Pesquisa reitera que a Bíblia é o livro mais lido pelos brasileiros; Número de leitores cresceu

0

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil constatou que Bíblia Sagrada é o livro mais lido no país, e que o número de leitores cresceu nos últimos cinco anos.

Os dados do levantamento apontam que em 2011 o número de leitores no país chegava a 50% da população, enquanto em 2016 chegou a 56%, apontado um crescimento real, já que o aumento se deu percentualmente e numericamente, devido ao aumento da população.

O índice de leitura aponta que o brasileiro lê 4,96 livros por ano, sendo que 0,94 por indicação da escola e 2,88 por iniciativa própria. A pesquisa descobriu que, dos quase cinco livros lidos no último ano pelos 56% dos brasileiros que cultivam esse hábito, 2,43 foram concluídos, enquanto 2,53 foram lidos em partes.

O crescimento apontado pela pesquisa no número de livros lidos é de quase 25%, já que a média registrada no levantamento anterior era de 4 títulos por ano. De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, a pesquisa foi realizada pelo Ibope, sob encomenda do Instituto Pró-Livro.


A Bíblia

As Escrituras Sagradas do cristianismo continuam sendo o livro mais lido pelos brasileiros, em todos os níveis de escolaridade, constando das duas listas elaboradas pela pesquisa: últimos livros lidos, livros mais marcantes.

O levantamento considera leitor quem leu algum livro, inteiro ou em partes, nos últimos três meses, enquanto classifica de “não leitor” aqueles que não tiveram contato com nenhum título no mesmo período, mesmo que tenham lido nos últimos 12 meses.

Um dado negativo revelado pela pesquisa está no fato de que 30% dos entrevistados nunca compraram um livro, e 44% foram classificados como “não leitores”.

SEM COMENTÁRIOS

  1. Mais do que ser lida, a Bíblia precisa ser compreendida. Porém, lamentavelmente aqueles que deveriam promover essa compreensão são aqueles que não querem ensinar ou que ensinam da forma errada. Esse é o maior problema. E sobre isso, a própria Bíblia nos revela o que Deus tem a dizer:
    “O meu povo não quer saber de mim e por isso está sendo destruído. E vocês, sacerdotes, também não querem saber de mim e esqueceram as minhas leis; portanto, eu não os aceito mais como meus sacerdotes, nem aceitarei os seus filhos como meus sacerdotes. Quanto maior é o número de sacerdotes, maior também é o número de pecados que cometem; por isso vou fazer a glória deles virar desgraça. Eles ganham a vida à custa dos pecados do povo e por causa disso querem que o povo peque. Portanto, os sacerdotes sofrerão o mesmo castigo que vou fazer cair sobre o meu povo. Vou castigá-los, e eles terão de pagar pelo mal que fizeram. Os sacerdotes estão me abandonando e adorando outros deuses. Por isso comerão dos sacrifícios que o povo me oferece, mas não ficarão satisfeitos; adorarão os deuses da fertilidade, mas não terão filhos.” Oséias 4.6-10
    Portanto, cuidado “sacerdote”…

DEIXE UMA RESPOSTA