Pesquisa revela que pastores podem ter depressão e doenças crônicas motivadas por preocupação com fiéis

4

Um estudo realizado pela Universidade Duke, nos Estados Unidos, revelou que o ofício pastoral pode causar danos graves à saúde do pastor. A pesquisa realizada entre pastores da Carolina do Norte mostrou que o fato de eles se preocuparem excessivamente com os fiéis pode levá-los a adquirir doenças crônicas e depressão.

Rae Jean Proeschold-Bell, diretor de pesquisas e professor no Instituto de Saúde Global da Universidade de Duke, comentou sobre o resultado do estudo, “Os pastores reconhecem a importância de cuidar de si mesmos, mas, isso fica em segundo plano quando comparado com as suas responsabilidades profissionais, que inclui cuidar da comunidade”.

Os números da pesquisa revelam que mais de 10% dos pastores são depressivos, o que representa quase a metade da média nacional, e ainda tem os que adquirirem doenças crônicas como diabetes, asma, artrite e hipertensão. Além da má alimentação, a pressão interna para que o pastor seja exemplo, viva fielmente, apoie a comunidade, etc, contribuem para a evolução das doenças.

Outros estudos semelhantes já foram realizados, como por exemplo, um feito pela Igreja Luterana, que apresentou resultados parecidos, apontando vários pastores com problemas de saúde física e mental.


Fonte: Gospel+

4 COMENTÁRIOS

    • Calrita Souza, Você perdeu uma grande oportunidade de ficar CALADA!!!!!Veja o que Jesus disseNão julgueis, para que não sejais julgados.
      Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
      E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
      Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
      Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.
      Mateus 7:1-5: "

    • eu não preciso de intermediario,,,eu conheço a palavra>>>Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
      Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
      Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
      Mateus 11:28-30

  1. É nescessário que como homem de DEUS, o Pastor além de cuidar do rebanho, cuide também de sua saúde.
    Exortação do Apóstolo Paulo ao Pastor Timóteo: "Não continues a beber somente água; usa um pouco de vinho,
    por causa do teu estômago e das tuas frequentes infermidades. (1ª Timóteo 5:23)

  2. Até Moisés teve problemas de pastoreio, chegou um tempo que ele também não estava mais dando conta, E olhem a intimidade que ele tinha com Deus hem. Pastor é ser humano como todos os outros. Não é nenhum "SUPERMAN". precisam tirar férias com sua família como todo mundo faz. Ter cobertura espiritual, pois recebem todo tipo de ataques, por estarem na frente da batalha. Amém?

  3. Senhora Clarita, acho q quem se preocupa c/ dinheiro são aqueles q cobram p/ batizar crianças, cobram p/ fazer casamento, cobram crisma, devem cobrar missa de 7º dia, etc, etc, etc……esses com certeza tem uma preocupação imensa, acho q tem que ser dado um basta em dizer q pastor gosta de dinheiro, o q vc me diz de cobrar p/ fazer um casamento? pastor não cobra e os q fazem os famosos trabalhos em centros de macumba, mesa branca? etc… deles ninguém diz nada, então… olhe um pouco mais p/ tua vida, acho q é o melhor q vc tem a fazer.

  4. Meus queridos, nem todos os pastores ligam para os problemas alheios, é preciso ser realista, hoje em dia muitos pastores pensam é no dizimo, eles não conseguem ver a igreja como obra de Deus, e sim como um certo investimento, por isso é bom frequentar igrejas pacificadoras e que o pastor realmente seja um homem comprometido com os membros da igreja.

    • Luciana, generalizar e colocar todos no mesmo nível é pecado. Há pastores e pastores. Os que realmente são chamados por Deus e comprometidos com sua obra interesam-se, sim. E sofrem por isso. Os oportunistas, que não verdadeiros pastores, apascentam-se a si mesmos. Infelizmente, é verdade. Mas não é bom julgar a todos por causa de alguns. Jesus tinha 12 discípulos. Um era traidor. Não se pode dizer que todos os discípulos traem ao Senhor. Que Deus a abençoe.

    • Clarita Souza , JÁ VI MUITOS QUE NOS CHAMAVAM DE LUNÁTICOS FANÁTICOS, E HOJE ESTÃO ADORANDO O VERDADEIRO DEUS. ENTÃO NO MUNDO TODO SOMOS MAIS DE 2 BILHÕES DE CRISTÃOS. ENTÃO SOMOS TODOS ALIENADOS. HOJE NO BRASIL JÁ SOMOS 35% DA POPULAÇÃO DE CRISTÃOS ALIENADOS. GLÓRIA A DEUS QUANDO FORMOS 100% DE ALIENADOS.

  5. Quando um pastor é um homem de caráter, este Deus abençoa e derrama sobre ele muitas bençãos.Mas, quando passa de sem-vergonha que mente para conseguir valores, este é na verdade um psicopata. Eu mesmo digo, sou pastor com os pés no chão, vou para dentro das comunidades e levo roupas, comidas, calçados e isto tudo consigo pedindo a um e a outro pela fé. Vivo apenas com um salário e glorifico a Deus por isso e com muita alegria consigo fazer muitas amizades e presença total de Deus.

  6. Eu penso que o pastor precisa ter um psicológico bastante forte pra poder estar a frente de uma igreja. Muitas vezes o pastor tem que ser frio e não se importar com qualquer coisa. Tem de se preocupar com o que realmente importa

  7. Preocupação com dinheiro! preocupação em manter as metas de arrecadação diária em seus templos! O MALAfaia disse que os pastores de suas igrejas ganham em média 22 mil reais por mês. De onde vem esse dinheiro? Das doações dos incautos fiéis. Os pastores vendem o nome de Jesus discaradamente fazendo os frequentadores acreditarem em falsas promessas que jamais serão cumpridas. Jesus falou: "De graça recebeste, de graça daí!" (Mateus 10:8; 1Tim 6:5-11) Em igreja, em Cartório e no Detran não se encontra nada de graça, até pra falar você paga!

  8. Estou sentindo na pele esses sintomas (depressão crônica), parece que nunca vai passar.
    “Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nooso Senhor e Salvador Jesus Cristo” Rom. 8:37.

DEIXE UMA RESPOSTA