Pesquisa mostra que brasileiros consideram as igrejas como as instituições mais confiáveis

26

Uma nova pesquisa sobre a credibilidade das instituições brasileiras sob a ótica do cidadão revelou que a Igreja, de longe, é a organização que mais goza de prestígio junto à sociedade. As Forças Armadas estão em segundo lugar, porém com um índice bem abaixo.

O levantamento, realizado pela Confederação Nacional de Transporte (CNT) e o Instituto MDA, foi apresentado à imprensa na última terça-feira, 21 de julho.

Para 53,5%, a Igreja é a instituição mais confiável do Brasil, enquanto as Forças Armadas surgem em segundo lugar, com a confiança de 15,5% dos entrevistados. O Poder Judiciário ficou em terceiro, com 10,1%, e a Polícia em quarto, com a confiança de apenas 5%.

Na questão de referência, a Igreja tem a confiança sempre de 43% dos brasileiros. A pesquisa também perguntou em quais instituições os entrevistados não confiariam nunca, e apenas 11,7% apontaram a Igreja.


A instituição mais mal avaliada, entre as primeiras colocadas, é a Justiça, que tem a confiança incondicional de 10,5% da população, e a desconfiança permanente de 24,8%. As Forças Armadas têm um quadro equilibrado nessa comparação: 19,2% confiam sempre, enquanto 17,2% não confiam de jeito nenhum.

Com relação ao ranking de instituições confiáveis, os partidos políticos têm a confiança de apenas 0,1% da população, enquanto o Congresso Nacional tem credibilidade com apenas 0,8% dos brasileiros. A imprensa também é malvista, pois apenas 4,8% confiam no que é veiculado.

Demonstrando coerência, 73,4% dos entrevistados apontaram os partidos como as instituições menos confiáveis, enquanto o Congresso tem a desconfiança completa de 51,6%.

A pesquisa também perguntou a opinião dos brasileiros sobre a redução da maioridade penal, e 70,1% disseram ser favoráveis à responsabilização a partir dos 16 anos, para qualquer tipo de crime. 18% dos entrevistados disseram ser a favor da redução para crimes mais graves, como homicídio ou latrocínio (roubo seguido de morte). Apenas 10,2% foram contrários à medida.


26 COMENTÁRIOS

  1. As igrejas, graças a Deus fazem uma grande diferença na sociedade, lugares onde o governo não pisa, as igrejas vão e fazem um ótimo trabalho, tirando pessoas dos vícios, da criminalidade, da prostituição, e também fazem visitas a pessoas enfermas e aos encarcerados.
    Também tem o trabalho missionário em outros países.

    • Verdade Sandro,pra mim é menos confiável,pq eu sei as consequencias e o que vi numa igreja pentecostal,na epoca da politica então faltam limpar o r*b* de politico em troca de um computador,e o pouco que fazem são os fiéis ,muotas vzs sem incentivo da igreja e claro nunca esquecendo a maquina digital em casa kkk registram tudinho até conversaskkkk o lema é o que a mão direita faz o resto do corpo tem que tomar conhecimento.

        • Clamando,

          você não tem vergonha de debater com expedientes tão vis? Meu caro, tente ser mais elegante e sério intelectualmente falando. E daí se eu faço ou não sexo com o MEU ânus? O que é que você tem com isso?

          • Ademais, que coisa feia, que falta de educação, de fineza, de elegância e ética para com a Flaviana ao atacá-la em face de sua enfermidade! Você não se toca que mais dias menos dias você também adoecerá? A religião te faz um homem mau, Clamando.

          • CARA VERGONHA É VCS. GAYS E ATEUS POSTAREM EM SITE GOSPEL, NÃO GOSTAM DA IGREJA DA BÍBLIA, PROBLEMA DE VCS., NÓS NÃO SAÍMOS DAQUI PARA PREGAR PARA VCS. NOS SITES DESTINADOS A VCS.
            LEMBRE A LEI DA SEMEADURA, SÓ ESTÁ COLHENDO AQUILO QUE PLANTOU, NADA MAIS NADA MENOS

        • STARSORIANOSANDROFLAVIANAPLEBEU
          VERDADES QUE NINGUÉM QUER OUVIR;
          ESTES DIAS APARECERAM COM UMA MULHER, E ME PEDIRA, SE NÃO FARIA UMA VISITA PARA ELA.
          EU DISSE NÃO TEM PROBLEMA MANDO ALGUM DOS PRS. EVANG. OU PRESBÍTERO LÁ.
          MAS NO ENTANTO A IRMÃ DISSE NÃO PR. GOSTARIA MUITO SE O SR. ATENDESSE ESTE PEDIDO EM ESPECIAL.
          PERGUNTEI PORQUE?.
          E A IRMÃ DISSE OLHA ELA VAI A IGREJA TAL, FAZ 16 ANOS E SEU MARIDO A 6 ,MAS A GENTE QUANDO OS VISITA SENTE- SE TÃO MAL NAQUELA CASA.
          CONCORDEI E FUI, CHEGANDO LÁ A SENHORINHA NÃO DEU TEMPO ASSIM COMO VCS. SAI ABRINDO A LATRINA, A FALAR MAL DA IGREJA DO PR. E DAS COISAS QUE ACHAM QUE ESTÁ ERRADO, MAS QUE ERA BEM CRENTE E QUE SERVIA A UM DEUS VIVO.
          DIGO POIS BEM ENTÃO MINHA VISITA TERMINA AQUI, VENDO QUE A SENHORA E SEU MARIDO ESTÃO ABENÇOADOS, NÃO ME RESTA MAIS NADA A FAZER, POIS NÃO FAÇO VISITAS SEM QUE HAJA NECESSIDADE, OU SEJA, SÓ PARA DOENTES .
          ENTÃO DISSE ELA, MAS NÃO PERCA A VIAGEM JÁ QUE ESTÁ FAÇA UMA ORAÇÃO, KKKK COMECEI A RIR E DISSE NÃO POSSO,
          ELA PORQUE?
          EU, A SENHORA E SEU MARIDO SÃO ENDEMONIADOS
          ELA BRABA, O SR. É LOUCO! VAMOS A IGREJA.
          EU POIS BEM, ENTÃO ADEUS.
          AGORA ELE, TENTANDO MINORIZAR O PROBLEMA CAUSADO PELA ESPOSA, POIS NUNCA É BOM EM UMA COMUNIDADE DESTAS SE INDISPOR COM PESSOAS CONHECIDAS, NO CASO EU.
          DIGO ENTÃO ESTÁ TUDO BEM FIQUE TRANQUILO.
          O MARIDO DIZ MAS ORE POR MIM
          EU DIGO VC. TAMBÉM ESTÁ ENDEMONIADO
          ELE COMO PODE SE FREQUENTAMOS A IGREJA E ORAM COM IMPOSIÇÃO DE MÃOS E NUNCA ACONTECEU NADA, OLHANDO PARA MIM DESCONFIADO
          EU DIGO MAIS ESTÃO
          ELES ENTÃO FIZERAM A PIOR COISA QUE UM ENDEMONIADO PODE FAZER, ASSIM COMO VC. FEZ AGORA ROGAR PRAGA PARA PR.
          ENTÃO EU DISSE VAMOS ORAR ENTÃO
          ADVINHA CAÍRAM ASSIM COMO VC. STARDUST VIRANDO OS OLHOS ESPUMANDO VOCIFERANDO O MAL KKK REALMENTE COISA FEIA
          FAZENDO UM MES ISTO, DOMINGO ELA PEDIU PARA DAR ESTE TESTEMUNHO, E DEIXANDO BEM CLARO SE TIVER RAIVA DO PR. OU FALA MAU DO PR. É PORQUE ESTÁ ENDEMONIADO, ENTÃO, APREENDA.

  2. Verdade Sandro,pra mim é menos confiável,pq eu sei as consequencias e o que vi numa igreja pentecostal,na epoca da politica então faltam limpar o r*b* de po**liti*co em troca de um computador,e o pouco que fazem são os fiéis ,muitas vzs sem incentivo da igreja e claro nunca esquecendo a maquina digital em casa kkk registram tudinho até conversaskkkk o lema é o que a mão direita faz o resto do corpo tem que tomar conhecimento.

  3. Vocês estão equivocados em dizer “igrejas”, no plura. Pelo que entendi, a expressão é “Igreja”, ou seja, no singular, e com certeza a grande maioria fez referência a ICAR, não às seitas pentecostais e neopentecostais, entenderam?!

  4. Vocês estão equivocados em dizer “igrejas”, no plural. Pelo que li e entendi, a expressão diz “Igreja”, ou seja, no singular, e com certeza a grande maioria estava se referindo a Igreja Católica, não às seitas pentecostais e neopentecostais, entenderam?!

    • Sandro.

      Tem você toda razão, era quanto à igreja católica.

      Se a pergunta fosse aos evangélicos quanto à própria igreja, não seria 50% nunca. Seria 100 %, e foi isso que elevou a média, pois os da tua igreja católica, com certeza face os escândalos e das duras palavras do papa contra, somente 30%, devam ter dito que confiaria, mas aí inserido os parentes dos padres, das freiras, dos católicos inocentes e pobres de espírito, vez que o esclarecido não tem essa crença toda e muito menos a manifesta, aliás, sequer a frequenta.

      Estou certo ou eu estou errado?

        • Damata,

          Pobre de espírito é bem diferente de desinformado. Este não procura se apropriar de conhecimentos por preguiça/acomodação, já aquele não consegue entender direito as coisas, sequer sabe ler e quando sabe, eis que é um analfabeto funcional, um inteligência rasa, podemos assim dizer.

  5. Vcs que tem filhos pequenos, muito cuidado com o que eles assistem na TV, pois estreou no Sbt um desenho chamado Avatar:A lenda de Korra, que faz apologia ao lesbianismo, e também é considerado muito violento.

  6. Vocês que têm filhos pequenos não façam como certas mães irresponsáveis que passam o dia todo na internet – porque só o marido trabalha – com a bunda colada na cadeira digitando asneiras enquanto seus filhos pequenos ficam entregues a si mesmos.

DEIXE UMA RESPOSTA