essa palavra maldita chamada homofobia
    e eu te peço perdão pelas ofensas.Que JESUS CRISTO nos abençoe agora e sempre.Na paz.

DEIXE UMA RESPOSTA