Pesquisadores decifram trecho de texto bíblico em pergaminho carbonizado há 1.500 anos

1

Pesquisadores e arqueólogos divulgaram ter encontrado um pergaminho de mais de 1.500 anos com trechos de um texto bíblico. O artefato, carbonizado, reproduz parte do livro de Levíticos, em hebraico.

Os cientistas haviam descoberto o artefato em 1970, e após décadas de estudos com o auxílio de equipamentos 3D, raio x e tomografias computadorizadas foi possível chegar a uma conclusão sobre o conteúdo do pergaminho.

Ainda não se sabe o motivo do incêndio que causou a carbonização do pergaminho, de 7 centímetros de comprimento. A aparência do artefato é de um pedaço de carvão, e no mesmo local onde foi encontrado – uma antiga sinagoga de Ein Gedi, na costa oeste do Mar Morto, em Israel – haviam outros restos de materiais carbonizados, que os cientistas acreditam que também possam conter textos antigos relacionados à Bíblia, de acordo com informações do site britânico Daily Mail.

Após a digitalização do pergaminho carbonizado, conduzida pelas autoridades das Antiguidades de Israel em parceria com a empresa Merkel Technologies, foram identificados os oito primeiros versículos de Levíticos.


Leia o conteúdo no texto abaixo. O que estava legível no pergaminho foi destacado em negrito:

E chamou o SENHOR a Moisés, e falou com ele da tenda da congregação, dizendo:
Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta ao Senhor, oferecerá a sua oferta de gado, isto é, de gado vacum e de ovelha.
Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem defeito; à porta da tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante o Senhor.
E porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação.
Depois degolará o bezerro perante o Senhor; e os filhos de Arão, os sacerdotes, oferecerão o sangue, e espargirão o sangue em redor sobre o altar que está diante da porta da tenda da congregação.
Então esfolará o holocausto, e o partirá nos seus pedaços.
E os filhos de Arão, o sacerdote, porão fogo sobre o altar, pondo em ordem a lenha sobre o fogo.
Também os filhos de Arão, os sacerdotes, porão em ordem os pedaços, a cabeça e o redenho sobre a lenha que está no fogo em cima do altar.


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA