Ateus elogiam vídeo do Porta dos Fundos que zomba da ceia e “unge” frango assado como corpo de Cristo; Assista

41

Um vídeo do Porta dos Fundos que faz piadas sobre a sacralidade da representação do corpo de Cristo e de quebra ironiza a isenção fiscal das igrejas – evangélicas ou não – se tornou uma espécie de mantra entre ativistas ateus.

No vídeo, o humorista Gregório Duvivier representa um proprietário de um estabelecimento comercial que vende alimentos “consagrados” sob a fachada de uma igreja, a “Universal do Pão em Cristo”.

No episódio, o proprietário “benze” um frango assado como se fosse o pão da ceia, usado por Jesus como símbolo de seu corpo e deixado como ensinamento das celebrações em sua memória.

O contraponto do vídeo é o fiscal da Receita Federal que tenta multar o proprietário por sonegação fiscal e acaba acuado sob ameaça de ser processado por intolerância religiosa.


A isenção fiscal de entidades religiosas é um dos pontos mais recorrentes em críticas de ateus, que entendem que o Estado laico não deveria favorecer grupos religiosos, interpretando o princípio de laicidade de forma diametralmente oposta aos defensores da isenção fiscal, que entendem que o papel do Estado, como proposto na Constituição Federal, é o de proteger as práticas religiosas e a liberdade de crença, sem no entanto, adotar nenhuma delas como oficial.

O jornalista Paulo Lopes, um dos ativistas ateus brasileiros mais conhecidos, elogiou o vídeo do grupo de humoristas Porta dos Fundos e sua dupla crítica à religião cristã e à Constituição: “A irreverência do vídeo critica aos (sic) mesmo tempo a concessão da renúncia fiscal prevista em lei às igrejas, a artimanha de igrejas evangélicas de disfarçar as vendas de produtos “sagrados”, a Igreja Universal do Reino de Deus e o ritual católico de transformar uma bolacha (a hóstia) em corpo de Cristo”, escreveu Lopes.

O Porta dos Fundos coleciona polêmicas com cristãos por conta de piadas feitas com temas que são sagrados aos fiéis, sejam evangélicos ou católicos. Assista ao vídeo “Pão Nosso”:

Assine o Canal

41 COMENTÁRIOS

  1. “Não vos enganeis: de Deus não se zomba pois aquilo que o homem semear,isso também ceifara” Galatas 6.7 …isso ja presenciei pessoalmente e se você duvida tbm pode pesquisar no youtube quantos artistas e pessoas de sucesso ja pagaram por isso,olha dá e sobra…

    • STARDUST
      VAI PARA O DIABO QUE TE CARREGUE SEU INFELIZ, AINDA VEM DIZER QUE É CRISTÃO, DEFENDER ESTES DESGRAÇADOS PROMOVENDO ONUS PARA IGREJA DO SENHOR. TU É UM DESGRAÇADO SEM EIRA NEM BEIRA.

    • assim a igreja vai ficar constantemente tendo que prestar contas com o governo imoral e corrupto.alem dos nossos impostos parte dos nossos dizimos irao para financiar cuba organizaçoes abortistas…etc a igreja ja presta serviço pregando o evangelho tem tido muito mais exito em recuperar criminosos e rehabilitar drogados do que o governo a igreja nao deve nada a ninguem.

      • ivan

        A inclusão de religiosos na lista da forbes é uma prova de que muitas denominações na verdade são empresas disfarçadas. Tributação já, e fiscalização, claro.

        As que provarem que tem cunho social ficam isentas.

      • SEM FALAR QUE JÁ FINANCIAMOS ONG ATEIA ONG GAY PASSEATA GAY DESFILE GAY SENADOR GAY DEPUTADO GAY E POR AI AFORA, E ESTE ADVOGADO DO DIABO NUNCA FALA NADA DISTO, SEU NEGÓCIO AQUI É GUERREAR CONTRA A IGREJA A BÍBLIA E PASTORES E TUDO QUE REPRESENTA DEUS, É SÓ VER O MAIOR SACRAMENTO CRISTÃO VERGONHOSAMENTE DETURPADO PELOS FILHOS DO DIABO, RECEBEM SEU APOIO.

      • IVAN
        A briga de poeirina stardust ateu, é os caras ficaram ricos, ele não entende que deus deu para estes homens como deu para salomão, pede o que queres que te dou, porque não me pediu fortunas nem carros nem cavaleiros, te dou sabedoria, e isto é inegável tudo que eles tocam vira prosperidade, e deu também até o que eles não pediram, fama e fortuna, stardust é pobre espiritual e miserável financeiramente, vive as custas da mamãe e ainda juga os outros.

        • clamando

          Salomão enriqueceu sim, mas ele nunca foi sacerdote do Senhor… Eu não conheço nenhum sacerdote de Deus (Velho testamento), ou ministro do evangelho (Novo testamento), que tenha ficado rico pregando a mensagem de Deus.

          E esses caras que vc defende: (malafaia, macedo, rr soares, casal hernandez…) tem algo em comum além de figurarem na forbes… todos tomam dízimos!

          Dízimo: a maior mentira da religião evangélica.

    • Eu , duvido, que tenha alguma instituição que faça trabalho social mais do que as igrejas evangelicas fazem. o SALMO 41 diz , bem aventurado aquele que ajuda o pobre o senhor o livra no dia do mal.
      então é um dever uma obrigação ajudar a quem precisa é isso as igrejas tem feito muito bem.

      • Para a alegria e o conforto dos que recebem a caridade existem sim um grupo muito numeroso, organizado e altamente estruturado envolvido com essa necessidade, mas cabe lembrar que o simples disputar enfraquece a verdadeira essência da caridade

      • Para a alegria e o conforto dos que recebem a caridade existem sim um grupo muito numeroso, organizado e altamente estruturado envolvido com essa necessidade, mas cabe lembrar que o simples disputar enfraquece a verdadeira essência da caridade

      • eu conheço instituições não religiosas que prestam muito mais no social do que essas igrejas evangélicas. A maioria delas, aliás nem tem departamento social.

        Vai na iurd, e outras pra ver se eles dão algo pra alguém…

  2. Na verdade a consagração do frango é o de menos. Visivelmente um golpe do balconista pra não pagar imposto. E que por sinal funciona na vida real também. Vejo como uma crítica a certos comércios-igreja que vendem “sabonete consagrado” (ou spray mata-capeta), pacotinhos de sal e outras tralhas a preço de ouro aos fiéis a pretexto de dizer ser algo sagrado e também escapam ilesos da Justiça.

    Eu acho que toda instituição filantrópica, sem fins lucrativos e que está empenhada em obras sociais ou seja objeto tão somente de culto religioso não pague realmente impostos. Mas as igrejas evangélicas há muito tempo já deixaram de se limitar só a isso. Hoje elas funcionam como curral eleitoral, querem interferir na política, elegem bancadas, funcionam como verdadeiros centros comerciais e servem de fachada pra enriquecer exageradamente muitos dos seus dirigentes a pouco custo também.

    Então, se é pra ser uma entidade que interfere na política do país dessa forma, que pague imposto como todos os outros cidadãos e personalidades jurídicas mesmo. Deixe pra isentar o dia que voltarem apenas a cuidarem de suas próprias vidas e a somente se prestar a ser apenas locais pras pessoas professarem sua fé.

    • antes de generalizar, pesquise e verá que tem igrejas idôneas que não fazem propaganda de seu trabalho social. você irá encontrar igrejas que estão fazendo o papel que é obrigação do estado. como em todo ramo da sociedade, sempre tem as ovelhas negras e estas estão atrapalhando o trabalho das honestas.

  3. SINCERAMENTE NÃO CONSIGO ENTENDER O MAL CARATISMO DO STARDUST E SEUS POEIRENTOS ASSECLAS DO MAL, DEFENDER ONUS PARA A IGREJA COM A DEFESA DE ADVOGADO DO DIABO PARA A PORTA DOS FUNDOS, É RIR NA NOSSA CARA, É DIZER QUE ELE É DO CAPETA E NÃO ESTÁ NEM AI PARA NÓS. CHEGA ESTÁ MAIS DO QUE NA HORA DE QUEM É CRISTÃO DESTE SITE DAR UM BASTA NESTA PRAGA.

    • José Carvalho

      Não perca seu tempo, o STARDUST não sabe nem pra que lado sopra o vento!
      Alguém que abomina o dízimo nas igrejas, mas é a favor de que se encha o rabo de políticos ladrões de dinheiro(ele deve ser aspone de algum), não merece que alguém perca seu tempo em debates inúteis!

      • Nem Jesus sabia para que lado sopra o vento. Em uma passagem bíblica, Jesus declara que “ninguèm sabe de onde os ventos vem nem para onde vão, mas todos sentem a sua força”. Os cientistas (muitos são ateus) sabem, tanto que conseguem prever catacismos e evitar tragédias por causa da força dos ventos.

        .

        • Jesus falou do vento como símbolo do Espírito Santo – Atos 2:2. O vento é invisível, porém é real, mesmo não podendo tocar, nem compreender nós o sentimos. (João 3:8). A sua ação independe de determinação humana, assim também é o Espírito Santo.

          A mesma palavra “pneuma” que é usada em referencia ao Espírito Santo, também é traduzida por “vento”, “ar” ou “fôlego”. Deus soprou em Adão o fôlego da vida e ele tornou-se alma vivente. Cristo soprou sobre os seus discípulos e disse: “Recebei o Espírito Santo” (João 20:22). O Espírito Santo era o Seu fôlego de vida e a ação do vento simboliza os benefícios proporcionados a nós pelo Espírito Santo.

          • Não me convenceu. Que tal tentar de novo. Por que, então, em algumas passagens bíblicas, o próprio Jesus usa o termo literal “espírito santo” e em outras usa a linguagem metafórica “vento”.

            .

          • José Cláudio, usamos metáforas para fornecer quadros concretos de coisas abstratas, de tal forma usa-se na bíblia para representar o Espírito Santo.

            O vento representa forças poderosas porém invisíveis; a água límpida que flui representa o poder e refrigério sustentador da vida a todos os que têm sede, física ou espiritual; o fogo representa uma força purificadora (como na purificação de minérios) ou destruidora (freqüentemente citada no juízo). Tais símbolos representam realidades intangíveis, porém genuínas.

            VENTO -> A palavra hebraica ruach tem amplo alcance semântico. Pode significar “sopro”, “espírito” ou “vento”, É empregada em paralelo com nephesh. O significado básico de nephesh é “ser vivente”, ou seja, tudo que tem fôlego. A partir daí, seu alcance semântico desenvolve-se ao ponto de referir-se a quase todos os aspectos emocionais e espirituais do ser humano vivente. Ruach adota parte do alcance semântico de nephesh. Por isso, em Ezequiel 37.5-10, achamos ruach traduzido como “espírito”, ao passo que, em 37.14, Yahweh explica que porá em Israel o seu ESPÍRITO.
            A palavra grega pneuma tem um alcance semântico quase idêntico ao de ruach. O vento, como símbolo, fala da natureza invisível do ESPÍRITO SANTO, conforme revela João 3.8. Podemos ver e sentir os efeitos do vento, mas ele próprio não é visto. Atos 2.2 emprega poderosamente o vento como figura de linguagem, para descrever a vinda do ESPÍRITO SANTO no dia de Pentecoste (Podemos ver a ação do ESPÍRITO SANTO, mas não podemos vê-lo).

            ÁGUA -> A água, assim como o fôlego, é necessária ao sustento da vida. JESUS prometeu rios de água viva, “e isso disse ele do ESPÍRITO” (Jo 7.39). O fôlego e a água, tão vitais na hierarquia das necessidades físicas humanas, são igualmente vitais no âmbito do ESPÍRITO. Sem o fôlego vivificante e as águas vivas do ESPÍRITO SANTO, nossa vida espiritual não demoraria a murchar e a ficar sufocada. A pessoa que se deleita na Lei (heb. torah – “instrução”) de Yahweh e nela medita de dia e de noite é “como a árvore plantada junta a ribeiros de águas… cujas folhas não caem” (SI 1.3). O ESPÍRITO da Verdade flui da Palavra como águas vivas, que sustentam e refrigeram o crente e o revestem de poder (Uma cachoeira – água em movimento – produz energia elétrica que ilumina toda uma cidade).

