Plantando a Sustentabilidade: projeto capacita adolescentes para proteção ambiental na Chapada Diamantina

0

O projeto Plantando a Sustentabilidade é desenvolvido pelo Grupo Ambientalista de Lençóis (GAL), na Bahia, com o foco na educação ambiental e integração social.

O GAL foi formado em 2003 por um grupo de moradores da Vila São José, na cidade de Lençóis. A proposta era realizar atividades educativas ligadas ao meio ambiente para suprir uma carência da região.

Lençóis fica localizado na área do Parque Nacional da Chapada Diamantina, e possui aproximadamente 10 mil moradores.

Em 2004 a entidade ganhou corpo e ampliou sua atuação para os setores de cultura e cidadania, e atualmente, o GAL aplica ações socioeducativas para crianças de comunidades carentes e afrodescendentes. Essas crianças são divididas por grupos que trabalham com temáticas voltadas à educação ambiental nas comunidades, pesquisa e cultivo de plantas medicinais, recomposição de vegetação em áreas degradadas, compostagem, gestão sustentável de resíduos sólidos e participação em fóruns de políticas públicas.


O Grupo Ambientalista de Lençóis apresenta-se como uma organização não governamental que tem como função o desenvolvimento de projetos de inclusão social e educação para o desenvolvimento sustentável, com foco na preservação do meio ambiente e na formação de cidadãos preocupados com a causa, e em busca de uma sociedade mais igualitária, sustentável e justa.

Esses princípios e projetos se fazem necessários pois Lençóis é uma cidade tida como principal destino turístico da Chapada Diamantina, e a preservação ambiental na região é primordial.

O projeto Plantando a Sustentabilidade cumpre o papel de formar e capacitar um grupo de economia solidária, feito de adolescentes em situação de vulnerabilidade social, que passam a atuar na prestação de serviços de jardinagem e paisagismo, por meio de oficinas de jardinagem permacultura, empreendedorismo, tratamento seletivo e coleta de resíduos orgânicos, compostagem e marketing e comunicação.

O trabalho do GAL através do projeto Plantando a Sustentabilidade foi reconhecido pela Unesco e por isso receberá verbas provenientes das doações feitas ao programa Criança Esperança. Os valores serão destinados para a compra de um triciclo de carga e o custeio dos salários dos professores profissionais que trabalham no projeto.

Para saber mais, acesse gal.org.br ou entre em contato através do e-mail grupoambientalistadelencois@yahoo.com.br ou telefones (73) 8824-9076 / 9961-4010.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Ciente de seu papel junto à sociedade, o Gospel+ disponibilizou um espaço voltado para divulgação de projetos sociais focados em ajudar ao próximo.

Acreditamos que a transformação da sociedade acontece não só através da palavra, mas também de ações efetivas e eficazes, com demonstração de amor ao próximo.

Se você conhece ou desenvolve um projeto social que precise de divulgação, entre em contato conosco através do endereço redegmais.com.br/contato e nos conte! Informe as áreas de atuação, formas de colaboração, meios de contato e visitas, para que possamos colaborar e servir ao Pai, servindo seus filhos.


SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA