Placa que consagra cidade a Jesus é alvo de protesto; Especialista diz que expressão religiosa não é crime

27

A cidade de Americana, no interior de São Paulo, está prestes a viver uma polêmica semelhante à de Sorocaba, no mesmo estado, por conta de uma placa declarando o senhorio de Jesus Cristo sobre o município.

Uma placa com os dizeres “Essa cidade pertence ao senhor Jesus Cristo”, colocada na entrada da cidade pelo ex-prefeito interino Paulo Sérgio Vieira Neves (PSC) foi alvo de protesto, quando um cartaz foi afixado abaixo do nome “Jesus” acrescentando nomes de outras representações religiosas, personagens e até atores.

O texto do cartaz diz: “E Oxalá, Allah, Buda, Amaterasu, Shiva, Monstro de Espaguete Voador, Kamisama, Kim Jong-Un, Jah, Lúcifer, Odin, Zeus, Tupã, Hirohito, Júpiter, Rá, Rosana, Goku, Kratos, Castiel, Morgan Freeman, Chuck Norris, Inri Cristo, Joe Pesci e Eu”.

A dose de sarcasmo usada no protesto levou o manifestante, não identificado, a fazer referências a jogos de videogame (Kratos), séries de TV (Castiel, de Supernatural), mitologia nórdica e quadrinhos (Odin), entre outros.


Protesto recheado de sarcasmo
Protesto recheado de sarcasmo

De acordo com informações do site local Todo Dia, um rapaz de 29 anos, que pediu para não ser identificado, assumiu ser um dos autores do protesto, e afirmou que a motivação foi a defesa do Estado laico.

“Eu sou cristão, assim como pessoas que participaram do ato, mas a placa desrespeita a liberdade de crença. Se o Estado é laico, não poderia ter uma mensagem religiosa”, disse o manifestante anônimo. Antes do atual protesto, a placa já havia sido pichada com a palavra “satan”, e o vândalo não foi identificado.

O professor Cláudio Araújo Pinho, especialista em Direito Constitucional e Público da Fundação Dom Cabral, no Rio de Janeiro, comentou a situação e afirmou que a placa pode ser questionada judicialmente, mas sua existência não configura crime ou quebra do princípio de laicidade.

“No plenário do Supremo, por exemplo, há um crucifixo católico. Há um fator cultural que influencia nessa questão, pela formação católica do País”, disse Pinho.


27 COMENTÁRIOS

  1. ISTO SE DA PELA MINORIA, SE LAICIDADE FOR EQUIVALENTE A DEMOCRACIA NÓS OS CONSTRUTORES E ARQUITETOS DESTA CIVILIZAÇÃO PODERIAMOS PEDIR PARA QUE OS RATOS ABANDONEM O NAVIO E PROCUREM UMA TERRA ONDE TERÃO LIBERDADE PARA SER ATEU E GAY, PRATICAREM SEXO EM PRAÇA SE BEIJAREM SE AGARRAREM E MANISFESTAR O QUE QUER QUE SEJA, SEJAM ATEUS NUMA TERRA ONDE VOCES CONSTRUAM, EM UMA SOCIEDADE FORMADA POR VOCES, E MAIS SE AINDA FICAREM POR AQUI DESISTAM TAMBÉM DE EXERCER QUALQUER DIREITO, POIS TODO MUNDO CIVILIZADO TEM SUAS BASES LEGAIS TIRADAS DA BÍBLIA, TODA MORAL E ÉTICA DE LA SAIU, ENTÃO COMO NÃO ACREDITAM EM DEUS E SUAS LEIS SE SIRVAM DA ERA DAS TREVAS

  2. Concordo 100% clamando, Deus é e sempre sera Deus e os feitos Dele só não ver os cegos não fisico mais cegos por falta de conhecimento e puro egocentrismo amantes de se mesmos. achando que é alguma coisa, Nos ser humanos somos todos terrenos, e muitos querem anular o ensinamento Daquele que Criou o universo.

  3. Em nosso país há devotos do cristianismo, do budismo, do hinduísmo, do islamismo e de muitas outras religiões. É preciso respeitar as diferentes confissões religiosas ou estaremos lançando as bases para futuros e graves conflitos religiosos. Não nos esqueçamos da ação dos radicais e extremistas religiosos que pretendem que apenas a sua religião deve ser aceita e respeitada.

  4. Se formos criar caso por cada placa, cruz, imagem, etc… Que existem pelo país, isso vai longe! Deixe a placa em paz, quem a colocou em paz, quem pagou por ela também, a maioria da população é Cristã e tem todo o direito de expressar sua fé! Quem não crê, não crê e ponto final.

  5. Vocês que não querem a placa que diz que a cidade é do SENHOR JESUS CRISTO não se preocupem , vocês irão passar a eternidade com aqueles que vocês gostam .
    Com o lúcifer , com o oxalá , com o buda , etc .

  6. Acho que quem colocou a placa chegou atrasado.

    Ora, como poderá ser de Cristo essa cidade e qualquer outra do país se já são dos padroeiros e católicos?

    É..,,vai dar muita confusão com a Católica.

    Onde moro as cidades já são de santa luzia, santo antonio, são francisco, são… Não é atoa que Cristo apregoa que veio para o que seu, mas os seus os desprezaram.

  7. É impressionante como o população Brasileira esta cega, vemos ai uma Clássica opressão ao Direito de se expressar, muitos questionam que a cidade não se consagrada a Jesus Cristo. Que Foi o Único em Toda Historia que se Fez carne e se entregou na Cruz do Calvário, por Nós eu Disse NÓS EU e VOCÊ QUE DIZ QUE NÃO ACEITA TAMBÉM ESTA INCLUSO NESSE SACRIFÍCIO!. Mais as Cidade Brasileiras Podem Ser Consagrada a Santos que nunca Fizeram nenhum Sacrifício Por Vocês e pode ter Sua Imagem nas entradas das Cidades e terem um dia de Feriado para Eles!! Só a Misericórdia de Um Deus tão Bondoso para esse Povo Pecado!! Perdoa-nos Senhor em nome de Jesus. Pecamos por Falta de Conhecimento…

DEIXE UMA RESPOSTA