Internacional

Pesquisas apontam que ateus representam 13% da população mundial, e que o Brasil está entre os países mais religiosos do mundo

Comments (6)
  1. 47% dos chineses são ateus… Interessante… Por isso é o que é… ehehehehehe

    1. Félix Ivete disse:

      Johnny ED, VOCÊ É UM FILHO DE DEUS. IRMÃO DE JESUS. SOLDADO DE CRISTO. AS TREVAS NÃO SUPORTA A LUZ QUE HÁ EM TI. DEUS TE ABENÇOE MUITO!!!!!!
      COMO SOMOS FELIZES EM SER CRISTÃO, NÃO É JOHNNY! NÃO TEMOS DÚVIDAS; PORQUE NÃO EXISTE 2 VERDADES, NEM 2 MENTIRAS. EXISTE SÓ 1 VERDADE E 1 MENTIRA. E NÓS SEGUIMOS A VERDADE. ESTOU MUITO FELIZ!!!!!!!!!!!!!!!!!

    2. Onde há mais violência, na Bíblia ou no Corão? Depende da comparação

      A Bíblia e o Corão, como se sabe, contêm passagens de extrema violência.

      Exemplo cristão: "E disse-lhes: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a sua coxa; e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu vizinho. (Êxodo 32:27)

      Exemplo muçulmano: "Alá vai tornar a vida miserável para os descrentes e vai torturá-los para sempre depois de sua morte". (Corão 2:114, em tradução livre).

      A perversidade é tanta, que nos dois livros há trechos que ameaçam com o castigo eterno, como no exemplo acima do Corão. Na Bíblia, há várias referências ao "fogo eterno", uma inclusive atribuída a Jesus, a figura central do cristianismo.

      Apesar disso, a Bíblia e o Corão têm sido guias de conduta de moralidade para bilhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, por exemplo, de vez em quando aparece um vereador com proposta de lei para que os estudantes leiam trechos bíblicos, de modo a conter a agressividade deles.

      Qual dos dois livros sagrados destilam mais crueldade? A resposta depende de como for feita a comparação.

      Em quantidade de citações, a Bíblia ganha fácil: possui 1.214 trechos que propagam ódio, violência, o horror, contra 527 do Corão.

      Ocorre que a Bíblia tem mais páginas do que o livro sagrado dos muçulmanos. Levando isso em consideração, o blogueiro americano Steve Wells fez cálculos de proporcionalidade, chegando ao seguinte resultado: do total de versos do Corão, 8,85% correspondem à violência, contra 3,89% da Bíblia. Ou seja, por esse parâmetro, o islamismo é mais violento do que o cristianismo.

      Em inglês, aqui estão os relatos bíblico que exaltam a violência, um a um, e aqui os do Corão.

      Os líderes religiosos (exceto os fundamentalistas) pouco falam sobre esses textos, mas eles não podem negar que fazem parte da obra de Deus.

    3. A reportagem de capa da Superinteressante de junho é “A Bíblia como você nunca leu”. Trata-se dos trechos bíblicos que propagam, com candura, sacrifícios humanos, morte para virgens defloradas, poligamia, bebedeira e por aí vai.

      As perversidades bíblicas têm sido destacadas à exaustão, mas ainda assim a reportagem é oportuna porque ocorre cada vez mais com frequência a exaltação por vereadores e deputados da Bíblia como “padrão de moralidade”.

      Recentemente na Assembleia Legislativa de Goiás, por exemplo, a leitura da Bíblia se tornou obrigatória no começo das sessões para garantir “um ambiente de princípios e de harmonia entre os deputados”.

      http://www.paulopes.com.br/2012/05/revista-mostra-trechos-biblicos-cuja.html

  2. Com o desenvolvimento das ciências e a democratização do conhecimento, promovida pela internet por exemplo, a perspectiva é que aumente o número de ateus.