            FOGO -> O aspecto purificador do fogo é refletido claramente em Atos 2. Ao passo que uma brasa tirada do altar purifica os lábios de Isaías (6.6,7), no dia de Pentecoste são “línguas de fogo” que marcam a vinda do ESPÍRITO (At 2.3). Esse símbolo é empregado uma só vez para retratar o batismo no ESPÍRITO SANTO. O aspecto mais amplo do fogo como elemento purificador encontra-se no pronunciamento – ou profecia – de João Batista: “Ele vos batizará com o ESPÍRITO SANTO e com fogo. Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará” (Mt 3. 11, 12; ver também Lc 3.16,17).
            As palavras de João Batista aplicam-se mais diretamente à separação entre o povo de DEUS e os que têm rejeitado a Ele e ao Messias. Os que o rejeitaram serão condenados ao fogo do juízo.15 Por outro lado, o fogo ardente e purificador do ESPÍRITO da Santidade também opera no crente (1 T s 5.19). (O fogo aqui pode significar o dom do ESPÍRITO que muitas vezes vem junto com o batismo em si)

            ÓLEO -> Pedro, em seu sermão diante de Cornélio, declara: “DEUS ungiu a JESUS de Nazaré com o ESPÍRITO SANTO e com virtude” (At 10.38). Citando Isaías 61.1,2, JESUS proclama: “O ESPÍRITO do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres” (Lc 4.18). Desde os primórdios, o azeite é usado primeiramente para ungir os sacerdotes de Yahweh, e depois, os reis e os profetas. O azeite é o símbolo da consagração divina do crente para o serviço no reino de DEUS. Em 1 João, os crentes são advertidos a respeito dos anticristos:
            E vós tendes a unção do SANTO e sabeis tudo… E a unção que vós recebestes dele fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis (1 Jo 2.20,27).
            (A unção com óleo sobre os enfermos traz uma ação curadora do ESPÍRITO SANTO).
            Receber a unção do ESPÍRITO da Verdade, que faz brotar rios de águas vivas no mais íntimo do nosso ser, reveste-nos de poder para servir a DEUS. Na simbologia do ESPÍRITO SANTO, a água e o óleo (azeite da unção) realmente se misturam!

            POMBA -> O ESPÍRITO SANTO desceu sobre JESUS na forma de uma pomba, segundo o relato dos quatro evangelhos.16 A pomba é arquétipo da mansidão e da paz. O ESPÍRITO SANTO habita em nós. Ele não toma posse de nós, mas nos liga a si mesmo com amor, em contraste às correntes dos hábitos pecaminosos. Ele é manso e, nas tempestades da vida, produz paz. Mesmo ao lidar com os pecadores, Ele é suave, conforme se vê quando conclama a humanidade à vida, no belo, porém tristonho, apelo que se encontra em Ezequiel 18.30-32: “Vinde e convertei-vos de todas as vossas transgressões, e a iniqüidade não vos servirá de tropeço. Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes e criai em vós um coração novo e um espírito novo, pois por que razão morreríeis…? Porque não tomo prazer na morte do que morre, diz o Senhor Jeová convertei-vos, pois, e vivei”.

          • Elder Lima,

            Da mesma forma que creio que Cristo morreu por mim e por vc eu creio que morreu também em favor do José Cláudio. Deus não faz acepção de pessoas e nós não devemos fazer.

            “Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento” Lucas 5:32

            Nosso trabalho é pregar o evangelho para que as pessoas se convertam e não condená-las nós mesmos.

            Abraço, que Deus te abençoe.

      • ELDER LIMA
        É uma vergonha o ativismo ateu que ele faz aqui, mas vergonha mesmo, este cara ele sabe muito bem o que a igreja realiza espiritual e social, trabalhos que nosso governo, não presta e nunca prestou.

      • elder lima usado por satanás disse: “mas é a favor de que se encha o rabo de políticos ladrões de dinheiro”

        Vc pode provar essa acusação que vc fez, elder lima? já não basta aquela mentira de dizer que eu chamei os que dão 10% de sua renda na religião evangélica de otários, e vc fugir na hora que foi convocado a provar aonde eu disse isso.

        Mentira é do diabo, elder lima e vc tem feito bem a vontade dele.

        • STARDUST

          Será mesmo que tenho feito a vontade do diabo?

          Eu sempre critiquei e alertei as pessoas que os atuais candidatos independente da fé que professem, ou dizem professar, não estão comprometidos com o país.

          Você tem apoiado fervorosamente que as pessoas devem votar mesmo sabendo da bandalheira que está sendo essas eleições.

          Você como filho do diabo tem dito que as pessoas não podem contribuir na obra de Deus, você como verdadeiro mensageiro do inferno diz às pessoas que é errado irem aos templos para louvar ao nome do Senhor, quando o próprio Cristo disse que quando tiverem 2 ou mais reunidos em seu nome ele estaria junto.

          Então stardust, seu “sedex de satanás”, não adianta quanto mais demônios você levantar contra a obra de Deus, mais derrotado você será!

  4. Deus nos mostra um caminho sem repreensão, sem corrupção ,perfeito, mas o homem uma vez ter se tornado corrupto, imundo e limitado se desvia do caminho Sagrado , oh irmão em Cristo não estamos sozinhos , nas congregações e em todo lugar nessa terra existem os lobos escarnecedores , não se turbe o coração, Deus é justo , e a Sua justiça nao falha , permaneça no amor de Deus por meio de Jesus Cristo . quanto a ti homem ateu com todo respeito não conrrompa sua lingua e seu pensamento limitado contra Deus , porque Deus o Criador de todas as coisas é eterno , seja pelo menos sábio e respeitoso e não ignorante , mas mesmo assim sua sabedoria é pó diante de Deus, falo isso não por ser perfeito , mas porque sou imperfeito, mas hoje Deus renova me , busque a Deus,queridos . até mais .

  5. Queridos, Deus nos mostra como devemos se comportar diante das coisas, uma escolha sem buscar a Deus acaba conrrompendo uma congregação inteira, logo o homem se deixa conrromper por ganância ou por falta de entendimento , então não devemos culpar a Palavra , mas sim a nós culpar por sermos tão pobres em todas as coisas.

  6. Sinceramente, eu acho que eles estão passando dos limites em relação a essa zombaria Religiosa. O pior, não seria vocês zombarem de placas de igrejas, mas, usarem o nome do Senhor Jesus para fazer suas piadas. Vocês estão indo longe de mais. De Deus não se zomba. (Gl 6.7)

  7. largada……………………………@#5$3@3blabala……………………………………………………………….chegada.

    Um dia todos ficarão frente a frente com o Juiz dos Juízes.

    por enquanto podemos fazer o que bem entendermos…
    boa sorte…

  8. Para a alegria e o conforto dos que recebem a caridade existem sim um grupo muito numeroso, organizado e altamente estruturado envolvido com essa necessidade, mas cabe lembrar que o simples disputar enfraquece a verdadeira essência da caridade

  9. Glória a Deus!!!
    A Palavra de Deus está se cumprindo.
    2 Pe = 3: 3 / Jd = 1: 18 Diz: Naqueles dias surgiram escsrnecedoros.
    Tudo isso e muito mais há de acontecer, pois está escrito e é permissão de Deus. Ou pensas tu que se Deus quise-se, já não teria impedido?
    Nós cristãos autenticos não temos que ficar preocupados com essas babizeiras de quem não tem o que fazer. Que Deus tenha misericórdia.

  10. Filipenses capitulo 2,versículo 9,10 e 11:
    Por isso Deus o exaltou com soberania e lhe deu o nome que está acima de qualquer nome;
    para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus,na terra e debaixo da terra,
    e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor,para glória de Deus Pai.
    Estas criaturas que zombam do Filho de Deus na sua ignorancia porem responsáveis dos
    seus atos terão um dia de confessar com sus própria lingua que Jesus é Senhor,isto será inevitável.

  11. Esse grupo “porta dos fundos”, blasfema contra Deus ostensivamente. Eles são aqueles que a Bíblia trata como ímpios, escarnecedores, anticristo, tudo o que não presta. Poderíamos esperar deles outra coisa? NÃO! Então que assumam o ônus da blasfêmia. Com Deus não se brinca!

  12. Um deles irá proclamar o evangelho de Cristo e o respeito pela Bíblia. Veremos.

    Todo grupo de humor, artístico, rock, pagode, futebol tem um que é usado por Deus Trino.
    Veremos quem será desse grupo PORTAS DOS FUNDOS.

  13. Eu inclusive fico sem o que dizer. Isso tudo é muito sem graça para mim e não entendo o porque dessa confusão toda. Vamos nos preocuparmos com coisas mais importantes e esquecermos essa insignificância.

  14. Só a misericordia
    E a todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á perdoada, mas ao que blasfemar contra o Espírito Santo não lhe será perdoado. Lucas 12:10

    Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo Marcos 3:29

    preciso falar mais alguma coisa?
    Só peço que respeitem aquele que por nois foi humilhado, cuspido, chicotiado…

    Como pasmaram muitos à vista dele, pois o seu parecer estava tão desfigurado, mais do que o de outro qualquer, e a sua figura mais do que a dos outros filhos dos homens.
    Isaías 52:14

    respeitem aquele que deu a ultima chance a humanidade.

DEIXE UMA RESPOSTA