Brasil

Pesquisadora da Globo afirma que “crescimento dos evangélicos no Brasil representa mudança de visão da sociedade”. Leia na íntegra

Comments (4)
  1. Luis Roldan disse:

    muito bom o texto, gostei das indagações da escritora, e ainda mais dos 2 últimos parágrafos. bato palmas a estas observações em tais parágrafos.

  2. Joabe Rios disse:

    E ainda dizem que o ateísmo cresce aceleradamente!
    Sim, cresce mesmo.
    Na imaginação fértil do neo ateu!

    1. Eu achei esta matéria aqui mais esclarecedora:

      Evangélicos 'McDonalizaram' a fé cristã, afirma sociólogo

      http://www.paulopes.com.br/2012/07/evangelicos-mcdonalizaram-a-fe.html

    2. Julio Bitencort
      Eu acho pessímo esta conversão do indigenas.. destruindo sua cultura em harmonia com natureza… para nos apresentar esta cultura cristã neurótica, que o homem se mata por dinheiro
      http://www.youtube.com/watch?v=kV4zYOMU_Hs

    3. Igrejas evangélicas são ao gosto de fregues, tem igreja tradicional, que casam divorciados, gays, de maconheiro, de nudista.. evangélicos atuais, grethem, neimar, joelma e ximbinha, baby consuelo… muito joio e pouco trigo, o que importa para estes pastores é $$$$$$$$$$$$$$$$.. uma igreja de porta larga.

    4. o choque cultural só esta aumentando o suícidio entre os indigenas

    5. Julio Bitencort disse:

      É uma pena que você ache o infanticídio indígena uma cultura a ser, levada adiante. Quanto aos ex-gays, ex-maconheiros, ex-tudo que se pode imaginar, estes, quando se convertem, são os que mais dão valor ao Evangelho de Cristo, sabem de onde o Senhor os tirou.

    6. mas não precisa ser mais ex… já tem igrejas inclusivas de tudo…gays, maconheiros, etc.. fora que vcs casam divorciados não adulteros, desde henrique VIII, ate pastores recasados tem…compare o numero de infanticideo com de suicídas que tem agora… leia NUMEROS 31, NA BIBLIA E VEJA O QUE É INFANTICIDIO… e prostituição de meninas, já que moises deixou meninas virgens para os soldados de israel…

    7. Joabe Rios disse:

      Infanticídio que o Julio citou não tem nada a ver com o que está descrito na biblia. Contextos diferentes! Quer dizer então que vc prefere que os índios morins morram de forma cruel do que serem catequizados? Você está sendo tão mau quanto o Deus a qual você ACHA que é mau.

    8. Joabe Rios eu sei joabe faz parte da cultura deles…mas garanto que é bem menor que os suicidideo de agora, fora o alcolismo e doenças trazidas pelos brancos…japoneses fazem merda e se matam de vergonha, americanos cristãos fazem merda e matam os outros(sociedade neorótica)

    9. é cultural.. mas coloca na balança, os caras viviam nus, trabalhavam só para comer, etc.. não tinham nem caries nos dentes… e hoje???? que eles tentem converter os indias que ja vivem nas cidades. não os que ainda estão em harmonia na natureza

    10. nossa cultura não é o melhor exemplo de civilidade, drogas, aborto, crimes em massa, tiroteios, etc..

    11. Julio Bitencort disse:

      Agora você disse bem: a "nossa cultura não é o melhor exemplo de civilidade". Por isso Deus teve de enviar seu Filho com uma cultura celestial, para mudar o homem de dentro para fora. Foi Ele quem quiz, ninguém o aconselhou.

    12. Julio Bitencort
      mais mesmo vcs não são exemplo, pastores vendilhões do templo, pessoas dissimuladas, que fazem as coisas escondidos, adultério, sexo antes do casamento, a única diferença de vcs dos outros é que fazem escondidos…uma pequena minoria segue o escrito, fora que esta cheia de igreja ao gosto do fregues…. tem de tudo.. o CRISTIANISMO É UMA UTOPIA, seguida por bem poucos, talves uns 5% dos que se dizem evangélicos no brasil…

    13. Joabe Rios disse:

      Paulo Agnóstico

      Não há nada que justifique uma criança ser enterrada viva por a mesma ter algum problema genético!

      Aliás, não nem quando nascem com defeito, basta nascer gêmeos para um ser sacrificado. Não há nada pior do que esta cultura diabólica! Sim, DIABÓLICA!

      Na Bíblia basta observar o contexto do porquê aconteceu isso e aquilo outro.
      Que existam os índios, mas que estes ritos diabólicos dos mesmos sejam extintos!

    14. Julio Bitencort disse:

      Isso é para que se cumpra a palavra de Deus que diz: "aquele que perseverar até o fim, este será salvo". Lembra o que Jesus disse aos apóstolos: "quereis vós também ir". Quem quiser fazer o certo que faça, quem quiser fazer como o apóstolo Judas, que faça também, quem faz a diferença no evangelho não são os que causam escândalo, mas sim aqueles que demonstram Deus apesar de toda a oposição. Por causa disso a Obra continua…

    15. Joabe Rios eu sei disto.. e as mulheres brancas que colocam as crianças no sinal?? que jogam no lixo?? ou abortam… tudo isto as indias vão aprender…vcs só estão fazendo entrar com estas mazelas de nossa sociedade… eles são convertidos, vão para cidades, passam a ter acesso a tudo de bom e ruim…. o sexo e as drogas e comidas dos brancos e mais tentador para eles que seu jesus… e eles caem no vício

    16. vcs tem que converter os que já estão nas cidades, padecendo do mal de nossa sociedade

    17. não os que tão em harmonia com sua natureza e cultura

    18. eles passam a morar nas periferias das cidades e viverem como semi-mendingos.. enquanto os pastores $$$$$$$$$$$$$$$$

    19. Joabe Rios disse:

      Paulo Agnóstico

      Eita, menos tá!! A base de tudo para evitar estas coisas as quais você citou, é a educação! Eduquem os índios e eles saberão conviver em sociedade!

    20. Joabe Rios disse:

      Negativo. Como vou dormir sabendo que um inocente, humano feito eu, morre por conta da ignorância + influência do demônio?

      Tenha mais empatia, Paulo. Se coloque no lugar dos inocentes!
      Aqui (cidade) ao menos os índios estão a 'salvo'.

      Nem os bichos são tão cruéis assim com suas crias!

    21. Joabe Rios
      vc sabe que nossa sociedade não tem estudo nem para os ditos brancos, falta tudo… realmente acho um crime tirar alguem que vive tão bem com tão pouco… para colocar nesta loucura branca do brasil… deixem eles sairem para cidade quando quizerem, caso estejam bebados se prostituindo ai sim… mas não como vcs fazem antecipando esta aprocimação péssima.. primeiro foram os catolicos, agora vcs querem acabar com os poucos restantes dos brasileiros puros, que virarão "putos" de nossa sociedade perversa

    22. Julio Bitencort disse:

      Quem passa a viver nas periferias são as pessoas do êxodo rural, aquelas que se sentem menosprezadas pela idéia alimentada nas festas juninas de que todo homem do campo vive, sem dentes, chapéu de palha desfiado, roupas remendadas e que fala tudo errado. Veja agora como estão as cidades, as ruas, os hospitais… E a vida no campo!?!?!?

    23. Joabe Rios disse:

      Eles continuarão puros, só que um diferencial, educados. Um índio não vai deixar de ser índio, assim como um Brasileiro vai deixar ser Brasileiro. Eu só quero que cultura deles sejam extirpadas! Não precisa se tornarem evangélicos ou católicos, mas que sejam civilizados!

    24. "Nem os bichos são tão cruéis assim com suas crias!" ME POUPE, RSRS.. abortos, crianças no lixo, sendo exploradas nos sinais de transito

    25. Joabe Rios
      "Eles continuarão puros" rsrs… me poupe vc acha depois que eles entrarem em contato com a putaria dos brancos… seu jesus vai mante-los puros, me poupe… veja a qualidade de nossos evanelicos, rsrs.. vc pode estar calculando os outros por vc… não é assim que a banda toca.. veja este cantorzinho novo, rsrs

    26. Julio Bitencort julio depois de convertidos eles querem mais.. passam a viver na periferia para dar estudo e melhor condição de vida aos filhos, claro que é ilusão(plantada por vcs)

    27. Joabe Rios disse:

      É como eu disse, um índio JAMAIS vai deixar de ser índio. Sangue indígena! Sangue não muda! E eu nem disse que pra eles se tornarem evangélicos ou católicos ou de qualquer outra filosofia… disse que apenas civilizados! Que comecem a pensar!

    28. Joabe Rios CIVILIZADOS ??? rsrs.. eu vi nos estados unidos ontem.. mais um maluco matando, rsrs

    29. convertam os que já estão perdidos, deixem nossos silvivolas em paz.. quando eles quiserem, eles procuram a cidade e a religião dos brancos

    30. Joabe Rios disse:

      Troque o "converter", pelo "educar" já vi que vc tem pavor desta palavrinha boba!

    31. olha ai a educação e as consequências, fico por aqui..
      http://www.youtube.com/watch?v=kV4zYOMU_Hs

    32. Sergio Olimpio Ribeiro disse:

      Joabe Rios, concordo com vc.

    33. concordo com vocês ,Joabe Rios e Julio Bitencort

    34. quantas crianças com defeitos eram sacrificadas???000,1%.. quantos são abortados agora pelas indias??? 10% ??? no minimo.. esta é nossa civilização, fora as que se prostituem viram alcoolatras, etc.. vcs acham que todos os convertidos continuam crentes??? bando de iludidos;

    35. Nossa ! Que pavor você tem dos evangélicos heim? Até parece que todos os ministros da dilma que caíram eram evangélicos,ou que todos os crimes do Brasil são cometidos por cristãos …

      Passar tanto tempo num site cristão tentando nos incriminar ..SUA ALMA ARDE POR SALVAÇÃO!

      JESUS =solução pra sua para a sua vida!

  3. Ozeas Brito disse:

    É incrível como o senso crítico científico não se rende ao que é certo espiritual, eu iria parabenizá-la pelo artigo, mas ao afirmar que o crescimento dos evangélicos tem haver com o plano real é pra rir…Custa dizer que foi por causa de Palavra de Deus, que chega e trás esclarecimento? Não custa é só falar "o crescimento da comunidade evangélica é por causa da mensagem que é pregada, simples.

    1. Carlos Henrique Xavier disse:

      EU também a parabenizaria se ela tivesse falado e entendindo que o crescimento se deve a Palavra de Deus. Mas, como de costume tentam explicar tudo pelo fator econômico. Não é por menos que quando leio esses "estudos" e "abordagens científicas" entre aspas mesmo, não dou nem crédito. Só dou risada.
      Quando comecei a ler já vi que nem deveria se dar crédito. O dia em que reconhecerem que é devido a um fator espiritual aí sim darei crédito.

    2. Pesquisadora afirma que “crescimento dos evangélicos no Brasil representa mudança de visão da sociedade”.

      É claro que se a população evangélica cresçe, a visão da sociedade vai mudar. Pareçe até mentira o título desse artigo. E sobre a questão de levar o crescimento evangélico para a economia é uma maneira de se esconder a grandiosidade do Nosso Deus, dando honra aos políticos!

      Obs: Nota-se que nos países onde o protestantismo é maioria (Reino Unido, Escandinávia, Korea daqui a alguns anos, Eua) o Indice de Desenvolvimento Humano é muito maior e isto também acontecerá num futuro próximo a países como Nigéria, Africa do Sul e Brasil. Por que? Por que simplesmente Deus esta nos abençoando cada dia mais.

    3. Lillian Freitas disse:

      Leonardo Félix Deus te ouça,pois á pessoas que ainda não foram evangelizadas,mais creio que a palavra do senhor chegará além das fronteiras.

  4. Eu achei esta matéria aqui mais esclarecedora:

    Evangélicos 'McDonalizaram' a fé cristã, afirma sociólogo

    http://www.paulopes.com.br/2012/07/evangelicos-mcdonalizaram-a-fe.html

  5. ESTE CRESCIMENTO PENTECOSTALEVANGÉLICO É UMA PROFECIA DO LIVRO DE DANIEL !!! É O CARNEIRO MEDO-PERSA !!! E levantei os meus olhos, e vi, e eis que um carneiro estava diante do rio, o qual tinha dois chifres; e os dois chifres eram altos, mas um era mais alto do que o outro; e o mais alto subiu por último. Vi que o carneiro dava marradas para o ocidente, e para o norte e para o sul; e nenhum dos animais lhe podia resistir; nem havia quem pudesse livrar-se da sua mão; e ele fazia conforme a sua vontade, e se engrandecia. Daniel 8:3-4 > O QUE ESTES PASTORES E SEGUIDORES NÃO SABEM … É QUE ESTE CARNEIRO SERÁ VENCIDO … DERROTADO … ESMAGADO PELO BODE GREGO !!! E, estando eu considerando, eis que um bode vinha do ocidente sobre toda a terra, mas sem tocar no chão; e aquele bode tinha um chifre insigne entre os olhos. E dirigiu-se ao carneiro que tinha os dois chifres, ao qual eu tinha visto em pé diante do rio, e correu contra ele no ímpeto da sua força. E vi-o chegar perto do carneiro, enfurecido contra ele, e ferindo-o quebrou-lhe os dois chifres, pois não havia força no carneiro para lhe resistir, e o bode o lançou por terra, e o pisou aos pés; não houve quem pudesse livrar o carneiro da sua mão. Daniel 8:5-7 > SÃO OS SODOMITAS !!! O REINO SODOMITA FOI OFICIALIZADO EM 2010 !!! ELES VÃO CRESCER JUNTOS AOS GOVERNOS E VÃO DERROTAR OS PASTORES DAS IGREJAS !!! E o bode se engrandeceu sobremaneira; mas, estando na sua maior força, aquele grande chifre foi quebrado; e no seu lugar subiram outros quatro também insignes, para os quatro ventos do céu. E de um deles saiu um chifre muito pequeno, o qual cresceu muito para o sul, e para o oriente, e para a terra formosa. E se engrandeceu até contra o exército do céu; e a alguns do exército, e das estrelas, lançou por terra, e os pisou. Daniel 8:8-10 > O PIOR AINDA ESTÁ POR VIR !!! O REINO MARIANO !!! OS GOVERNOS LATINO AMERICANOS VÃO DECRETAR O REINO DE MARIA !!! O PAPA VIRÁ AO BRASIL PARA INICIAR O REINO DO ANTICRISTO MARIANO !!! A BESTA DO MAR !!! E o bode se engrandeceu sobremaneira; mas, estando na sua maior força, aquele grande chifre foi quebrado; e no seu lugar subiram outros quatro também insignes, para os quatro ventos do céu. E de um deles saiu um chifre muito pequeno, o qual cresceu muito para o sul, e para o oriente, e para a terra formosa. E se engrandeceu até contra o exército do céu; e a alguns do exército, e das estrelas, lançou por terra, e os pisou. Daniel 8:8-10 > EM SEGUIDA O FALSO PROFETA ASSUMIRÁ COM A ONU !!! MORTES E PERSEGUIÇÕES !!! (JULHO DE 2013 A ABIBE DE 2021 > O REINO MARIANO !!! O REINO DA BESTA !!!

    1. É profeta, já vi algumas explanações a respeito deste trecho e gostei desta sua explicação. Faz certa lógica sim a cronologia Reino Evangélico ou carneiro medo-persa ( ascenção dos evangélicos no Brasil e futura maioria) > Homosexualidade Formalizada ou bode grego ( adoção, lei contra homofobia, casamentos em igrejas, a perda da influência dos evangélicos pelos homosexuais) > Reino Mariano (o triunfo da Igreja Católica através do resgate dos valores morais por parte de Maria, através do Falso Profeta). Assim como outras explanações essa é interessante, o ideal é pedir a Deus direção em qual delas acreditar e o que fazer para vençermos essa guerra.

    2. ALELUIA ! RAPAZ … ATÉ QUE ENFIM ENCONTREI UMA PESSOA SENSATA !!!! MEU AMADO EU TE GARANTO QUE ESTA INTERPRETAÇÃO É DE DEUS E NÃO ENCONTRARÁS ESTA TEORIA EM NENHUM LIVRO TEOLÓGICO OU SITE DE INTERNET ! FICAS LIGADO E COMECES A TE PREPARAR PARA A VINDA DE CRISTO ! FICAS COM DEUS LEONARDO !

    3. Elenita Anjos disse:

      Com certeza Profeta,como esta escrito na Biblia:ESTE MEU POVO SOFRE POR FALTA DE ENTENDIMENTO.
      Se lessem as escrituras saberiam discernir o certo do duvidoso…

  6. " Romper os laços com a Igreja católica e com a crença no feitiço representa uma virada radical no cenário cosmológico da vida social brasileira”.A crença no feitiço ainda continua, prova disso e o sucesso das meias, canetas, sabonetes, perfumes, rosas, pedras, fogueiras, óleo etc… que são comercializadas e muito usada em muitas igrejas evangélicas, para a realização de curas e milagres.É esses evangélicos, misticos, que adoram uma corrente de 7 dias, adoram um apetrecho, um patuá, que gostam de negociar curas e libertação, que esta crescendo no pais.

    1. Concordo Andréa, o engraçado que na Bíblia nao vejo patuá, não vejo vassorinha da benção e muito menos capanhas de 7 dias. O que vejo é Jesus nos ensinando a amar a Deus, a nós mesmos e ao próximo e nos ensinando a cada dia a sermos pessoas melhores para que assim possamos falar de Deus para as pessoas com o intuito de que todos venhamos a morar com Jesus na glória. O reino de Jesus NÃO É NESSE MUNDO!

    2. Elenita Anjos disse:

      Pleno acordo contigo Andreia.Lembrando da guerra entre Pastores…

    3. Ozeas Brito disse:

      kkkkk, ainda cega, mas vai chegar a luz em tuas vistas, cê tá doida é, tá delirando, que igreja evangélica é essa que cê tá falando, acredito que algumas igrejas católicas de salvador até permitem os orixás entrarem em suas missas e realizarem um culto a doidera, que parece um carnaval fora de época, mas dizer que igrejas evangélicas usam amuletos é pra rir. Presta atenção, uma das maiores regiões que foram alcançadas pelo evangelho é a região nordeste e escreve aí, a Bahia é do Senhor Jesus ok,
      escreve.

    4. Ozeas o que ela quis dizer é o fato do misticismo ter entrado em muitas igrejas como caso de potinho da benção, campanha de 7 dias da vsassourinha mágica, campanha do descarrego, etc. Isso são práticas de religiões afro brasileiras e que foram adotadas por muito igrejas para arrebanhar o rebanho que vão atrás de bençãos, mas, não querem compromisso com o dono da benção, ou seja, querem resolver seus problemas aqui na terra, o céu deixem pra depois.

    5. Ozeas Brito varias igrejas evangélicas estão apelando pro misticismo sim,é a famosa" macumba" gospel fita,aliança,pedra,sabonete,lampada, água, óleo,tudo isso é dado ou (vendido porque sempre vem um envelope junto) em muitas igrejas evangélicas.Tenho um exemplo na minha família,minha mãe é de uma igreja e ela recebeu uma pedrinha que representava a pedra que Davi usou pra matar golias,e essa pedra tinha que ser ungida por 7 terças feiras,a pedra seria levada pra ser ungida,e os gigantes que seriam os problemas seriam resolvidos.Isso é o que?poder de Deus agora é isso?foi nisso que as igrejas reduziram o poder de Deus,isso pra mim é "macumba" gospel,tudo acompanhado de um envelope,e o compromisso da pessoa que aquilo so fara efeito se não quebra a corrente de 7,sextas feiras,ou sete terças e assim vai…Sem conta a idolatria,hoje em dia se idolatra pastor,bispo,apostolo,tudo que eles falam as pessoas obedecem sem questionar,com esse falsa ideia de que são homens de Deus viraram os papas evangélicos,idolatrados aplaudidos,seguidos.Se isso tudo pra você é cristianismo pra mim não.Infelizmente essa igreja que estou falando existe e não e uma unica com esse seguimento tem varias usando esseS métodos,e publico pra segui isso,esta crescendo e muito no Brasil.

    6. Concordo. O que antes era sincretismo entre as religiões católica e as afro brasileiras (umbanda por exemplo), hoje é o sincretismo entre ''algumas denominações evangélicas'' e o misticismo (práticas afro, oriental, exotérica, etc).

    7. Leonardo Félix.Sim é verdade,o que antes não podia agora pode,o que antes acusavam a igreja católica de fazer agora fazem,milhares de pessoas estão depositando toda a sua fé,em objetos inanimado que são dado dentro das igrejas,idolatria,misticismo,tudo isso ja faz parte da vida de muitos evangélicos no Brasil.Os lideres querem poder,dinheiro,fama,e influencia politica,e fazem de tudo pra conquistar isso,e manipulam a bíblia da maneira que querem,o que vemos hoje é um show de horrores um circo,a disputa pra se conseguir mais membros vale tudo,a alienação é grande.E É esse o crescimento evangélico que existe no pais,não tem como achar esse crescimento bom,nem ficar feliz com isso,porque vamos ter consequência disso na politica e na vida dos cristãos de verdade.