  3. André Ibaque disse:

    Pesquisa interessante. Não me importaria que 99% da população brasileira fosse religiosa (ou teísta especificamente), ao contrário, aceitaria numa boa. O problema real está no crescente emburrecimento causado por pastores de igrejas evangélicas, colocando o Brasil na mira de evangélicos fanáticos e burros (o qual infelizmente é uma grande maioria), não respeitando ou tolerando minorias religiosas ou não-religiosas. Vemos por exemplo budistas, crentes do candomblé, católicos (que ainda são maioria no país) respeitando, ou no mínimo, não interferindo agressivamente na vida das pessoas.

  4. Cristianismo, islamismo, hinduísmo, judaísmo e outras tradições religiosas terão o mesmo fim:evolução em direção a práticas menos místicas, mais secularizadas e um fim sóbrio e frio daqui a poucos séculos.A grande tábua de salvação dos religiosos ocidentais, o cristianismo, será lembrado em arquivos digitais de história como uma tradição mística de origem oriental que prevaleceu como forma de explicar o mundo numa época histórica em que os Homens não sabiam intrepretar nem mesmo os fenômenos metereológicos mais primários como chuvas e ventos.A mitologia judaico-cristã será relacionada à infância mental e cultural da humanidade.
    Nesse rítmo, a descrença mundial logo levará Jeová, Jesus, Khrisnä, Shiva, Allah, Ogum e todas as outras divindades existentes no imaginário espiritual da humanidade ao seu devido lugar:o panteão dos milhares de deuses criados pela cultura religiosa humana.Todos mortos e sepultados no esquecimento de nosso passado dominado por mitos, lendas e contos de terror.

    1. Aulus Barbosa disse:

      Prove que seu deus existe primeiro!!!!! Não existe nenhuma prova da existência de deus, muito menos provas de um deus cristão!!!!!

    2. Johnny ED,
      Eu alego que A existe, porque ou está escrito ou porque eu vi. O problema está: se está escrito, qual é a possibilidade de os escritos estarem mentindo ou manipulados, sendo que nenhuma prova empírica existe (se afirmar que A fez acontecer situação S)? Se eu vi A e ninguém mais vê, por que isso? Se vi um fenômeno feito por A, por que tal fenômeno só eu testemunhei e não há uma evidência que tenha acontecido?

    3. E como é falácia da inversão do ônus da prova, também posso dizer que a falta de evidências para provar a existência de deus é uma evidência que ele não existe…

    4. Aulus Barbosa disse:

      Johnny, gnomos existem??? Se vc acha que não então prove que eles não existem!!!!
      O argumento de que se não conseguirmos provar que uma coisa não existe é a prova de que ela existe é tão ridículo que poderíamos usar o mesmo argumento para provar a existência de qualquer coisa que não exista!!!!! Aposto que vc não consegue provar que alá, odin, hórus e vishnu não existem, logo podemos concluir que todos esses deuses existem?

    5. Aulus Barbosa disse:

      Com base em que vc afirma que deus tem as seguintes propriedades: (Deus – Atemporal, Auto-Existente, Imaterial, Incorpóreo, Onipresente, Onipotente, Onisciente, etc)?

    6. Aulus Barbosa disse:

      Eu afirmo que um deus com essas propriedades não existe porque não vemos evidencia da sua ação em lugar algum.

    7. Aulus Barbosa disse:

      Na verdade não, já vi descrições de deuses que não diferentes da que vc acha como única correta. Por exemplo, nas religiões orientais o TAO é dado como energia que criou o universo e ele não é onisciente pois não tem consciência e não interfere no universo após a criação, prove que isto é falso, já que milhões de chineses acreditam no TAO!!!! A grande maioria das pessoas vê deuses, mas são deuses totalmente diferentes, e nenhuma religião consegue provar que o seu deus existe e não os adorados por outras religiões, logo a crença em outros deuses não pode ser usada como prova da existência do deus que vc acha que existe. Esquizofrénicos falam com pessoas que não existem, no entanto, eles possuem experiências pessoas com seus amigos imaginários, logo, experiências pessoais imaginárias de diversas pessoas com deuses diferentes não podem ser usados como prova da existência do seu deus.

    8. Aulus Barbosa disse:

      Vc disse:
      Uma coisa Impessoal gerar algo PESSOAL (nós)! O mais Coerente é um Princípio PESSOAL CRIAR SERES PESSOAIS! Isso sim faz sentido! Ou seja, eles tem capacidade de raciocionar e fazer cálculos matemáticos, mas o TAO que deu origem a existência deles não tem essa capacidade,kkkk…..SEM NOÇÃO!

      ONISCIÊNCIA é Atributo ESSENCIAL DA DIVINDADE!! PROVA DISSO?? O COSMO É TOTALMENTE MATEMÁTICO! E PARA ORDENAR O COSMO MATEMATICAMENTE, É NECESSÁRIO INTELIGÊNCIA! SÓ INTELIGÊNCIA GERA INTELIGÊNCIA!!

      Se uma coisa pessoal criou o universo, quem criou essa coisa? Se o universo não pode ser a causa da sua origem, por que deus poderia? Vc na verdade dá propriedades para deus que não podem ser avaliadas a não ser filosoficamente para explicar coisas que ainda não tempos como provar por métodos científicos. Isso é o famoso deus das lacunas, se não podemos explicar só pode ser deus!
      O cosmo pode obedecer as leis da matéria, no entanto ele não é de forma alguma ordenado já que mesmo galáxias inteiras chegam a se chocar com outras, provocando a destruição de bilhões de estrelas e planetas, onde está a ordem nisso? Por exemplo, a galáxia inteira de Andrômeda vem em direção a nossa e dentro de alguns bilhões de anos elas se chocarão. Outra coisa, quais são as outras características de deus que vc chama de "etc"?

    9. Se for pelo Metafísico, também temos um número exorbitante de deuses por diversos tipo de cultura. A questão é, qual está certa ?? Por que acreditar nas palavras da bíblia, quando temos em pirâmides e papiros egípcios as IBAGENS de divindades como Rá, Hórus, Rá, Seth…???

    10. Hieróglifos, papiros, imagens em templos…

    11. Até poderia, mas meu TCC é pra amanhã…

    12. Félix Ivete disse:

      JOHNNY ED, VOCÊ É UM FILHO DE DEUS. IRMÃO DE JESUS. SOLDADO DE CRISTO. AS TREVAS NÃO SUPORTA A LUZ QUE HÁ EM TI. DEUS TE ABENÇOE MUITO!!!!!!!

    13. Silvia Fulchignoni disse:

      xeque-mate! brilliant!

    14. Aulus Barbosa prove que tu surgiu de uma explosão

  5. o inferno dos cristãos deve ser bem grande pra caber tanto ateu né? rs

  6. É por isso que o brasil é essa bosta de pais!

    1. Aulus Barbosa disse:

      Na verdade, acho que é devido a uma educação básica de péssima qualidade. Nos países onde a educação é de qualidade o número de pessoas sem religião é muito maior, sem a necessidade de pregarmos contra as religiões.

  7. A maior Obra de Deus é o Homem… a maior obra do Homem é a Religião, onde este tenta recriar Deus segunda a ‘sua imagem e conforme a sua semelhança’ sempre visando o lucro… Jesus Cristo não tem nada a ver com isso…

  8. Re Nato disse:

    Neste site tem mais ateu do que Cristão, será que estas Pessoas não tem nada mais pra fazer do que ficar preocuapando com o nosso Deus. Eu e minha familia servimos ao Senhor, não importa o que dizem.

    1. Existe uma frase que diz o seguinte "Tudo que bate volta – Lei da Física" e outra que diz "Quem planta colhe". Não nos preocupariamos em visitar esse site se não fossemos objetos de tanta perseguição de evangélicos. Aliás, não tem só ateus aqui, mas também homosexuais que querem defender e enfrentar o fundamentalismo evangelico. Essas minorias não estão em sites católicos ou espiritas, porquê ? Porque essas religiões não perseguem de forma sistemática esses grupos, não as discriminam, não professam o ódio.

    2. Renato,engraçado que acontece exatamente a situação contrária em site de ciência e outros que reunem comunidades de ateus e agnósticos.Na página do ATEA o que mais dá é cristão criticando e tentando converter os ateus.No ceticismo aberto do Kentaro Mori os embates são acirrados entre crentes e céticos que questionam milagres e outras ocorrências sobrenaturais.No site da Liga Humanista Secular do Brasil a maioria dos comentários críticos são feitos por cristãos.

  9. Re Nato disse:

    Pesquisa tambem revela que nesses países há um grande numero de suicidio , porque será?

  10. Ateus me respondam, Deus sem vocês continua sendo Deus, e vocês o que são sem Deus?

    1. Então por que cargas d'água precisamos puxar seu divino saco ??
      E respondendo à sua pergunta, continuo sendo eu mesmo, mas com moralidade própria…

    2. Deus é uma criação humana… e deuses tem aos montes

    3. Silvio santos continua sendo Silvio Santos sem você, e o que você é sem Silvio Santos?
      Nada!

  11. Pitagoras disse:

    Tem crente que pensa saber mais do comportamente ateu, do que os próprios ateus. Mas tão somente ficam distilando seu rancor e ódio sem nenhum motivo. Seria inveja ? Medo? Intolerância?

    1. Fabio Costa disse:

      A verdade é recíproca Pitágoras, há medo rancor e ódio, inveja, medo e intolerância sem nenhum motivo nos argumentos ante religiosos de ateus protestantes,. Não são todos e nem são maioria mas isso é evidente a partir dos comentários que se vê nesse site. Acham que sabem tudo de todos os crentes. Pensam quer só eles têm gosto pela cultura, pelo crescimento intelectual, pela educação e pelo bem – estar de todos. São frutos do mundo que existe e tem o tamanho de suas cabeças.

    2. Pitagoras disse:

      Costa. o pior é que você tem razão, mas não vamos generalizar. Tenho amizade com crentes que sabem que eu não sou, mas nosso relacionamento é amistoso e respeitoso.

      1. Sergio disse:

        Embora o Brasil seja – de longe – o maior país pentecostal do mundo, o fenômeno não é exclusividade nacional. Por ser o berço desta tradição religiosa, os Estados Unidos ainda concentram a segunda maior massa pentecostal do mundo: quase seis milhões, ou perto de 2% de sua população.

  12. Junior Vania disse:

    ateus contraditorios

  13. Joabe Rios disse:

    13% de neo ateus, né? :S
    Porque de ateus, pensadores de nível intelectual avançado mesmo, estamos carentes…

    1. Joabe Rios disse:

      O neo ateísmo liderado por Richard Dawkins de fato cresce neste pais.

    2. Félix Ivete disse:

      DEUS SEJA LOUVADO! E A JESUS CRISTO, HONRA E GLÓRIA!

  14. João Hernane disse:

    "Ser cristao nao é moda,é mudança de vida" porq ja virou moda no brasil todo mundo crente e é pastor com 6 meses de convertido e abre igreja $$ porq estar mau no emprego e nos negocios e vai abri uma igreja no brasil estar assim infelizmente ja algum tempo .religiao nao salva ninguem, mas jesus sim pela fé e sua caminhada com ele verdadeira. Falam tanto do crescimento evangelico no brasil mesmo assim a corrupção, a violência, a desigualdade, desonestidade e demais males continuam aumentando? Não deveria ser o contrário, com os cristãos influenciando positivamente o restante da sociedade? Maior prova disso estado Rondonia é maior estado evangelico do brasil um terço da população, até o governador é, mas violencia e a corrupção continua a mesma por lá, quer dizer alguma coisa "Nada"…O Brasil nunca vai ser uma nação ateu, deus me livre de um brasil evangelico, prefiro uma nação cujo deus é o senhor do que esse lixo chamado gospel…deus nos livre disso, vai ser uma mais chata do mundo e guerra mais do que tem hoje ..reflitam isso

  15. João Hernane disse:

    religiao "Nao e nunca" e nao salva ninguem..Mas jesus pela fé é uma palavra tão pequeninha, mas tem um poder tao grande

  16. A reportagem de capa da Superinteressante de junho é “A Bíblia como você nunca leu”. Trata-se dos trechos bíblicos que propagam, com candura, sacrifícios humanos, morte para virgens defloradas, poligamia, bebedeira e por aí vai.

    As perversidades bíblicas têm sido destacadas à exaustão, mas ainda assim a reportagem é oportuna porque ocorre cada vez mais com frequência a exaltação por vereadores e deputados da Bíblia como “padrão de moralidade”.

    Recentemente na Assembleia Legislativa de Goiás, por exemplo, a leitura da Bíblia se tornou obrigatória no começo das sessões para garantir “um ambiente de princípios e de harmonia entre os deputados”.

    http://www.paulopes.com.br/2012/05/revista-mostra-trechos-biblicos-cuja.html

  17. DIANTE DO GENOCÍDIO DE TODA A HUMANIDADE ESCRITA NA BÍBLIA, QUEM MATOU MAIS PESSOAS INOCENTES: DEUS OU O DIABO? CONFIRAM O PLACAR FINAL DO MAIOR MATODOR DE PESSOAS INOCENTE DA HISTÓRIA, INCLUSIVEL CRIANÇAS DE PEITO.

    Nesse tópico vou mostrar aqui a grande disputa da bíblia (Deus x Satã) e mostrar o joguinho do mata-mata bíblico. Com isso acabamos de vez com a falácia dos religiosos que alegam que as pessoas que cometem assassinatos são porque não tem Deus no coração; deveria ler mais a bíblia.

    Sim, eles têm Deus no coração sim. Vamos ver porque: primeiro vamos às mortes cometidas pelo sanguinário Satã, vulgo capeta, diabo:
    1- Satanás (a mando de Deus) mata os filhos de Jó (Jó 1:2 – 19) = um total de 10!
    Não deveríamos atribuir essa morte só a Satanás, pois, foi Deus quem mandou; os dois são culpados segundo a lei, ambos deveriam ir pra cadeia.

    2- Vamos agora ver as mortes cometida pelo amoroso Deus da bíblia. Deus simplesmente:

    Mata a mulher de Ló (Gêneses 19:26) 1

    Mata Er (Gêneses 38:7) 1

    Mata Onan, por ejacular fora da vagina da sua esposa, para não suscitar filho ao seu irmão (Gêneses 38:10) 1

    Mata quem adora o bezerro de ouro (Êxodo 32:27-28) 3.000

    Mata por recolher lenha no sábado (Números 15:32-36) 1

    Mata Corá, Datã e Abirão, e todas as suas famílias (Números 16:27) 12

    Mata queimados vivos por oferecer incenso (Números 16:35) 250

    Mata Por reclamar (Números 16: 49) 14.700

    Mata Por se prostituir com as filhas de Moabe (Números 25:9) 24.000

    Massacre midianita (Números 31:1-35) 90.000

    Mata quem blasfemar (Levitico 24:10-23) 1

    Mata Acã e sua família (Josué 7: 24-26) 5

    Mata Ai (Josué 8:1-25) 12.000

    Mata os Cananeus e farizeus (Juízes 1:4) 10.000

    Mata Eglom, através de Eúde (Juízes 3: 15-22) 1

    Mata Moabitas (Juízes 3: 28-29) 10.000

    Mata os Midianitas (força uns matar os outros) (Juízes 7: 2-22) 120.000

    Mata homens através de Sansão (Juízes 14: 19) 30

    Mata mais gente através de Sansão (Juízes 15: 14-15) 1.000

    Mata homens e mulheres através de Sansão (Juízes 16:27-30) 3.000

    Mais benjamitas (Juízes 20: 44-46) 25.000

    Mata por olhar dentro da arca do Senhor (I Samuel 6:19) 50.070

    Mata Filisteus (I Samuel 14: 12) 20

    Mata Agague através de Samuel (I Samuel 15: 32-33) 1

    Mata Nabal (I Samuel 35:28) 1

    Mata Uzá, por tentar impedir a arca de cair ( II Samuel 6:6-7) 1

    Mata O filho de Davi (II Samuel 12:14-18) 1

    Mata enforcado sete filhos de Saul (II Samuel 21:6-9) 7

    Mata o povo por causa do censo de Davi (II Samuel 24:15) 70.000

    Mata um profeta por acreditar na mentira de outro profeta ( I Reis 13:1-24) 1

    Mata os sírios (I Reis 20:28-29) 100.000

    Mata soldados sírios com uma parede (I Reis 20:30) 27.000

    Mata um homem, usando um leão, por se recusar a matar outro (I Reis 20:35-36) 1

    Mata soldados com fogo que vem do céu (II Reis 1:9-12) 102

    Mata 42 crianças, através de 2 ursos (II Reis 2:23-24) 42

    Mata por não crer em Elias (II Reis 7:17-20) 1

    Mata Jezebel (II Reis 9:33-37) 1

    Mata alguns estrangeiros, através de leões (II Reis 17:25-26) 3

    Mata os Assírios, através de um anjo (II Reis 19:35, Isaias 37:36) 185.000

    Mata Saul (I Crônicas 10:14) 1

    Mata os Israelitas e entrega nas mãos de Judá (II Crônicas 13:15-17) 500.000

    Mata Jeroboão (II Crônicas 13:20) 10

    Mata os etíopes (II Crônicas 14:9-14) 1.000.000

    Mata Jeroão (II Crônicas 21:14-19) 1

    Mata A mulher de Ezequiel (Ezequiel 24:15-18 ) 1

    Mata Ananias e sua esposa ( Atos 5:1-10) 2

    Mata Herodes (Atos 12:23) 1

    Placar final:
    Deus: 2.245.271 mortes
    Satã: 10 mortes.

    Isso porque, pelo lado de Deus, ainda ficaram milhares de mortes sem ser contabilizadas, como por exemplo:
    Deus queima várias pessoas vivas (Números 11:1)

    Mata muitos do seu povo escolhido (Números 14:27-29)

    Mata pessoas e animais que nada tinham a ver com as decisões do faraó para retirar os judeus do Egito (Êxodo 12:29)

    Deus afoga quase todos os seres do Planeta com o dilúvio (Gênesis 6-7, Gênesis 8:21)

    Mata animais no dilúvio que não tinha nada a ver com o pecado do homem: (Levitico 1-9)

    Mata até Pombos: (Levitico 5:8-9)

  18. Roger disse:

    É uma evolução natural: muitos e muitos deuses foram ‘mortos’ com o passar do tempo, com o avanço da ciência e da globalização das informações. Mais deuses ‘morrerão’. Normal, o crescimento do ateísmo. Já essa pesquisa, parece bem meia-boca: amostragem em 57 países, se há cerca de 200 no mundo?

  19. Jairo Luis Jairo disse:

    RELIGIÃO É SIMPLESMENTE METIRA. ESTÁ TODO MUNDO ACORDANDO PARA ISSO. NÃO HÁ NADA ALÉM DE MENTIRAS.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *