Eduardo Cunha é acusado de ter recebido propina no petrolão e será investigado pelo STF

45

As investigações da Operação Lava-Jato levaram a Procuradoria-Geral da República a pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de 28 inquéritos contra 54 pessoas, incluindo o presidente da Câmara dos Deputados, o evangélico Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) também foi citado no relatório do procurador-geral Rodrigo Janot, que inclui outros parlamentares dos partidos PT, PP, PSB e PSDB.

O deputado Eduardo Cunha é apontado pelo doleiro Alberto Youssef, um dos principais delatores do escândalo apelidado de petrolão, como beneficiário de valores entregues pelo policial federal Jayme Alves de Oliveira Filho, o Careca. Esse servidor público é considerado o responsável pelo repasse de valores a políticos a mando do doleiro.

Os senadores Fernando Collor (PTB-AL) e Edison Lobão (PMDB-MA), a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e o deputado federal Nelson Meurer (PP-PR) estão na lista dos nomes de pessoas a serem investigadas. No entanto, já se especula que os senadores Valdir Raupp (PMDB-RO) e Ciro Nogueira (PP-PI) também estejam na lista.


A lista que agora está nas mãos dos ministros do STF ainda não pode ser divulgada completamente à imprensa porque o processo corre sob sigilo de Justiça. Porém, de acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, o ministro Teori Zavascki já sinalizou que irá abrir os inquéritos para tornar público os nomes dos envolvidos.

Os nomes que integram a lista enviada ao STF foram citados por Youssef e pelo ex-diretor da Petrobrás, Paulo Roberto Costa, durante seus depoimentos em delação premiada, que não pode conter mentiras ou omissões para que o benefício de redução de pena seja concedido.

Defesa

De acordo com informações da Folha de S. Paulo, Eduardo Cunha vai contratar o ex-procurador-geral da República Antonio Fernando Souza para elaborar sua defesa das denúncias.

Desde o início que seu nome surgiu na imprensa como parte do esquema de corrupção, Cunha tem negado ter recebido valores do esquema de corrupção na Petrobrás.


45 COMENTÁRIOS

  1. Tenho observado que esse Congresso, ao longo de décadas, infelizmente, tem se conduzido pelos caminhos tortuosos da CORRUPÇÃO POLÍTICA. Cada vez mais busca jogar o povo contra o poder executivo. Quem não lembra do Ibsem Pinheiro? e de lá pra cá, é essa vergonha em todas as direções dos três Poderes. Enquanto, isso o CRIME ORGANIZADO cresce ilimitadamente, através do COMANDO VERMELHO e do PCC. Hoje vivemos prisioneiros em nossas próprias casas e esses que são obrigatoriamente eleitos para nos proteger, vivem indiferentes ao nosso sofrimento e a perda, progressivamente, da nossa auto estima…

  2. puxa, logo ele que se julgava o salvador da pátria , o defensor da família brasileira ??
    não passa de mais um corrupto , e dos mais hipócritas possiveis . . . .

  3. Alguns do time da poeirinha vão dizer estes evangélicos, mas nós sabemos que o delator sofreu várias ameaças bem como recebeu a visita de muitos suspeitos.

    • É pra descansar os políticos católicos, pois só é eles no ibope.]

      Dê graças a Deus pelos teus políticos católicos perverterem tudo e a todos.

      Tenho medo se Cristo viesse morar aqui no Brasil. Ao certo, à força se tornaria um também, ou seja, não resistiria ao sistema católico,

      • Como já dizia o sábio., protestantes por poder e dinheiro vendem até a alma pro diabo., taí os exemplos ., edirzimo., Cunha., Silas., rr suado., bispa Sônia., valdosandiablo., etc o sábio tem razao

        • Lopes,

          Concordo com você.

          Tua igreja vendeu-se tanto que o livro de apocalipse a denomina de prostituta, a mãe de todas as iniquidades.

          Tua igreja, de onde gerou os protestantes, sempre foi apegada ao poder. Nasceu com ele, Constantino.

          Semana passada um padre, segundo um jornal do sbt, foi afastado por desvio de dois milhões do dinheiro público, pois responsável por uma ação governamental, está sob investigação.

          Vocês querem desqualificar o povo que se afastou da tua igreja na época de Lutero, e usam essas falsas premissas?

          Padre preso no vaticano com 43 milhões de euros vindo em um avião da Suíça, coisa tão visível que o papa determinou a prisão desse desonesto, aí você acha tempo de olhar pra casa do vizinho e a desqualificar pra aparecer bem na foto?

          Macaco não olha pro rabo mesmo, minha vó já dizia.

  4. A bancada evangélica é a “mais ausente, inexpressiva e processada” do Congresso Nacional. Leia na íntegra
    Publicado por Tiago Chagas em 6 de junho de 2012
    Tags: Bancada Evangélica, Frente Parlamentar Evangélica, Igreja Católica, Igreja Protestante, Igrejas Evangélicas,joel bento carvalho, Política, Protestantismo, Transparência Brasil

    Comentando dados divulgados pelo portal Transparência Brasil sobre a bancada evangélica no Congresso Nacional, o jornalista Joel Bento Carvalho criticou a conduta dos parlamentares religiosos: “Bancada evangélica: a mais ausente, inexpressiva e processada”
    Segundo Carvalho, “fica difícil defender a chamada bancada dita Religiosa ou Evangélica”, com a divulgação dos dados, segundo os quais, os parlamentares da Frente Parlamentar Evangélica constam dos mais faltosos e processados do Congresso Nacional.
    O jornalista afirma que muitos dos parlamentares parecem usar o cargo público apenas para promoção pessoal: “Pelo que se vê a locupletação é ampla, geral e irrestrita. Parecem ter percebido outro veio fácil de enriquecer além da religião. Aliás, não tem nada de evangélica . Evangelizar é o ato de levar o evangelho às ovelhas”.
    Referindo-se às igrejas protestantes tradicionais como exemplo, o jornalista questiona o motivo de igrejas apoiarem candidatos: “Por que essas que são igrejas seculares não entram na política? Por que só alguns Padres, alguns militantes da Opus Dei e os pastores das igrejas não alinhadas entram para a política?”, questiona.
    Joel Bento Carvalho afirma ainda que não se deve vincular fé com política: “Qualquer um pode se candidatar a cargos eletivos, mas sem usar a religião. Um religioso verdadeiro mantém distância da política: ‘Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus’. Se não for isso, é falcatrua usando a Religião ou será Deus um pulha também?”.
    Confira abaixo a íntegra do artigo do jornalista Joel Bento de Carvalho, para o portal Luis Nassif:
    Bancada religiosa: a mais ausente, inexpressiva e processada ou será Deus um pulha também?
    Meu Pitaco: Fica difícil defender a chamada bancada dita Religiosa ou Evangélica.
    Pelo que se vê a locupletação é ampla, geral e irrestrita. Parecem ter percebido outro veio fácil de enriquecer além da religião. Aliás, não tem nada de evangélica . Evangelizar é o ato de levar o evangelho às ovelhas perdidas, coisas que só as as igrejas seguidoras de Luthero fazem.
    Por que essas que são igrejas seculares não entram na política? Por que só alguns Padres, alguns militantes da Opus Dei e os Pastores das igrejas não alinhadas entram para a política? Qualquer um pode se candidatar a cargos eletivos, mas sem usar a religião.
    Um religioso verdadeiro, mantém distância da Política: Daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. Se não for isso, é falcatrua usando a Religião ou será Deus um pulha também?
    JBC

    • Janete,

      Você é mal informada mesmo.

      Deus é pulha.

      Deus se intromete na política, tá esquecendo que os reis judeus foram escolhidos por Ele?

      E o que é crível, foi um desastre a escolha primeira Dele, Saul. No segundo ele acerta, Davi.

      Meu caro, Deus não tem medo de errar. Deus é Deus.

      Ora, se Ele escolhe uma figurinha, mas depois esta se acha o figurão e começa a aprontar, tal não é culpa atribuível a Deus, pois a parte de sua responsabilidade foi fetia.

      O diabo insere a mão dele em tudo, aí por isso Deus vai parar o mundo?

      Davi era um homem segundo o coração de Deus, e cada um de nós que procure ser segundo Davi, Jesus…

      Acaso não era Lúcifer um anjo de Luz. mas que preferiu se despir da santidade divina e tornar-se o das trevas?

      Agora deu, Deus deixar o que é mais importante em prol dos seres humanos, a política, nas mãos apenas dos filhos das trevas.

      Só você mesmo com concepção tão equivocada, razão e motivo dos políticos brasileiros terem aprontado a vida toda, pois escolhidos entre os homens os piores, é nisso que dá.

      Não existe país mais esculhambado que o nosso, nada pra o social, educação, segurança, saúde, embora a maior captação de impostos do mundo.

      Tem que ir gente boa, sim senhor, e vocês católicos devem escolher os melhores entre vocês pra governar o povo, que os demais credos escolherão os melhores também. Do modo como se encontra, os bons são tragados pela maioria, que é ruim, mal escolhida.

      Deve você tomar vergonha desse tipo de discurso fincado em premissas falsas, em ilações errôneas.

      Mal político? Bote ele pra gerir teu patrimônio pessoal, não a vida dos pobres, das empresas, dos seus parentes como um todo, da tua cidade, da tua vida.

      Cada coisa que tem que se ouvir!!!!

  5. Há quem defenda que políticos só passariam a respeitar as pessoas, quando houvesse aqui uma revolução nos moldes da revolução francesa, com guilhotina e tudo!

    Apesar d’eu achar a ideia interesante, não creio que resolveria os problemas, e como cristão não posso concordar com isso.

    Mas sinceramente não vejo saída pra esse país, já que a grande maioria ainda acredita que vai aperecer algum político “salvador da pátria”.

  6. O que se esperar de Cunha. Homem que apoia o financiamento de campanha por bancos e empresa, homem que apiou e aprovou o bolsa Madame.
    Homem que mais recebeu recursos de bancos, empresas e com toda certeza igrejas para sua campanha, é o campeão segundo o TSE angariou 6,5 milhões para sua reeleição.
    Sabe porque ele chegou lá…
    Para destruir a reforma política, seu único objetivo servir ao fisiologismo que hoje existe.
    Pois sea vontade dele prevalecer e o financiamento de campanha for ainda feito por bancos e empresas a corrupção nunca nunca vai acabar.
    Eis o cara que vocês elegeram.

    • O sistema de fisiologismo é mantido pelos católicos desde Pedro Álvares Cabral, aí vai esse evangélico ajudar.

      É assim mesmo. As coisas não mudam de uma hora pra outra. O sistema é forte, e já vige há 500 anos, portanto muito fácil de induzir, converter, puxar pro abismo.

        • André,

          Quer que isso, meu caro?

          O povo está do jeito que está em face do povo cristão ter deixado nas mãos dessas figuras, onde todos, quase todos, só miram uma coisa, fazer seu o dinheiro do povo.

          Aí a figura malignamente provando sua face matadora, onde se morre nos hospitais, onde se morre nas ruas, onde se morre nas escolas, e você vem falar em santidade cristã?

          A política brasileira dominada, aí você vem falar em ser normal os impostos privatizados nos bolsos dos fortes?

        • Andre vc deve ser novo neste site. Esta perdendo seu tempo com um sujeito que age num misto de loucura e má fé o leviANO varela. Um tipo que ja afirmou ter Jesus nascido em Belem do Pará, que Cristo teve filhos com Maria Madalena, que o conclave que elegeu o papa Francisco iria escolher o cardeal Claudio Hummes de SP.

          Já não perco mais meu tempo com um tipo t]ao ridiculo.

  7. Semana passado Cunha o representante do fundamentalismo estava na Assembleia Vitória em Cristo.
    E nesta semana na lista do petrolão.
    Deus revelendo os fariseus ás ovelhas bobas.

    • André,,

      Dos evangélicos, só um.

      Dos católicos, o resto, cerca de 53.

      Onde tem mais ovelhas bobas de acordo com os números acima, na católica ou nas evangélicas?

      • Onde está??? Candidatos católicos, budistas etc. em suas campanhas não levantam bandeiras religiosas nem se auto proclamam homens de DEUS e pedem voto em cultos.
        Já os evangélicos eu e você sabemos muito bem que fazem campanha dentro da igreja, ou seja, se o cabra quer usar o nome de Cristo tem de honrar este nome.
        Com certeza a mão de DEUS pesa mais sobre quem usa o seu nome em beneficio próprio do que aquele que nem o conhece.
        A quem muito é dado muito será cobrado.

        • André

          “cala boca, inocente, você não sabe de nada” propaganda recente cujo texto deve ter sido escrito pra você.

          Ora, meu caro, essa turma não faz discursos na hora da missa, mas o fazem nas festinhas, colocando os nomes em tudo que diz respeito à igreja católica, andam de braços dados com os padres, votam em prol das doações dos bens públicos a igreja católica.

          Ou seja, tem coisa que não precisa ser direta, já o são, só que sob álibis.

          Vivem nas missas, são apresentados como políticos, sentam-se em lugares de destaques, recebem palmas sugeridas pelos padres, fazem trabalhos comunitários em conjunto com a igreja e onde chegam são objeto de destaque ante o povo.

DEIXE UMA RESPOSTA