  7. Sergio Olimpio Ribeiro disse:

    Crescimento evangélico se deu atráves das constantes orações e verdadeira pregação do evangelho de nosso senhor Jesus Cristo. não foi crescimento financeiro da nação ou de grupos que que fez aumentar o número de evangélicos no Brasil. FOI A PALAVRA DE DEUS QUE LIBERTA , TRANSFORMA O VELHO HOMEM CHEIO DE PECADOS E ERROS NUMA NOVA PESSOA. SOMENTE O ESPIRITO SANTO TEM PODER DE TOCAR NOS CORAÇÕES DORIDOS. e converte-los a Jesus Cristo o Nazareno.

  8. Luciana Braga Pereira disse:

    A questão quando se fala em crescimento do protestantismo é um tanto quanto complicada, visto que podemos observar por todo canto vária divisões, linhas, doutrinas, algumas igrejas chegam a beirar ao que chamamos de "seita", devido a tantos ensinamentos que não tem nenhuma base bíblica. O crescimento que temos visto por aí, se trata de infindáveis e incoerentes interpretações bíblicas, sincretismo religioso, distanciamento de muitos cristãos da palavra de Deus e uma chamada constante aos conhecidos cultos cuja essência é inspirada apenas por shows e por experiências pessoas, sem base bíblica nenhuma, e também por àquilo que se pode receber e mais um somatório de práticas e esquisitices feitas em nome de Deus e que não tem respaldo bíblico nenhum. Toda igreja que abre em qualquer canto, por qualquer pessoa é chamada de protestante ou evangélica.Na verdade, é tanta a discrepância, que os" cristãos" já são conhecidos por suas várias identidades. Não fomos chamados a isto!
    Conforme disse Martinho Lutero:"Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, nem sonhos, nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida quanto para o que há de vir." O "protestantismo" precisa de uma nova reforma, que separa heresia da palavra de Deus viva e eficaz, de forma a dar um novo rumo aos cristãos, para que sejam conhecidos pelo Cristo que vive neles, não por sinais, shows, escândalos, etc.

  9. os numeros demostrado por essa e outras pesquisa são relevantes e importante, o crescimento evangélico é notório e claro, independente de pesquisa, só que temos ficar atento a alguns quesitos , a evangelho converte as pessôas pelas mensagens claras e objetivas e verdadeiras , agora achar que nesse crescimento não tem aproveitadores e elementos agindo com hipocrisia e demagogia e interesse pessoal é inocéncia demais.
    Um dado, quando eu comungava o catolicismo, diziam-se que o catolicismo tinha 90% da população , mais arquidiocesse de uma grande cidade do interior ja contava 62% , os tal catolicos não praticante não era con
    tada pela arquidiocesse, porque para eles o não praticante na verdade não era nada , em uma pesquisa feita em são paulo muitas pessôas se dizem evangelicos não praticante, que para mim pessoalmente não é nada, então apesar da importáncia desse crescimento, temos que nos ater a alguns quesitos que pode se levar a erros que não pretendemos cometer.

  10. Sergio Olimpio Ribeiro disse:

    Está professora nada sabe do protestantismo ou sobre os evangélicos, ela nada sabe da sagrada escrituras ela é cega espiritual , néscia de entendimento, ela confia na sabedoria dela adquirida na faculdade.

    a sabedoria dada por Deus ao Homem é para edificação e crescimento. não se compra e não se consegue sabedoria de Deus na faculdade ou universidade, são pessoas com grande nivel cultural mais super estupidas no sentido espiritual.

    Brasil será muito em breve o Celeiro do Evangelio para alimentar o Mundo inteiro.

    Shalom

  11. …crescimento dos evangélicos, crescimento dos evangélicos no evangelho , duas coisas quase parecidas…pense…

  12. Paulo Eduardo disse:

    Lamentável uma determinada visão histórica equivocada entre alguns protestantes: ora, posso citar várias nações de maioria protestante que são extremamente pobres. Natural que o segmento protestante cresça um pouco, no Brasil, já que é uma tendência mundial o abandono das crenças tradicionais: não é à toa que a igreja que mais cresce nos Estados Unidos é a Católica Romana, os "protestantes" de lá, em nível de crescimento. Por outro lado, creio firmemente que são os ateus a parcela da população que mais cresce e com eles, o relativismo e a indiferença religiosa.

    Não posso negar que houve sim um crescimento do segmento protestante mas… Primeiro: são divididos em variadas denominações muitas das quais travando uma luta de morte entre si; segundo: para manter fieis, algumas denominações protestantes tiveram que fazer várias concessões, no que tange notadamente aos usos e costumes, às doutrinas e, terceiro: o que cresceu mesmo foi o segmento neo-pentecostal e não os protestantes em si.

    Percebe-se uma reação da Igreja Católica no abandono das famigeradas CEB's e em uma visão mais espiritualizada vide a Renovação Carismática Católica que, fortalecendo as doutrinas tradicionais, representou um notável crescimento, tanto em nível quantitativo quanto qualitativo.

  13. Paulo Eduardo disse:

    Desculpe-me Leonardo Félix mas dizer que a Península Escandinava (Noruega, Suécia e Finlândia) é "protestante" é um equivoco: há tempos que essas nações são totalmente indiferentes à religião, seja ela Católica ou protestante… Nesses países, igrejas "protestantes" são fechadas e a única religião que cresce mesmo é o Islamismo.

  14. o crescimento evangélico se deu, porque muitos homens guardaram sua fé, e continuaram firmes pregando a palavra da verdade. muitos enfrentaram leões famintos, o desprezo, a fornalha ardente mas não abalaram sua fé. enquanto que a igreja católica ao invés de pregarem a verdade, espalharam terror, e fizeram mais atrocidade do que hitler. mataram os cristãos e queimaram bíblias e tentaram esconder a verdade.é óbvio se o povo de Deus cresce a mentalidade cresce. a miséria vai embora porque o povo de Deus não foi escolhido para cauda e sim para serem cabeça. feliz é a nação que acredita em Deus. e não só vamos crescer mas vamos ser a maioria em nome de Jesus.

    1. Tião, o crescimento evangélico se deu em virtude da fé das pessoas que são inabaláveis.

  15. Jesse Souza disse:

    "Contudo, recebereis poder quando o Espirito Santo descer sobre vós, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalem, como em toda Judeia, Samaria, e até os confins da terra(atos 2.8-tradução KJA)". Chegou os confins da terra e o evangelho ensinado pela Biblia não para de crescer cumprindo a propria Biblia que relata em suas paginas que seria assim nos resta viver as promessas e aguardar a maior delas, "não permitais que o vosso coração se preocupe. Credes em Deus, crede tambem em mim. Na casa de meu pai há muitos aposentos; se não fosse assim eu o teria dito a vós. Portanto, vou para preparar-vos lugar(joão 14.1,2)."

  16. adriana disse:

    Com todo o respeito a pesquisadora e escritora, mas ela falou, falou e não falou nada com nada. Ficou igual aquela velha propaganda da bolacha “Tostines vende mais porque é fresquinha ou é fresquinha porque vende mais”; “o sucesso do plano real se deve ao aumento do número de evangélicos ou o aumento do número de evangélicos se deve ao plano real”?
    Esta brilhante análise está cheirando a encomenda de partido político para abocanhar fatia da população. Ou mais claramente da emissora para saber o que “vender” a esta fatia. Será que a galera da teologia da prosperidade vai embarcar?
    Em se tratando das crenças católicas e protestantes ela se mostrou mais perdida do que tudo. Para não dizer tendenciosa.
    Evangélicos querem destruir a crença de que as pessoas são vítimas de ataques místicos, de olho grande, de feitiço? Será mesmo? Não são os protestantes que mais pregam e falam justamente sobre a existência e “poder” e efetividade dessas coisas (sei que nem todas as denominações são assim, afinal são muitas e muitas com doutrinas e ensinamentos variados), falam até em maldição hereditária?

    Será que quando diz que a Igreja Católica sempre esteve ligada ao “clientelismo” a senhora pesquisadora está se referindo às muitas obras sociais e de caridade desenvolvidas pela Igreja Católica e pelos leigos católicos? Estará ela se referindo a caridade praticada pelos primeiros cristãos, caridade esta que os diferenciaram de um povo pagão rico, individualista e indiferente e os diferenciaram até mesmo de alguns judeus que tudo davam ao Templo e tudo dedicavam ao Templo apenas para não socorrer seus parentes e pessoas próximas?.

    Quer momento mais clientelista do que estamos vivendo? Uma política de bolsas e cotas que não avança e sempre deixa o povo dependente do pouco que é lançado.

    Aliança centenária da Igreja Católica com as religiões afro-brasileiras? De onde ela tirou isto? Será que é porque não se tem noticias de católicos leigos e religiosos invadindo os locais de cultos de outras religiões e quebrando tudo?

    Paz de Cristo.

    Adriana

  17. Professora, a Bíblia diz que "evangélico' é quem cumpre os mandamentos de Deus (1João 2:4) quais desses que se dizem evangélicos incluindo os pastores, bispos, apóstolos…cumprem pelo menos 01 dos 10 mandamentos? Gálatas 5:14 – Na verdade, os frequentadores de igrajas não conhecem a Bíblia, a grande maioria talvez nunca tenha tido a curiosidade de abri-la e 99%, por não dizer 100% desconhece o seu conteúdo. Os pastores, bispos…só estão interessados no DÍZIMO que na época de Jesus era dividido com os pobres e necessitado (Atos 2:44,45; 4:34-37) É um cego guiando o outro! ou, Os apóstatas explorando a fé dos incautos.

  18. Novidade de vida só é possível pelo poder transformador da palavra de Deus, pela sã doutrina. Não por doutrina de homens ou de igrejas que só buscam a alienação e a dominação do ser humano. Liberdade em Jesus Cristo é sinônimo de prosperidade, paz e alegria no Espírito Santo de Deus. Feliz e próspera é a nação cujo Deus é o SENHOR.

  19. Quanto mais perseguir os evangélicos e criticá-los maior será a participação deles na política e pior ficará para quem desejar destruí-los. Vamos que vamos… Uhúuuuuu!!!!

  20. luckas disse:

    o pvoo esta es convertento por que esta conhecendo a palavra

  21. Milton disse:

    É algo simples de entender! Os crentes (como eram conhecidos antigamente ) eram ,em sua maioria, radicais nos costumes e radicais em concepções de diversas naturezas (no conservadorismo politica e sociológico,na moral,no entendimento do mundo e da vida como um todo)…No mundo pós moderno ,no pós-guerra-mundial uma especie de desilusão ocorreu no mundo secular quanto a suas expectativas sobre o futuro e neste contexto também a igreja precisou se ‘reinventar” e adaptar-se aos “tempos modernos” abandonando gradualmente certas maneiras e visões da vida…isso ocorreu gradualmente e teve origem nos estados unidos, origem de grandes movimentos missionários no século passado.Esse novo jeito de ser dos crentes foi aos poucos chegando a terras brasileiras e desde a década de noventa tem criado uma nova versão deste grupo religioso.os conservadores e fiéis mais antigos chamam de mundanização da igreja e são avessos a todo esse movimento gospel, os de dentro do movimento no entanto acreditam ser tudo isso com um fim proveitoso.A questão é que não se sabe se a igreja adaptou-se ao mundo a fim de ter algum sucesso ou se realmente o brasil está mudando.Com a resposta você que está me lendo agora!

  22. É algo simples de entender! Os crentes (como eram conhecidos antigamente ) eram , em sua maioria, radicais nos costumes e radicais em concepções de diversas naturezas (no conservadorismo politico e sociológico, na moral, no entendimento do mundo e da vida como um todo)…No mundo pós moderno , no pós-guerra-mundial uma especie de desilusão ocorreu no mundo secular quanto a suas expectativas sobre o futuro e neste contexto também a igreja precisou se ‘reinventar” e adaptar-se aos “tempos modernos” abandonando gradualmente certas maneiras e visões da vida…isso ocorreu gradualmente e teve origem nos Estados Unidos, origem de grandes movimentos missionários no século passado.Esse novo jeito de ser dos crentes foi aos poucos chegando a terras brasileiras e desde a década de noventa tem criado uma nova versão deste grupo religioso.Os conservadores e fiéis mais antigos chamam de mundanização da igreja e são avessos a todo esse movimento gospel, os de dentro do movimento no entanto acreditam ter tudo isso um fim proveitoso.A questão é que não se sabe se a igreja adaptou-se ao mundo a fim de ter algum sucesso ou se realmente o Brasil está mudando.Com a resposta você que está me lendo agora!

  23. Discordo tambem disto rs Na boa
    Não somos uma Religião que vive por dinheiro , mas vivemos Jesus Cristo, nao uma religião, mas vivemos milagres, nao cremos em homens mas na palavra de Deus no Deus altissimo da Biblia, é facil olhar para os lados e arruma uma desculpa, para tal, so vivendo a verdade ( a Palavra de Deus) como muitos que estão hoje ouvindo a palavra e tem aceitado Jesus e obtendo salvação , para voce saber o que é ser cristão de verdade! e Não um religioso!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *