Pesquisa revela segredos dos motivos que levam jovens a abandonarem a igreja durante a adolescência

7

O motivo que leva jovens a abandonarem seus vínculos com a igreja já foi tema de diversas pesquisas por parte de instituições que se dedicam a estudar o comportamento de religiosos. Os motivos variam conforme a geração que se torna alvo da pesquisa, mas sempre apontam para falhas da igreja.

Uma recente pesquisa realizada pelo Centro Nacional de Integração das Igrejas à Família (NCFIC), nos Estados Unidos, revelou que a futilidade dos trabalhos de jovens nas congregações é o principal fator que leva ao abandono.

A época em que os jovens começam a abandonar suas igrejas coincide com as circunstâncias do ápice da adolescência e fim do Ensino Médio, fase conhecida por impulsos de desejo de transformação do ambiente ao redor.

George Barna, um dos pesquisadores cristãos mais conceituados nos Estados Unidos, presidente do Barna Group, afirma que a maior parte dos adolescentes voluntários para a pesquisa revelaram que foram se desligando de suas crenças aos poucos. O processo passa por deixar de frequentar a igrejas ou parar ler a Bíblia, até o desligamento completo da vida espiritual.


Entre os motivos mencionados pelos jovens para seu afastamento da igreja, a falta de ação dos grupos de jovens, a superficialidade e a imaturidade dos temas, reuniões e líderes desses grupos apareceu em primeiro lugar.

O porta-voz do NCFIC, Adam McManus, porta-voz observou que o comportamento dessa fase da vida contribui com a situação, e lembrou que adolescentes costumam dar mais atenção a amigos e namorados, do que à família e à igreja.

As experiências com sexo, drogas e álcool os distanciam ainda mais da convivência na igreja, segundo McManus, que destaca o contra-ataque das igrejas a respeito da situação, afirmando que a pesquisa é uma prova de que as lideranças estão atentas à situação e buscam encontrar soluções para o problema.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

7 COMENTÁRIOS

  1. Geralmente as crenças são dos pais, e não dos filhos. Ir a igreja é imposto por pais religiosos desde crianças. mas quando a pessoa cresce, ele se sente apta para tomar suas próprias decisões e fazer suas próprias escolhas, nada mais justo!

    • ISTO NÃO É UMA VERDADE ABSOLUTA DIOGO…MUYITOS JOVENS FREQUENTAM A IGREJA, POIS PESSOAS OUTROS JOVENS QUE SÃO CRISTÃOS APRESENTAM A CRISTO E ESTE COM PODER PARA TRANSFORMAR VIDAS MUITOS DELES PERDIDOS NAS DROGAS ACHAM NA IGREJA LUGAR PARA SE LIBERTAR, OUTROS COM LARES DESTRUIDOS, ACHAM NA IGREJA UM JESUS QUE GOSTA DE IR A CASAMENTOS, E AJUDA NO SEU LAR, ENFIM SÃO POR VARIOS OS MOTIVOS, QUE JOVENS VÃO PARA A IGREJA, MAS PARA SAIR SÓ EXISTE DOIS: PRIMEIRO LIDERANÇAS INAPTAS P-ARA LIDAR COM JOVENS EM PLENA TRANSFORMAÇÃO.
      DOIS A GUERRA QUE ACONTECE ENTRE A CARNE E SEUS DESEJOS CONTRA A PRÓPRIA RAZÃO, ÉPOCA QUE EXPLODE UM DESEJO ENORME DE VIVER E POR FALTA DE LIDERES, EXTRAVASAM POR OUTROS MEIOS, MUITOS E ESTES SIM SEM APOIO FAMILIAR ADEQUADO POR NÃO TEREM PAIS DENTRO DA IGREJA NÃO SUPORTAM A LUTA E CAEM….MAS NÃO TE PREOCUPA A MAIORIA VOLTA

      • espero que volte, pois meus filhos foram criados na igreja,depois da maior idade resolveram curtir o mundo.não querem saber de IGREJA.mas a palavra de Deus diz que os filhos são herança do senhor!CRER SOMENTE.

      • é facil ser cristaõ nao faça aõs outro o que naõ quer qque façam a voce se gosta de ser amado entaõ ame, cuida, perdoa ,interceda sempre por ela a DEUS ISSO É IGREJA ISSO É ENVANGELHO ISSO É CRISTO NA NOSSA VIDA AMÉM?

  2. Temos visto em todo mundo isso acontecendo no meu ponto de vista nao vejo culpa nas lideranças e nem tao pouco nus pais digo isso por que sou pai nao podemos nus esquecer que um jovem crente deve saber do seu papel com cristao nao estamos falando de crianças pois cada um ja responderar a Deus pelos seus atos e tempo de despertarmos pois Jesus esta voltando!

  3. Quem abandona Deus e porque nao era um dos escolhidos,pois,e tao facil servir ao Senhor,e morrer para o Mundo,nao precisa ninguem ficar cobrando ou falando!Aleluia!

  4. olá… O que eu acho, é que a maioria das igrejas, doutrinarias, não tem o preparo certo, correto, pra lidar com os adolecentes e com os jovens das igrejas! Como eu passei um periodo afastado, e graças a Deus e me deu uma nova chance, estou o servindo, e nao largo mais, só quando Jesus voltar, ou se ele me levar antes! Mas eu vejo uma carência muito grandede ter algo serio, que dispertem os jovens da igrejas, faltam lhes proporcionar coisas que o mundo tem, e faz com os jovensa vao em busca! Nao que devemos fazer, e ser igual a mundo, mas temos que ter, algo que faça que eles possam estar na casa do Senhor,se interesse pela palavra do Senhor, e que estege no centro da vontde do Senhor.! E que falar que o mundo nao oferece nada esta mentindo, o mundo ofereci tudo, tudo o que o jovens necessitam, e nas igrejas nao tem a preparaçao, e instruçao necssaria, para que ele nao ser seduzidos! A culpa nao é dos pais, mas sim da visao que na maioria das vezes nao tem, eles ensinam, criam seu filhos na casa de Deus mas reprimem o dialogo, a conversa seria!Quando for trabalhado da maneira correta, isso nao fará com que os jovens se percam! E quando existir liderança que trabalha isso, sera abençoado, mas quando nao tem, acaba ajudando para que o jovem sai da casa de Deus! Uma palavra basta, se esta palavra for dita e aplicada da meneira correta, eles estarao firmes, se nao estarao, no mundo!

  5. Aquele que ama a Deus recebe sua palavra e não o deixa jamais. Muitos desviam-se do evangelho por falta de compromisso e obdiência a palavra Deus, amando o mundo (1Jo 2:15), tendo seu prazer fora da bíblia sagrada (Sl 1). Os falsos ensinamentos também tem contribuído para a decadência da vida cristã dos jovens, mas lembre-se: A nossa vida e fé esta na bíblia. Deus vos abençoe.

DEIXE UMA RESPOSTA